Deputado apresenta projeto anti-jabá.

    Autor Mensagem
    Ronin
    Veterano
    # mai/03


    Folha de S.Paulo - Deputado propõe até dois anos de cadeia para quem receber
    jabá - 22/05/2003



    São Paulo, quinta-feira, 22 de maio de 2003

    Projeto foi apresentado ontem ao Congresso

    Deputado propõe até dois anos de cadeia para quem receber jabá
    PEDRO ALEXANDRE SANCHES
    LAURA MATTOS
    DA REPORTAGEM LOCAL

    O deputado federal Fernando Ferro (PT-PE) apresentou ontem ao
    Congresso o projeto de lei para criminalizar o jabá (execução de músicas em
    rádios ou apresentação de artistas em televisão mediante pagamento).
    Pela proposta, funcionários ou proprietários de emissoras que
    receberem dinheiro para incluir uma música na programação podem ser
    condenados a pena de um a dois anos de prisão. A concessão da rádio ou TV
    também poderá ser cassada.
    Ontem, a Folha publicou entrevista com André Midani (um dos principais
    executivos de gravadoras no Brasil dos anos 60 aos 90), em que ele
    explicitou o esquema de jabá no país e admitiu ter pago para incluir
    artistas em rádios e programas de TV.
    Segundo o texto do projeto, a intenção da lei seria proibir que as
    emissoras recebam "dinheiro, ou qualquer outra vantagem, direta ou indireta,
    de gravadora, artista, seu empresário ou promotor, para executar ou
    privilegiar a execução de determinada música".
    A proposta não enquadra gravadoras, normalmente responsáveis pelo
    pagamento do jabá.
    Segundo a justificativa do texto, por serem concessões públicas,
    rádios e TVs não podem negociar seu espaço.
    Ferro afirma que o jabá "favorece quem tem estrutura financeira e
    prejudica novos artistas" e "contraria o princípio das concessões públicas
    de radiodifusão, privilegiando a minoria e tornando menos democráticos os
    veículos de comunicação." A tramitação será definida nos próximos dias.

    guitarrafuriosa
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    Tomara que dê certo...

    Ronin
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Já que tocaram no assunto.
    Vou dar um UP.

    Sam
    Moderador
    # jun/03
    · votar


    Infelizmente não há maneiras muito viáveis de acabar com o jabá.

    A não ser que algum órgão passe a intervir na programação da rádio/tv, etc...

    Ronin
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    É verdade... sempre seria possível usar o jabá, mesmo que no caixa2 ou às escondidas... para fiscalizar isto, seria quase como infringir a lei de liberdade de expressão e coisas assim.

    Mah Pezzoa
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Ronin
    Sam
    guitarrafuriosa

    as musicas que vcs curtem naum saum ou naum foram jabah?!

    Mah Pezzoa
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Ronin sei que tu curte uns bagui embassado mais naum podia deixar ninguem de fora!

    Ronin
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Algumas sim... é uma necessidade.

    Como o próprio Midani falou...

    "Se na minha época de produtor eu tivesse de pagar jabá... eu pagaria para colocar na mídia um Raul Seixas, um Roberto Carlos... o problema é quando usam deste artifício para vender a Kelly Key e o Lacraia."

    Mah Pezzoa
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Ronin naum eh soh pq naum gostamos de um estilo que temos que usalos como exemplo de tal coisa!

    Ronin
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Mah Pezzoa

    Naum é só porque não gostamos... é porque isto é enfiado garganta a baixo... não é boa música, é alienante, é de baixo calão.

    Mah Pezzoa
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Ronin LS jack! isso sim tem que ser postado por nos como exemplo cara!

    ps eu naum vou a baile funk entaum fodase!

    mais eu ir pra um role mais nosso estilo e ver quatro banda tocar! e todas tocarem "o carla! eh foda eim meu!"

    Ronin
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    mais eu ir pra um role mais nosso estilo e ver quatro banda tocar! e todas tocarem "o carla! eh foda eim meu!"

    Isso é verdade... na real, a banda não importa, o que importa é que as gravadoras utilizam este lance do Jabah para colocar uma pá de porcaria sem graça na telinha e vender para a galera.

    Mah Pezzoa
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Ronin eu naum escuto mais radio de rock! porcausa do supla e do linkpark!naum escuto a nova brasil fm (mpb) por causa do jabah da mpb jairzinho luciana mello max de castro ( quando eu falo que naum gosto do max muitos dizem "ele produz bem pra caralho!" e ai eu falo pois eh! entaum ele tem eh que produzir!) nossa jah falei isso antes...........


    ...........por falar eim tv se eu fosse bem de vida! eu tava me fudendo pra tv aberta!.....(mais sou pobre entaum tenho que aturar essa porra!) chego eim casa e tah passando novela ou entaum culto evangelico!.... precisa falar mais nada neh!!

    Eduardo
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    seria uma boa essa nova lei

    nao to nem aí pros gostos musicais de uma pessoa agora mostra um gay dançando na TV com uma q tem 2 palavras(vai lacraia) e fala q isso eh legal a vai toma no cu

    Eduardo
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    eu quis dizer... ...TV com uma música q tem 2 palavras...

    Claudio Natureza
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    vamos fazer um movimento na internet mandando emails pra tudo que é empresa envolvida no jabá.

    André Lima
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    O pagamento do jabá ocorre entre quatro paredes, por isso é difícil combatê-lo com uma punição, conforme a lei acima.

    Mais eficiente seria uma lei que regulamentasse a programação das rádios, por exemplo:

    Uma Lei que estabeleça que uma determinada música só poderá ser tocada no máximo 2 vezes por semana numa rádio.
    Se alguma música tocar 3 vezes, já infringiu a Lei.
    Isto acabaria com o Jabá, pois ele serve para fazer com que uma música seja tocada todos os dias; e de quebra, melhoraria a programação das rádios.

    Claudio Natureza
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    André Lima

    não deixa de ser uma boa idéia, mas ai vem um monde de gente que vai reclamar da censura...

    LOW Fl
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Ronin

    Deputado vai arrumar briga coma s emissoras de TV? coitato. Isso dai não vai sair não.

    Jabá já virou pratica comum no meio musical.

    Mah Pezzoa
    naum escuto a nova brasil fm (mpb) por causa do jabah da mpb jairzinho luciana mello max de castro
    Ai que eu acho algumas coisas contraditorias.
    O Max De castro destri ao vivo. o cara escolhe as musicas na hora e banda fica improvisando direto. mUito bom o show. O cara é musico pelo menos.
    Eu não vou deixar de escutar uma boa musica porque ela entrou na midia com jabá.
    O problema é o jabá e não a musica. Mesmo que coloquem de forma massante musicas de baixa qualidade, a raiz é o jabá.

    André Lima
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Claudio Natureza
    não deixa de ser uma boa idéia, mas ai vem um monde de gente que vai reclamar da censura
    Isto não poderia ser chamado de censura, pois a censura é a proibição total, ou seja, algo censurado é algo que nunca pode ser tocado.

    Eu acho que esta é a única maneira de acabar com o Jabá. Atacando a consequência do Jabá que é aparente. Ao contrário do pagamento que é por "de baixo dos panos".

    Eu já mandei esta idéia para um site de combate ao jabá, mas não tive resposta.

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Interessante ver que gente "das cabeças" leva a sério esse esquema de Jabá.

    has4
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: has4
    · votar


    Mais eficiente seria uma lei que regulamentasse a programação das rádios,
    André Lima

    Em Gurupi-TO, e creio que em outras localidades, aprovaram uma lei municipal pra que através de uma COTA as rádios tocassem músicas de galeras do TOCANTINS (regionais)... rolou... por algum tempo, não sei se ainda vigora e rola! Brigam ou brigaram pelo mesmo tipo de lei no âmbito Estadual... não sei por quantas andam...

    Bom, em relação ao presente tópico e à lei (ou projeto de lei? 2003?) citada acima, juridicamente falando, a punição seria um mero TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência // leia-se: "até 2 anos, ninguém vai preso") e apenas funcionaria se fosse realmente provada a infração; não há crime sem provas (provar = 'testemunhal' e/ou 'material-mente' rs). Como fazê-lo? Qual Banda jabazeira se sujeitaria, já que por ter grana para pagar e beneficiando-se com certeza 'mentiria' ou 'omitiria'! Complicado, né?!?!

    Recordo das lutas contra as concessões e expansões para o transporte público (perueiros) = 'quem tá fora quer entrar, quem tá dentro, não quer que ninguém entre, isso, apenas quando e depois de estar dentro!'

    Enfim, sem negatividades, contudo, o que somar ao assunto é importante para todos que pretendam de fato divulgar seus trabalhos e ter um espaço ao sol... bom, abri um tópico que talvez interesse a muitos que por aqui discutem similares temas... participem para discutirmos OBJETIVAMENTE, talvez consigamos algo ou uma saída ou estratégia, ou até mesmo, um grupo, MESMO PEQUENO, com idéias que o beneficie com um objetivo proposto. Acredito muito na união... (ah, e ela não faz só 'açúcar' não!)

    HAS BAND

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Deputado apresenta projeto anti-jabá.