Leiam isso, é impressionante!

    Autor Mensagem
    MAGRO DO BONFA
    Veterano
    # mai/03


    Leiam isso, é impressionante!


    fonte: www.darkoz.hpg.ig.com.br

    O que o filme "O Mágico de Oz", de 1939, poderia ter em comum com o álbum "Dark Side of the Moon", de 1973, do Pink Floyd? Aparentemente, nada. Mas um dia, o início da história aparentemente ninguém conhece, alguém resolveu assistir ao filme com o som do disco tocando como trilha sonora e....coisas aconteceram.

    Primeiramente gostaria de confessar que sou um grande fã da banda Pink Floyd. Acompanho sua história há anos, tenho todos os álbuns e conheço razoavelmente sua história. O álbum "Dark Side of the Moon" é, com a possível excessão de "The Wall", o mais conhecido da banda e foi o único álbum da história a ficar na lista dos mais vendidos da Billboard por quatorze anos! Músicas como "Time", "Money", e "Us and Them" são conhecidas mesmo pelas pessoas que não acompanham a banda.

    "Dark Side of the Moon" foi composto como uma homenagem a Syd Barret, o fundador do Pink Floyd que, por causa do excesso do uso de drogas e de uma grande sensibilidade, acabou ficando louco, abandonou a carreira e vive em reclusão desde o início dos anos 70. O álbum lida com temas como dinheiro ("Money") a falta de tempo ("Time"), a loucura ("Brain Damage"), as diferenças entre as pessoas ("Us and Them") e outras idéias. Tecnicamente perfeito, o álbum foi gravado nos famosos estúdios de "Abbey Road", na Inglaterra, onde os Beatles gravaram seus discos, pelo engenheiro de som Alan Parsons, que ganhou um Grammy pelo trabalho e partiu em carreira solo. Os membros do Pink Floyd, Roger Waters (baixo e letras), David Gilmour (guitarra), Richard Wright (teclados) e Nick Mason (bateria) tornaram-se milionários e, dizem alguns, nunca mais conseguiram repetir o sucesso de "Dark Side of the Moon".

    Digo isso tudo para deixar claro que, de todos os pontos de vista, "Dark Side of the Moon" é um álbum independente, poderoso e musicalmente perfeito. Assim, quando pela primeira vez ouvi falar desta história sobre a suposta "sincronia" entre o álbum e o filme "O Mágico de Oz", não a levei a sério. Até que resolvi fazer a experiência eu mesmo, e confesso que os resultados foram incríveis e, por que não, até assustadores.

    Como funciona

    Funciona assim: coloque o filme no video cassete e o álbum no cd player. Aperte "play" e "pause" no cd e ponha o filme para rodar.Assim que o leão da Metro rugir pela terceira vez, solte o "pause" do cd. Para checar se está funcionando, o nome do produtor do filme deve aparecer exatamente no momento em que a segunda música começar a tocar. É um pouco difícil de fazer, já vou avisando, mas quando você consegue os resultados são surpreendentes.

    As coincidências já começam com a capa do álbum. "O Mágico de Oz" começa em preto e branco e, quando Dorothy é levada pelo tufão até a terra de Oz, ele se torna colorido. Quando ela volta à fazenda, o filme volta a ser preto e branco. A capa de "Dark Side of the Moon", a melhor e uma das mais famosas da história do rock, mostra um raio de luz branca começando na esquerda da capa, batendo em um prisma e saindo colorida pelo lado direito. Na capa original do vinil, os raios coloridos atravessam todo o interior da capa (como um disco duplo) e entram em um outro prisma na contra-capa do álbum, voltando a ser um raio de luz branco. Enfim, o branco se transforma em colorido e volta a ser branco, assim como no no filme. Coincidência? E não para por aí. A transição do preto e branco para colorido, no filme, se dá exatamente no momento em que, no antigo vinil, acabava o lado A e começava o lado B, com a música "Money". O Mágico de Oz foi o primeiro filme feito em Technicolor, muito caro e dispendioso. Além disso, é na parte colorida que vemos a famosa "estrada de tijolos amarelos" que Dorothy deve seguir. Seria uma estrada de ouro, e por isso o nome da música ser "Money"?

    Segue abaixo uma lista das coincidências que EU notei no filme. Há vários sites pela web dedicados à elas. Caso queira uma lista mais detalhada, é fácil de encontrar.

    Minha lista de coincidências

    1- A primeira música do álbum é uma mixagem de vários temas do disco, como uma introdução. Ao mesmo tempo, no filme, os créditos estão passando.

    2 - Começa o filme. Há um letreiro dizendo que por muitos anos esta história foi contada, e que o Tempo não foi forte o suficiente para desgastá-la. Note-se que a palavra "Time" está escrita em maiúscula no meio da frase e uma das músicas do álbum se chama exatamente "Time". O letreiro então diz que o filme é dedicado aos "Young at heart" (jovens no coração). "Dark Side of the Moon" é dedicado a Syd Barret que, com sua reclusão, ficou permanentemente "jovem". No próximo disco do Pink Floyd, "Wish you were here", a primeira música diz "Remember when you were Young?"; observação: a música é para Syd Barret.

    3 - Aqui começam as coincidências mais óbvias e mais estranhas. Dorothy está falando com seus tios. No momento em que ela se vira e começa a andar, a música diz "Look around, choose your own ground" (olhe em volta, escolha seu espaço). Em seguida os três empregados da fazenda estão consertando uma carroça e um deles machuca a mão; no exato momento a música diz "...tears you'll cry" (você vai chorar), enquanto ele balança a mão de dor. Dorothy toca o braço de um homem no momento que a música diz: "And all you TOUCH and all you see". Dorothy então sobe em uma cerca e começa a se equilibrar, enquanto a música diz "And balanced on the biggest wave" (e equilibrada na crista da onda); então Dorothy cai atrás da cerca e a música diz "...you race towards an early grave" (você vai morrer cedo). E a música acaba.

    4 - Enquanto todos correm, assustados, para acudir Dorothy, começa "On the Run", uma música sem letras que parece acentuar o desespero dos atores em cena. Dorothy então começa a cantar o tema do vilme, "Over the Rainbow", mas seus olhos parecem, na verdade, seguir no céu aviões e helicópteros que podem ser ouvidos passando no cd. "On the Run" termina e fica baixinha, como se esperando para...

    5 - A bruxa entra em cena, em uma bicicleta. No exato momento, dezenas de relógios começam a tocar e começa a música "Time". É como se a música nos dissesse: "Atenção, problemas!". A velha entra na casa e diz que veio buscar o cachorro de Dorothy, Totó. Ela leva o cachorro, que foge da bicicleta enquanto a música diz "Waiting for someone or something to show you the way" (esperando que alguém ou alguma coisa lhe mostre o caminho). Dorothy é mostrada chorando no quarto, com a janela aberta, o Sol entrando, e a música diz "Tired of lying in the sunshine staying home to watch the rain" (cansado de ficar ao sol ou ficando em casa olhando a chuva). O cachorro entra e Dorothy decide fugir com ele, com a música cantando "No one told you when to run" (ninguém te disse quando fugir/correr). Começa então o solo de guitarra. Dorothy então encontra um mágico com uma carroça. Na carroça está escrito "Present, Past and Future". Qual o nome da música? "TIME"...

    6 - Dorothy e o mágico entram na carroça e ele, em uma bola de cristal, começa a falar para ela sobre sua casa, e que ela deveria voltar. Ao mesmo tempo, a música canta "Home, home again. I like to be here when I can" (Em casa de novo. Eu gosto de estar aqui quando posso). A música termina exatamente quanto Dorothy sai da carroça e...

    7 - Começa então uma das partes mais impressionantes do disco/filme. Uma tempestade começa a se formar no ar, enquanto a música começa, lenta, com um som repetitivo de piano. Dorothy corre para a fazenda e, lá longe, vemos um enorme furação se aproximando. Uma voz gravada, na música, diz "I am not afraid of dying" (eu não tenho medo de morrer). A tempestade vai ficando mais forte, assim como a música até que, quando uma árvore é arrancada do chão pelo vento, a bateria faz "TÁ-TÁ!" e começa o famoso solo de uma backing vocal, gritando uma música sem letras, enquanto na tela vemos portas sendo arrancadas, janelas batendo, o furação se aproximando e Dorothy, desesperada, tentando entrar no abrigo subterrâneo e não conseguindo. Ela então entra na casa e, quando é atingida por uma janela, cai desmaiada na cama, começando a sonhar. No mesmo momento, a música fica mais lenta e melódica, enquanto Dorothy começa a ver coisas voando na janela lá fora e vemos a casa voando e rodopiando dentro do furação. A música, diga-se de passagem, se chama "The Great Gig in the Sky". Originalmente, a música seria sobre a morte, e a "grande festa/acontecimento no céu" era considerada a música mais linda a respeito existente. Só que quando vemos a casa voando e aquele grande furação, parece que ele é que é a "grande coisa no céu"! A música fica cada vez mais lenta até que a casa aterrissa e Dorothy vai até a porta. Aqui termina o lado A do antigo vinil.

    8 - Começa então o som da máquina registradora em "Money" e o filme fica colorido! Há várias coincidências estranhas. Quando Dorothy está de costas, atrás delas vemos uns anõezinhos sairem das folhagens. A música então diz "Money, GET BACK" e os anões voltam a se esconder na folhagem. A música diz "...keep you hands off..." (tire as mão de...) e Dorothy solta o cachorro no chão. Em seguida aparece a bruxa do bem. A música diz "Don't give me that do goody good bullshit" (não me venha com esta bobagem de "faça o bem"). Começa então o solo de saxofone e guitarra e um monte de anões parecem dançar conforme a música na tela. No final da música entram vários soldados marchando e é incrível a sincronia entre seus passos e a batida da música.

    9 - Começa "Us and Them". A música é bem mais calma que "Money" e a atividade na tela também fica mais calma. A música entra "Us-us-us", no momento em que três bailarinas saem da multidão e parecem dançar seguindo o refrão. Outros bailarinos entram em "Me-me-me". De repente, a bruxa malvada aparece, de preto, e a música diz "Black....and blue". Claro, a cena muda e Dorothy está vestindo azul! Então a bruxa vai até onde a casa de Dorothy caiu, e vemos que ela caiu em cima de outra bruxa. A música diz "And who knows which is which, and who is who?" (quem pode dizer qual é qual, e quem é quem?) Além disso, há uma semelhança entre "which" (qual) e witch (bruxa). Quando a bruxa boa vai embora, a música diz "...out". A música termina exatamente quando Dorothy diz adeus a todos e a cena termina.

    10 - Entra "Any colour you like" (qualquer cor que você quiser). Música instrumental que não parece ter a ver com as imagens, mas o título poderia se referir às cores fortes do cenário.

    11- Dorothy encontra o espantalho. Ele diz a ela que não tem um cérebro. Qual a música que começa a tocar? "Brain damage" (cérebro danificado). O Espantalho começa a dançar feito um louco, no meio do milharal, e a música começa dizendo "The lunatic is on the grass" (o louco está no campo).

    12 - A última música do álbum, "Eclipse" começa quando Dorothy e o Espantalho encontram o Homem de Lata. Não há muita relação entre as letras e as cenas, mas a música é repetitiva "All that you touch, All that you see, All that you taste, All you feel" e, com um pouco de imaginação, parece que as frazes entram conforme Dorothy está colocando óleo no Homem de Lata. O disco termina e, quando você acha que nada mais vai acontecer, o Homem de Lata pede para Dorothy colocar a cabeça em seu peito e ouvir. Ele então diz "See? No heart" (viu, não tem coração). Coincidentemente, o álbum terminam com um "tum-tum, tum-tum, tum-tum" de um coração batendo.

    Aqui termina o álbum. As coincidências são incríveis a ponto de se imaginar que foram feitas de propósito. O caso é que, se você deixar o cd no "repeat" e tocá-lo de novo, algo mais incrível ainda acontece. As coincidências continuam a acontecer! Não sei como isso seria possível, mas o fato é que é verdade. O álbum começa exatamente como termina, isto é, com o som de um coração batendo. Assim, a cena com o Homem de Lata ainda continua valendo. Ele então começa a dançar, e há um momento em que ele fica com as pernas presas ao chão e começa a pender de um lado ao outro. Surpreendentemente, no disco a guitarra de David Gilmour vai tocando notas longas e puxadas cada vez que o Homem de Lata pende para um lado diferente.

    Como isso é possível? Mesmo supondo que a banda tivesse sincronizado o álbum com o filme, como ele poderia continuar sincronizado na segunda vez também? Há uma cena em que a bruxa aparece e joga fogo em cima de Dorothy, do Espantalho e do Homem de Lata. No mesmo momento a música grita "Run!" (fuja!). Eles então encontram o Homem Leão e saem dançando pela floresta, observados pela bruxa em uma bola de cristal. Ela então joga um feitiço sobre eles e a bola fica vermelha. A música diz "...and there's time to kill today" (pode-se traduzir por "pode-se matar o tempo hoje" ou "há tempo para MATAR hoje"). Os quatro começam a correr sobre um campo de flores, até que o feitiço começa a fazer efeito e Dorothy cai no chão. A música, um pouquinho antes, já havia dito "And you run, and you run..." (você corre e corre). O Leão também cai no chão. No momento exato em que o Homem de Lata começa a fazer vento com as mãos para tentar reanimá-lo, a música diz "shorter of breath, one day closer to death" (sem fôlego, e um dia mais próximo da morte). Há varias outras similaridades. Novamente, em "Us and them", parece que as cenas entre Dorothy, os outros e O Mágico de Oz estão mudando conforme a música. Inclusive as cores da fumaça na cena parecem ir mudando conforme se fala na música. Há um momento incrível em que a bruxa malvada manda seus macacos alados voar atrás dos heróis, e no momento exato em que o primeiro macaco toca o solo, a música diz "Down".

    O disco termina de tocar e começar a se repetir pela terceira vez. Ainda assim, quando Dorothy acorda do sonho e volta para casa, ouve-se novamente a letra cantar "Home, home again. I like to be here when I can". Apesar de não terminar em sincronia perfeita (ufa!), o filme termina na mesma música que estava tocando no momento do furacão, na última cena colorida da primeira parte do filme, e o fim do lado A do disco.

    Outras ligações com Pink Floyd?

    Seria possível, ainda, fazer conexões entre o filme e o resto da carreira do Pink Floyd? No disco "Pulse", lançado em 1995, pode-se ver na capa, em meio à um olho, uma bicicleta voando (como a bruxa aparece voando de bicicleta durante o sonho de Dorothy), o que parece ser uma garota com sapatinhos vermelhos (a própria Dorothy) e um machado (como o que tem o Homem de Lata). Há quem diga que se pode ver o Espantalho e o Leão também (eu não vi). Isso poderia ser explicado pela carreira do próprio Pink Floyd. A bicicleta poderia ser da música "Bike", a menina poderia ser da música "See Emily play" e o machado da música "Careful with that axe, Eugene".

    A banda sempre negou a ligação com o filme. Seriam estes indícios na capa de discos posteriores outras coincidências? Ou estaria a própria banda pregando uma peça nos fãs? Haveria indícios anteriores a "Dark Side of the Moon"? A capa de "Atom Heart Mother", por exemplo, mostra uma vaca em um pasto. Diga-se de passagem, a capa não tem nada ver com o disco em si. Mas ela se parece muito com a vaca (na mesma posição) que passa voando na janela de Dorothy durante o tufão. No disco de 1979, que, este sim, viraria um filme produzido pela banda ("The Wall"), há uma música em que Roger Waters canta "Crazy, over the rainbow, he is crazy...". A música tema do Mágico de Oz é exatamente "Over the Rainbow". Ah, sim, "The Wall" seria lançado pela MGM...

    O que se deve perguntar é por que a banda faria isso. Qual a motivação para se fazer uma trilha sonora alternativa de um filme de 1939? Além disso, deve-se ter em mente que o disco é de 1973. Nesta época não havia nem videocassetes ou cds. Como as pessoas poderiam ver a conexão? Além disso, se realmente a coisa tivesse sido proposital, não seria simplesmente o trabalho de sincronizar música e filme. Seria todo um trabalho que começaria desde a composição das músicas, a criação das letras até a gravação e suposta sincronização com o filme. Porque a banda se daria a um trabalho tão dispendioso apenas para fazer uma piada?

    Além disso, e agora á o fã quem está falando, "Dark Side of the Moon" é uma obra prima musical. As letras de Roger Waters estão entre as melhores já escritas na história do rock, lidando com várias das angústias e problemas do homem moderno. A banda, trabalhando junta, ainda faria grandes trabalhos como "Wish you were here", de 1975, "Animals", de 1977 e "The Wall", de 1979. Este último, transformado em um show teatral e em filme de Alan Parker, também lidaria com os problemas da mente humana e o isolamento que colocamos entre nós e o resto do mundo.

    Assim, mesmo sendo difícil imaginar que tudo seja apenas uma grande coincidência, acho a alternativa igualmente fantástica. Que, além de obra prima musical e com uma história e tema completamente independentes, "Dark Side of the Moon" também tenha sido composto em sincronia perfeita com um filme que, na época de lançamento do disco, tinha 32 anos.

    O fato é que, proposital ou não, coincidência ou não, é uma experiência multimídia única que recomendo para os fãs do cinema e do rock em geral. E, como diria Hamlet, "Há mais coisas entre o céu e a terra, Horácio, do que pode sonhar a mente humana."

    JPedro
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    Eu vi essa história no Lendas do Rock, na MTV. E lá, mostrou algumas partes do filme com o disco tocando... realmente, são incrivelmente sincronizadas, mas como seria possível o album ter sido feito de propósito para combinar com o filme??? Acho que pode ser apenas coincidência...

    Harvey
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    Também vi isso no Lendas do Rock, da MTV... As músicas estão realmente sincronizadas com o filme... Não sei se é coincidência. Pink Floyd sempre foi uma banda cheia de mistérios e truques.

    rpassaro
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    É impossivel tudo isso ser coincidência...mas ao mesmo tempo eu acho que seria um trabalho durissomo para fazer essa cincronização...sei lá!!!

    Walker
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    tem muita história de filme que combina com disco, eu acho que isso é viajem... já vi uma falando que o "Ok computer" do RAdioHead combina perfeitamente com Bruxa de Blair...

    Max
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    nunca vi isso mas tive a puta paciencia de ler td..eh meb legal..deve ter sido combinado certeza

    Ronin
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    Muito louco... o redator aqui da agência, que é fã do PinkFloyd, já fez este lance e diz que dá certo... é muito louco mesmo... de um lado agente pensa que não pode ser coincidência e de outro que daria muito trampo fazer esta sincronização (principalmente porque ela ocorre nas três voltas do disco).

    HARLEY DAVIDSON
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    ISSO AI É IMPRESSIONANTE, MAS NAO TEM NEM EXPLICAÇÃO. COINCIDENCIA É QUASE CERTO DE Q NAO É (SE FOR DE QUE PLANETA ELES SAO ENTAO....????) E SINCRONIA DE PROPOSITO TBM NAO É, PQ É COMO JA DISSERAM, IRIA SER MUITO TRABALHOSO FAZER UMA COISA DESSA, MAS SEI LA, SO ELES TEM A RESPOSTA.

    The Hellraiser
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Muito grande... depois eu leio...

    Ruiva Rebelde
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    "---Somewhere over the rainbowww....."

    aratohendrix
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    POw, eu vi isso num site de fans do pinkfloyd, eles sao cheios de enigmas(alguem ja ouviu falar do enigma de publius)nunca experimentei, mas deve ser coincidencia, mas acho q e uma puta banda e q naum tera nunca nenhuma banda q seja pelo menos parecida com pinkfloyd.

    Msmo assim foca o "misterio!!!!"hohohohohohoh


    falo

    LeandroDF
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    ja teve um topico falando disso por aqui...

    Ngm
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Que loucura!!! Ainda quero tentar fazer isso um dia!!!

    Bass Skema
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    porra véio!!
    muito louco cara!!
    a gente pensa que pode ser uma coisa feita de propósito, mas ao mesmo tempo, pensa que é pura coincidencia!!
    muito louco!!
    com certeza eu vou fazer isso um dia carA!!

    that's all folks!!

    Max
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Tem que ver quando foi lancado o Cd e o Video!

    Bass Skema
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    já tá ali cara...
    o CD é de 73...
    o filme é de 39..

    The SkullKiller
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Vou ter que imprimir, pra depois lê

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Leiam isso, é impressionante!