Nova tropicália? Criar um movimento musical novo?

Autor Mensagem
Jason
Veterano
# jul/05
· votar


Claudio Natureza
hueaeuhaeue

Durval Dellê
Veterano
# jul/05 · Editado por: Durval Dellê
· votar


na verdade quem fez misturar punk com beatles foi a banda Me First And The Gimme Gimmes....... na verdade eles transformaram tudo em punk rock :D

Ed_Vedder
Veterano
# jul/05
· votar


Jason
Claudio Natureza
Bico
Durval Dellê

Parabéns, ta muit legal o tópico. Bom vou dar uma desvirtuada leve na pauta :)

Tem o lance dos famosos Rótulos que muitas vezes ferra tudo não é verdade? Se a banda não tiver uma maturidade e confiança no próprio taco, é capaz de deixar essa paranóia de ter que fazer musica dentro de um estilo tomar conta.

Existe inegavelmente uma necessidade latente nas pessoas de rotularem tudo, e vejam que até para o que não tem explicação, os caras colocam tudo no saco "alternativo".

O tipo de som que eu faço por exemplo, que é de uma banda alternativa (olha o rótulo ai ) deixa sempre uma desconfiança nos ouvintes. Tem aquelela clássica pergunta: Que tipo de som voces tocam?

Ai o cara engasga, o que eu vou dizer? Se falar grunge, os caras vão imaginar cabeludos tocando Nirvana, Se eu falar Alternativ, vã imaginar um Radiohead da vida, Pop Rock, vão achar que é Creed, Nickelback...

Eu sempre respondo, "Ouça e classifique como bem entender", mas nunca é o suficiente, pelo menos para a maioria :)

maggie
Veterana
# jul/05
· votar



Vejo que a música brasileira não se renova desde a década de oitenta

E o Mangue Beat?

E o Cordel do Fogo Encantado?

Acho que tem movimentos e bandas boas, mas como já disseram, está restrito à cena regional.

Claudio Natureza
Veterano
# jul/05 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


maggie

pois é, os movimentos são regionais, e fica difícil ium guri de Poa se espelhar no Cordel por exemplo, pois é um estilo de música e letra que foge demais à realidade do cara, mas eu sinto uma necessidade de fazer uma fusão diferente.

vai ver que é porque eu não entendo porra nenhuma de teoria, e não sigo fórmula pra nada, é tudo no ouvido e na intuição, e as influências vão sendo recicladas até sair o som que minha banda faz.

de repente a gente cria um treco nosso, como muitos que ouvem nossa banda dizem por ai.

é o movimento toscobeat na área...hehehehh!

Claudio Natureza
Veterano
# jul/05 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


a verdade é que pontualmente pintam bandas que fazem fusões legais, na década de oitenta eu identifico os Paralamas, de quem nunca fui muito fâ na década de oitenta, mas que agora eu tenho admirado mais, pois identifico as tentativas do Hebert de usar o ska com o baião, o rock com a mpb, enfim, eu enxergo a criação espontânea dos caras, assim como descobri que o Egberto já fazia a fusão da mpb e do baião com o jazz desde a década de sessenta, mas sempre com trabalhos pontuais, isolados, mas nunca com a áurea de um movimento.

Ed_Vedder
Veterano
# jul/05
· votar


Claudio Natureza

Ja ouviu Tim Maia Racional?

Claudio Natureza
Veterano
# jul/05
· votar


Ed_Vedder

não, nunca ouvi, como é?

Ed_Vedder
Veterano
# jul/05
· votar


Claudio Natureza

cara, é o inicio da carreira do Tim, é black music pura, muito soul, legal demais... o nome do disco acho que é esse mesmo "tim maia racional" é bem dificil de conseguir... tem uma musica que eu acho dez acho que é "o caminho do bem"

Ed_Vedder
Veterano
# jul/05
· votar


Essas são as faixas...


1 Quer queira quer não queira
(Fábio - Tim Maia)

2 Paz interior
(Édson Trindade)

3 O caminho do bem
(Beto - Sergio - Paulo)

4 Energia racional
(Tim Maia)

5 Que legal
(Tim Maia)

6 Cultura racional
(Beto Cajueiro)

7 O dever de fazer propaganda deste conhecimento
(Robson Jorge)

8 Quiné Bissau, Moçambique e Angola racional
(Tim Maia)

9 Imunização racional (Que beleza)
(Tim Maia)

Bico
Veterano
# jul/05
· votar


Tem aquelela clássica pergunta: Que tipo de som voces tocam?

Ai o cara engasga, o que eu vou dizer?


Heah, comigo é mesma coisa. Se bem q é difícil falar pq estamos finalizando algumas músicas só agora.
Eu realmente não consigo classificar meu som (apesar de saber q não tem nada de exótico ou muito incomum nas músicas q estamos fazendo).


Mas eu realmente acho q não dá pra ficar especulando, tentando criar novas fórmulas, planejando... Cada caso é um caso e ainda acredito q idéias fluindo com naturalidade é q trazem os melhores resultados.


Por exemplo: eu tava falando q não curto misturas forçadas, coisas q resultam em sonoridade heterogênea demais e tal... Mas o Mr. Bungle é uma das minhas bandas preferidas! E é justamente o som sem pé nem cabeça q comentamos ser ruim. A identidade dos caras é a crise de identidade, aeha!
E eu adoro! =D

Por isso nem fico pensando demais nesses trecos pq começa dar uns nó na cabeça, começam a aparecer idéias contraditórias, etc... =P.

O negócio é simplismente fazer.

Ed_Vedder
Veterano
# jul/05
· votar


Bico

as vezes dá vontade de viver numa bolha :)

Bico
Veterano
# jul/05
· votar


Ed_Vedder
Seu pokémon! =P

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


Ed_Vedder

O tipo de som que eu faço por exemplo, que é de uma banda alternativa (olha o rótulo ai ) deixa sempre uma desconfiança nos ouvintes. Tem aquelela clássica pergunta: Que tipo de som voces tocam?

Isso é classico mesmo..... e além de sofrer com a rotulação eu sofro com o preconceito quando digo q minha banda toca reggae, q toco reggae.

Pq isso não quer dizer q sou maconheiro, q sou rastafari, q só sei fazer bases em A - Bm ou Am - G (tem muita musica de reggae assim :S), q só escuto reggae ou qualquer outra coisa do genero.
Por isso que é difícil classificar, não é por aí....

A mesma coisa é dizer de que quem tem banda de metal só anda de preto, tem pacto com o demo ou coisa parecida e q tb só escuta isso.

Maggie
E o Cordel do Fogo Encantado?
Já me falaram deles e eu ainda não os conheço, tem como me conseguir algum som deles em mp3?

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


e Claudio Natureza

A melhor coisa é não termos regras......... q nem alguem pergunta "como eu faço pra fazer uma musica" eu digo "sei la, qd der na telha vc faz ueh, agora como eh vc q tem q saber"

Não devemos ter regras na música, apenas harmonia e bom gosto.

John Elf
Veterano
# jul/05
· votar


Claudio Natureza
Ouça o album Holy Land do Angra, principalmente as músicas Holy Land, Carolina IV e Make Believe... Esse album inteiro tem influências brasileiras, acho q vc vai gostar. Tem tbém a música Never Understand do album Angels Cry e Hunters And Pray/Caça e Caçador da nova formação...
Do Sepultura tem o jah citado Roots, mais voltado para a cultura Indígena, como já foi citado.

bulldog
Veterano
# jul/05
· votar


viva os Mamonas! a última novidade na nossa praia.
Putz... sem comentários...

MacCa
Veterano
# jul/05
· votar


Jason

Pois é, mas eu estava falando de um movimento cultural mesmo, não de um ritmo, e sim algo extra-musical. Não é valorizado porque não vem "das europa" (não que lá eles tenha pouca cultura, muito pelo contrário, a Europa é uma das regiões nas quais mais pode se aprender, principalmente em termos de música, digo folclore mesmo). Não tenho tantas influências brasileiras quanto a Natureza nas minhas músicas, execeto quando eu quero dar um suíngue "hot" no negócio. Mas adoro os ritmos daqui, muito ricos, prova de que os negros são os reis do suíngue (veja só, os caras criaram o jazz, os nossos ritmos provêm deles também, pelo menos os mais "puros", como o samba). Sem essa influência que não apenas nós, mas os americanos tiveram, talvez as músicas tivessem andamentos certinhos e igualmente divididos, tendo menos possibilidades de se dar empolgação quando necessário.

MacCa
Veterano
# jul/05
· votar


Ed_Vedder

Ouvi esse disco, altas mensagens nem um pouco subliminares sobre a seita da qual ele fazia parte (era racionais memso?) e o livro "universo em desencanto, hehe... álum estranho, mas o mais "puro" do Tim. A voz dele experimenta o seu ápice, e não tem ladainha, repare como as músicas são super coesas, só segurando o andamento, dando uma base firme pro Tim improvisar... nada de viradas ou solos.

Thombjork
Veterano
# jul/05
· votar


Claudio Natureza

Olá Cláudio, não venho até aqui nesse fórum há um certo tempo mas, acreito eu que bandas como Angra não tem muito a contribuir com um "estilo" da música brasileira... são bons no que fazem mas não tocam música brasileira, nem mesmo cantam em português. disse isso para jogar o argumento em terra de muitas pessoas aqui que defendem essas bandas como música brasileira. eles tocam metal e metal não é um ritmo brasileiro, não é nada além de metal.

Outrora eu tava lendo uma resenha sobre o Los Hermanos (uma das bandas que eu acho mais inventivas de todo o Brasil) e concordo com o que o critico dizia ser o "segredo" da banda. Usou uma comparação com o momento em que muitas bandas de garagem buscam atualmente, em ser "alternativas", tudo isso puxado por um fator em comum: Radiohead.
Se o Radiohead mal sabe o seu rumo (Eu não concordo com isso...), então o que seguidores confusos irão fazer? imitar uma confusão que muitos acham ainda que se trata de um cadáver que não sabe que morreu chamado Rock? bem... diante disso tudo eu apenas digo uma coisa; O Brasil é um pais de mais de 8 milhões de quilômetros quadrados e não precisamos requerir músicos de Londres para fazer algo diferente e criativo, ainda por cima, nosso.

timeisonmyside
Veterano
# jul/05
· votar


Claudio Natureza
cara concordo contigo, é preciso de fazer um novo movimento musical, um que sai da inlecutualidade facil das marias ritas da vida mas não caia na idiotice completa dos funks e da ideologia pobre dos punks...
em relação a matéria, penso que o muitas coisas do metal e do rock progressivo, somadas a nossa grande poesia e literatura dariam algo muito bom...
e triste ver que pouquissimos caras no Brasil, mesmo sabendo que nós temos gente como Oswald de ANdrade, Carlos Drummond, Clarice, Rosa, Machado de Assis não fizeram uma junção, ou melhor trouxeram este acervo enorme de referencias e idéias para a musica e para o rock..

John Elf
Veterano
# jul/05
· votar


Thombjork
Vc quis jogar meu argumento por terra? Parabéns, NÃO conseguiu. Pro seu governo o Angra faz exatamente isso q o Natureza propôs no CD Holy Land: Mistura Música Brasileira com Metal e letras poéticas, soh q essas letras são em Inglês. Vc acha q Angra não toca Música Brasileira. Ouve o CD Holy Land e depois vem aki retirar oq disse.

John Elf
Veterano
# jul/05
· votar


um cadáver que não sabe que morreu chamado Rock?
Por essas e outras q não dou ouvidos a críticos.

Principe Abutre
Veterano
# jul/05
· votar


eu acho q seria massa uma junção do melhor do black metal com o funk carioca

temos a banda UDR, grande representante dessa tendencia, q eu escuto todo dia

http://www.tramavirtual.com.br/u.d.r.

autora de grandes sucessos como Bonde da Orgia dos Travecos, Dança do Pentagrama Invertido, entre outros

John Elf
Veterano
# jul/05
· votar


Principe Abutre
Kra, esse tópico tah indo bem. Deixa ele continuar assim...

conte
Veterano
# jul/05
· votar


po gostei da proposta, inovar o som brasileiro e sair um pouco da mesmice
mto legal a ideia

maggie
Veterana
# jul/05
· votar


Crianças... tsc tsc

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


Aí galera que ajudou a fazer isso, parabéns.... conseguiram foder o tópico...

Tudo virou uma discussão do que vcs gostam ou não...... primeiro que para criar uma mistura, um novo som vc já tem que partir do principio eclético, de escutar varios estílos, não pode ligar só para os seus gostos, e sim para aquilo que é bem feito, seja no estílo que for.....

É muito fácil falar um monte de banda q se curte, criticar um monte q acha uma bosta (q as vezes é uma bosta só pra vc).
Mas e aí..... qual a sua ideia "inteligentão" para se mudar o cenário???

Cadê a atitude????

Será que dá pra criar um tópico e coordenadar em pode participar ou não?? seria uma maravilha, tipo as comunidades do Orkut.

maggie
Veterana
# jul/05
· votar


Durval Dellê
Não dá pra deixar só pra determinadas pessoas postarem, infelizmente temos que agüentar essa PIRRALHADA dizendo besteira.

É uma pena.


Vou tentar apagar os comments inúteis.

Ed_Vedder
Veterano
# jul/05
· votar


Durval Dellê

e ai... gostou de Porto Alegre?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nova tropicália? Criar um movimento musical novo?