Cérebro de músicos tem mais substância

Autor Mensagem
maggie
Veterana
# dez/04


Cérebro de músicos tem mais substância

Os músicos têm mais massa cinzenta em determinadas regiões do cérebro, revela um novo estudo dos cientistas Dr. Christian Gaser, da Universidade de Jena (Alemanha), e Dr. Gottfried Schlaug, da Escola de Medicina de Harvard (Estados Unidos).

Ao comparar o cérebro de músicos profissionais, amadores e não-músicos, os cientistas constataram diferenças na quantidade de massa cinzenta de determinadas regiões responsáveis pela audição, visão e controle motor. Os resultados do estudo foram publicados na edição de outubro do renomado Journal of Neuroscience.

"Os músicos são objetos prediletos da pesquisa do cérebro", afirma o Dr. Gaser, pois tocar um instrumento é algo que começa desde criança e exige muito da audição e da motricidade fina das pessoas. Uma das particularidades da música é que os músicos precisam transformar rapidamente as informações visuais — as notas musicais — em movimentos dos dedos.

A pesquisa dos doutores Gaser e Schlaug constatou que as diferenças da estrutura do cérebro dos três grupos estudados — músicos profissionais, músicos amadores e não-músicos — estão relacionadas à intensidade do treinamento musical. Quanto melhor treinado o músico, maior é a proporção de massa cinzenta. Como se sabe, a quantidade da massa cinzenta é determinante no grau de inteligência de um indivíduo.

Ressonância magnética para medir o cérebro

Os cientistas utilizaram a tomografia por ressonância magnética para obter representações visuais em três dimensões do cérebro. Para isto o Dr. Gaser desenvolveu um novo método de medição, inspirado na eletrotécnica e na morfometria, que permite estudar a transformação temporal da "paisagem cerebral".

As imagens obtidas permitem deduzir, por exemplo, que os instrumentistas utilizam muito mais a mão esquerda do que as pessoas que não tocam nenhum instrumento. A principal conclusão do estudo é que a prática constante de um instrumento influencia de forma positiva o desenvolvimento do cérebro.

Ao que tudo indica, o efeito do treinamento musical no cérebro é semelhante ao da prática de um esporte nos músculos, afirma o Dr. Gaser.

Talento musical é nato ou adquirido?

A partir desses primeiros resultados, os dois pesquisadores querem agora resolver um dos principais enigmas da música: descobrir se o cérebro dos músicos é diferente desde o nascimento, e por isso é que eles se tornam músicos, ou se as diferenças de estrutura cerebral se desenvolvem em função do treinamento musical.

A partir deste ano, eles começaram a estudar o cérebro de um grupo de crianças americanas entre 5 e 7 anos de idade. Os meninos serão acompanhados desde o início de sua educação musical, durante três anos. Eles estão divididos em três grupos: o primeiro aprende a tocar um instrumento, o segundo freqüenta um curso de música mas sem aprender um instrumento e o terceiro grupo só freqüenta as aulas de música da escola.

O desenvolvimento do cérebro dessas crianças será documentado em intervalos regulares, através de imagens de ressonância magnética e do método de morfometria aperfeiçoado pelo Dr. Gaser. Isto permite detectar qualquer pequena transformação ocorrida em regiões específicas do cérebro.

Os cientistas esperam assim fornecer uma resposta definitiva à questão: por que os cérebros do músico têm mais substância?

fonte

skate_na_raça
Veterano
# dez/04 · Editado por: skate_na_raça
· votar


Oba!!! Mais uma desculpa para o meu Pai nao tirar a guitarra (quando eu vou mal em provas)!!!
Sera q é verdade tudo isso ae?

Mera
Veterano
# dez/04
· votar


Depois falam que musicos são burros e vagabundos. Na verdade eles são os verdadeiros genios da humanidade (peguei pesado).

skate_na_raça
Veterano
# dez/04
· votar


Mera

E são mesmo!!! Acho q Deus é musico... e acho q Jesus foi o criador da guitarra =]!

Mera
Veterano
# dez/04
· votar


skate_na_raça
São Pedro era baterista e São Paulo era baixista e a Virgem Maria era tecladista. Foi assim que surgiu a musica.

adnz
Veterano
# dez/04
· votar


noe foi o criador da arPa

adnz
Veterano
# dez/04
· votar


e moisés quebrou os 7 acordes em muitos O_o

adnz
Veterano
# dez/04
· votar


jesus transformou guitarra em baixo

adnz
Veterano
# dez/04
· votar


andou sobre as 7 notas

adnz
Veterano
# dez/04
· votar


ã?

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# dez/04
· votar


E judas então foi o primeiro punk da humanidade?

Mera
Veterano
# dez/04
· votar


ServeTheServants
Sim, e os romanos eram adeptos ao black metal.

adnz
Veterano
# dez/04
· votar


ServeTheServants
diosjoisdh

Christina Amaral
Veterano
# dez/04
· votar


Interessante!

skate_na_raça
Veterano
# dez/04
· votar


E existiu um Anjo chamado Hendrix q veio a terra para reviver a guitarra.

focaliza
Veterano
# dez/04
· votar


TÊM DROGA NA KBÇA

Piper Music
Veterano
# dez/04
· votar


E aí se vai........

Claudio Natureza
Veterano
# dez/04
· votar


caraio, essa pesquisa é meio estranha, pois a grande maioria dos músicos que conheço são meio idiotas e fora da música não sabem de porra nenhuma.

Paulo Feresin
Veterano
# dez/04
· votar


eu sei q musicos, tem facilidade em saber se uma pessoa está mentindo.... tipo, conseguem perceber e tal... e é verdade... comigo já acontece as vezes hehe!!

Dogs2
Veterano
# dez/04
· votar


Santo Speedito foi o primeiro shredder

Sistema_Feudal
Veterano
# dez/04
· votar


ate q enfim um topicozinho interessante

melleka_gyn_bass
Veterano
# dez/04
· votar


A musica vei primeiro que a luz. Pois o zummmmm da luz eh uma musica =}

Bico
Veterano
# dez/04
· votar


Claudio Natureza
caraio, essa pesquisa é meio estranha, pois a grande maioria dos músicos que conheço são meio idiotas e fora da música não sabem de porra nenhuma.
Hahaha! Eu tenho vários amigos músicos... Muitos são paguazões, mesmo, mas outros são inteligentíssimos! Tirando a média: normais.

eu sei q musicos, tem facilidade em saber se uma pessoa está mentindo.... tipo, conseguem perceber e tal... e é verdade... comigo já acontece as vezes hehe!!
Será?

Agora a galera vai querer usar essa pesquisa pra "justificar" um monte de viagem...
Interessante, eu admiro muito a ciência em geral mas nunca dou bola pra essas pesquisas. Estão sempre saindo várias contraditórias, várias inúteis (pelo menos aparentemente)...
É só pra ter assunto pra jogar conversa fora com amigos, no bar, etc...

flavinha190
Veterano
# dez/04 · Editado por: flavinha190
· votar


maggie Eu tb ja vi uma matéria + ou - parecida so q na revista Super Interessante, só q essa falava sobre ouvidos absolutos e dizia q os genios nasciam com a predisposição e quem não nascia com o dom teria q iniciar na musica bem cedo mesmo tipo no maximo com 6 anos de idade ,tb falava sobre os passaros que tem 4 cordas vocais e por isso faziam um contra canto sobre a própria voz deles..

Paulo Feresin
Veterano
# dez/04
· votar


Bico

ah meu professor de musica que falou isso... e o cara é inteligente! num fui eu q supos...

Filhote do Jazz
Veterano
# dez/04
· votar


Nego só faz comentário idiota! Ninguem leva nada a sério!

A matéria é hiperinteressante. Imagino o potencial cognitivo psico-motor dos magos da composição e arranjo. Como Bach e Cia LTDA...rs

Fantástico. Tem continuação dessa máteria? Resultados da pesquisa?

Lucas de Almeida Pereira
Veterano
# dez/04
· votar


Pesquisa científica é tudo furada. Já disseram que existia um fenótipo de criminosos, que o formato do cranio dos negros os deixava mais burros e que o tamanho do cranio influencio na evolução. Tudo conversa furada.

SoldierOfFear
Veterano
# dez/04
· votar


Pesquisa científica é tudo furada.

É... a internet e o computador que você usou pra escrever esse post foram criados por mágica.

adnz
Veterano
# dez/04
· votar


é

Lucas de Almeida Pereira
Veterano
# dez/04
· votar


Isso e a aids e a bomba atomica também.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cérebro de músicos tem mais substância