Sobre a discografia do Dream Theater

    Autor Mensagem
    Jaum_Paulo
    Veterano
    # jul/05


    Sendo o Dream Theater uma banda que inova a cada cd, achei que seria interessante se o pessoal colocasse aqui sua impressão sobre cada cd...

    vou começar:

    When Dream And Day Unite:
    Primeiro cd da banda, gravado em 89 ainda sem o LaBrie, por isso possui sonoridade única, as linhas de guitarra tão bem legais e o cd tá bem prog... me lembra as vezes o Rush... só não me agrada alguns arranjos de teclado pelo timbre... mas é um bom cd para se ouvir. As que eu mais gosto são "The Ytse Jam" e "The Killing Hand".

    Images And Words
    O cd que pos eles no mapa... já com o LaBrie, possui músicas excepcionais como "Pull me under", "Metropolis pt I" e a arrasadora "Take the time", os teclados tão melhores nesse, mas o que me impressiona é o Portnoy e como sempre o Petrucci nesse cd, um dos qu eu mais gosto.

    Awake
    Cd que começa pesado e termina calmo e triste... gosto de ouvir ele a partir da faixa 4... dentre as calmas e as pesadas desse cd eu fico com as calmas... mas tem o instrumental "Erotomania" que é bom e não pode ser considerado "calmo" hehe

    A Change of Seasons
    Apesar da faixa título do cd ser uma das melhores músicas dele, não gostei dessa mistura que fizeram de Studio com Ao vivo... as outras músicas (covers se eu não em engano) que acompanham "A change of seasons" são legaizinhas...

    Falling into Infinity
    Tae um dos meus favoritos, acho que fica em terceira posição pra mim entre os que gosto mais! Muitos consideram ele meio "pop", mas eu não penso assim e adoro as linhas instrumentais desse cd, gosto de todas as músicas, acho todas excelentes, mas dou destaque para "Lines in the sand" e "Trial of tears". O cd soa bastante "agradável" e carregado de sentimento.

    Scenes From A Memory
    Ta ae "O cd"! É sem dúvida o que eu mais gosto da banda, com um instrumental perfeito e as uma estória incrível nas letras, não tenho como destacar uma ou duas apenas, o cd é excelente! Soa bem progressivo, mas na medida certa, com altas quebradas de ritmos e instrumentais alucinantes.

    Six Degrees Of Inner Turbulence
    Segue a linha do anterior, só que um pouco mais pesado talvez. O segundo que eu mais gosto. Nesse eu dou destaque para a música "Blind Faith" que é sem dúvida uma das que eu mais ouço.

    Train Of Thought
    O cd mais pesado da banda...
    Achei bom, mas nem tanto, talvez regular, possui alguns efeitos que não me agradaram...
    Mas dou destaque para "In the name of god" e "This dying soul".

    Octavarium
    Esse não é dos meus favoritos, sinto falta de solos de guitarra, achei os teclados e as firulas do Rudess exageradas... mas dou destaque para "Sacrified sons".

    Tae, mais pra quem quer conhecer a banda do que qualquer coisa, se puderem comentar sobre dois ou tres cds deles já tá bão. Acho que seria interessante ver o ponto de vista de vocês...

    dtplayer
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    faço questao de comentar sobre esse topico!!!

    When Dream And Day Unite
    conheco mto pouco esse cd, mas com certeza as faixa "The Ytse Jam" e "A fortune in Lies" marca a "fodesa" do DT.

    Images And Words
    Marca a entrada do labrie, na qual eu gosto mto (canta bem pacas apesar de sua voz talves nao tao privilegiada)..........com certeza aí estao as musicas mais famosas e fodas do DT (apesar de nao ser as q eu ouco mais)

    Awake
    Esse cd eh foda d+.......nao tem como dizer qual faixa é melhor, afinal todas as musicas do DT sao exelentes........nesse cd nao tem como destacar nenhuma musica, todas sao otimas, assim como no I&W

    A change of seasons
    tas a minha musica favorita, mas o cd num todo é apenas bom.........as musicas desse cd eu particularmnte nunca ouvi......mas a musica "a change of seasons" eh sensacional......

    Falling into Infinity
    nao conheco interiro, mas a new milleniun, hollow years e hells kitchen fusilaram de boas.......um destaque tb pra anna lee!

    Scenes From A Memory
    enjoei de tanto ouvir, esse cd eh simplismente demais........baxei o show e babei.....ateh hoje me arrepio na hora q a negona chega pra canta a musica "the spirit carries on" sem contar a historia q envolv o cd q eh demais.......nota 1000

    Six Degrees Of Inner Turbulence

    conheco algumas musicas, e acho simplismente demais.......as q eu ouco, mto boas, destacando "the glass prision", "war inside my head" e "the test stuped them all" q sao otimas, baixi o cd todo pra comecar a ouvi-lo

    Train Of Though

    mto criticado por causa das fritacoes do petrucci, mas gosto de todas as musicas, nao tiraria nenhuma, destacando claro as musicas "Stream Of Consciousness" e "this dying soul"......achei o cd demais assim como todos os outros

    Octavarium
    Meu preferido no momento........as musicas sao mto boas, e apsar do petrucci nao estar muito presente, eu acho q foi bom, balanceou bem........o ToT com mtos solos rapidos e duelos demoniacos.....e o octavarium presando mais as bases, q apesar de condenadas por muitos, eu achei foda d+............antes de um bom solo, precisa se ter uma boa base, e as bases do Octavarium taum demais

    numa conclusao geral eu curto mais o scens from a memory, pq ele foi o auge dos auges, a perfeicao msmo..........mas todos os cds sao mto bons, eu nao tenho como definir o melhor pq ouco todos e gosto igualmente de todos........mas o scenes from a memory tem um gosto especial por causa do show em new york q com certeza foi o melhor de todos!

    pitteri
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Nao conheço tanto os cds do DT para dar uma opinao concreta...mas o Images and Words é um dos meus favoritos, sem exageros.

    adnz
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Faço questão também de comentar:

    When Dream and Day Unite:
    Gravado em 89, com o vocal sendo o Charlie Dominici, que era mais velho que todos da banda, que logo depois saiu dela, por que os outros não achavam que a voz dele entrava na proposta do progressivo Dream Theater. Mas enfim, esse álbum tem umas idéias boas, apesar da qualidade não ajudar tem umas faixas ótimas, como The Ytse Jam, Afterlife, The Ones Who Help to Set the Sun e The Killing Hand.

    Images and Words:
    Gravado em 92, já com o LaBrie, pra mim um dos melhores, é o mais 'bonitinho' dos álbuns, melodioso, complexo, progressivo, tudo isso sem perder o seu 'charme'. Pra mim todas faixas são ótimas, sinceramente nesse álbum eles se superaram, talvez nunca façam algo parecido de novo.

    Awake:
    Gravado em 94, sendo o último álbum do mais progressivo membro da banda, o tecladista Kevin Moore esse álbum é progressivo ao extremo. Letras ótimas, principalmente Space-Dye Vest e Scarred. Nesse álbum o tecladista usou umas linhas melódicas muito boas com os strings que dão um ar muito amigável ao álbum em algumas músicas. Pra mim as melhores faixas são Space-Dye Vest, a música calmamente profunda com uma letra igualmente foda; 6:00, essa abre o álbum muito bem; Scarred e Voices, as melhores do álbuns, com um feeling emocionante por parte de todos os membros e com letras impressionantes.

    A Change of Seasons:
    Só vou comentar a faixa-título, o resto não vejo necessidade.
    A maior obra prima do Dream Theater ao meu ver, indiscutível.
    Aqui o tecladista novo é o Derek Sherinian.

    Falling Into Infinity:
    Ouvi pouquíssimo esse álbum, mas pelo que eu ouvi gostei. Tem umas faixas legais, como o Jaum_Paulo disse, é carregado de sentimento, e, o novo tecladista traz alguma coisa nova no álbum. Todas músicas são igualmente boas, só as letras que me desapontaram nesse álbum.

    Scenes From a Memory:
    Esse aqui seria a continuação de Metrópolis, la do Images and Words, já com o atual Jordan Rudess, Dream Theater entra em um novo tipo de música digamos. Sem sair da proposta inicial, traz com esse álbum uma idéia interessante e músicas bonitas e que esbanjam técnica. Destaque para Fatal Tradegy; Home, que indiscutívelmente também é outra obra prima do Dream Theater; The Spirit Carries On, baladinha massa e Finally Free, que tem todo um feeling bonito. :)

    Six Degrees of Inner Turbulence:
    Falando sobre alcoolismo, o álbum trás algo bacana, como a pesadíssima The Glass Prison, talvez a perfeição de Blind Faith, About to Crash, Solitary Shell, The Test That Stumped Them All, enfim, esse álbum por serem 2 cds trás muitas músicas boas e com um conceito interessante sobre as coisas, talvez o álbum que eu mais me identifique.

    Train of Thought:
    Esse aqui causou polêmica, por causa do peso, não vou comentar muito porque eu não gosto tanto desse álbum mais, mas é uma boa opção pra quem gosta de músicas mais pesadas.

    Octavarium:
    O novíssimo álbum, que ao meu ver é dividido pelas 4 primeiras músicas, e as 4 últimas. Tem a faixa-título com seus longos minutos. Não vou comentar muito sobre ele porque recém saiu, hehe.


    Mas é isso.

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Images and Words:
    é o mais 'bonitinho' dos álbuns, melodioso, complexo, progressivo, tudo isso sem perder o seu 'charme'.

    isso ae, fiquei tentando achar um jeito de descrever a imagem que eu tinha desse album e não conseguia... mas é bem isso que o adnz disse

    adnz
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Jaum_Paulo
    /o\

    Bico
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Jaum_Paulo
    Áh, malandrim.. HAeha!

    Vou ler, mas daqui a pouco. Tô olhando uns outros trecos aqui no pc!

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    ae seus doido, up nesse negocio, quero ve qual a imagem que o pessoal tem dos cds... não precisa ser de todos, façam dos que voces tem ae

    edutoejam
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    bom, vou falar do octavarium

    é um bom cd, mas senti falta da virtuosidade que é uma característica forte na banda, principalmente por parte da bateria do Portnoy e da guitarra do Petruti.

    A masterização e o tratamento que deram no som fez com que a bateria pareça mais contida. Mas mesmo assim o Portnoy da um show, como sempre hehehe . O Rudess usa bastantes tembres vintages dos anos 80, eu até gostei dessa opção, só nao gostei de como ele os usou, pois muitas vezes é usado pra fazer riffs que parece que foram jogados na musica só pra enfeitar. O myung teve seus momentos de fama nesse cd, pra quem reclamava que ele era apeans um coadjuvante vai ficar feliz em escutar esse cd.


    agora um pouco da faixa principal:

    começa com um clima muito pinkfloydiano, com uns pads do teclado e solos com aquele clima do Guilmor, apesar de achar muito bonito achei que enrrolaram muito nessa introdução, depois o clima vai esquentando e no final fizeram um trabalho muito bom agregando musica classica de primeira.

    bom essas foram as impressoes finais pois o cd acabou de sair, entao quanto mais eu escutar ele talvez minha opiniao sobre o que eu disse aqui pode mudar, pois como todos os outros cds, esse também é muito rico em detalhes.

    edutoejam
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    e esqueci de comentar tambem que esse CD ta muito variado. Os outros albuns tem suas características que sao similares em todas as musicas como o Fallin into Infinity que soa mais pop, o Train of Thought que é muito denso e pesado... O Octavarium não, tem de tudo: balada pop, musicas com influencias do metal moderno, umas mais pesadas e progressivos de 20 minutos rss

    abraços

    Bico
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Porra... HAeh
    Pra quem não conhece um cd inteiro, qual é o melhor pra começar?
    Vou baixar um pra escutar direito.

    Tô pensando em baixar esse Scenes From A Memory...

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Bico
    ou esse ou o "Falling into Infinity"
    eu acho

    adnz
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Jaum_Paulo
    eu discordo, heheh
    acho que o images and words ou awake são os melhores, se ele quer conhecer a banda ter uma impressao boa primeiro é bom, talvez o images and words :o
    o fallin é muito, muito, sei lá, diferente dos outros

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    é que eu gosto desse cd hehe

    adnz
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    :P

    Bico
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Eu até poderia deixar baixando dois ou três discos, mas meu hd tá com pouco espaço.
    E o negócio é q eu curto mais progressivo do q metal...

    Agora falem um aí, pra decidir logo. =)

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    então meu voto vai pra scenes from a memory hehe

    Bico
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Jaum_Paulo
    Blz, aehea!

    Vou sair daqui a pouco. Mais tarde coloco pra baixar.

    Xifópagos_Brothers
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    esse ultimo ta com menos guitarra :(

    Ricardo Maiden
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    ñ conheço muito, mas tenho o images and words e o Falling Into Infinity, so mais o images!!!!!

    Jotta
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Eu prefiro todos, essa banda é uma das melhores do mundo, a melhor de progressive metal.

    Duilio
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    When Dream and Day Unite

    O primeiro e grande CD do Dream Theater, possui ótimas músicas como The Yste Jam, A Fortune In Lies, The Killing Hand, Only A Matter of Time. A única coisa que não me agrada muito é o vocal de Dominici.

    Nota:7/10

    Images and Words

    O grande e mais elogiado CD deles, possui músicas fantasticas e inacreditaveis como Metropolis pt 1, Learning To Live, Pull Me Under, Take The Time. O CD inteiro é muito bom, e considero como o melhor CD deles da fase com Kevin Moore, e também umas das melhores da carreira do DT. Além que a entrada de James Labrie, faz a diferença, e as músicas ganham muito mais emoção.

    Nota: 10/10

    Awake:

    O primeiro CD mais pesado da banda, ainda mantem a ótima qualidade do Images and Words, com ótimas músicas como Erotomoania, Voices, The Silent Man, Lie, Caught In A Web, 6:00, e a bonita e nunca tocada ao vivo, Space Dye-Vest. Último CD com o tecladista Kevin Moore.

    Nota: 9,5/10

    A Change of Seasons

    Vale falar que esse CD foi feito APENAS para gravar A Change of Seasons completa. Pois as outras músicas foram colocadas apenas para tapar buraco. Por isso nem vou dar nota para o CD, mesmo que A Change of Seasons seja uma das minhas músicas preferidas deles. E corrigindo alguns erros, A Change of Seasons foi feita com Kevin Moore.

    Falling Into Infinity

    Aqui está o primeiro CD que causou mais polêmica na banda. Com saída de Kevin Moore e a entrada de Derek Sherinian que duraria apenas esse CD, a banda lança um disco mais POP que os primeiros CDs. Mas isso de forma alguma queira dizer que o CD é ruim. Recheada de ótimas músicas como Trial of Tears, Line In The Sand, uma das minhas preferidas instrumentais Hells Kitchen, Peruvian Skies, uma boa baladinha como Hollow Years. Um ótimo disco.

    Nota: 8/10

    Scenes From A Memory

    E aqui o grande disco do grupo, aquele que separa tudo. A fase antes e depois de Jordan Rudess. O novo tecladista mostra-se muito criativo e mais virtuoso que os outros dois anteriores, o que acabará influenciando a composição do grupo nos próximos CDs. Voltando ao SFAM, conta a história de Nicolas, que procura as respostas da morte de uma mulher chamada Victoria, supostamente sua encarnação no passado. Possui grandes músicas, desde do ótimo começo com Overture 1928, Strange Dejavu, passagens mais pesadas como Fatal Tragedy, a ótima Beyond This Life, passagens bonitas como One Last Time, The Spirits Carries On, a ótima instrumental The Dance of Eternity, e a música final Finaly Free. Um dos melhores CD do DT.

    Nota: 10/10

    Six Degrees of Inner Turbelence

    Depois do SFAM, o DT lança esse íncrivel CD, mostrando a mudança do DT depois da entrada de Rudess, começa com The Glass Prison e já mostra a cara mais pesada da banda, assim como o primeiro CD, com Blind Faith, The Greate Debate, e etc. Já no segundo CD, mostra o lado progressivo da banda e todo seu talento na enorme faixa músical Six Degrees of Inner Turbelence, divida em 8 partes, essa música inteira, é uma obra-prima, show de feeling de composição de todos intregantes da banda, começando pela grandiosa Overture, passando pela bela About To Crash, depois para as mais agitadas e pesadas War Inside My Head e The Test That Stumped Them All, a mais calma Goodnight Kiss, a balada linda Solitary Shell, de volta com uma bela e muito composicionada About to Crash - Reprise e acaba na arrebentadora Grand Finale- Losing Time. Outro CD que prova que a criatividade do DT é infinita.

    Nota: 10/10

    Train of Thought

    O CD mais pesado e mais polêmico da carreira do DT, abre com As I Am, seguida por This Dying Soul. Já aqui podemos ver a utilização de alguns elementos eletrônicos, tornando estranha sua primeira impressão, mas nada que prejudique esse ótimo CD em sua proposta de ser pesado. Possui a ótima Endless Sacrifice, In The Name of God, e outra (de novo) ótima instrumental, Stream of Consciousness. Os pontos fracos do CD é a total "fritalização" da Guitarra e Teclado, apesar de mostrar alguns índicios no Six Degrees, aqui é usada de forma exagerada, onde tudo é motivo pra solo de guitarra e teclado, e todas feitas numa velocidade absurda, quase sem nenhuma preucupação para compor belos solos. Mas no final se mostra ser mais um ótimo CD do DT.

    Nota:8,5/10

    Octavarium

    O último CD lançado até agora pelo DT, mostra-se a uma mistura de músicas, lembrando o Images and Words. Começando pelo ótimo The Root of All Evil, pelas baladas The Answer Lies Within e I Walk Beside You, a mais pesada Panick Attack, a calma que termina de forma grandiosa Sacrificed Sons e a faixa-título. Octavarium é por enquanto a música mais longa (sem considerar Six Degrees Of Inner Turbelence como um todo) já feita pelo DT com duração de 24 minutos, começando por um teclado viajante, passando por um belo violão, uma bela melodia, e aumentando até seu fim épico e grandioso, acompanhado por violinos e um feeling inacreditavel de Petrucci na guitarra. Apesar de possuir seus altos e poucos baixos, Octavarium é mais outro ótimo CD dessa banda que marcou a história não só do Metal Progessivo, ou do Rock, como da Música em si.

    Nota: 8/10

    cadastro1
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    A Change of Seasons
    Apesar da faixa título do cd ser uma das melhores músicas dele, não gostei dessa mistura que fizeram de Studio com Ao vivo... as outras músicas (covers se eu não em engano) que acompanham "A change of seasons" são legaizinhas...

    Putz sem palavras esse cd é Ótimo!!!!! \o/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre a discografia do Dream Theater