Melhor blueseiro?!

Autor Mensagem
squier_girl
Veterano
# jan/05


Proponho um tópico com debate a respeito dos melhores blueseiros, aqueles que realmente marcaram este estilo. Alguém melhor do que robert johnson?

izzystradlin
Veterano
# jan/05
· votar


gostava de Joe Perry no começo do Aerosmith....mas Robert eh bem melhor....

Bruno_Guitarplayer
Veterano
# jan/05
· votar


Steve Ray Vaughan

ilzo fuzaro
Veterano
# jan/05
· votar


B.B.King.

Half
Veterano
# jan/05
· votar


Não tenho um preferido, mas gosto de muitos!
BB King
Robben Ford
Robert Johnson
Muddy Waters
Buddy Guy
Steve Ray Vaughan
Robert Johnson
Johny Lang
John Lee Hooker
Blues Brothers Band

Atum Hendrix
Veterano
# jan/05
· votar


izzystradlin
Verdade ele no começo era foda...

bocao
Veterano
# jan/05
· votar


B.B. King, Eric Clapton, Stevie Ray Vaughan, Buddy Guy, Muddy Waters, Willie Dixon...

Chuck666
Veterano
# jan/05
· votar


nada a declarar!

freedom call
Veterano
# jan/05
· votar


Eric Clapton(2)

Crom
Veterano
# jan/05
· votar


Prefiro não pensar música, especialmente o blues, como competição. Pra mim, qualquer dos grandes clássicos que você disser que é o melhor tá bom. Porque todos são os melhores.

Não há melhor, ou pior, há preferências. Você pode pensar também em termos de o quanto um ou outro artista influenciou o modo de outros tocarem, mas acho que isso por si só não define um artista como melhor ou pior que outro. Os artistas têm suas preferências em termos de estética musical na hora de fazer seu trabalho, e há quem se identifique mais ou menos com um artista ou outro.

Além disso, qualquer lista que se fizesse seria injusta, pois excluiria um mundo de bluesmen fantásticos (muitos que sequer conhecemos).

izack darck
Veterano
# jan/05
· votar


Não entendo muito de cantores de Blues mais a Janis Joplin cantava muito bem...

squier_girl
Veterano
# jan/05
· votar


Blues não é competição com toda a certeza, mas sim sentimento.Na verdade o tópico era para achar os blueseiros deste fórum. Ah o que acham de jonnhy lang? Rapaz novinho, toca bem, mas dizem que jovens não tem dor suficiente para o blues...

squier_girl
Veterano
# jan/05
· votar


A propósito, algum de vocês tem banda deste estilo?

squier_girl
Veterano
# jan/05
· votar


Crom
falando disto, conhece blueseiros brasileiros bons? Ouvi falar de um tal de allan green. Ah o fernando noronha veio tocar aqui a algum tempo. Sem falar no phill guy, mas este não é brasileiro...

O que acharam do album "me and Mr. Johnson" do Eric?

Crom
Veterano
# jan/05
· votar


squier_girl

Na verdade não conheço o suficiente dos clássicos, ainda mais pra conhecer brasileiros bons...

Ouvi o Blues Etílicos na abertura do show do BB King no Rio, mas não me agradou muito. Até achei legal, mas achei que ficou muito "rock nacional" e pouco "blues", pelo menos do jeito que eu tô acostumado.

O Celso Blues Boy parece bom (conheço quase nada dele), é, inclusive, amigo do BB King. Ele ia, inclusive, tocar na abertura do show do BB, mas acabou não tocando não sei por quê.

Não ouvi o álbum, mas acho difícil que "Eric Clapton tocando músicas do Robert Johnson" porra ficar ruim. O Clapton teria que ser muito criativo pra deixar o disco ruim...

Marcelo Camelo
Veterano
# jan/05 · Editado por: Marcelo Camelo
· votar


BLUES,antes de mais nada é um estágio de espirito,e sem falar nos mais conhecidos todos aqui que admiram o estilo precisão conhecer a banda
de Paul Rodgers,Andy Fraser,Simon Kirke e o lendário e já falecido guitarrista chamado Paul Kossof, a banda que me refiro é o FREE,muito bom mesmo,pena que não exista nada nacional,mais eu tive o trabalho de importar a coleção inteira(um de cada vez é claro!)

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# jan/05
· votar


O que mais ultimamente está de acordo com os antigos blueseiros é o Buddy Guy
Mas o melhor eu acho que é o B.B King mesmo.

squier_girl
Veterano
# jan/05
· votar


LCrom
Legal, foi no show do b. b. king, moro em passo fundo, aqui não vem nada... também escutei blues etílicos e não achei muito legal, não soa muito bem.. A propósito , a um tempo atrás o natu nobilis vez um show só de blues, tem o cd, estou com ele emprestado, tem a apresentação de alguns brasileiros cantando em inglês inclusive. Ah sugiro quer escute este cd do eric, achei que ficou muito bom, alias robert johnson é uma das maiores influências deles. Tem também uma ótima musica dele com o b. b. king - riding with the king. Ès de que estado e cidade?

FDG
Veterano
# jan/05
· votar


gosto muito de SRV
mas Eric Johnson quando faz Blues não deixa a desejar
mas tem o Eric Clapton (sou Cleptomaníaco huauhahua)
BB King
Johnny Winter e por aí vai

squier_girl
Veterano
# jan/05 · Editado por: squier_girl
· votar


Crom
falando em classicos, bah tem muitos blueseiros antigos um tanto desconhecidos, procurando pela história dá para achar sempre os bons que o pessoal geralmente desconheçe.

squier_girl
Veterano
# jan/05
· votar


FDG
johnny winter ia fazer um show mas acho que não veio para o brasil.., conhece derek and the dominoes e blind faith?

squier_girl
Veterano
# jan/05
· votar


FDG
baixei o show "blues in tokio" do srv, muito bom, pode baixar pelo kazaa

FDG
Veterano
# jan/05
· votar


squier_girl
johnny winter ia fazer um show mas acho que não veio para o brasil

ficou doente e cancelou o show

conhece derek and the dominoes e blind faith?
desses aí só Blind Faith,tem um cd aqui em casa

squier_girl
baixei o show "blues in tokio" do srv, muito bom, pode baixar pelo kazaa

SRV é simplesmente demais,esse cara foi um ícone e se estivesse vivo ainda,colocaria muito guitarrista aí no chinelo

squier_girl
Veterano
# jan/05
· votar


FDG
baixei os cd's só pela net...
já viu o solo do srv que ele faz de costas? você toca?Es daonde?

Sgt_Peppers
Veterano
# jan/05
· votar


B.B. King, Eric Clapton, Robben Ford, SRV, são meus preferidos.

squier_girl
Veterano
# jan/05
· votar


legal, toca algo?

Half
Veterano
# jan/05
· votar


Johnny Lang é legal... Ele faz uma participaçãozinha no filme Blues Brothers 2000...

197873
Veterano
# jan/05
· votar


Eu gosto de J. Lang, BB King e Eric Clapton, mas não sei dizer quem é o melhor.

FDG
Veterano
# jan/05
· votar


squier_girl
toco guitarra,sou de sbc hehehe

Crom
Veterano
# jan/05
· votar


squier_girl
do Rio, mesmo

essa parceria do Eric Clapton com o BB King rolou em 2000, no CD "Riding With The King". Tem bastante coisa boa, nesse disco, apesar de muitas músicas não estarem muito dentro do esquema do blues mais tradicional (mas não deixa de ser blues e não deixa de ser bom, por isso).

Pro pessoal que curte blues, teve uma série apresentada no Brasil pelo GNT, canal de TV a Cabo da Globosat. chamada "The Blues". Esse projeto foi coordenado pelo Martin Scorcese, e consiste em 7 episódios independentes sobre o blues, diversos artistas e sob diversos pontos de vista. O primeiro é dirigido pelo próprio Scorcese, os demais têm outros diretores. Infelizmente, por causa do horário pouco prático (os episódios passaram na madrugada de sexta pra sábado, à 00:15 - horário de Brasília), só consegui ver 3 destes episódios. Eles duram uma hora e meia, até quase 2 horas, contando com os intervalos. O primeiro falava sobre as influências africanas no blues, principalmente, e se preocupava também em definir, explicar pra um leigo o que é o blues. Os outros que vi foram sobre o blues na Inglaterra, que mostra como um monte de ingleses dos anos 60 descobriram o blues americano e acabaram fazendo os próprios americanos (os brancos, mais especificamente) conhecerem seus artistas (a influência de Muddy Waters e sua turma sobre bandas como os Rolling Stones, John Mayall, Eric Clapton, entre outros).
Um outro episódio que vi falava da Chess Records, em Chicago. Foi a gravadora que permitiu que esses grandes de Chicago (Muddy Waters, Howlin' Wolf, Willie Dixon) gravassem e difundissem o blues elétrico.

Esses episódios reprisavam no domingo, às 16:30, e acabaram há umas duas semanas. Não sei se o GNT pretende reprisar essa série, mas eu aguardo ansiosamente que isso aconteça, até porque não pude ver tudo.

Existem alguns CDs dessa série, inclusive. Alguns com vários artistas, outros de um só. Eu mesmo tenho um do Muddy Waters que abrange vários dos sucessos dele, e tem um encarte que conta bastante história da época dele, da gravadora, enfim...

Ano passado teve uma série parecida sobre o Jazz, que eu ainda nao conheço (quase nada), por isso não vi assiduamente (até dei uma espiada em alguns episódios, e parece que essa série seguia a mesma linha dessa "The Blues"). Essa do Jazz o GNT reprisou algumas vezes, espero que façam o mesmo com "The Blues".

Alguém mais acompanhou essa série?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Melhor blueseiro?!