Apogeatura ou melismo. Alguém manja?

    Autor Mensagem
    Mark_Kloz
    Veterano
    # mar/04


    Bom galera, é o seguinte. Faço aula de canto há 9 meses, mas estudo bastante e estou um pouquinho avançado. Se quiserem perguntar algo tenho prazer em responder. Gostaria de que alguém pudesse me esclarecer algo mais sobre noções de apogeaturas (pra quem não sabe, apogeatura são aquelas "voltinhas" que os caras fazem). Curto muito musica black e esse estilo exige muito disso. Gostaria também que me indicassem cantores que usassem-na bastante. Valeu

    Barbara Jolie
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Mark_Kloz
    amo black music.
    Procure no BUSCA pelo topico "Melismo".

    Foi um tópico que eu criei, pois até então não sabia exatamente o que era.

    Lá tem dicas, e cantores que fazem-no. ok?!
    Seja bem vindo!
    E qqer coisa,estamos aí, pra ajudar e sermos ajudados. =]

    Barbara Jolie
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Aqui está o tópico:
    Melisma

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jul/04 · Editado por: Barbara Jolie
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=1&% 20topic=19892
    * Link editado.

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Apogiatura

    É uma pequena nota escrita antes de outra (nota principal) e cuja execução é feita à custa do tempo da nota principal ao qual está ligada.

    Apogiatura na pauta

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    O que é melisma?

    A palavra "melisma" em grego significa "canção". Na técnica medieval de composição de organa, melisma passou a significar um fragmento melódico ou grupo de notas baseado numa sílaba. Em outras palavras: a voz composta era trabalhada em pequenos fragmentos, fazendo vários movimentos livres com notas curtíssimas, tecendo uma espécie de bordadura em torno das notas do cantochão, que foram transformadas em notas de durações longas. Provavelmente esta técnica teve origem nas improvisações feitas pelos próprios cantores durante os rituais, além de alguma influência popular.

    Fonte: http://www.movimento.com/especial/basica/2.asp

    RONNIE
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Fala galera,

    Espero q possa esclarecer uma coisa:
    melisma em música quer dizer duas ou mais notas mantendo-se a mesma vogal.
    Só isso... simples não é?
    agora os melismas empregados no erudito são de estilo diferentes dos empregados na black music, para quer curte deve ouvir Aguilera e Carey que são as que estão nas rádios, já no erudito procurem por Cecilia Bartoli que é fantástica.
    O que muda é o estilo entre o erudito e a black music.
    Ai vc deve conhecer o estilo (ouvir bastante) e aprender seus padrões (no caso da black music seus licks, riffs, pentatônicas, blue note, bend etc, no caso do erudito o Vaccay é um bom começo) e treinar muito...
    Não é tão difícil....
    valeu

    Mark_Kloz
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    RONNIE
    Você sabe me dizer, por favor, exatamente, o que seriam licks, riffs, pentatônicas, blue note, bend, etc?

    RONNIE
    Veterano
    # ago/04 · Editado por: RONNIE
    · votar


    Fala Mark Kloz

    Pergunte para qualquer guitarrista e ele vai te falar rapidamente.
    eles treinam repetidos licks (pequenas frases cliches) onde podem tocar em qualquer música como em um improvíso de blues por exemplo.( na verdade se ele decorou o lick então não é tão "improviso" assim não é?) Na black music existem licks, que já se tornaram meio que padronizados (ou seja, o artista faz o mesmo melisma sempre ou então uma variação do mesmo...)
    Repare que várias frases em melismas dos artistas tem um certo padrão...
    Pentatônica é uma escala como o próprio nome diz, de cinco notas, mas as vezes acrecentada de uma blue note,que dá um som característico de blues (muito usado por guitarristas, mas também por cantores de black music)
    Bend é um portamento, uma nota vai até a outra como em uma sirene (no sentido de ligar as duas notas), no caso da guitarra é fácil de entender, o guitarrista toca a nota e levanta a corda com do dedo preso nela dando o efeito do bend. No erudito isso chama-se portamento.
    espero ter ajudado

    PuNk Bass
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Mark_Kloz
    Curto muito musica black
    Quais seus artistas favoritos?

    Mark_Kloz
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    RONNIE
    Brigadão pelas dicas!

    PuNk Bass
    Quais seus artistas favoritos?
    Bom, eu curto: Tonex, Trinity 57, Boz II Men, All 4 One, Karen Clark Sheard, Donnie McClurkin, Marvin Sapp, Commissioned, e por aí vai. E vc?

    Akan
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Mark_Kloz

    todos artistas que estão no gueto... esses de que vc falou! Tu conheces R.Kelly?

    Mark_Kloz
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Akan
    Ja ouvi sim. Acho ele bom embora não o ouça muito.

    Akan
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Mark_Kloz

    Eles já fez musicas para o Michael jackson ( You are Alone, Cry) e pra Celine Dion ( My angel) entre outros... e produziu Aaliah !

    Barbara Jolie
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Mark_Kloz
    tu conhece Mary Mary??? Trinitee 5:7 é da hora tb...

    Mark_Kloz
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Barbara Jolie
    Mary Mary é classe A. Inclusive parece q elas vieram ou iam vir pro Brasil no começo do ano mais ou menos na época que o Kirk Franklin veio. Mas vc conhecem Out Of Eden? Essas minas eu acho feras!!!

    Mark_Kloz
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Akan
    Eles já fez musicas para o Michael jackson ( You are Alone, Cry) e pra Celine Dion ( My angel) entre outros... e produziu Aaliah !
    Po, o cara então é bom mesmo, melhor do que eu imaginava!!

    Barbara Jolie
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Mark_Kloz
    out of eden? R&B??? conheco nao.
    diz ae algum site deles...;)

    Akan
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Mark_Kloz

    Ele tem musicas experimentalistas... onde rola girias até umas horas... mas, tem gospel também.

    RONNIE
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Fala Mark Kloz

    sempre as ordens... vc já ouviu Baby Face, ele fez um monte de músicas pra Mariah Carey, e outras. O cara manda muito bem, é bom compositor, cantor e arranjador.(agora o estilo é bem pop meloso, mas estilos à parte o cara canta muito...)
    Procure por Whenever You Call na versão dueto entre Mariah e Baby Face, que é bem legal.( se não me engano é uma versão acústica)
    valeu

    Mark_Kloz
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    RONNIE
    Não ouvi ainda Baby Face mas vou ouvir. A propósito, voce conhece algum exercicio para melisma? Voce comentou que é formado em música se eu nao me engano. O que a faculdade ensina a respeito de melismas? Exercícios? Dicas? Valeu

    RONNIE
    Veterano
    # ago/04 · Editado por: RONNIE
    · votar


    Fala Mark Kloz,
    A faculdade aborda melisma como em qualquer curso de canto particular com algum professor. (de preferência bom)
    O melisma é um ornamento q em música quer dizer embelezamento, então o uso as vezes em excesso cansa um pouco meus ouvidos. Imagine certa pessoa q quer se "embelezar", daí compra uma camisa bem bacana e todos prestam atenção nessa pessoa devido a camisa chamativa e interessante. Agora pense que essa pessoa não tira mais essa camisa nem por decreto.... tá a dez anos com ela.... hehehehe
    é assim q penso do uso em excesso de qualquer elemento musical, mesmo o melisma... e mesmo fazendo parte do estilo como no caso da black music acredito q se usar na música interia banaliza e ao contrário se usar as vezes valoriza.(mas é meramente uma questão de gosto pessoal...)

    em relação aos exercícios vou dar uma olhada no q tenho e depois conversamos ok?
    valeu

    Mark_Kloz
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    RONNIE
    Concordo com vc. Acho tb que se exagerar demais enjoa, porém, na minha opinião, o cara que sabe utilizar bem melismas, é um cara muito criativo, conhecedor do estilo e da música. E no que você puder ajudar quanto a exercícios e dicas, agradeço desde já. vlws

    RONNIE
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    FALA Mark
    Nisso tbem concordo.... por isso mesmo não gostando do exagero acabo estudando bastante melismas, no fim quem canta tem que saber usar...
    depois nos falamos
    valeu

    Mark_Kloz
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    RONNIE
    Cara, se estiver ao seu alcançe, posta lá no tópico falsete grave. Acredito que com os seus conhecimentos nossas dúvidas serão tiradas. ;)

    kevitxu
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Ola galera
    eu sou novo no canto
    e queria desenvolver essa tecnica
    manda alguns exercicios
    p/ o meu e-mail kevitxu@yahoo.com.br

    Mec Júnior
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Ae galera, preciso de ajuda pra desenvolver melhor essa técnica, se alguém puder me ajudar, desde já agradeço. Exercícios, escalas, etc.


    mnjunior@msn.com
    meqjunior@hotmail.com
    mequiasjr@yahoo.com.br

    blk_will
    Veterano
    # out/05
    · votar


    eae loookosssss

    tenho abordado o assunto no meu blog, com dicas de canto especificas para a black music...

    www.soulmaisblack.zip.net

    abraço

    WiLL

    :^)-

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Apogeatura ou melismo. Alguém manja?