Egberto Gismonti, um grande músico!

    Autor Mensagem
    Claudio Natureza
    Veterano
    # jun/05


    Esse cara é muito bom, mas nunca vi ele na televisão aberta ou tocando nas grandes rádios, porque será que o mundo inteiro conhece e reverencia esse grande músico e aqui ninguém dá bola?

    vai ai um pouco da história do mestre.

    Nasceu em uma família de músicos em Carmo, pequena cidade do interior do estado do Rio, filho de pai libanês e mãe italiana. Desde cedo freqüentou o Conservatório, estudando piano. Se interessou pela pesquisa da música popular e folclórica brasileira, chegando a passar uma temporada vivendo com os índios no Xingu. Em 1968 participou do Festival da TV Globo com a música "O Sonho", defendida por Os Três Moraes. No V Festival Internacional da Canção, em 1970, concorreu com "Mercador de Serpentes". No final da década de 60 foi para a Europa, onde teve aulas de piano com a renomada professora Nadia Boulanger. Fez shows na Europa e lançou, no Brasil, em 1969 o primeiro LP, "Egberto Gismonti". No início dos anos 70 alternou entre o Brasil e a Europa, gravando discos lá e cá. Do disco "Egberto Gismonti", de 1973, destacaram-se algumas faixas, em parceria com Geraldo Carneiro: "Tango", "Encontro no Bar" e "Luzes da Ribalta". Por influência do choro, passou a se interessar pelos diferentes tipos de violão e instrumentos de corda, e começou a aprender o instrumento, passando depois para o violão de 8 cordas, por volta de 1973. Por essa época começou também a estudar diferentes instrumentos, principalmente flautas e kalimbas. Foi um dos primeiros músicos brasileiros a dominar sintetizadores. Depois concentrou sua carreira no exterior, gravando discos premiados com o percussionista brasileiro também radicado fora do Brasil Naná Vasconcelos ("Dança das Cabeças", de 1976), e com outros instrumentistas, como Charlie Haden e Jan Garbarek. Gravou 15 discos entre 1977 e 1993 para o selo norueguês ECM, dez dos quais lançados no Brasil pela BMG em 1995. Através de seu selo Carmo, recomprou seu repertório inicial, e é um dos raros compositores brasileiros donos de seu próprio acervo. Recentemente sua obra passou a ser gravada maciçamente por outros instrumentistas. Algumas peças do disco "Alma", de 1987, tornaram-se hits, como "Palhaço" e "Loro".

    Claudio Natureza
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    pô, ninguém conhece esse puta músico?

    Claudio Natureza
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    não acredito que num forum de música brasileiro ninguém conheça o cara.

    Claudio Natureza
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Reverendo Urubu Rei

    velho, ouve esse cara, com toda atenção e sem nenhum preconceito.

    é chapante, muito som, o cara é louco e não segue padrão nenhum, é cada escala absurda, muita doideira mesmo.

    um abç.

    Claudio Natureza
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    essa página traz uns trechinhos do som dele.

    http://www.cliquemusic.com.br/artistas/egberto-gismonti.asp

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    tenho um cd que achei por 3,99 no supermercado, tem a musica palhaço (deve ser a mais popular dele por aqui) tb tenho alguns LPs (tem um que é sobre as bachianas do villa-lobos

    já vi esse cara muito tempo atras na tv cultura, numa epoca que ele estava muito tecladista tocando trenzinho do caipira, na raça sem sequencer, o teclado "suava" pra fazer tudo aquilo,
    é legal tb o violão de 10 cordas que ele inventou, tem violonista que não consegue tocar naquilo

    Progger58
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Tenho apenas três discos do Egberto gismonti, dos quais gosto bastante: "Academia de Danças", "Carmo" e "Trem Caipira". Desses três, eu diria que Academia de Danças é o meu predileto e vou procurar outros títulos nessa linha mais sinfônica.

    Claudio, você que é um expert na obra do Gismonti, quais outros títulos seguem mais ou menos a mesma linha do Academia de Danças?

    pierrex
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    dentre outros, gosto de corações futuristas (1976), música brasileira com sintetizadores setentistas.

    Dogs2
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    acho legalzinho, mas não me interesso

    Progger58
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Dogs2
    acho legalzinho, mas não me interesso

    "Legalzinho"??!! Você deve pensar o mesmo de Tom Jobim, Edu Lobo, Chico Buarque............

    Dogs2
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Progger58
    Não, mas se eu pensasse?

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    "Legalzinho"??!! Você deve pensar o mesmo de Tom Jobim, Edu Lobo, Chico Buarque............

    não generaliza

    não é nem comigo, mas é que eu tenho a mesma opinião sobre edu lobo, enquanto gosto muito do tom e chico

    LukePaiva
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Escutem "Palhaço".

    maggie
    Veterana
    # mar/07
    · votar


    Grande músico.
    Não tenho muito a acrescentar, o Cláudio disse tudo (e faz tempo!). Ouçam.
    :)

    Progger58
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Progger58
    · votar


    É que eu não acho justo chamar o trabalho de compositores consagrados apenas de "legalzinho". Se eu não gosto de um artista consagrado como, por exemplo, o João Gilberto, eu posso até dizer que não faz meu gênero, mas desmerecer o trabalho dele isso eu não faço jamais.

    Para mim "legalzinho" só se aplica a grupos/artistas cujo trabalho não é lá essas coisas realmente.

    Dogs2
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Progger58
    Se eu não gosto de um artista consagrado como, por exemplo, o João Gilberto, eu posso até dizer que não faz meu gênero, mas desmerecer o trabalho dele isso eu não faço jamais.

    Eu desmereci? Não falei que é ruim, falei que acho legalzinho.
    Deixem de paranóia

    Curly
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Curly
    · votar


    Progger58

    Claudio, você que é um expert na obra do Gismonti, quais outros títulos seguem mais ou menos a mesma linha do Academia de Danças?


    sugiro que vc escute "Dança das Cabeças". Foi a coisa mais espantosa que eu já ouvi na minha vida ! Apenas dois músicos, Egberto e Naná Vasconcelos, a mágica acontece em cada minuto da gravação, Egberto Gismonti é maior músico do mundo, quem poderia se comparar a ele ?

    ophius
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    O cara eh foda mesmo!!!

    A palavra "Gênio" vem sendo usada de forma quase que vulgar nos tempos atuais.
    Não sei se ele é um gênio, mas....que toca pra cacete, ahh..isso sem sombra de duvida.

    Casper
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Eu sempre achei que o Egberto Gismonti
    é o melhor músico Brasileiro. Eu só usaria
    a palavra "genio" para ele e para o Hermeto
    Pascoal, se fosse perguntado a respeito de
    músicos Brasileiros.

    Em uma entrevista dada no programa Recorte Cultural,
    para o entrevistador Michel Melamed, o Egberto Gismonti explicou
    seu método de gravação, sempre direto em duas
    pistas, sem nenhuma firula, sem editar nada
    posteriormente, a não ser a masterização.

    Ele disse que uma pessoa um dia comentou:

    - Mas ouça, essa gravaçãotem 17 erros e tal...

    E ele disse:

    - Tem 17 erros mas tem 450 acertos!

    Casper
    Veterano
    # set/15
    · votar




    pianoid
    Veterano
    # set/15
    · votar


    esse Dança das Cabeças é tipo um frevo psicodélico

    é o tipo de instrumentista brasileiro danado de bom e cheio de bons momentos. Pena que a música é marromenos

    Filippo14
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Muito bom músico e pouco valorizado, uma pena

    mvrasseli
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Dizer que o Egberto Gismonti é pouco valorizado acho que é um pouco de falta de informação. O cara não é tocado nos meios de massa, e nunca vai ser devido ao seu estilo musical, mas no meio que a música dele circula ele é muito reconhecido e as obras dele são bastante executadas tanto por músicos brasileiros quanto estrangeiros.

    Calime
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Egberto é gênio, não existe outra definição pra ele. Sobre a questão do quão ele é reconhecido, isso é um debate mto vasto, e que cabe o nome de inúmeros músicos do Br além dele.

    Casper
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Tive a oportunidade de assistir ao vivo em praça pública,
    show aberto, relatei o impacto aqui:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/158934/

    Eu estava atrás do piano, uns 4 metros. Foi a experiência
    musical mais impactante da minha vida, sem dúvida.

    O que ficou na memória:


    1) Uma pianista se apresentou antes dele.
    Depois que a pianista tocou, antes de ele entrar, ele deu
    instruções ao afinador do piano (que já havia afinado)
    para acertar 2 ou 3 notas específicas. Foi mais ou menos
    assim: - Fulano, por favor acerte o Dó da oitava tal, o Sol sustenido
    da tal e o Sí da tal oitava. Todas notas estava longe uma da outra.

    2) Ele deve ser humano mais calmo que eu ja vi. Ele
    já disse em entrevista que não importa se vai tocar
    sozinho ou para 20 mil pessoas, ele é sempre o mesmo.
    E é verdade.

    3) A extrema educação que teve com o público presente.
    A regra é que todo gênio é arrogante, ele é o contrário.

    4) Entre algumas músicas (que foi na praça Dom José
    Gaspar, centro de São Paulo) ele parava e convidava o
    público para ficar em silêncio e ouvir o som da cidade.

    5) Ele toca impecavelmente. É de uma perfeição irritante.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Egberto Gismonti, um grande músico!