Como vocês imaginam o cenário musical daqui a 10 anos?

Autor Mensagem
AtalaBukas
Membro Novato
# mai/15
· votar


Alguém já parou pra pensar como é recente a popularização da música? Não tem mais de 100 anos que começou a ser veiculada, primeiramente, por rádio, televisão, e logo após internet. Imaginem que por séculos e séculos a música era somente transmitida via oral. Começou a ser escrita há pouco mais de 500 anos. Os grandes gênios, assim como de qualquer outra área de conhecimento, podemos contar nos dedos. Por que então, continuamos com o velho saudosismo, se tudo mudo rapidamente em décadas? Cada geração tem seu ídolos. Os grandes músicos vão sobreviver às suas épocas, independente do valor que recebe em seu próprio tempo. Vivaldi e Bach permaneceram muito tempo desconhecidos. Mozart passou seus últimos anos de vida com dificuldades financeiras. A música é nada mais e nada menos que uma forma de expressão, uma forma de linguagem, uma forma de arte. Se hoje não gostamos da música massificada, é porque ela tem um propósito e outro valor que não é o mesmo que nós, músicos, apreciamos. A realidade é que hoje podemos ter liberdade de ouvir, aprender e estudar o tipo de música que quisermos. Temos liberdade de criação artística, de espaço, de inovações. O quadro atual de "sertanejo, funk, axé, pagode" tem seu valor também. Ponham seus preconceitos de lado e não vivam no mundo de ilusões da época do rock'n roll, isso foi um momento que passou e abriu portas para que outras coisas pudessem acontecer.

Insufferable Bear
Membro
# mai/15
· votar


cafe_com_leite
Não tem muita coisa pra discordar aqui tirando que roque é chato pra caramba e o pessoal reclamando do axé é o sujo falando do mal lavado.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# mai/15
· votar


AtalaBukas
Pois é cara. Eu particularmente acho que estamos muito bem na fita. Não tem muito motivo pra ficar reclamando de música não. Ela segue o próprio caminho.

Insufferable Bear
Chega ser impressionante o tanto que eu concordo com um comentário que estou na dúvida se vc escreveu na ironia ou não. Rsrsrs.

/Não que eu realmente ache o roque chato, mas de tanto o pessoal elevar ele, acaba ficando.

JJJ
Veterano
# mai/15
· votar


Insufferable Bear
tirando que roque é chato pra caramba

Que roque? Todos os inúmeros sub-gêneros parecem chatos pra você?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


"...quem não gosta de roque...
bom sujeito não é....
É ruim da cabeça...
ou doente do pé..."

(ironic mode on)
Kkkkkkkkk......

PguitarMaxx
Veterano
# mai/15
· votar


Carol zeppelin
Sinceramente...se continuar na mesma linha que vem seguindo...só tende a piorar...nada que seja mais atualzinho presta (na minha opinião), a onda pop já afogou a todos, mas alguém poderia fazer alguma coisa para salvar a vida do rock...Mas isso será muito complicado enquanto os meios de comunicação mais influentes não deixarem espaço para música de boa qualidade...conclusão.. estamos fudidos mesmo!!!
Daqui a 10 anos vou continuar ouvindo bandas dos anos 70....por amor aos meus ouvidos...



Nunca na vida alguém mitou tanto

cafe_com_leite
Veterano
# mai/15
· votar


PguitarMaxx
Nunca na vida alguém mitou tanto


Se um comentário genérico desse é mitar pra você, creio que tu tem que conhecer a vida ainda.

Claro que eu to fazendo forçando. Mas é um comentário um tanto ingenuo pra tamanha admiração.

JJJ
Veterano
# mai/15 · Editado por: JJJ
· votar


cafe_com_leite

O cara tá só tentando um xaveco pra cima da garota (na vã esperança de que ela vá voltar ao FCC depois de tanto tempo...) :|

f14gomes
Membro
# mai/15
· votar


Kyra Turunen
Veterano # jan/05
citar · votar · denunciar

hahaha... vao invertar o funkaxégoderró.... uma mistura de todas estas porcarias que a gente ve por aew e vai ser moda por todo canto :P

Pior que inventaram mesmo e chama-se sertanejo universitário kkkkkkkk

rcorts
Veterano
# mai/15
· votar


Sinceramente, não me preocupo nem um pouco com essa questão.

PguitarMaxx
Veterano
# mai/15
· votar


cafe_com_leite
Mitou!


JJJ
Deixa eu, não corta meu barato

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# mai/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
rock é foda. o culto ao rock que é uma droga. rsrs

rcorts
é nois.

Ramsay
Veterano
# mai/15
· votar


Daqui há 10 anos vai estar do mesmo jeito, mas, com a extinção do rap, do hip-hop e de aberrações como a lady gaga e megan traynor.

Pelo menos é isso que eu gostaria que acontecesse...

-Dan
Veterano
# mai/15
· votar


Daqui 10 anos haverá tiozoes dizendo que o rock morreu nos anos 80.
Daqui 20 anos anos haverá tiozoes dizendo que o rock morreu nos anos 90.
Daqui 30 nos haverá tiozoes dizendo que o rock morreu nos anos 2000.

Todos com postagens enormes e bem escritas, cheias de argumentos que darão preguiça de ler.

-Dan
Veterano
# mai/15
· votar


Ramsay

Vc estuprou a Sansa.

cafe_com_leite
Veterano
# mai/15
· votar


FELIZ NATAL
por isso a Córeia do Sul é referencia na música.



O seu comentário é muito pertinente, sem sarcasmo. Num país onde a educação é referencia, surge coisas como o gangan style. E tenham consciência que o que faz sucesso lá são coisas semelhantes.

entamoeba
Membro Novato
# mai/15
· votar


cafe_com_leite

Então os dois espertões chegaram a conclusão que não há correlação entre educação e gosto musical, é isso?

cafe_com_leite
Veterano
# mai/15
· votar


entamoeba
É de se estudar.

Já que tu tá todo sarcasmoso, explica esse caso da Coréia ai

entamoeba
Membro Novato
# mai/15
· votar


cafe_com_leite
Conheço a fama do projeto educacional coreano, mas não sei exatamente no que ele consiste. Seria muito presunçoso querer explicar o caso em questão. Contudo, não pressupus que a melhora da educação acarretaria na necessária melhora do gosto, uma vez que usei a palavra "talvez".

É evidente que o culto pela música boa não requer educação formal, até porque boa parte dos melhores sons que temos hoje surgiram nos guetos. Só que a educação nos permite a recepção crítica do que nos é empurrado pelas mídias, permitindo, assim, o cultivo de gostos mais sofisticados.

gufavaretto
Veterano
# mai/15 · Editado por: gufavaretto
· votar


Sinceramente, acredito que o cenário musical cresce muito e a cada dia é mais amplo. Tenho quase certeza que no futuro, quem quiser ouvir boa música vai ter que PROCURAR por ela.
Sertanejo e pagode monopolizaram COMPLETAMENTE a rádio brasileira, e a menos que exista realmente um artista REVOLUCIONÁRIO que consiga burlar todo o sistema que é a mídia, essa coisa de "mainstream" e "underground" só vai ficar mais evidente conforme os anos passam e passam.

P.S : Bandas e artistas bons nunca param e nunca pararam de surgir.
O que quero dizer é que a única coisa de varia de época pra época é o sucesso e fim.
Existem artistas bons dos mais variados estilos com CD's de ótima qualidade por todo o mundo.
Quem monta o cenário musical, infelizmente, é o público em geral...

Eu tenho o sonho de um mundo musical mais requintado, em que bandas e artistas compõem e interpretam canções bem escritas, tanto liricamente quanto musicalmente, e saber que o mundo todo realmente entende e aprecia isso...
Infelizmente o mainstream só regressou de uns 15, 20 anos pra cá, salvo algumas mínimas coisinhas.
Hoje em dia música até parece política. Minto, música é política.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# mai/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


gufavaretto
tinha gente lá nos anos 70, 80, que faziam esse mesmo tipo de comentário, só que sobre as coisas daquela época que é o que é referênciado hoje. é tudo ilusão isso ai. não tem nada de errado com o cenário e o mercado musical. e cada um tem liberdade de ouvir o que quer ouvir.

edit: e também é muito interessante nos dias de hoje ainda se falar em "ter que procurar 'coisa boa'". Hoje em 2015 na era da internet, ainda tem alguém que não procure exatamente o que quer ouvir?

hoje em dia só se sujeita a ouvir o que não quer, quem quer. rsrs

AtalaBukas
Membro Novato
# mai/15
· votar


gufavaretto
Eu tenho o sonho de um mundo musical mais requintado, em que bandas e artistas compõem e interpretam canções bem escritas, tanto liricamente quanto musicalmente, e saber que o mundo todo realmente entende e aprecia isso...
Infelizmente o mainstream só regressou de uns 15, 20 anos pra cá, salvo algumas mínimas coisinhas.
Hoje em dia música até parece política. Minto, música é política.


Eu partilho deste sonho também, amigo. Mas precisamos ter a consciência que, além de canções, grande parte da música é feita pra dançar. Então, se hoje o que mais faz sucesso é o sertanejo, funk, pagode e axé, são porque principalmente são ritmos dançantes, assim como foi o rock em outra época. O que resta fazer é esperar exaurir todas as possibilidades de determinado estilo, e assim outras fontes vão surgir, velhas tradições serão renovadas; o samba, por exemplo, começou totalmente marginalizado. Na era do rádio, compositores e cantores de boa fama subiam ao morro para comprar composições, era o ritmo popular que fazia a festa. A diferença é que naquele tempo composição e música era um trabalho intelectual, que requeria um mínimo de talento, e hoje um computador faz música sozinho. Vejam bem que não defendo o nível das músicas de hoje, acho que falta um filtro de qualidade que não leve em conta somente o lucro, que é o único fator importante no meio midiático hoje. Mas todas as manifestações são legítimas.

gufavaretto
Veterano
# mai/15
· votar


AtalaBukas
grande parte da música é feita pra dançar. Então, se hoje o que mais faz sucesso é o sertanejo, funk, pagode e axé, são porque principalmente são ritmos dançantes, assim como foi o rock em outra época. O que resta fazer é esperar exaurir todas as possibilidades de determinado estilo, e assim outras fontes vão surgir
Também acho que a música acabou se evidenciando mais por aí ao longo dos anos, e em muitas outras épocas também foi assim...
Mas ainda assim não deixo de falar, como você disse também, que grande parte das músicas midiáticas de hoje em dia são realmente de nível muito baixo.
Eu acredito que o mainstream brasileiro composto por sertanejo e pagode dura mais uns 7 anos, no máximo. Mas respeito... Como diz todo mundo, se não gosta, é só não ouvir... Por isso no meu rádio só toca CD/pen drive. Porque na região não tem rádio boa.

cafe_com_leite
Veterano
# mai/15
· votar


Até quando vocês vão usar rádio e TV como parâmetro pra alguma coisa?

Difinam o que um mundo musical mais requintado, primeiro. E dfina com método, por favor, com imparcialidade. Lendo seus posts parece que vocês querem que o mundo goste do que vocês gostam.

entamoeba
Membro Novato
# mai/15
· votar


gufavaretto
se não gosta, é só não ouvir...

Nunca quis ouvir pagode, sertanejo, axé e afins. Só escuto contra a minha vontade e escuto MUITO!

cafe_com_leite
Difinam o que um mundo musical mais requintado, primeiro.

Larga dessa lenga-lenga, cara! Isso é um porre!

cafe_com_leite
Veterano
# mai/15
· votar


entamoeba
Larga dessa lenga-lenga, cara! Isso é um porre!

Se é tão obvio, então defina, caralhas!

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# mai/15
· votar


cafe_com_leite
o problema dessa pergunta, é que ela toca em feridas que não vão fechar.

todo mundo é bom pra defender seus gostos até alguém perguntar por que aquilo é melhor que outra coisa.

pessoal só consegue defender seus gostos com unhas e dentes já partindo do pré-suposto de que aquilo é bom e pronto, assim como o que é ruim, é ruim, porque é ruim, e pronto.

foda-se os parâmetros né.

entamoeba
Membro Novato
# mai/15 · Editado por: entamoeba
· votar


EDIT: não vou alimentar essa discussão aqui.

Rednef2
Veterano
# mai/15
· votar


Já era tudo.
Infelizmente (quase)tudo virou negócio: Esportes, Igreja, Música, Artes, etc.

Quem paga mais, leva. Tendo grana, até black metal toca na Jovem Pan em horário nobre.

cafe_com_leite
Veterano
# mai/15 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Rednef2

Meu Deus cara! Por que você não se mata então? Pelo seus posta te sinto tão desgostoso da vida.

Uma maravilha dessa acontecendo há poucos meses atrás e vocês ai com mimimi.






Eu só vejo beleza nisso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como vocês imaginam o cenário musical daqui a 10 anos?