1943: Nascimento de Janis Joplin

    Autor Mensagem
    maggie
    Veterana
    # jan/05


    1943: Nascimento de Janis Joplin

    Nascida em 19 de janeiro de 1943, Janis Joplin levou ao pé da letra as palavras de ordem da década de 60 – paz, amor, sexo, drogas e rock’n’roll. Com sua voz comparada às das maiores cantoras negras de blues, foi a primeira mulher a brilhar no mundo masculino do rock.

    Ela tinha apenas 20 anos quando gravou What Good Can Drinking Do, um de seus grandes sucessos. Nascida a 19 de janeiro de 1943, numa cidade conservadora e racista do Texas, Port Arthur, já na infância costumava fugir de casa, em busca de um novo estilo de vida em New Orleans e na Califórnia.

    O sucesso feminino no rock dos anos 60, em geral, era de curta duração. Janis Joplin foi uma das poucas exceções. Com sua voz rouca e eletrizante, tornou-se uma estrela de brilho duradouro.

    O encontro com a cantora de blues e folk music Odetta, em 1960, representou o impulso decisivo para sua futura carreira. Seu ídolo, porém, foi Bessie Smith. Como estudante, fez "bicos" trabalhando de garçonete, auxiliar der biblioteca e secretária, mas seu estilo de vida acabou tornou-se cada vez mais desenfreado, incluindo o consumo de álcool e drogas.

    Do Texas a São Francisco

    Em 1966, Janis Joplin deixou para sempre sua cidade natal Port Arthur e foi para São Francisco, onde fez suas primeiras apresentações com o grupo Big Brother & The Holding Company. Foi com esta banda que também gravou seu álbum de estréia. Explodiu de vez diante de 50 mil pessoas, no festival Monterey Pop, em 1967, o primeiro grande festival ao ar livre da história do rock.

    No verão daquele ano, Janis escreveu à sua mãe: "Espero que você ainda se lembre de mim. Desde Monterey, três grandes gravadoras nos querem. Por muito dinheiro. Com a banda Big Brother corre tudo bem. Talvez, um dia eu até me torne uma estrela".

    O amor e as drogas

    Durante um certo período, a cantora abandonou as drogas, mas continuou bebendo. Apesar de seu grande sucesso - em 1968, lançou seu segundo LP, Cheap Thrills -, ela era marcada por complexos. Suas relações amorosas não passavam de "casos" breves. Na tentativa de fugir de seus problemas pessoais, começou a consumir heroína.

    Somente com um novo grupo, o Fult Tilt Boogie Band, pisou novamente terra firme, o que a motivou a largar a heroína. Em compensação, passou a beber ainda mais. Levava sua bebida preferida - Southern Comfort - até para os palcos.

    "Salvem seus filhos"

    Na primavera de 1969, Janis Joplin veio pela primeira vez para a Europa. Na ocasião, o jornal Melody Maker deu o seguinte conselho às mães: "Prendam seus filhos, Janis vem ai". No ano seguinte, gravou seu último disco, Pearls, com canções clássicas como Mercedes Benz, Move Over e Me And Bobbie McGhee, que se tornaram o distintivo da cantora para as gerações posteriores.

    Antes de ser concluída a produção de "Pearls", Janis Joplin morreu, na madrugada de 3 para 4 de outubro de 1970, de overdose de heroína, no Hotel Landmark, em Los Angeles. Apesar de estar satisfeita com seu trabalho naquele momento, teve uma recaída mortal. Pearls saiu com duas faixas a menos do que o previsto.

    Na sua última carta aos pais, Janis havia escrito: "Conheci um homem realmente bom no Rio. Mas tive de voltar para o trabalho. E ele agora se encontra em algum lugar do mundo. Na África, em Morrocos, acredito. Ele foi tão bom comigo, mãe. Ele quer voltar e me casar. Papai - muito obrigado pelos livros, que você me deu quando eu era criança. Isso significa muito para mim. Amo vocês. Janis".

    Janis Joplin cosnta da lista dos chamados "mortos honoráveis do rock e imortais dos anos 60", ao lado de Jimi Hendrix e Jim Morrison, que fizeram sucesso com a mistura de blues e rock e que morreram todos muito jovens e de overdose. Ela foi a assim chamada "cantora branca de voz negra", que marcou para sempre a história do blues.

    Michael Kleff (gh)

    flavinha190
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    maggie
    Emocionante a história dela, vi um documentário acho q no canal GNT...q contava essa história e passei a apreciar e admirar a história dela. realmente foi uma perda grande..

    Jason
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    "Conheci um homem realmente bom no Rio
    Seria o venerável Serguei?

    maggie
    Veterana
    # jan/05
    · votar


    Seria o venerável Serguei?

    Provavelmente né?
    O PAN-SEXUAL Serguei. Ou Sergay, sey lá! ;)

    Cabeça De Balde
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    :'(

    Emocionante...

    Dan_Chaos
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    A Janis sempre será lembrada por todos que apreciam boa música!! ='''(

    danilo_bass
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    A Janis sempre será lembrada por todos que apreciam boa música!! ='''(
    (2)



    viva Janis, Jimi e Jim \o/

    and the rock will never die!

    Lady Banshee
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    agora eu tenho mais um motivo pra gostar da janis *cresceu em cidade conservadora e vive fugindo de casa* kkk

    Zozão
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Zozão
    · votar


    A Janis sempre será lembrada por todos que apreciam boa música (54729621)

    Musicólatra
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Amo ela, minha cantora preferida.

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    Musicólatra
    tanto que até merece um up.
    se não fosse a janis eu até te dava uma advertencia.

    Musicólatra
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    [kiki

    eu fico dando up nesses tópicos pq se eu criar o tópico é fechado e eu recebo uma advertência por ter criado um tópico repetitivo. Mas desculpa, não dou mais up.

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    Musicólatra
    pode dar up, mas nao entendi por que o motivo

    foi só pra dizer que ce ama ela?

    =p

    se fizesse um topico só sobre isso ia ser meio besta né?

    siga o exemplo da maggie, ela não fez um tópico só pra dizer que curte, tambem postou muita informação!

    Musicólatra
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    kiki

    certo, tens razão.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 1943: Nascimento de Janis Joplin