Letristas Brasileiros

    Autor Mensagem
    LanziB
    Veterano
    # jun/03


    acho q muita gente já deve ter precebido isso sozinho, mas lá vai:
    OS MELHORES LETRISTAS DO MUNDO SÃO BRASILEIROS!
    a música no brasil (claro q tem as suas exceções) é mais do que melodia, induz o ouvinte à reflexão, com conteúdos variados mas sempre espelhando a nossa cultura
    fora a sonoridade das palavras, métrica, rimas, fonética... existem muitos aqui q chegam perto da perfeição

    vamos tentar comparar:
    Bob Dylan - não chega a ser um Renato Russo
    Ozzy Osbourne - ótimo, mas Raul Seixas é mestre
    Lennon/McCartney - a dupla Cazuza/Frejat deixa no chão
    Eric Clapton - não chega aos pés do poeta Caetano

    posso citar vários: Humberto Gessinger, Herbert Vianna, Zeca Baleiro, Gilberto Gil, Tom Jobim, Nando Reis, Arnaldo Antunes, Gabriel O Pensador, Lobão...

    será q existem gringos melhores q eles?

    Grow
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    os brasileiros usam umas metáforas bem lokas e tal, mas quando é pra ser direto eles tb conseguem, mas o bob dylan é mto bom kra, não sei se dá pra comparar com o renato russo, são estilos diferentes, mas lennon e maccartney são insuperáveis(e olha q eu amo cazuza) o neil young tb é foda, não sei se dá pra comparar

    Grow
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Mano Brown dos racionais mc's e MV Bill tb devem ser citados

    Morello
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Cara, Renato Russo pode ate ser um bom compositor, mas como letrista ele é um merda, pq ele nao conseguir adapatar as suas musicas a harmonia da banda, nem a banda conseguia adaptar as letras dele.

    Parece que Legiao eram duas coisas. Os musicos tocando (mal e simplesmente, por sinal), e o Renato cantando, nada a ver uma coisa com a outra.

    Nao compara Ozzy com Raul Saixas cara. Raul é legal, mas nao compara com Ozzy, No More tears, Suicide Solution, Time After Time, enfim, nao da pra comparar. Fora que o Ozzy praticamente criou um estilo, o Raul apenas copiou (com seus méritos).

    Cazuza e Frejat? hahahahaha "Beth Balança meu amor!! ui", "procuro um amor que seja bom pra mim, vou procurar eu vou ate o fim", essa riminha ate meu cachorro faz. E voce comparando somente com os Beatles, os caras que emplacaram dezenas de sucessos no mundo inteiro. Cazuza eu respeito (nao o homeme e sim a musicalidade), agora Frejat... É um dos musicos mais competentes que esse Brasil ja viu, fez fama na sombra do Cazuza depois.

    Eric Clapton e e ainda é um otimo letrista. Caetano tbm é legal, mas Brasil tem fama de que os seus compositores sao praticamente todos viados, enquanto o bom e velho Eric canta Layla mandando muito bem na guitarra.

    E no final, vc cista o Humberto Gessinger. Que foi contra os preceitos musicasi, depois de ter ficado bem pior ao longo da carreira (que ja era ruim).

    O restanto do que voce citou eu respeito e muito, mas nao vo cair nessa de comparar pq ambos os lados tem coisa boa.

    Grow
    Veterano
    # jun/03 · Editado por: Grow
    · votar


    Morello

    Cara, Renato Russo pode ate ser um bom compositor, mas como letrista ele é um merda, pq ele nao conseguir adapatar as suas musicas a harmonia da banda, nem a banda conseguia adaptar as letras dele.

    Parece que Legiao eram duas coisas. Os musicos tocando (mal e simplesmente, por sinal), e o Renato cantando, nada a ver uma coisa com a outra.


    não concordo, aliás, acho q vc falou uma puta merda

    o kra fez umas comparações meio fodas mesmo, mas eu curto mto cazuza, renato, etc...

    Morello, vc é homofóbico?

    guitar noob
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    tipo,renato russo rlz,tah certu q legiao eh facil d tok mais ele eh mto foda

    Overdoser
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Morello
    Cara, Renato Russo pode ate ser um bom compositor, mas como letrista ele é um merda, pq ele nao conseguir adapatar as suas musicas a harmonia da banda, nem a banda conseguia adaptar as letras dele

    cara vc viajou, a harmonia entre letra e musica era o ponto forte da banda, escute metal contra as nuvens, dezesseis, clarisse e outras que vc vai ver, viajou...

    se renato, cazuza e raul tivessem nascido nos EUA nao teriam beatles que batessem os caras (obs: bealtes é a banda que mais gosto), parece so porque eles sao brasileiros vc mete o pau.

    naka
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    ...
    Putz... na boa c acha q fora do brasil so existe banda/cantor comercial gigante? ... c acha q fora do brasil so tem EUA/INGLATERRA?
    e puta merda! tem gente q acha q SO NO BRASIL TEM LETRISTA BOM!
    1 COMO CES TAO AFIRMANDO ISSO C A MAIORIA DE VCS NUNCA OUVIRAM 1 COMPOSICAO NAO COMERCIAL E QUE NAO SEJA EM INGLES?
    e memo assim, 1 letra idiota em ingles pode ser genial para o gringo ja que ele pode captar melhor o sentido das palavras :/

    MrPostman
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    VC TAH LOUCO!? Naum dah pra comparar Lennon/McCartney com Ninguem, muito menos Cazuza/Frejat.

    caíto
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Overdoser
    se renato, cazuza e raul tivessem nascido nos EUA nao teriam beatles que batessem os caras
    não viaja! simplesmente não viaja...
    Adoro cazuza e alguma coisa de raul seixas, mas dizerq eles fariam beatles ficar no chão já é sacanagem... Logo os Beatles...

    MrPostman
    Realmente... Que Deus perdoe essas pobres almas, hehe...


    Mas calma aí gente, não tou dizendo que Brasil só tem letrista ruim... Adoro Cazuza e Chico Buarque. Principalmente Chico Buarque, o melhor letrista do Brasil, sem sombra de dúvida, na minha opnião!

    guitarrafuriosa
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Concordo com os nomes do primeiro post, mas não com as comparações. Mas o mais legal é que nossos compositores são fers, apesar do período de pouca coisa criativa. E eu acrescenteria o Lulu Santos à lista, por que umamúsica como "apenas mais uma de amor" merece toda consideração do mundo, independente do estilo.

    LanziB
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Morello
    O que está em questão aqui é somente a LETRA DA MÚSICA, não importa se a banda conseguia encaixar na melodia ou não.

    MrPostMan
    Se você acha mesmo q Lennon/McCartney são incomparáveis, vamos analisar "All You Need Is Love". Perceba a quantidade absurda de clichês e a repetição de idéias.

    Depois, dê uma olhada numa canção de amor por Cazuza/Frejat.
    Ela fala por si só.

    -----------------------------------------
    All You Need Is Love (Lennon/McCartney)

    Love, Love, Love.
    Love, Love, Love.
    Love, Love, Love.

    There's nothing you can do that can't be done.
    Nothing you can sing that can't be sung.
    Nothing you can say but you can learn how to play the game.
    It's easy.

    Nothing you can make that can't be made.
    No one you can save that can't be saved.
    Nothing you can do but you can learn how to be you in time.
    It's easy.

    All you need is love.
    All you need is love.
    All you need is love, love.
    Love is all you need.

    All you need is love.
    All you need is love.
    All you need is love, love.
    Love is all you need.

    Nothing you can know that isn't known.
    Nothing you can see that isn't shown.
    Nowhere you can be that isn't where you're meant to be.
    It's easy.

    All you need is love.
    All you need is love.
    All you need is love, love.
    Love is all you need.

    All you need is love (All together, now!)
    All you need is love. (Everybody!)
    All you need is love, love.
    Love is all you need (love is all you need).

    Yee-hai!
    Oh yeah!
    She loves you, yeah yeah yeah.
    She loves you, yeah yeah yeah.

    -----------------------------------
    Maior Abandonado (Cazuza/Frejat)

    Eu to perdido, sem pai nem mãe, bem na porta da sua casa
    Eu to pedindo, a tua mão, e um pouquinho do braço
    Migalhas dormidas do teu pão
    Raspas e restos, me interessam
    Pequenas porções de ilusão
    Mentiras sinceras, me interessam, me interessam

    Eu tô pedindo, a tua mão, me leve pra qualquer lado
    Só um pouquinho de proteção ao maior abandonado
    Teu corpo com amor ou não

    Raspas e restos me interessam
    Me ame como a um irmão
    Mentiras sinceras me interessam
    Me interessam

    Migalhas dormidas do teu pão
    Raspas e restos me interessam
    Pequenas porções de ilusão
    Mentiras sinceras me interessam
    Me interessam
    Eu to pedindo a tua mão me leve pra qualquer lado
    Só um pouquinho de proteção ao maior abandonado

    MrPostman
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    tb, pq vc naum analisa ela com bete balanço?
    pega a melhor do cazuza e vai disputa com Strawberry Fields, Imagine, etc

    godfather
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    1- renato russo
    2- renato russo
    3- renato russo
    4- renato russo
    5- herbert vianna

    Grow
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    LanziB
    kra, não critica beatles é pecado

    MrPostman
    kra, não critica cazuza(renato russo, hebert vianna), é pecado

    Overdoser
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    caíto
    vc esta falando de letras? eu estou

    a musicalidade e harmonia dos beatles pra mim (que sou fa) é imbativel, o melhor que ja vi numa banda de rock

    mas letras nao acho que eram melhores que renato russo e cazuza

    agora, se criarem um topico melhores compositores de musicas, lennon/mccartney sao os melhores que ja existiram

    estao falando de letras, escute e analise a letra de metal contra as nuvens do renato russo e me fale qual a letra dos bealtes que bate essa?

    caíto
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Overdoser
    estava falando musicalmente...
    foi mal...

    caíto
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Mas Chico Buarque bate MUITA letra do Renato Russo, inclusive metal contra as nuvens. Esse eu acho incomparavelmente melhor.
    (além de ele ser um puta compositor, mas não entra em discução agora)...

    Ronin
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Eu não vou discutir, mas apenas postar minha opinião.

    Apesar de também adorar Chico B. (basta escutar a jogada de dualidade feita em "Cálice" para entender), eu ainda acho o Humberto G. um dos melhores letristas do Brasil... muito melhor na minha opinião do que o Renato R.

    As letras do Renato são, para mim, um pouco óbvias e de fácil digestão... já o Humberto abre a necessidade do ouvinte de realmente escutar e interpretar a letra... basta ouvir os cd´s Várias Variáveis ou ainda Gessinger, Licks & Maltz para saber do que estou falando.

    Mas dae, falar que os brasileiros são imbatíveis é complicado, já que o melhor letrista do mundo (na minha opinião) é o Ian Anderson do Jethro Tull... basta escutar as críticas contidas em "Thick as a Brick"... a lição de solidariedade em "Small Cigar"... o desespero em "Locomotive Breath"... ou ainda a simplicidade de "Another Harry´s Bar"... simplesmente imbatível.

    Grow
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Resumindo:

    Lennon e Maccartney são Lennon e Maccartney, depois vem o resto

    OBS: Gilberto Gil e Caetano tb são fodas

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Letristas Brasileiros