Afinação

    Autor Mensagem
    rasgga
    Veterano
    # nov/03


    Afinação

    rasgga
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    É isso aí, o que importa é o cara ter a voz afinada, e para isso, os vocalizes são extremamente necessários, e é isso aí,eu vou ficar colocando umas cópias de uns exercícios ki eu tenho aki. FLW!

    GYMMER
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    coloca aê os execícios!

    Felipe Falaschi
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    cade os exercicios, tb preciso muito...heheh

    rasgga
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    foi mal, esqueci heheh
    Exercícios de Respiração Essa aula é uma continuação da aula 4, onde falei sobre respiração. Antes de começar os exercícios, lembre-se: · Inspire sem levantar os ombros; imagine que apenas a base do pulmão está sendo inflada. · Durante os exercícios, não vamos trabalhar apenas com o diafragma, mas também com os músculos abdominais e intercostais. Quando trabalhamos com esses músculos, temos condições de armazenar uma maior quantidade de ar pois, as costelas se afastam, o diafragma desce , aumentando a cavidade torácica para os lados e para baixo. · Mantenha a postura adequada ( aula 7 ) . · Faça no mínimo 3 vezes cada exercício. Exercício 1 1. Inspire; 2. Pausa (retenha o ar por 2 ou 3 segundos); 3. Expire suavemente, os lábios em posição de assobio, fazendo com que a saída de ar seja o mais constante possível . Exercício 2 1. Inspire; 2. Pausa; 3. Expire com um sopro longo e forte (como se fosse apagar uma vela). Não deixe o ar sair todo de uma só vez, controle a saída do ar. Exercício 3 1. Inspire; 2. Pausa; 3. Expire soltando o ar em sopros curtos . Cuidado para não inspirar entre um sopro e outro, use apenas o ar que você inspirou inicialmente.
    Exercício 4: 1. Inspire; 2. Pausa; 3. Expire em "S". A saída do ar deve ser constante, sem oscilações. Não deixe o ar sair todo de uma vez(imagine o som de um pneu esvaziando). Faça também em : "F" e "CH" Exercício 5: 1. Inspire; 2. Pausa; 3. Expire em sopros curtos, mas com o som de "ts", como se fosse uma bombinha de encher pneu de bicicleta. ( ts, ts, ts, ts, ...) Controle o movimento do diafragma . Exercício 6: 1. Inspire; 2. Pausa; 3. Comece expirando com um sopro e transforme em "s". Tente fazer com que a metade do ar que você inspirou , saia através do sopro e a outra metade saia em "s". Afinação Algumas pessoas, quando estão interessadas em fazer aulas de canto, geralmente perguntam se é possível que alguém que seja desafinado aprenda a cantar. Eu acredito que existam pessoas que são agraciadas com o presente da música logo ao nascer , já nascem com talento musical. Mas, se essas pessoas passarem a vida toda sem nenhum estímulo musical , elas nunca saberão que possuem esse talento musical. Por isso , eu creio que a principal arma para aprender cantar afinado é aprender a ouvir. Isso mesmo , ouvir. A maior parte daquelas pessoas que se dizem desafinadas, tem dificuldade em ouvir a si mesmas e ouvir os outros. Mas, afinal, o que é cantar afinado? Podemos dizer que um cantor é afinado quando ele reproduz as notas propostas da maneira certa . Nossas cordas vocais produzem a voz, que por sua vez produzem as ondas sonoras. O som é formado por vibrações e possui uma certa freqüência (quantidade de vibrações por segundo). Existe um padrão de afinação ocidental pelo qual afina-se o lá em 440 Hz(Hz =vibrações por segundo). Podemos definir então que cantar afinado é reproduzir a mesma freqüência que foi proposta numa melodia , seja ela cantada ou tocada . Daí a grande importância de aprender a ouvir. Mas como posso saber se não tenho nenhum problema de audição? Existem alguns "sintomas" que podem ser observados: - Sempre pedir para que o outro repita : " O que você disse? "; - Assistir TV ou ouvir o rádio num volume muito alto; - Não conseguir identificar uma fonte sonora , isto é, não conseguir descobrir de qual direção está vindo o som; - Falar sempre num volume muito alto ou então muito baixo Por isso é recomendável àquelas pessoas que percebam alguma dificuldade fazer uma audiometria que é um exame de audição para se certificar de que está tudo certo. Na próxima aula, continuaremos a falar sobre esse assunto. por Marivone Lobo
    Afinação (parte 2) Continuando o nosso assunto da última aula, vamos analisar alguns fatores que podem interferir na hora de cantar afinado. Já falamos sobre a importância de ouvir. Vamos partir do princípio de que fisicamente não existe nenhum problema com a audição mas mesmo assim, você não consegue afinar sua voz. O primeiro passo é aprender a ouvir internamente, deixar com que o som entre não apenas no seu ouvido, mas na sua cabeça. É muito importante ter consciência do que se está ouvindo, aprender a identificar o som que está ouvindo; por exemplo: este determinado som é agudo ou grave? É um som de longa ou curta duração? É preciso aprender a pensar no som que se está ouvindo e tentar identificá-lo. O próximo passo é a prática. Comece a ouvir aquelas músicas que você já conhece e gosta ,da maneira como foi orientada no parágrafo anterior. Ouça também músicas novas, novos estilos, ritmos, instrumentos diferentes, etc. Eis aqui algumas sugestões pessoais:- João Gilberto- Jorge Camargo- Ella Fitzgerald- Milton Nascimento- Expresso Luz- Take 6- Marisa Monte- Quarteto Vida Com certeza, existe uma lista enorme de outros nomes que eu poderia sugerir aqui, mas isso também será parte de seu estudo: pesquisar. Quando for numa loja de cd's, não vá direto naquilo que você já conhece; procure aquelas seções que você nunca entrou por achar que "não é o seu estilo". Se você ouviu algo diferente e não gostou, ouça mais uma vez para ter certeza de que não gostou mesmo; sempre há algo para se aprender. Isso também vale para a música evangélica. Existe muita coisa boa e escondida por aí no meio evangélico. Sei que não vai ser muito fácil, por que dificilmente você vai encontrar algum trabalho diferente e bom, mas mesmo assim faça um esforço ...E por último, como vocês já devem saber, o auxílio de um professor de canto é muito importante e facilitará seu estudo para desenvolver cada vez mais sua percepção auditiva. por Marivone Lobo

    rasgga
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Hu HU! Tá MEGA gigante hehhe, mas é tudo que eu tenho hweheh

    Titi
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Pessoal,

    Eu cantava durante um ano e tocava violão enquanto cantava, daí resolvi aprimorar e fazer aula de canto e estou fazem 6 meses, na verdade eu fazia tudo errado, vcs n acreditam a minha professora é solista do Renascer Praise manja muito canta a 20 anos é muito experiente, só que eu adquiri vícios e estou tendo que re-aprender agora da maneira certa, quem puder faça aula não vacile é muito mais rápido e eficaz

    Barbara Jolie
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Renascer Praise??????

    Quem é ela????
    Puts.....Renascer é massa. =]

    the_paranoid
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Barbara Jolie
    disculpa mas... oq q aconteceu lah com vc do off topic?

    Barbara Jolie
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    the_paranoid
    Ah!!!

    Não entro mais lá. Só isso.

    the_paranoid
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Barbara Jolie
    sei lah vc parece q ficou de mal com alguem lah... mas quero saber pq deu isso...

    Barbara Jolie
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    the_paranoid
    Ah!!!
    Não fiquei de mal.
    Apenas me estressei e exagerei na dose.
    Por isso pedi desculpas e caí fora.
    Não vejo mais graça entrar lá.


    Mas pq??? Onde viu isso??? Como soube?

    the_paranoid
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Barbara Jolie
    achu q vc colocou um post falando tchau lah neh...

    Barbara Jolie
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    the_paranoid
    Ah sim!!! Coloquei sim.
    Por isso, vc viu e ficou sem saber o porquê neh?!

    the_paranoid
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Barbara Jolie
    eh...

    Barbara Jolie
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    the_paranoid
    ;]

    Magnus Rosen
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Aí rasgga

    Essas dicas sao realmente boas, mas eu ando com o problema de cantar em tons mais altos.Queria saber se existem exercícios para cantar com tom bem alto,se alguem puder me ajudar ficarei agradecido e poderemos trocar dicas sobre canto.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinação