Letra: Stairway to Heaven

Autor Mensagem
John Johns
Veterano
# abr/05
· votar


Nada a ver. Os dois tocam hard rock, é o mesmo estilo

Depende. O Vai, atualmente, tudo que ouco dele é jazz fusion.

El Coyote
Veterano
# abr/05
· votar


O Jimmy Page nao conseguiria fazer nem o primeiro solo rápido de I know you're here, nem chapado com todo o ácido do planeta terra.

stratopeido
Veterano
# abr/05
· votar


The Blue Special Guitar

essa letra tem muito haver com gnose, alquimia, ocultismo..eu mesmo iria me enrolar pra explicar essa letra, entao achei melhor pegar d um site com informacoes mais confiaveis, alguns vao falar, "eh mas esses ai eram padres broxas, e como eu sou punk ou troll metal, sou contra as religiões, fuck you motherfuckers!!" ignore.. pelo q dei uma lida nas respostas esse aqui e o q tem uma esplicacao mais convincente:



"Quem é essa dama de que fala a canção?
Dela se diz que quer comprar uma escada para o céu. Ela julga que tudo que reluz é ouro. Sua escada se apoia no vento. Diz-se ainda que todos a conhecemos e que ela quer demonstrar que é possível ainda mudar tudo em ouro.
Ora, a pretensão de transformar tudo em ouro é o sonho da Alquimia, ciência esotérica, fundada numa concepção gnóstica do mundo. Para a alquimia, todas as coisas teriam como substância fundamental e primeira o ouro. Por isso, tudo que existe tem um certo brilho. Até o carvão pode se transformar em luz ou em diamante brilhante. As matérias mais opacas podem, por atrito, começar a brilhar.
Para a Alquimia, contudo, o verdadeiro fruto da arte real não é a de transformar chumbo em ouro, mas sim de transforma o alquimista em Deus. O ouro que se supunha existir, como elemento fundamental de todas as coisas, era apenas símbolo do pneuma divino - de centelha divina - que jazia aprisionado no âmago de todo o ser. Mais que transformar tudo em ouro, seria preciso transformar tudo em Deus, libertando as centelhas divinas do cárcere da matéria, da razão e da moral.
Ora, a Alquimia era representada na Idade Média, por uma mulher segurando uma escada de nove degraus, que repousava sobre o solo, e no alto se apoiava em nada, isto é, atingia as nuvens tocadas pelo vento.
Essa representação da Alquimia pode ser vista esculpida no portal da catedral de Notre Dame, em Paris. A mais importante obra alquímica de nosso tempo - Le Mystère des Cathédrales -, de Fulcanelli, apresenta uma reprodução desse relevo. (Fulcanelli, Le Mystère des Cathedrales, ed. J. P. Pouvert, Paris, 1964 pag. 32-33 Pranche II)
Logo após a apresentação da dama alquímica, se diz que ela está comprando uma escada para o céu, isto é, um meio para atingir a felicidade absoluta. Ela a adquire com suas forças, e a escada é um meio natural para alcançar a divindade. Está é a scala philosophorum, símbolo da paciência que devem ter os alquimistas ao longo das operações do trabalho hermético (cfe. Fulcanelli, op. cit., pag. 90). Explica-se a seguir que se os "stores" - os compartimentos, as esferas celestes, os ayon na linguagem gnóstica - estiverem fechados, ela, com uma palavra, poderia abri-los.
Ora, segundo vários mitos gnósticos, o deus criador - o deus do mal - teria prendido as partículas divinas no universo material, que seria guardado por um arconte, ou espírito diabólico. Quando o homem morre, seu espírito procura atravessar as esferas que circundam a terra, mas só conseguirá passar por elas, se conhecer a palavra mágica que as abre ou se souber usar o sinal que as marca. (Cfe. Hans Jonas, La Religion Gnostique, Flammarion - Paris, pag 63-64)
Entretanto, se o espírito se equivocar na palavra de passe ou na fórmula a usar, ele recairá na matéria, não atingindo o "céu", isto é, sua libertação e divinização, ele se reencarnará.
A canção alude, a seguir, a um pássaro numa árvore, o qual, por vezes, canta. Ora, no mesmo livro de Fulcanelli, se reproduz outro relevo dos portais de Notre Dame, de Paris, e que representa o alquimista junto a seu "laboratório". Aí se vê o alquimista sob a aparência de um velho apoiado num bordão, junto à caverna que representa o laboratório alquímico. A seus pés jorra a fonte "magnésia", de onde escorre o mercúrio necessário à obra alquímica. A essa fonte límpida que corre para a Rainha de Maio, é que faz menção um dos versos da canção. Numa árvore próxima, há um pássaro cantando, que, segundo alguns, representa a ave fênix, símbolo do espírito divino existente no fundo da alma humana.
Adverte ainda a canção que "todos os nossos pensamentos estão equivocados". De fato, para a gnose, a inteligência nos teria sido dada pelo deus do mal ao nos criar, para nos enganar. O demiurgo mau teria construído um mundo inteligível e nos teria feito inteligentes para que, compreendendo o mundo, o julgássemos bom, e já não quiséssemos sair dele. Por isso a inteligência sempre nos levaria ao erro.
Depois, a canção afirma que, ao olhar para o oeste, isto é, para a direção em que morre o sol, a pessoa que canta fica dominada por um sentimento e seu espírito clama por deixar o corpo, isto é, para morrer. Porque, para a gnose e para a Alquimia a morte seria o único meio de o homem se libertar de seu corpo-cárcere.
E é preciso não esquecer que Oriente é um dos nomes que a Escritura dá a Cristo, e que, portanto, o Oeste é oposto a Cristo, isto é, o demônio e a morte."

www.montfort.org.br

El Coyote
Veterano
# abr/05
· votar


John Johns

Na época em que ele tocava no Whitesnake e com o David Lee Roth ele tocava CENTENAS de vezes mais que o Jimmy Page. Só gente louca nao vê isso. Nao existe cara que toque mais que o Vai no hard rock. Só o Paul Gilbert e o Jason Becker, e olhe lá.

stratopeido
Veterano
# abr/05
· votar


El Coyote
UHauhauhauhauhaua nego comparando Jimmy Page, um cara q nao tocava uma musica certa ao vivo, com Steve Vai o senhor da guitarra. Até na guitarra de 3 braços o Vai toca, o JP tem q se contentar com 2 hauhauahuahuah

O viado toca pra caralho. Reconheça.


parece q o steve vai perdeu o trono, pq o michael angelo toca com uma guitarra de 4 braços, e ele é hiper-mega-turbo-v8-4.0-veloz n sobra nem o po do steve vai, eu mesmo pretendo passar esses dois com minha tecnica q estou apurando.. e a digitacao com o penis, por enquanto so consigo tocar led zeppelin com o pinto, mas ja to aprimorando minha tecnica pra tocar arpejos.. ai n vai ter pra ninguem meu fio..

John Elf
Veterano
# abr/05
· votar


El Coyote
Kra, vc q eh um troxa d achar q técnica eh a parte essencial da música. E o estilo deles eh diferente sim. E o Malmsteen não eh melhor q o Vai. E qdo o Page não chapava ele acertava, mas ele não se importgava com isso e fazia oq queria, por isso chapava e não tava nem aí. Ele eh mto mais Rock e guitarrista q o Vai.

John Johns
Veterano
# abr/05
· votar


El Coyote

depende da epoca... Eu disse isso lá em cima. A carreira dele com o DLR é mto boa, mas isso nao é topico pra isso

John Elf
Veterano
# abr/05
· votar


El Coyote
Tem um kra q toca numa guitarra d uns 6 braços se não me engano... Voh veh se encontro a revista aki pra flar o nome dele.

stratopeido
Jah vi essa versão, e duvido q ela seja verdadeira. Um kra chapado q tava apenas improvisando uma letra pra harmonia q o amigo guitarrista tah tocando nunca faria algo tão complexo assim.

stratopeido
Veterano
# abr/05
· votar


John Elf

eh n acredite, mas achar q a musica e uma serie de frases disconexas sem sentido e foda ne? pra mim isso ai é algo obvio, na kra, descarado q tem haver com gnose, principalmente alquimia, e so ver a capa do disco, a letra, tudo faz sentido.. sendo q eles n sao os unicos a usarem esse tema

John Elf
Veterano
# abr/05
· votar


stratopeido
Tem a veh com gnose e busca por superação sim, o prórpio título jah diz, esperança como disseram aki, mas não creio q seja tão complexa como diz esse texto ae não.

The Blue Special Guitar
Veterano
# abr/05
· votar


Puta que pariu meu... parem de falar sobre isso aqui...
Se quiserem discutir quem é melhor abram um outro tópico.
Só não fecho isso aqui pq o texto que o stratopeido postou é muito bom...

John Elf
Veterano
# abr/05
· votar


The Blue Special Guitar
Eu jah voltei a flar sobre a música, dei minha opinião sobre o texto... ->

aFFF
Veterano
# abr/05
· votar


stratopeido

massa essa interpretaçaum...

S0ULF0RGED
Veterano
# abr/05 · Editado por: S0ULF0RGED
· votar


uahUEHUAehAUEHuAHeuEH
Apesar de sair umas discussoes ae no meio do topico, eh impossivel nao dar mt risada huahauhuahuahua os caras debochando da musica eh foda hahah

El Coyote: Tranca rua?? ^^ AHEAUHEuAHeuAH Pessoas q comem barata na china uaHUeAH

ah, sobre Jimmy Page X Steve Vai

=/

turn the page, vai =/

Vai eh o cara msm, alguem falou de q For the love of god tem mais guitarra q tudo q o LZ ja fez auehauheuAHeuAHE eh verdad msm =/

Black_Guardian
Veterano
# abr/05
· votar


eu sei q a letra faz muita referencia a gnose e a alquimia, tipo quere tranforma tudo em outro(all that glitter is gold)... depois eu posto elas pq to sem vontade de escreve, tmb tem algumas referencias q podem ser tanto interpretadas como alquimicas como pagas
eu fiz uma vez um negocio comentando cada fraze, inclusive algumas coisas referentes a capa do disco e ao conceito dele mas perdi se nao postava aqui.

soh comentando sua pergunta

[i]Quando olho para o oeste
E meu espirito está implorando para ir embora.
Em meus pensamentos eu tenho visto
Anéis de fumaça através das árvores
E as vozes daqueles que permanecem olhando.[i]

Bom o oeste(ocidente) eh onde o sol se poem, morre. entao quande ele elha pro oeste sente seu espirito querendo ir embora, morrer. Jesus tbm era "comparado" com Oriente logo ocidente seria o contrario de Jesus, o q da margem a uma interpretação paga. a parte dos pensamentos eu nao lebro agora mas vo ve se posto depois

John Elf
Veterano
# abr/05
· votar


Black_Guardian
Ele poderia estar olhando para o futuro tbém, pois eh lah q o dia acaba e para começar um novo... Putz, essa minha interpretação foi horrível ->

Black_Guardian
Veterano
# abr/05
· votar


stratopeido
era mais ou menos isso q eu sabia, ja tinha lido esse texto, e axo q nao eh esse site copio pq eu li em ingles e eh mto mais facil algume te passado de ingle pra port q vice e versa. mas eu tbm tinha uns outros texto q falavam, mais coisas e tbm sobre o encarte do disco tinha feito uma junçao de todos os textos comentando cada frase da musica, pena q perdi, vo ve se faço de novo

John Elf
eh, talvez nao seja tao complexa assin, e, se for, os kras sao foda. vale como curiosidade msm, nao q eles tenham pensado tudo isso na hora de escreve

John Elf
Veterano
# abr/05
· votar


Black_Guardian
Pode creh

stratopeido
Veterano
# abr/05
· votar


Vai eh o cara msm, alguem falou de q For the love of god tem mais guitarra q tudo q o LZ ja fez auehauheuAHeuAHE eh verdad msm =/

nossa eu pensando q os caras tavam sendo ironicos, a biba do vai pode treinar por mais 200 anos mas nunca vai criar composicoes tao ricas como as do led zeppelin

El Coyote
Veterano
# abr/05
· votar


stratopeido

O que é que tem de tão rico nas musicas do Led que o Vai nao faz??

Deixa de ser fã bitolado, zé mané. O Vai toca, compõe e entende mais de musica do que todos os integrantes do Led Zeppelin JUNTOS.

El Coyote
Veterano
# abr/05 · Editado por: El Coyote
· votar


John Elf
E o Malmsteen não eh melhor q o Vai.

Claro que é. O Malmsteen toca mais rápido, tem mais técnica e entende mais de musica. Já escutou o Concerto Suite, filhote? Escute e aprenda lá o que é tocar guitarra.

Ele eh mto mais Rock e guitarrista q o Vai.

Engraçado, AQUI NA MINHA PARTE DO MUNDO REAL guitarrista é quem toca guitarra. Quem fica chapado é drogado. O Vai é um guitarrista ORDENS DE GRANDEZA superior em absolutamente tudo. Malmsteen entao, meu deus do ceu, apavora.

Rex_Rocker
Veterano
# abr/05
· votar


porra meu... nem os cara do led sabem o sentido pq eles tavam mto chapado qndo fizeram, c nem eles sabem.......

samuel_bass
Veterano
# abr/05
· votar


Cara Malmsteen eh um gordo..hauehauehuah, brincadera, ele eh bom + ñ pode ser comparado c/ o Steve Vai..
O Jimmy Page(p/ época dele) foi mto foda, hj em dia ele ñ eh melhor q o Vai..
E eh claro q o estilo dos 2 são mto deiferente, Vai tocando um Fusion, Jazz e o Page tocando um Rockzão anos 70.

stratopeido
Veterano
# abr/05
· votar


El Coyote

cara n tenta zoar os topicos dos outros, pq vc e sem graça, se ao menos vc tivesse senso de humor mas nem isso, tu eh manezao sem graça.. larga mao, desista de ser babaca

stratopeido
Veterano
# abr/05
· votar


samuel_bass

vai ouvir seu flea e deixa o assunto de guitarra pra quem sabe

El Coyote
Veterano
# abr/05
· votar


stratopeido

Sai dae seu filhote de cruz-credo, tu tá dizendo que o guitarrista do Led toca mais que o Malmsteen e o Vai HAHAHAHAHA TU TA MAIS CHAPADO Q O JIMMY PAGE CARA hauhauahuahuaha... tire a sujeira do ouvido e vá tocar guitarra, zé mané.

John Elf
Veterano
# abr/05
· votar


O que é que tem de tão rico nas musicas do Led que o Vai nao faz??
Riffs, bases e harmonias geniais e extremamente melódicas.

Claro que é. O Malmsteen toca mais rápido, tem mais técnica e entende mais de musica. Já escutou o Concerto Suite, filhote? Escute e aprenda lá o que é tocar guitarra.

E daí? As músicas do Vai são mais criativas q as dele, oq o torna melhor guitarrista, na minha humilde opinião.
SEU "mundo real" eu problema seu. Eu vivo no meu "mundo real".

samuel_bass
Veterano
# abr/05
· votar


stratopeido
Poxa, vc deve entender de guitarra p/ kralho p/ flar assim, c liga cara. Tava soh dando minha opinião, c naum concorda escreve ai argumentos decentes...

bocao
Veterano
# abr/05
· votar


El Coyote

Deixa de ser fã bitolado, zé mané. O Vai toca, compõe e entende mais de musica do que todos os integrantes do Led Zeppelin JUNTOS.


O Vai pode entender de guitarra, mas duvido que ele saiba mais de música que o John Paul Jones.

Não tem como comparas Page e Vai, porque há um abismo os seprando:

Jimmy Page -> GÊNIO
Steve Vai -> BOM GUITARRISTA

É isso.

John Elf
Veterano
# abr/05
· votar


El Coyote
Vc realmente deve ter anos d experiência pra falar tanto...

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Letra: Stairway to Heaven