No tom de C, o Ab é um acorde de...?

    Autor Mensagem
    Ata
    Veterano
    # jan/06


    Repararam que o título do tópico ficou um dos mais idiotas já criados aqui?

    ...

    No tom de CM:

    Um acorde de C (I) é chamado de "acorde de tônica"
    Um acorde de Em (IIIm) é chamado de "acorde de mediante"

    mas

    Um acorde de Cm (Im) é chamado como?
    Um acorde de E (III) é chamado como?


    e de F# e de F#m?
    e de Ab e de Abm?


    Ah, e no caso de me referir só a uma nota, não a um acorde, como seria chamada F# e Ab?

    Tigher
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Bom, eu não consegui entender direito o que você pediu, mas vamos lah..

    Se há o acorde de Cm (homônimo) e E, foi feito uma modulação ( óbvio), aí teria que ver para qual tom foi modulado, para se dizer o que estes acordes são, afinal o tom principal passa a ser outro, e não Dó maior, e consequentemente estes acordes não mais serão Im e nem III. Tudo vai depender de para qual tom foi modulado.

    O mesmo vale para F# e de F#m/Ab e de Abm.

    Se eu entendi direito sua última pergunta, eu diria que é meio sem lógica.. afinal não existe F# e Ab no tom de dó, é como eu disse, teria ver qual é o tom principal no momento que estas notas apareceram.

    Bom, se eu entendi errado, peço desculpas.. até mais.

    Ata
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Tigher
    oi

    para que essas notas apareçam, é necessário que haja uma modulação? porque, pelo que eu sei, só pode-se dizer que um trecho foi realmente modulado se aparecer o acorde de dominante da nova tonalidade.


    exemplificando

    Em Assim Falou Zarathustra, a melodia é C3 G3 C4 e aí entram dois acordes, C (acorde de tônica) e logo após Cm (acorde...?). Bem como a melodia, que fez E (mediante) e Eb (...?)

    entendeu a minha dúvida?

    nesse caso, não dá para dizer que a música foi modulada, dá? porque ali acontece uma seqüencia de acordes bastante simples: CM - Cm - CM

    Tigher
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Por mais pequenas e curtas que sejam as notas alteradas, sempre serão uma modulação. Ou seja, não importa se vc tá em Dó, aparece um F# em semifusa e volta pra fá natural. Este F# será uma modulação, afinal ele nao faz parte de Dó. Entendeu? Toda vez que aparecer um acorde que não faz parte do campo harmônico da tonalidade, pode ter certeza que houve uma modulação. No caso de aparecer Cm é pq o terceiro e o sexto grau foram abaixados, assim como outros tb.

    Então, resumindo.. Toda vez que aparecer notas alteradas é pq houve modulação.

    Ata
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Tigher
    Pois é, mas aí implica nisso que eu disse ali. Eu li num livro que só acontece de fato uma modulação quando aparece, inconfundível, o acorde de dominante da nova tonalidade. E no caso de aparecer esse F# que vc falou, ele não deixa claro qual a nova tonalidade, então como eu vou me referir a essa nota? Subdominante sustenizada?

    valeu _o/

    AgemiroValadão
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Um acorde de Cm (Im) é chamado como? Chame de Tônica
    Um acorde de E (III) é chamado como? Depende do campo: maior ou menor


    e de F# e de F#m?
    e de Ab e de Abm

    Em relação a Dó maior ou Dó menor?

    AgemiroValadão
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    No tom de C, o acorde Ab7 é um SubV7 do G7, entendeu???

    Ata
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    AgemiroValadão

    Um acorde de Cm (Im) é chamado como? Chame de Tônica

    não teria que ser por exemplo "tônica menor" (claro que não assim, mas algo nessa idéia). Porque o acorde de Cm em tom de C não é acorde de tônica... só se considerar uma modulação... mas aí tem isso que eu falei sobre a dominante da nova tonalidade

    Um acorde de E (III) é chamado como? Depende do campo: maior ou menor

    de fato, vc não entendeu o que eu perguntei =/

    Ata
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    No tom de C, o acorde Ab7 é um SubV7 do G7, entendeu???

    Ora, claro que não. Eu leio partitura, não cifra. Não sei o que é SubV7, e levando em conta que tu botou uma sétima no meio, e uma sétima de dominante, acho que a resposta tá defasada. Mas valeu pela força _o/

    Tigher
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Pois é, mas aí implica nisso que eu disse ali. Eu li num livro que só acontece de fato uma modulação quando aparece, inconfundível, o acorde de dominante da nova tonalidade. E no caso de aparecer esse F# que vc falou, ele não deixa claro qual a nova tonalidade, então como eu vou me referir a essa nota? Subdominante sustenizada?

    valeu _o/


    Eu não entrei muito em detalhes de modulações, apenas estou começando neste assunto, assim como Harmonia, mas vamos tentar discutir, já que nenhuma pessoa com conhecimentos avançados leu ainda hehe. De fato, as modulações ocorrem através da dominante do novo tom, mas eu acho que não são 100% dos casos. No caso de chamar F# no tom de C de subdominante sustenizada é totalmente sem lógica.. F# nunca foi e nunca será subdominante de C, ainda mais sustenizada, que não existe.
    E quem disse que F# não pode ser dominante? Ora.. F# é dominante de B hehehe. Mas, como eu to me referindo a uma nota, e não a um acorde, esta modulação exige um conhecimento mais avançado em harmonização, dos quais eu ainda não tenho. Mas é isso ai.


    Um acorde de Cm (Im) é chamado como? Chame de Tônica
    Um acorde de E (III) é chamado como? Depende do campo: maior ou menor


    AUheuHAEUh ri muito com isso. Totalmente sem noção kra.

    No tom de C, o acorde Ab7 é um SubV7 do G7, entendeu???

    Não entendi e creio que não quero nunca entender isso ¬¬

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    tigher


    Cara! Se vc quiser saber mais de acordes, harmonias, escalas, modos, enfim, eu tenho tudo isso que eu mesmo bolei, se quiser eu te mando, ok.

    AgemiroValadão
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Tigher

    AUheuHAEUh ri muito com isso. Totalmente sem noção kra.


    Quer apostar (não precisa valer nada não) ????????

    Não entendi e creio que não quero nunca entender isso

    Tá explicado então.

    AgemiroValadão
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Ata

    É porque são tonalidades diferentes.

    Na tonalidade de Dó maior, o Cmaj é a tônica.

    Na tonalidade de Dó menor, o Cm é a tônica.

    Isso me parece óbvio demais.

    Quanto ao acorde Ab7, é um substituto do dominante do G7.

    Pra ficar claro: o dominante do G7 é o seu Vº, o D7.

    O Ab7 substitui o D7 por ter o mesmo trítono, só que invertido.

    Alexandre Souza
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    posso pedir ajuda pros universitarios?

    andrehirata
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Ab sera o bVI, que seria um Acorde de emprestimo modal... com origem em Cm, que eh paralelo ao CM..


    Um acorde de Cm (Im) é chamado como?
    Um acorde de E (III) é chamado como?


    Cm eh acorde de empretimo modal... da mesma maneira que o Ab...

    o "E(III)" deve ser uma modulaçao...

    isso td eh um tanto quanto vago... pq sem um contexto fica mais dificil de analisar... por exemplo... onde q tu viu esse F#, ou o F#m? se tu colocar uma musica na qual tu viu isso eh meio caminho andado...

    AgemiroValadão
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Ata

    Ah, e no caso de me referir só a uma nota, não a um acorde, como seria chamada F# e Ab?

    Dentro da tonalidade de Dó maior, as notas F# e Ab podem ser classificadas dependendo do contexto melódico. Essas notas podem ser usadas como notas de passagem, sem que se resolva nelas. Como aproximação cromática. Perceba que o F# e o Ab estão ao redor da nota G, que é a 5a justa de C.

    Tigher
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    AUheuHAEUh ri muito com isso. Totalmente sem noção kra.


    Quer apostar (não precisa valer nada não) ????????

    Não entendi e creio que não quero nunca entender isso

    Tá explicado então.


    Hm, pensei que vc estivesse brincando o.O
    Parece que vc tem bastante conhecimento na área, coisa que eu ainda nem imagino. Explica melhor pra gente ai, tá difícil entender T_T

    E quanto à classificação eu tb acho que deveria informar melhor, tudo depende da ocasião em que foi usada =/ não tem como tirar uma só conclusão. Tem como vc dizer qual peça vc está se referindo?

    O Ab7 substitui o D7 por ter o mesmo trítono, só que invertido.

    Que coisa complicada, mas fui pensando aqui e to começando a entender.

    No caso de aparecer Ab numa tonalidade de C quer dizer que houve uma modulação ou não?

    To vendo que tenho um conceito muito pequeno ainda sobre harmonia o.O

    AgemiroValadão
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: AgemiroValadão
    · votar


    Tigher

    Um Ab dentro da tonalidade de Cm é a coisa mais natural, pois trata-se do acorde do bVIº grau, representado pelo modo lídio.

    Um acorde Ab na tonalidade de C não é natural ao campo, ou seja, não é um acorde diatônico, mas também não é de empréstimo modal.

    Normalmente este acorde precede a um acorde G ou G7, e o Ab também teria a 7a menor.

    Por que?

    Primeiro é bom ver os dominantes secundários. Isso é fácil, pois cada acorde, independente do seu grau na harmonia tem o seu dominante.

    No caso o G7 já é um dominante, o G7 é dominante de C, seja ele maior ou menor.

    O G7 também tem o seu dominante, e segue a mesma regra, o Vº grau de G7, que é o D7.

    Acordes dominantes têm um trítono, que é a distância de 3 tons inteiros entre um grau e outro do acorde. No caso do D7, dominante de G7, o trítono está entre a 3a e a 7a, nas notas F# e C.

    Se você inverter este trítono, ainda terá um trítono (3 tons invertido continua 3 tons, pois a escala completa tem 6 tons), só que entre o C e o F# (invertido). Considerando agora o C como 3a e não mais como 7a, o novo acorde é o Ab7, que subistitui o D7.

    Logo este Ab7 é um SubV7 de G7.

    SubV7 = subsituto do dominante.

    Tá certo que em relação ao Ab7, a 7a menor não é o F# e sim o Gb, mas por enharmonia, dentro da harmonia funciona.

    É meio louco e "parece" complicado, mas é bem simples. Tu pega rápido.

    Tigher
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: Tigher
    · votar


    Hm, agora consegui entender direitinho. Valeu pela explicação.

    A única coisa que não consegui captar é se pode ser considerada modulação ou não se aparecer um acorde de Ab em C. hehe

    Cara! Se vc quiser saber mais de acordes, harmonias, escalas, modos, enfim, eu tenho tudo isso que eu mesmo bolei, se quiser eu te mando, ok.

    Mas é claro que quero. Conhecimento nunca é demais hehe, ainda mais pra um novato. Pega meu msn ai:
    marlonrodrigo@hotmail.com

    Se quiser mandar e-mail ao inves de msn tb serve, vlw!

    AgemiroValadão
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Tigher

    Eu não considero modulação porque a tonalidade é a mesma, ou seja, a música não mudou de tom. Imagino que seja um "acorde de empréstimo modal" (AEM).

    Ata
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    É, definitivamente não adianta, nunca há um consenso (ao dizer isso, não quero tirar a razão de ninguém em suas afirmativas). O que eu falei sobre a aparição da dominante da nova tonalidade (que eu não sei se é uma afirmativa válida) quase ninguém levou em conta.

    AgemiroValadão

    Oi, tudo certo?

    Por que você tá colocando sétimas? Não consigo ver relação delas com minha pergunta =/

    De onde tu tirou esses conhecimentos de harmonia? Algum livro? Pode me recomendar algo?

    Eu comprei essa semana o Harmonia do Schoenberg, é simplesmente foda, mas ainda to bem no começo, e como o cara gostava de filosofar, a leitura tem que ser muito bem feita pra ser digerida de fato

    Valeu _o/

    GIANCARLO TARDELLI

    Oi, pode mandar pra mim?

    rafaeleyng arroba gmail.com

    Obrigado!


    Abraços

    AgemiroValadão
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Ata

    Não li este livro de harmonia do Schoenberg. Leia ele pois acredito que deve ter este assunto no livro.

    Eu fiz aula com uma amigo meu, conhecido de vocês aqui no fórum: o Panucci.

    As aulas dele são baseadas no livro de harmonia e improvisação do Almir Chediak.

    squee
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Resumindo: o 2b de um acorde é o substituto do V grau (dominante) por ter o mesmo tritono? olha que legal

    squee
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: squee
    · votar


    Eu fiz aula com uma amigo meu, conhecido de vocês aqui no fórum: o Panucci.
    Você é o gato de estimação dele né? hohoho

    E o onde eu acho esse livro de harmonia e improvisação do Almir Chediak?

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    GIANCARLO TARDELLI
    Cara! Se vc quiser saber mais de acordes, harmonias, escalas, modos, enfim, eu tenho tudo isso que eu mesmo bolei, se quiser eu te mando, ok.

    Cara, eu to precisando disso...
    eu li quase o topico todo, sei soh o basico em teoria...pois o livro que eu estudava soh tinha o basico mesmo! Por isso quase todo topico aqui do forum que fala de teoria eu entro pra tentar aprender alguma coisa...
    o melhor seria se tivesse uma sessão de Forum soh de teoria!

    bem mas enfim, teria como me mandar isso ae? =P
    valew, falow

    Ata
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: Ata
    · votar


    AgemiroValadão
    esse livro é bem voltado pra guitarra, não é?

    squee
    E o onde eu acho esse livro de harmonia e improvisação do Almir Chediak?


    Volume 1
    Volume 2


    Ah, eu to querendo comprar um livro de Harmonia Funcional, pra ler depois que acabar o Harmonia do Schoenberg vocês recomendam algum?
    No FreeNote tem esses

    http://www.freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=380191225349VUPXTY#DET ALHE

    http://www.freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=38043171106ZN3QT6W

    tem esse, mas é voltado pra guitarra =/

    http://www.freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=38695183120ZIILT24

    e tem esse aqui, que na verdade eu não sei o que é, alguém sabe?

    http://www.freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=3847717250389BKDQS


    o livro não precisa ser fácil, nem pra iniciantes... porque eu só vou começar ele depois de ter lido (e entendido) o Harmonia do Schoenberg, então...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a No tom de C, o Ab é um acorde de...?