PORCUPINE TREE

    Autor Mensagem
    Progger58
    Veterano
    # jul/05


    Sabem aquelas bandas e/ou artistas que você gosta tanto que sai à procura de tudo que possa encontrar por aí afora? Você já tem praticamente tudo que a banda lançou e, de repente, saem novas edições remaster, e aí você compra tudo de novo, só pelo prazer de ouvir como ficou a implementação do áudio em relação ao original e para conseguir aquelas famigeradas faixas bônus, extras, etc. Pois é, tem uma banda relativamente nova cuja música me conquistou a tal ponto que hoje estou justamente nesta fase, à caça de tudo o mais que venha a ler lançado no mercado. O nome desta banda maravilhosa é PORCUPINE TREE.

    Trata-se de uma banda inglesa cujo primeiro disco, On the Sunday of Life, lançado em 1992, apresentava um prog psicodélico/experimental muito na linha Pink Floyd era-Syd Barrett, mas lembrando eventualmente o Hawkwind e até um pouco de Gong também. Depois desse primeiro disco, a sonoridade da banda mudou um pouco, tendendo mais para um prog/space rock tipo Pink Floyd fase Wish You Were Here (se bem que o som do Porcupine Tree é ainda mais viajandão). Nessa fase foram lançados os discos Up The Downstair (1993), o CD/EP Staircase Infinities (1994) e o magnífico The Sky Moves Sideways, de 1995 (por muitos considerado como sendo a obra prima do PT, tendo sido recentemente lançado em edição remaster, na forma de cd duplo). O excelente disco Signify, de 1996 (também recentemente lançado em edição dupla remasterizada) marca, por assim dizer, a transição entre essa fase tipicamente floydiana e uma sonoridade um pouco mais pesada. O disco seguinte é um ao vivo, Coma Divine, de 1997 (também recentemente lançado em edição dupla, remasterizada, e que pessoalmente considero um das melhores gravações ao vivo já registradas no gênero), e é resultado de um show da turnê do disco Signify, gravado em Roma. O disco seguinte, Stupid Dream (1999), flerta bastante com o Indie Rock, lembrando também eventualmente o Radiohead. Em 2000 foi lançado o disco Voyage 34: The Complete Trip (junção de dois EP’s originalmente gravados em 1992 e 1993, ou seja, lembram bastante o Pink Floyd). Em 2000 também foi lançado um disco novo, Lightbulb Sun, que segue mais ou menos a linha do disco precedente (Stupid Dream), se bem que com mais peso. Depois disso, e talvez até influenciada pelo fato do líder e guitarrista da banda, Steven Wilson, haver se envolvido na produção dos discos do grupo Opeth, a sonoridade do Porcupine Tree também passou a incorporar alguns elementos de Prog Metal, conforme se pode perceber pelos dois últimos discos da banda, os também magníficos In Absentia, de 2002, e Deadwing, lançado neste ano de 2005 (ambos também disponíveis, a quem interessar possa, no formato DVD-A, com qualidade de áudio multicanal realmente magnífica, inclusive uma faixa do DVD-Audio In Absentia faz parte de um disco demo da famosa marca inglesa de caixas acústicas high-end B&W).

    Em 2001 foram lançados dois discos contendo outakes e raridades: Recordings e Metanoia, ambos também muito bons. Tem ainda uma compilação, em forma de cd duplo, lançada em 2002, sob o título Stars Die, contendo inclusive várias faixas inéditas, sendo portanto uma excelente opção para aqueles que queiram eventualmente explorar o maravilhoso mundo musical desta banda.

    Para quem aqui no grupo conhece a banda OPETH, o som dessa fase mais recente do Porcupine Tree é mais ou menos naquela linha, mas sem os vocais tipo death do Opeth (felizmente). Como já dito acima, o líder do Porcupine Tree, Steven Wilson, foi quem produziu alguns dos últimos discos do Opeth (Blackwater Park e Damnation com certeza), e o Mikael Akerfeldt do Opeth, por outro lado, também participa deste último disco do Porcupine Tree.

    E aqui segue o link para o site oficial da banda:

    http://www.porcupinetree.com

    Demétrio.

    adnz
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Valeu, quando eu vi o tópico do King Crimson eu tinha pensado: "Vou criar um tópico sobre Porcupine Tree que eu quero saber alguma coisa sobre essa banda." Pois bem, leu minha mente rapaz, valeu pelo post! :)

    adnz
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Vou ver se eu pego o The Sky Moves Sideways, :)

    Progger58
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: Progger58
    · votar


    Vou ver se eu pego o The Sky Moves Sideways


    Excelente escolha, Adnz. Este é o mais progressivo do Porcupine Tree, com faixas longas e climas space rock no melhor estilo Pink Floyd/Hawkwind.

    Caso você prefira algo com músicas mais curtas e um pouco mais de peso, eu indicaria o "In Absentia", que também é sensacional. E se preferir um com músicas mais curtas e sem tanto peso, acho que o "Stupid Dream" seria uma excelente escolha também.

    Saudações.

    Supertramp
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Excelente banda
    Umas das minhas preferidas, acho que atrás somente do Pink Floyd (esse é imbatível). Estou escutando agora o XMII (ao vivo numa radio)lançado recentecemte, e digo que ficou muito bom.
    Há algum tempo já tinha feito um tópico sobre a banda e uma análise do Deadwing.
    Aqui estão os links:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/82618/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/50038/

    Progger58
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    E aí, alguém mais aqui no forum já teve a oportunidade de checar o DVD lançado recentemente pelo Porcupine Tree, intitulado Arriving Somewhere...? Se não checou ainda procure fazê-lo o quanto antes, pois está realmente sensacional!!!

    Demétrio.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a PORCUPINE TREE