Curiosidade - Sopranino

    Autor Mensagem
    maggie
    Veterana
    # dez/03


    Os sopraninos
    Desde a Idade Média, os meninos na faixa dos sete aos 15 anos são requisitados para interpretar obras sacras. É quando os garotos atingem o status de sopranino, a mais aguda das vozes. Mais até do que as vozes femininas de sopranos e contraltos - a do sopranino soa uma oitava acima. Séculos atrás, estrelas nos palcos europeus, eles chegaram a se tornar alvo de controvérsias devido à proliferação das castrações (comuns naquela época). A mutilação era uma tentativa desesperada de frear a produção de hormônios masculinos e prolongar ininterruptamente o tempo com a voz cristalina.



    fonte: www.zerohora.com.br

    Barbara Jolie
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Muito legal isso.

    Eu já ouvi falar sobre.

    Nas óperas na época, não podiam ter mulheres. E eram os "garotos" que se vestiam de mulher para fazer o papel feminino.

    Muito legal mesmo, obrigada pela Fonte, maggie.

    fermata
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Isso mesmo... eram os castratis.... as famílias pobres, principalmente, castravam seus filhos q tinham uma voz mais bonitinha, para, quem sabe, virar um castrati conhecido e rico... pode?
    O filme Sheakspear Apaixonado mostra o caso de um garoto q iria fazer o papel da Julieta, mas, como não foi castrado a tempo, a voz mudou no dia da apresentaçào...

    Valeu por levantar esse fato curioso!!! =D

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Sim, podemos ver até o bruno da "banda" massacration que zoa com esse fato, ele se diz um castrati e tals.
    Mas poxa, que coisa horrível!!o legal da voz masculina é a força a potência o brilho o timbre característico os tons fortes e graves, eu adoro agudos mas o agudo é um charme para a voz masculina e não o principal dela.
    Por isso eu valorizo vocalistas como fábio lione e edu falaschi que mostram bem o meu modo de pensar de como deve ser uma voz masculina.
    Uma injustiça castrar os pequenos...hehehe

    Barbara Jolie
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    FáBiO LiOnE
    Mas isso foi naquela época.
    Não se preocupe mais....hehehehe.


    Tb assisti Sheakspear in Love, a propósito, lindo filme. E detalha exatamente esta época e os Castratis. =]

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Sim barbara eu sei que hoje em dia não se faz mais isso, eu apenas fui um pouco irônico e mostrei meu ponto de vista quanto ao fato. =)

    fermata
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Agora, quem garante q o Edson Cordeiro não é um castrati???? ehehehehe ... para alcançar um fá 5 ... fisioligicamente é impossível.... fica essa dúvida no ar...eheheheh

    Barbara Jolie
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    fermata
    Deve ser com certeza. Por isso q ele não gosta de mulher.....hehehehe......besteira.....=P

    FáBiO LiOnE
    Sim, sim, e eu ironizei mais ainda, falando pra vc não se preocupar.......heehehe..... ;]

    Douglas_ems
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Acho que sopranino hoje é uma voz feminina, é igual ao primeiro soprano... :P
    Existia contraltino também, que dizer... ainda existe. :P

    fermata
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    sopranino? não.. esse termo, oficilamente, não tem não...

    começa com soprano dramático, q é de peso, mais grave, depois vem soprano lírico, soprano lírico-ligeiro e soprano ligeiro (q é o mais agudo)...

    boa sorte
    Fermata

    Barbara Jolie
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Não sei se vcs assistiram ontem ao programa da Hebe Camargo, e teve uma cantora que cantou com Caubi Peixoto e ele a apresentou como Soprana.

    Bem, a voz da mulé era grave, e eu discordei dela. Mas sei não, como tem várias definições eu possa estar errada, e ela ser soprano mesmo.

    Não lembro o nome dela, infelizmente, mas se alguém assistiu e lembrar, coloque aí.

    Grazie!
    =]

    Douglas_ems
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Cara, também acho estranho isto Bárbara.
    Uma vez, estava vendo um programa de música. Neste dia estava falando sobre voz, daí o cara estava apresentando as sopranos, já tinha falado dos ligeiros e talz. Ai ele colocou a Zezé Mota como soprano dramático. Putz, eu achei super estranho, ela cantou uma música que e ia até o Ré 2 se não me engano e não atingia nenhuma nota aguda. Para mim ela é contralto. O_o

    maggie
    Veterana
    # dez/03
    · votar


    Ei, fermata, faz aí uma relação das vozes.

    Soprano, contralto, barítono, tenor e variações.


    Valeu!

    Barbara Jolie
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Douglas_ems
    Pois eh neh, isso confunde muito.


    maggie
    Achu q ela jah colocou em outro tópico.

    Mas fermata, não custa colocar pra nós de novo e explicar, valeu!!!!


    =]

    legallymilla
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    É, fermata, eu tb quero saber!!!

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    fábio responde:

    vozes femininas:

    Soprano coloratura (palavra italiana), ou soprano ligeiro, o termo coloratura significava, na origem, "virtuosismo" e se aplicava a todas as vozes. Hoje, aplica-se a um tipo de soprano dotado de grande extensão no registro agudo, capazes de efeitos velozes e brilhantes. Exemplo: a personagem das Rainha da Noite, em Die Zauberflöte [A flauta mágica], de Mozart

    Soprano lírico.-> Voz brilhante e extensa. Exemplo: Marguerite, na ópera Faust [Fausto], de Gounod.

    Soprano dramático.-> É a voz feminina que, além de sua extensão de soprano, pode emitir graves sonoras e sombrias. Exemplo: Isolde, em Tristan und Isolde [Tristão e Isolda], de Wagner.

    Mezzo-soprano (palavra italiana).-> Voz intermediária entre o soprano e o contralto. Exemplo: Cherubino, em Le nozze di Figaro [ As bodas de Fígaro]

    Contra Alto -> Muitas vezes abreviada para alto, a voz de contralto prolonga o registro médio em direção ao grave , graças ao registro "de peito". Exemplo: Ortrude, na ópera Lohengrin, de Wagner.

    MASCULINA:

    Contra Tenor:
    Voz de homem muito aguda, que iguala ou mesmo ultrapassa em extensão a de um contralto. Muito apreciada antes de 1800, esta é a voz dos principais personagens da ópera antiga francesa (Lully, Campra, Rameau), de uma parte das óperas italianas, do contralto das cantatas de Bach, etc.

    Tenor ligeiro. Voz brilhante, que emite notas agudas com facilidade, ou nas óperas de Mozart e de Rossini, por exemple, voz ligeira e suave. Exemplo: Almaviva, em Il barbiere di Siviglia [O brabeiro de Servilha], de Rossini; Tamino, em Die Zauberflöte [A flauta Mágica], de Mozart.

    Tenor lírico. Tipo de voz bem próxima da anterior, mais luminosa nos agudos e ainda mais cheia no registro médios e mais timbrada.

    Tenor dramático. Com relação à anterior, mais luminosa e ainda mais cheia no registro médio. Exemplo: Tannhäuser, protagonista da ópera homônima de Wagner.

    Barítono "Martin", ou Barítono francês. Voz clara e flexível, próxima da voz de tenor. Exemplo: Pelléas, na ópera Pelléas et Mélisande, de Debussy.

    Barítono verdiano. Exemplo: o protagonista da ópera Rigolleto, de Verdi.

    Baixo-barítono. Mais à vontade nos graves e capaz de efeitos dramáticos. Exemplo: Wotan, em Die Walküre [A Valquíria], de Wagner.

    Baixo cantante. Voz próxima à do barítono, mais naturalmente lírica do que dramática. Exemplo: Boris Godunov, protagonista da ópera de mesmo nome, de Mussorgski

    Baixo profundo. Voz de grande extensão a amplitude no registro grave. Exemplo: Sarastro em Die Zauberflöte [A flauta mágica] de Mozart.


    Bom espero que tenha ajudado!!

    legallymilla
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    FáBiO LiOnE
    Valeu!!!

    legallymilla
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    FáBiO LiOnE
    Valeu!!!

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    SEM PROBLEMAS!=)

    Gabriell
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Meu irmão ´Rafael era sopranino quando cantávamos no coral da nossa igreja,ele tinha uns 10 anos e agora ele é contraltino,pq o tempo foi passando e ele tem 13 anos e provavelmente se tornará um bom tenor quando crescer.

    Robert Takeyan
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Muito foda a explicacao do Fabio Lione ! =D

    Harpia
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Fermata
    Tambem tem a "soprano ultraligeiro" que é bastante raro assim que achar o arquivo posto a descrição. Estou tentando descobrir se é a soprano ultraligeiro que é chamada atualmente de sopranina.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # set/06
    · votar


    Harpia
    Se for postar, faça isso no tópico fixo no começo da lista, sobre classificação vocal. A melhor fonte de pesquisa e debate é lá, ok?
    Abs.

    kitassato
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    uma pessoa do sexo masculino que tem a extensão do sibmo1 a fa4?pode ser classificado como?

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/07
    · votar


    kitassato

    leia a mensagem acima da sua.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Curiosidade - Sopranino