refluxo gatro-exofágico

Autor Mensagem
Leandro Oliveira
Veterano
# jul/04


gente descobre que tenho essa doença, e por causa dela estou com um espessamento das pregas vocais, queria que vcs me explicassem melhor como é essa doença(refluxo) e me dessem dicas de como cuidar melhor do espessamento.

Leandro Oliveira
Veterano
# jul/04
· votar


pessoa o que eu sei sobre a doença é que, é ocasionado pelo excesso de ácido no estômago, onde geralmente ocasiona gastrite, e o ascido sobe até o exofago podendo ocasionar calos nas pregas vocais , espeçamentos que antecede os calos(meu caso),a impreçao que se tem é de que sempre de manhã a garganta esta irritada, aparecem roquidões "do nada".
entre outras coisas, eu queria saber como se forma excesso de acido e o que é melhor para trata-lo,e tambem o espeçamento.

Philipius
Veterano
# jul/04
· votar


Leandro Oliveira
Eu tive um pouquinho de refluxo...
Vai no gastrologista, faz uma endoscopia! Ele deve te receitar algum remédio e recomendar uma mudança de alimentação.
Foi assim comigo e estou melhor! =)

Sobre os efeitos na voz, não sei mesmo... e sou guitarrista! hehehe

Leandro Oliveira
Veterano
# jul/04
· votar


Philipius
VC MELHROU COM QUANTO TEMPO DEPOIS JAFAZ TEMPO QUE EU FAÇO O TRATAMENTO E AINDA Ñ FIQUEI BOM

Arthur Barlow
Veterano
# jul/04
· votar


Leandro Oliveira
para de toma comer coisas acidas frutas citricas fala pra tua mamuska para de por vinagre e condimentos acidos na comida para de beber refrigenrante
ou seja nada acido
eu ja tive e melhorei assim
melhorei em pouco tempo

Leandro Oliveira
Veterano
# jul/04
· votar


Arthur Barlow
POIS EU PAREI ACIDO DEMAIS, MAIS MINHA GARGANTO TA SEMPRE ARDDENDO, TOMO SEMPRE OS REMEDIOS MAS...........
QUE ACHA?
SABE COMO ESSA DOENÇA COMEÇA?

Arthur Barlow
Veterano
# jul/04
· votar


kra geralmente eh isso garganta ardento ai depois vc fica com afita na boca inteira e tals
comigo foi assim eu parei com tudo q era acido e ateh hj nao como nada acido Leandro Oliveira

Leandro Oliveira
Veterano
# jul/04
· votar


mas alguem sabe como se forma essa doença?

Mark_Kloz
Veterano
# jul/04
· votar


Leandro Oliveira

O material abaixo é tudo o que tenho sobre RGE e espero que explique o que você quer saber.

O RGE tem o nome complicado, comprido e estranho, mas convive com muitas pessoas deixando-as irritadas com o mal estar que lhes provoca. Azia, arrotos, queimação que desce no meio do peito, pigarro, tosse, sensação de dor no estômago, enfim, são estes os sintomas do refluxo gastroesofágico (RGE).
O processo de engolir ou deglutir alguma coisa seja liquida ou pastosa envolve o aparelho respiratório e o digestivo. O tubo respiratório localiza-se na parte da frente do pescoço conseguimos tocá-lo, já o tubo digestivo está logo atrás dele.
O aparelho respiratório protege-se fechando estruturas, inclusive a laringe que é o local em que se localiza as pregas vocais. Pelo tubo respiratório só pode sair (o ar expiratório, muco, catarro) entrar, NADA, somente o ar inspiratório.

Já o aparelho digestivo prepara-se para receber o alimento ou simplesmente a saliva que engolimos dezenas de vezes por dia!

Quando usamos a voz após ter comido algumas coisa principalmente alimentos irritantes ou estimulantes da mucosa gástrica. Exemplos: café, coca- cola, frituras, pão de queijo, condimentos, pimenta, mostarda, catchup, doces fritos, refrigerantes, sanduíches como misto quente, x-salada, etc. Lembrar da localização dos tubos respiratório e gástrico.

O uso da voz após ingestão desses alimentos gera desconforto e produz sintomas como: queimação no fundo da garganta (provocado pela ingestão dos alimentos irritantes) que levará ao pigarro ou tosses; pigarro (para limpar a garganta daquele gosto às vezes azedo ou amargo que sobe até a boca); tosses (para limpar o muco característico pós-refeição que esta na garganta incomodando a voz), dor na garganta de tanto “limpá-la”, baixo desempenho vocal, rouquidão, aspereza na voz, acordar com a voz às vezes impossível de cantar ou falar, dificuldade nos exercícios vocais, não alcançar o que alcançava antes.

Refluxo gastroesofágico é o que o nome diz, um re-fluxo do que comemos para a garganta e ou boca, porém com o ácido do estomago que é corrosivo a mucosa.

O que fazer? Alimentar-se depois do uso vocal e se durante não tiver jeito, use tudo o que não foi citado acima, frutas por exemplo.

Locutores, cantores, apresentadores, pastores, enfim, prefiram algo mais leve para não desenvolverem problemas vocais sérios. Médicos otorrinolaringologista e gastroenterologista são as especialidades que tratam disso.

A vibração de língua ou lábios associado de água nos intervalos respiratórios é excelente para “limpar” a garganta. Comer maça mastigando-a bem também é ótimo.

Mark_Kloz
Veterano
# jul/04
· votar


ah, consegui outro.

Mark_Kloz
Veterano
# jul/04
· votar


DOENÇA DO REFLUXO GASTRO-ESOFÁGICO - DRGE

Sinônimos e nomes populares:

Esofagite de refluxo, hérnia de hiato, azia e refluxo.

O que é?

É um conjunto de queixas que acompanha alterações no esôfago resultantes do refluxo (retorno) anormal do conteúdo estomacal para o esôfago. Náuseas e vômitos não costumam ocorrer.

Como se desenvolve ou como se adquire?

O esôfago do adulto é um canal de 35 a 40 cm, que liga a boca ao estômago. Ele é elástico e na espessura de sua parede contem camadas musculares recobertas internamente por uma delicada pele com o nome de mucosa, parecida com o revestimento da boca. O início do esôfago fixa-se na parte inferior da garganta, desce pelo mediastino e cruza o diafragma através de um orifício chamado hiato, poucos centímetros antes de se abrir no estômago. O mediastino é a região entre os dois pulmões e o diafragma é uma calota muscular que divide o tórax do abdome. O esôfago tem ligamentos para prendê-lo junto ao hiato diafragmático e que contribuem para formar um tipo de válvula de retenção para impedir o refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago.

Quando o esôfago desliza para cima mais que 2 a 3 cm., puxa o estômago e ambas as estruturas se deslocam para o tórax. Decorre dessa alteração anatômica a Hérnia Hiatal que, por sua vez, prejudica a válvula anti-refluxo. Quando o conteúdo do estômago, em geral muito ácido, atinge a mucosa esofágica, este tecido reage - inflama - originando a Esofagite de Refluxo.

O que se sente?

A azia é a principal queixa e seu nome técnico é pirose. Pode piorar, por exemplo, quando se dobra o peito sobre a barriga e quando se deita com o estômago cheio. É referida como ardência ou queimação, em algum ponto entre a "boca do estômago" e o queixo, correndo por trás do esterno, o "osso do peito". A azia pode ser tão intensa como uma dor no peito, causando impressão de infarto cardíaco. Pode ocorrer também um aumento da salivação, a sialorréia, que é um reflexo natural porque a deglutição dessa saliva alivia a queimação, como se fosse um antiácido natural.

O refluxo é a percepção da volta do conteúdo estomacal no sentido da boca, sem enjôo ou vômito, freqüentemente, com azedume ou amargor. Não raro determina tosse, pigarro e alterações da voz. O engasgo - tosse forte e súbita, atrapalhando a respiração - pode despertar do sono e representar uma situação de refluxo gastro-esofágico. A ocorrência de falta de ar com chiado ou miado no peito, como a asma, pode ser desencadeada pelo refluxo.

Sensações, desde bola na garganta e desconforto ao engolir até fortes dores em aperto - espasmos - no meio do peito, representam uma desorganização das contrações faringo-esofágicas responsáveis por levarem ao estômago aquilo que ingerimos. Esses sintomas são considerados complicações do refluxo e levam o nome geral de dismotricidade esofágica.

Na criança, ainda no primeiro ano de vida, pode ocorrer um refluxo gastro-esofágico excessivo, levando à devolução da mamada, a engasgos, a choro excessivo, a sono interrompido e quando repetitivo, predispõe a infecções e distúrbios respiratórios.

Como o médico faz o diagnóstico?

O relato do paciente adulto jovem pode levar ao diagnóstico, sem necessidade de exames num primeiro evento. A radiografia da transição esofagogástrica, enquanto se deglute um contraste rádio-opaco, pode demonstrar tanto a hérnia, quanto o refluxo. A Endoscopia Digestiva Superior é um exame para visualizar o esôfago, estômago e duodeno, passando um fino feixe de fibras óticas através da boca. A evolução da qualidade dos equipamentos, da eficiência da anestesia local da garganta para evitar o reflexo do vômito e a sensação de asfixia, a eficácia e a segurança da sedação do paciente sem anestesia geral, tornaram a endoscopia um exame simplificado, do qual se acorda, não raro, perguntando quando vai ocorrer. Além disto, pode ser repetida para controle de resultado de tratamento e, mais recentemente, para procedimentos terapêuticos especiais. Uma tela recebe e amplifica com nitidez as imagens das áreas sob inspeção direta, permitindo também fotos e filmes para reexaminar os achados. Pode mostrar a incompetência da válvula de retenção gastro-esofágica e a hérnia. O mais importante é que permite ver manchas vermelhas, placas branquicentas e úlceras, principalmente na mucosa do esôfago inferior, sugestivas de graus variados da Esofagite de Refluxo. A endoscopia facilita a coleta de material destas lesões para exame microscópico, no qual se pode definir a inflamação, avaliar um potencial cancerígeno e até diagnosticar o câncer.

A Cintilografia do trânsito esôfago-gástrico é um método que tem sido usado mais na criança. Administra-se uma mamadeira normal, contendo uma quantidade inofensiva de substância radioativa. A cintilografia capta e registra imagens da radioatividade descendo para o estômago ou do estômago refluindo para o esôfago. É uma metodologia não invasiva, indolor e ambulatorial. Entretanto, pode não flagrar o refluxo, pois este não é permanente.

O estudo da pressão interna ao longo do esôfago (Manometria) e a verificação do refluxo da acidez do estômago para o esôfago (pHmetria de 24 horas) detectam variações naturais e anormalidades capazes de diagnosticar a DRGE. São métodos que chegaram à rotina clínica há relativamente poucos anos. Precisam ser usados quando os demais tem resultados insatisfatórios e para estudar parâmetros antes e depois do eventual tratamento cirúrgico da doença do refluxo.

Como se trata?

Em geral, o tratamento é clínico, com medidas educativas associadas aos medicamentos. A vídeo-laparoscopia vem facilitando o método cirúrgico, aplicado a casos selecionados, com resultados muito bons.

Além de combater a obesidade, é importante evitar grandes volumes às refeições e de deitar nas primeiras duas horas seguintes. Algumas pessoas beneficiam-se de dormir numa cama elevada pelos pés da cabeceira, em 20 a 25 cm. Outras, não se adaptam à posição: incham os pés, doem as costas, etc. Há controvérsias sobre restrição de diversos alimentos, particularmente, cítricos, doces e gordurosos. Ajudam no controle dos sintomas, algumas medidas, como: evitar a bebida alcoólica, não deglutir líquidos muito quentes, ingerir um mínimo de líquidos durante ou logo após as refeições, evitar a ingestão de chá preto e café puro com estômago vazio.

Os medicamentos mais usados são os que diminuem o grau da acidez já lançada no estômago (os populares antiácidos) e aqueles que inibem a produção de ácido pelas células do estômago ("antiácidos sistêmicos"). Outros remédios de um grupo chamado de pró-cinéticos destinam-se a facilitar o esvaziamento do conteúdo estomacal em direção ao intestino, minimizando a quantidade capaz de refluir para o esôfago.

Uma queixa importante dos pacientes é a recidiva dos sintomas, particularmente da azia, poucos dias após o término dos medicamentos. Nesse momento, surge o questionamento do tratamento por tempo indeterminado ou do tratamento cirúrgico.

Vale dizer que o tratamento clínico combate muito bem os sintomas, mas não modifica a hérnia hiatal e poucas vezes muda o refluxo gastro-esofágico, propriamente dito.

Como se previne?

Na prática clínica há a prevenção da recidiva dos sintomas, que se resume no seguimento das medidas ditas educativas instituídas quando do primeiro tratamento.

Perguntas que você pode fazer ao seu médico

Para que serve o tratamento?

Devo tomar os remédios mesmo quando estiver bem? E se estiver bem há muito tempo?

Se eu parar de tomar os remédios, os sintomas vão voltar?

O que faço quando acabar a receita?

A doença tem cura?

Vou precisar repetir exames? De quanto em quanto tempo?

O que faço se os sintomas piorarem durante o tratamento?

Posso precisar de cirurgia? Se operar vou ficar curado? A doença pode voltar?

Devo mudar algo na minha alimentação ou hábitos de vida por causa dessa doença?

Leandro Oliveira
Veterano
# jul/04
· votar


Mark_Kloz
valleu cara, 10

Mark_Kloz
Veterano
# jul/04
· votar


De nada, tamos ae!!

Garotinha_PoP
Veterano
# jul/04
· votar


quanto material!!!
Nossa.. ja to ateh a cabeça de ouvir falar disso esse semestre :P...
Vcs jah ouviram falar de Esôfago de Barret??
Gente... é mto bom cuidar do RGE... pq o cancer de esôfago tem um prognóstico que nao é dos mais favoráves.. claro que nao sao todos q desenvovem cancer neh!! o RGE é comum em pessoas que engordam-emagrecem muito ou que ficam muito com o tronco curvado...
também é comum em bebês.. quando o esfíncter esofagiano inferior ainda nao é competente.. pode causar morte no berço por asfixia com conteudo gastrico...

ggenevro
Veterano
# jul/04
· votar


Leandro Oliveira
Meu filho teve este problema ao nascer, e, simplficando tudo o que tem acima é o seguinte:
entre o Estômago e o Esôfago há um músculo (sfincter) que deve se fechar após nos alimentarmos, e somente abrir ao ingerirmos alguma coisa.
Tem pessoas em que tal músculo tem menos resistência, não fecha direito ou abre indevidamente, permitindo que a acidez do estômago atinja ao esôfago, faringe, laringe, cordas, etc.
A pessoa que tem tal doença não pode tomar chá, chimarrão, café, e outor líquidos que causem relaxamento do Sfincter estomacal.
Também não devem tomar muito Leite, pois que na hora que toma ele alivia a ardência, mas como é gorduroso, gera mais acidez no estômago, forçando mais a Sfincter, e ocasionando refluxo.
No caso de meu filho, ainda bebê, ele dormiu em uma "rampa", onde a cabeça ficava mais inclinada que o resto do corpo, evitanto, assim, que houvesse a regugitação de ácidos estomacais (retorno do ácido ao esôfago.
Como paliativo para teu problema, sugiro que você erga o trado (grade sob o colchão) em aproximadamente 15/20 centímetros na cabeceira da cama, o que fará que a própria gravidade reduza o retorno de acidez.

MUITO IMPORTANTE:

Consulte, com urgência, um gastroenterologista (médico de estômago), para que ele lhe receite um remédio que lhe ajude a resolver ou minimizar o problema.

MELHORAS PARA VOCÊ.

ggenevro
Veterano
# jul/04
· votar


Leandro Oliveira
Meu filho teve este problema ao nascer, e, simplficando tudo o que tem acima é o seguinte:
entre o Estômago e o Esôfago há um músculo (sfincter) que deve se fechar após nos alimentarmos, e somente abrir ao ingerirmos alguma coisa.
Tem pessoas em que tal músculo tem menos resistência, não fecha direito ou abre indevidamente, permitindo que a acidez do estômago atinja ao esôfago, faringe, laringe, cordas, etc.
A pessoa que tem tal doença não pode tomar chá, chimarrão, café, e outor líquidos que causem relaxamento do Sfincter estomacal.
Também não devem tomar muito Leite, pois que na hora que toma ele alivia a ardência, mas como é gorduroso, gera mais acidez no estômago, forçando mais a Sfincter, e ocasionando refluxo.
No caso de meu filho, ainda bebê, ele dormiu em uma "rampa", onde a cabeça ficava mais inclinada que o resto do corpo, evitanto, assim, que houvesse a regugitação de ácidos estomacais (retorno do ácido ao esôfago.
Como paliativo para teu problema, sugiro que você erga o trado (grade sob o colchão) em aproximadamente 15/20 centímetros na cabeceira da cama, o que fará que a própria gravidade reduza o retorno de acidez.

MUITO IMPORTANTE:

Consulte, com urgência, um gastroenterologista (médico de estômago), para que ele lhe receite um remédio que lhe ajude a resolver ou minimizar o problema.

MELHORAS PARA VOCÊ.

Leandro Oliveira
Veterano
# jul/04
· votar


obrigado pessoal...............

LuizFB
Veterano
# jul/04
· votar


Só complementando os conselhos da Garota Pop e do ggenevro, procure tratar o mais rápido possível dessa doença! Só pra justificar o pq. O conteúdo gástrico tem um pH extremamente ácido em relação às outras partes do sistema digestório [isso se deve à presença de um ácido, o HCl, necessário p/ ocorrer ativação de uma enzima que chama Pepsina, que quebra as proteínas(p/ quem lembra, a classificação deste ácido na química é Ac. FORTE)]. Qdo esse conteúdo sai do estômago p/ intestino, ele é neutralizado por componentes do suco pancreático (não, isso não se vende nas lanchonetes). Porém, como o trajeto NORMAL do alimento é boca - faringe - esôfago - estômago - int. delgado - int. grosso - reto - ânus, perceba que o alimento vai passar primeiro no esôfago e dps cai no estômago! Logo, deduza: tem necessidade do esôfago produzir alguma substância p/ neutralizar a acidez do conteúdo gástrico??? Não, neh?! Aí está o problema: qdo ocorre o Refluxo Gastro(estômago)-Esofágico(esôfago), o esôfago não é preparado p/ receber esse conteúdo! Isso acaba por levar à uma irritação do tecido que envolve o esôfago. Na verdade, a saliva neutraliza parte dessa acidez, mas ainda assim não é suficiente! Essa irritação pode levar à uma esofagite erosiva(inflamação do esôfago, podendo ter até mesmo úlceras). Bom, essa esofagite erosiva destrói o tecido normal do esôfago! Mas o nosso organismo reconstrói esse tecido! Porém, toda hora vai ter q reconstruir, e logo esse tecido tb vai ser destruído!Em um determinado momento (depende de cada caso, cada pessoa, cada hábito, etc...) o organismo pensa: "Vou fazer um tecido mais resistente" . E aí, em vez de construir um tecido normal, ele constrói um outro. Isso se chama Metaplasia! Isso é um fator predisponente à iniciar uma Displasia (alteração mutcho loca da cél.), e assim esta acaba por ficar desgovernada e não vai obedecer mais as ordens do organismo. Nisso, ela se multiplica até não querer mais, formando aquela massa tumoral! Daí vem o Câncer de Esôfago, que é mto delicado MESMO!
Tá, mas pra que falei td isso? Só pra entender o que é (pois o leandro perguntou no começo do tópico, hehehe), e pra enfatizar o chamado "Esôfago de Barret", que é isso que eu expliquei aí (ou tentei explicar) de uma forma mais fácil de entender! Esse nome feio (Esôfago de Barret) é o nome dado devido à ocorrência da Metaplasia! É importante falar que dps de formado essa metaplasia, não tem mais volta p/ tecido normal, tendendo à evoluir p/ Câncer! Disso, o mais importante é: NÃO DEIXE EVOLUIR P/ ESSES CASOS! Procure um médico e se trate, alimente-se direitinho, e siga os conselhos do médico! Cuide-se, e como diria o empresário do Steel Dragon (que só existe no filme hehehe), "Live the Life!". Qualquer dúvida pergunta ae, tentarei responder! Se falei besteira, me corrijam! Se quiserem me dar uma guitarra nova, é só me avisar no MSN em luiz_f_b@hotmail.com Hehehehe! Vlwz ae!

LuizFB
Veterano
# jul/04
· votar


Ah, só p/ aqueles que ficaram uma dúvida que eu tinha: "E o estômago? O HCl não vai "arregaçar" com ele também???" NÃO! Isso pq o estômago secreta uma secreção mucosa (nossa, que redundância hehehe) que protege ele dessa agressão! Mas, pode ocorrer dessa proteção não adiantar em alguns casos e formar a chamada úlcera gástrica, ou seja, o HCl tb pode lesar o estômago se ele estiver sem proteção!
Isso é tão simples como entender como encaixar um solo de escala hexafônica numa harmonia de Blues, hehehe!

Barbara Jolie
Veterano
# jul/04
· votar


Vcs podem me dizer o que o
Refluxo gastro-exofágico está diretamente ligado, ao canto e consequentemente às PPVV????

Grata!

RONNIE
Veterano
# jul/04
· votar


Fala Leandro

Também tenho este problema de refluxo, mas como fui deixando sempre pra depois, minhas cordas vocais foram lentamente indo pro brejo, a ponto de perder as notas agudas e conseguir notas graves de um baixo profundo.(minha classificação é tenor spinto)
fui no médico, fiz todos os exames e meu caso era cirúrgico, não adiantou a medicação.
Resolvi fazer a cirurgia, mas depois pensei bem, e não fiz.
Então comecei a jantar só coisas leves tipo salada etc...
não tive mais refluxo e minha voz voltou ao normal. Embora tenha funcionado para mim é claro q vc deve procurar um médico e ver a melhor solução... Mas enquanto isso manera na janta q vc vai sentir uma melhora...
ja li um texto que 60% dos cantores tem algo do tipo, talvez pelo exagero da pressão exercida na região abdominal. Se é verdade, não sei.... em todo caso o refluxo realmente afeta o canto e deve ser tratado o mais rápido possível.
Melhoras....
valeu

FáBiO LiOnE
Veterano
# jul/04
· votar


eu tenho esse probleminha de vez em quando!! :O

Leandro Oliveira
Veterano
# jul/04
· votar


Barbara Jolie
o refluxo é o jorramento de acido do estomago em direção ao esofago, como a laringe onde estão as pregas vocais é pertinho do esofago, passa esse acido tambam para ela, afetando as PVs, o rassiocinio, segundo o meu otorrino é o seguinte, tem tanto acido que nem o estõmago que foi feito para recebelo consegue resitir e ocasiona a gastrite, imajine o que esse acido vai fazer com as PVs, se ate na boca aparece aftas
hummmmmmmmmmmmmmmmm
espero ñ ter falado besteira
hehehehehhehehe
valeu.,.,.,.,.,.,

Barbara Jolie
Veterano
# jul/04
· votar


Leandro Oliveira
o estõmago que foi feito para recebelo consegue resitir e ocasiona a gastrite
eu acho que aprendi isso no colégio...ehehee....

Mas as aftas são ocasionadas por causa disso apenas?
E como evitar esse negocio e como saber que tem? Apenas consultando algum médico?

Leandro Oliveira
Veterano
# jul/04
· votar


ñ sou medico, se aftas dao de outra coisa eu nao sei,
E como evitar esse negocio e como saber que tem? Apenas consultando algum médico?
bem procurar um medico e uma boa, mas preste atençao aos sintomas ja citados
valeu

Barbara Jolie
Veterano
# jul/04
· votar


Leandro Oliveira
okz!

Britnéiaa
Veterano
# jul/04
· votar


nunca ouvi falar em literatura nenhuma sobre relação entre aftas e o RGE... claro q pode estar relacionado se o refluxo for de tal intensidade a diminuir muito o pH da boca... mas eu acho que na real quem tem afta é pq nao anda fazendo sua higiene oral adequadamente hehe :P

Barbara Jolie
Veterano
# jul/04
· votar


Britnéiaa
na real quem tem afta é pq nao anda fazendo sua higiene oral adequadamente hehe :P
uffa, é só isso........ahUAHuahAHuauhUA

Britnéiaa
Veterano
# jul/04
· votar


Barbara Jolie
ahuhuhauhauahuahhau :P

Akan
Veterano
# jul/04
· votar


Britnéiaa

e quem pega, também tem haver doutora?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a refluxo gatro-exofágico