nacionalismo....oq vcs acham de bandas q cantam em inglês???

Autor Mensagem
falling_angel
Veterano
# abr/05


Hoje em dia a maioria das pessoas q curtem metal gostam mto mais de bandas estrangeiras , principalmente as q cantam em ingles( sei q naum temos culpa de no nosso país quase naum ter bandas q se destaquem) e a maioria das bandas q sao formadas também cantam em inglês...vcs acham isso certo ou mta falta de nacionalismo???
Pois como um amigo meu disse '' o inglês se tornou um instrumento musical''...
será q só por curtimos musicas em um idioma q naum eh o nosso estamos ofendendo nosso país??
postem o q acham disso ae

yield
Veterano
# abr/05 · Editado por: yield
· votar


editado

flavinha190
Veterano
# abr/05
· votar


falling_angel
naum tem relação nenhuma , vc pode ser tão patriota quanto alg q curta só músicas cantadas em português, isso vai depender das suas atitudes

Space Ace
Veterano
# abr/05
· votar


falling_angel

cara,isso depende do fator que vc analisar, por exemplo, do ponto de vista economico,as chances de uma banda que canta em ingles fazer sucesso no mundo sao 99,9% maiores, do ponto de vista musical, determinados estilos musicais nao soam bem cantados em determinada lingua, como o metal cantado em portugues (tente imaginar um samba cantado em russo),e do ponto de vista patriotico,a pessoa nao tem de cantar em portugues so porque nasceu no brasil, vc tem q gostar de um lugar só porque nasceu nele?

bulldog
Veterano
# abr/05
· votar


Não acho que quem prefere ouvir músicas em Inglês seja um anti-nacionalista. Eu particularmente gosto mais de bandas Inglesas que bandas brasileiras. Por coincidência ou estilos de banda mesmo.

Mas acho que brasileiro que canta em Inglês é que é tonto.
Primeiro porque eu sou razoavelmente bom em Inglês e vejo letras escritas em Inglês por brasileiros que são terríveis! De conteúdo e de gramática. O Inglês já é uma língua pobre. Escrita por quem não tem domínio da lingua fica pior ainda. Além do sotaque que SEMPRE um brasileiro terá. Assim como um gringo SEMPRE cantará com sotaque, em português.

Mas cada um na sua, né?

Fellipe Quirino
Veterano
# abr/05
· votar


é o seguinte.....penso da seguinte forma....vc citou o Metal.....estilo criado originalmente entre EUA e Inglaterra.....feito para se cantar em ingles...certo....se um dia vc tentar fazer um metal em portugues não vai soar legal saca...tipo estilos como Hard Core.. POP/ROCk já soam melhor em portugues mais Heavy Metal já não fica legal...imagina samba em Ingles..ou Forro em Ingles .. iria soar uma merda tb.. saca....já coisas do tipo Bosa Nova até da para engolir em Ingles... e assim por diante... acho que é isso... mas cada regra tem sua esseção..tem alguma bandas q tocam metal ou Hard Rock em portugues que até da para engolir.. mais são poucos que gostam... :)

Space Ace
Veterano
# abr/05
· votar


bulldog

vejo letras escritas em Inglês por brasileiros que são terríveis! De conteúdo e de gramática
cara, nao é a parte da gramática a questao, e sim a sonoridade que tem as palavras em ingles, sao mais breves, mais diretas, encaixam melhor em alguns ritmos,principalmente no metal. como posso dizer, elas soam melhor

lvbox
Veterano
# abr/05
· votar


Antes eu pensava assim também, mas depois mudei de opinião, tem muita banda nacional que faz sucesso em outros países por cantar em Inglês, não acho que seja algo anti-nacionalista, é questão de visão.
Por exemplo:
O Sepultura não teria o sucesso que tem no mundo se cantasse musicas em portugues, o mesmo vale pro Angra, Shaaman, entre tantas outras.
Isso não acontece só no Brasil, a maioria das bandas que fazem sucesso mundialmente cantam em Ingles.
É como o Space Ace disse, imagine um samba em Inglês...seria tosco...

Stank
Veterano
# abr/05
· votar


O inglês soa melhor em certos estilos, fora que tanto o ingles britanico quanto o americano soam bem no metal, já o australiano não soa tão bem. Pense nisso quando falar que o Forró nao ficaria bem em ingles. Dificil vai ser dar um sotaque nordestino ao americano, eu sinceramente não consigo imaginar um forró em ingles... já um metal em portugues consigo.

Stank
Veterano
# abr/05
· votar


Ah, acabei de ouvir forró em ingles. Quem quiser fazer o msm, baixe Falcão! kkkkkk.. Black People Car

Dreamchaser
Veterano
# abr/05 · Editado por: Dreamchaser
· votar


Acho bom

(se as bandas forem brasileiras)

-desde que as letras façam sentido
-estejam gramaticalmente correta
-a pronúncia seja boa
-a música seja boa tambem

(se as bandas forem americanas mesmo ou inglesas)

-desde que a música seja boa

Sendo assim dá pra ouvir sem problemas.

falling_angel
Veterano
# abr/05
· votar


[/i]Pense nisso quando falar que o Forró nao ficaria bem em ingles[i][/i]

haeuhuiahauhuah......forro naum ficaria bem em nenhuma lingua...nem em portugues ele consegue ser bom

izack darck
Veterano
# abr/05
· votar


oq vcs acham de bandas q cantam em inglês???

Uma falta de identidade terrível....

Spider Man
Veterano
# abr/05
· votar


Por mim nenhuma musica teria letra.

Assim teríamos menos chance de ouvir instrumentais babacas.


(2)

Claudio Natureza
Veterano
# abr/05
· votar


cada um faz o seu, se os caras curtem fazer em inglês, problema deles.

o problema é que a maioria não entende nada, e fica mais difícil fazer sucesso no mercado interno.

e num universo de milhares de bandas, apenas umas três ou quatro se deram bem cantando em inglês.

enquanto que cantando em português, uma porrada de gente consegue sobreviver aqui dentro tocando.

Claudio Natureza
Veterano
# abr/05
· votar


Urubu Rei_
Spider Man

saco seria ouvir solinhos de guitarra o resto da vida...

tem qua haver os dois.

TrasTTe
Veterano
# abr/05 · Editado por: TrasTTe
· votar


Eu mudei um pouco de idéaia quanto a isso nos últimos tempos... antes eu via brasileiros cantando em inglês como pagação de pau para gringo...

hoje eu vejo sob outro aspecto...

fazer rock em português é um desafio. É preciso encontrar a sonoridade certa nas palavras do nosso idioma, é preciso trabalhar significados intrinsecos e recursos da nossa língua...

fazer música em inglês é válido se a pessoa sabe escrever em inglês,compor em inglês, sabe falar inglês, sabe cantar em inglês...

a linguagem da música é universal (clichezão heheh)!!!






MAS CUIDADO!!! a gurizada tende a compor em inglês e falar: "é bem mais fácil fazer letra em inglês, pq no português não dá pra sair da rima AMOR e FLOR"... essas pessoas precisam pensar se realmente sabem compor em inglês, ou se só estão escrevendo um texto em outro idioma...

Claudio Natureza
Veterano
# abr/05
· votar


TrasTTe

não acho que seja difícil fazer letra pra rock em português, afinal, Legião, Titâs, etc, estão ai pra provar o contrário.

talvez vc esteja se referindo ao Heavy Metal, que realmente fica melhor em inglês, pois basta dar uns gemidos e apavorar na pancadaria e nos solos e pronto....

BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05
· votar


Esse negócio de nacionalismo é o maior besteirol. Acho que cada um ouve uma determina música porque ela simplesmente agrada. Repare que é a música que agrada e não o país onde a música foi feita. Ninguém fica ouvindo música pensando no país de origem dela, seria uma estupidez fazer algo assim. Eu não ficaria escutando uma música que não curto só porque é de um artista brasileiro. A origem ou o idioma pouco importam... o que interessante é se eu gosto ou não.

MacCa
Veterano
# abr/05
· votar


Eu acho que quem anta em inglês não tem que dar satisfação à ninguém, afinal isso não quer dizer que a pessoa não gosta de seu país, esse negócio de patriotismo extremo é coisa de capitão américa. E mais, a gente não escolheu nascer no Brasil...

maggie
Veterana
# abr/05
· votar


MacCa
esse negócio de patriotismo extremo é coisa de capitão américa

É, mas pra eles funciona.

SoldierOfFear2
Veterano
# abr/05
· votar


Podia ser em polonês que eu nem ligava.

conte
Veterano
# abr/05
· votar


fazer rock em português é um desafio. É preciso encontrar a sonoridade certa nas palavras do nosso idioma, é preciso trabalhar significados intrinsecos e recursos da nossa língua...

eu concordo, mas acho q deviam incentivar mais a fazer músicas no heavy metal com letras em portuguÊs, como por exemplo Hunters and prey do Angra, q ateh ficou legal a letra
Late Redemption, do Angra tb com a participação do M. Nascimento deveria ser interinha em português, as partes dessa ficaram mto boas

Robinson
Veterano
# abr/05
· votar


Sinceramente... gostei muito do tópico porém a questão é pra lá de complicada. Falta de nacionalismo? Quando é que somos, se é que algum dia fomos, realmente nacionalistas? Desde a época da conquista do Brasil até os dias de hoje não fazemos outra coisa que adotar, asimilar e absorver elementos de outras culturas. Os exemplos vão desde a misigenação ao sincretismo (mistura de raças e mistura de religiões respectivamente) sem esquecer à produção artistica bóa ou ruim.
A música com letra em inglês é um méio influênte o suficiente como para ir degradando o idioma português brasileiro? Como saber?
Penso que há uma questão de mercado como principal desculpa. Digo desculpa porque a música brasileira tem percorrido mundo mesmo cantada em nossa lingua e a bossa nova é um exemplo disto. Fazer sucesso internacional depende de cantarmos ou não em inglês? Não sei, sinceramente creio que não.
Há quem diga que se trata de uma questão de ritmo e que os fonemas em português não se encaixam bem com os ritmos anglo-saxões. Duvido, acho que se trata mais de saber ou não saber fazer letras. Existe um repertório enorme de bandas de rock en español e até um movimento com esse nome e vão muito bem, sobrevivendo do trabalho musical. Para eles o inglês é absolutamente dispensável.
Penso que seja bem possível que aqui no Brasil ainda estejamos um passo atrás (ou uma década...) da vanguarda artística em matéria de metal e não saibamos ainda fazer outra coisa do que copiar modelos: uma fase inicial de aprendizado que funciona na base da "reprodução", o "similar". Ainda não temos um aporte realmente brasileiro a este género musical e não saimos da fase do "genêrico": parecido, mais barato e sem embalagem definida. Penso que o problema seja esse e não a combinação Metal + Português.
Abç!

TrasTTe
Veterano
# abr/05
· votar


e aí Claudio Natureza, blz?


não acho que seja difícil fazer letra pra rock em português, afinal, Legião, Titâs, etc, estão ai pra provar o contrário.


eu estava me referindo ao rock em geral....

e o que eu estava querendo dizer, não é que compor em português seja difícil, mas sim, que deixar uma letra em portugues com uma sonoridade rock e ainda assim manter o conteúdo é.

Não acho que Legião e Titâs sejam exemplos de como compor em português pode ser fácil...

Legião: apesar de serem letras simples com poesia de rimas pobres, são feitas sob medida para se obter a sonoridade do rock dos anos 80 (Smiths/Cure)...

pode se ver que hoje muitas bandas que tentam imitar as composições do legião acabam fazendo um pop mela cueca por mais que ponham guitarras distorcidas....

Titâs: apesar de serem letras simples (algumas vezes), a maioria delas é muito bem feita, tendo a utilização de efeitos estilísticos, ambiguidade, aliterações, assonâncias e outros recursos para transmitir uma mensagem. Ainda assim, eles conseguem manter o tom rock (principalmente na época do cabeça de dinossauro)... Arnaldo Antunes mata a pau, as composições dele não são pra qualquer bunda-mole... que dizer então do Nando Reis? que com composições simples e, aparentemente, despretenciosas traz letras profundas, cheias de simbolismo e com uma sonoridade impecável...

Robinson
Veterano
# abr/05
· votar


Agora... (esquecí)... isso de que a gente não escolheu nascer no Brasil por um lado, esse negocio de que a música agrada ou não e ponto e outras considerações do gênero... me desculpem pois não quero nem desejo ofender mas é mesmo fruto da falta de informação. A questão da pérdida cultural, da memória cultural, a "aculturação" são fenômenos reais e são matéria de muitos estudos sérios dentro da antropologia, da sociologia, da teoria da arte, da psicologia, entre outras. O gosto, contrariamente ao que se diz por aí entre o público leigo, é algo formado social e culturalmente e não algo "individual" ou "pessoal" como reza o mito. "O gosto" é mesmo aprendido ou instituido seja pelo catolicismo (Sto Tomás de Aquino), pela antiguedade clássica (Sócrates, Aristóteles, Platão), principalmente pela Espanha e França do séc XVIII, pela ascensão capitalista angloamericana, pelo contexto cultural burguês da era industrial, pela cultura local, etc.
Posso não gostar de pagode mas se por acaso tiver de viver na Dinamarca por 6 anos longe e sem contato com a terrinha, posso chorar feito uma bichona ao ouvir um Renato Aragão mesmo estando no méio dos arianos cabeludos. Hehehehe... é só um exemplo.
Abç!

Claudio Natureza
Veterano
# abr/05 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


TrasTTe

não acho que usar Legião como exemplo de rock bem feito em português seja errado, pois o estilo meio gótico do The Cure, Smiths, etc, também é rock, e dentro do estilo, Legião deu seu recado muito bem.

a mesma coisa os Titâs, que apesar de fazerem um som meio pop rock, também fizeram rock com letras bem legais.

quanto a fazer heavy metal em inglês, por ser mais adaptavel em matéria de fonema, etc, eu discordo, pois o que rola é que tudo tem que ser comparado com o que vem de fora, e o ouvido da galera tá viciado na sonoridade do idioma gringo, e ai neguinho que teve a chance de aprender inglês, quando 99% da população não tem, dana a fazer música em inglês sob esse argumento.

Tudo bem que cada um faz a música no idioma que bem entende, quem sou eu pra criticar a produção artística alheia, mas dizer que não soa bem rock em português é ridículo, pois o som das palavras da nossa lingua não é tão diferente assim pra torná-las tão extravagantes ao ponto de necessitarmos de uma lingua estrangeira pra fazer uma letra.

nego faz isso porque a maioria dos roqueiros hoje em dia é composta de nerds ligados em RPG e videogames em inglês e vivem num mundo totalmente fora da realidade brasileira, e é pra esses cucarachas colonizados que esses roqueirinhos terceiromundistas paga paus de gringos querem vender.

TrasTTe
Veterano
# abr/05
· votar


Claudio Natureza


não acho que usar Legião como exemplo de rock bem feito em português seja errado

eu tb n acho que usar legião como exemplo de rock bem feito seja errado, eu disse justamente o contrário, que legião não é um exemplo de que compor em português é fácil... vejá só

Claudio Natureza: não acho que seja difícil fazer letra pra rock em português, afinal, Legião, Titâs, etc, estão ai pra provar o contrário.


TrasTTe: Não acho que Legião e Titâs sejam exemplos de como compor em português pode ser fácil...


quanto a fazer heavy metal em inglês, por ser mais adaptavel em matéria de fonema, etc, eu discordo, pois o que rola é que tudo tem que ser comparado com o que vem de fora, e o ouvido da galera tá viciado na sonoridade do idioma gringo

assino embaixo...

nego faz isso porque a maioria dos roqueiros hoje em dia é composta de nerds ligados em RPG e videogames em inglês e vivem num mundo totalmente fora da realidade brasileira

assino em baixo (2)...

mas dizer que não soa bem rock em português é ridículo, pois o som das palavras da nossa lingua não é tão diferente assim pra torná-las tão extravagantes ao ponto de necessitarmos de uma lingua estrangeira pra fazer uma letra.


eu não disse isso, Raulzito, Secos e Molhados, Mutantes, Legião, Titâs (como tu citou) e muitos outros estão aí pra provar que o português pode assumir uma sonoridade rock!!!

o que eu disse é que adaptar a nossa língua (com radicais latinos, prefixos e sufixos diferentes do inglês) ao rock pode ser um desafio, enquanto transformar algumas frase em inglês em rock é bem mais fácil...

No caso do metal esse desafio aumenta...
nenhuma banda conseguiu realmente implacar um metal em português. Isso é fantástico! Se eu tocasse metal ia sair correndo para estudar/desenvolver uma maneira de encaixar o português nesse estilo de forma que mesmo os metaleiros mais exigentes curtissem... pra que fazer o que todos os outros já fizeram???

abraço

TrasTTe
Veterano
# abr/05
· votar


Claudio Natureza

Mas só para deixar clara a minha preferência...
eu sempre componho em português (até pq sou apaixonado pela nossa língua... heheheh)

Lord_Mackenzie
Veterano
# abr/05 · Editado por: Lord_Mackenzie
· votar


oq vcs acham de bandas q cantam em inglês???

A ironia é tão densa que entupiria uma artéria

by Ms Burns

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a nacionalismo....oq vcs acham de bandas q cantam em inglês???