Os anos 60. Quando tudo Aconteceu. O que você sabe?

Autor Mensagem
Piper Music
Veterano
# dez/04


Os anos 60 é bem reconhecido por os Beatles. Mas não era só o Mersey Beat que fez sucesso naquela época. Também Motown, Pop Americano, Rock Inglês, Surf Music, Folk-Pop, Gospel etc.
Quais são as bandas que destacaram e por que? E por que durante esta época mais aconteceu com a música de que em qualquer outra década?

Boa sorte!

Jason
Veterano
# dez/04
· votar


Valeu, pra ti tbm
abraços
t+

FSC
Veterano
# dez/04
· votar


EU ESTAVA FAZENDO UMA PEÇA NA ESCOLA SOBRE A HISTÓRIA DA MÚSICA MAS EU NÃO SEI MUITA COISA NÃO.

VOU MANDAR O ROTEIRO PARA O SEU e-mail.

dicipulo d marcus miller
Veterano
# dez/04
· votar


so mais anos 70/80

Claudio Natureza
Veterano
# dez/04 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


Piper Music

eu acho que foi o momento histórico que fez com que a música tomasse proporções sociais tão grande.

Na verdade a coisa começou a acontecer na década de 50, com os filmes sobre a "juventude transviada, com a necessidade que uma parte dos joves americanos tinham de transgredir, de ouvir e fazer coisas que seus pais não ouviam, por isso a cultura americana saiu um pouco do conservadorismo e iniciou-se uma era de rebeldia, era essa que tinha como trilha sonora o rock.

na década de 60 o Rock americano havia caido muito, e só sobreviveu graças ao Rock inglês, que com os Beatles como expoente invadiu a am[erica do norte, fazendo grande sucesso entre a juventude, trazendo em sua esteira os Roling Stones, The Animals, Joe e The pacemakers, etc...

com a ascenção dos beatles, que vendiam milhões de discos, outras bandas de rock surgiram, e com o advento da contracultura, movimento social mais conhecido como movimento Hippie, o rock , aliado as drogas como o LSD, passou a ritmo de protesto contra a guerra do vietnã e contra a sociedade cristâ ocidental monogâmica capitalista, pregava-se o amor livre, a vida em comunidade, uma estética livre e contrária à cultura até então vigente.

Nada foi mais adequado que o Rock para representar tal movimento, que refletiu em todo o mundo levado pelo Rock.

Hoje o Rock nada mais é do que uma música comercial que não representa aqueles ideais, e sim uma rebeldia egoista e alienada mais do que conformista e encorporada pelo capitalismo imperialista norte americano, que massacra culturas locais em toda parte do mundo enchendo os meios de comunicação com uma música pasteurizada a serviço do lucro imediato.

Ganon
Veterano
# dez/04
· votar


Os anos 60 é bem reconhecido por os Beatles. Mas não era só o Mersey Beat que fez sucesso naquela época. Também Motown, Pop Americano, Rock Inglês, Surf Music, Folk-Pop, Gospel etc.
Quais são as bandas que destacaram e por que? E por que durante esta época mais aconteceu com a música de que em qualquer outra década?

Boa sorte!



Boa sorte?

Piper Music
Veterano
# dez/04
· votar


Oi Ganon,

Desejo boa sorte. Seja sortudo. Ter sucesso. etc........

Ganon
Veterano
# dez/04 · Editado por: Ganon
· votar


ah, OK, pra vc tb (vou precisar... daqui a 6 horas vai sair meu boletim)
:)

Piper Music
Veterano
# dez/04
· votar


Oi Claudio,

E o resto? O Motown, Folk-Pop, Surf Music? Houve tantas coisas acontecendo naquela década. Os raizes com certeza aconteceram nos anos 50, mas foi nos anos 60 quando as mudanças realmente aconteceram.
É interessante porque até os Beatles chegaram nos Estado Unidos, a cultura erá mais inocente, com artistas como Niel Sedaka e the Everly Brothers. Na verdade a infuência dos Beatles ameaçou os artistas americanos e por isto por exemplo começou bandas tipo The Monkees que era competição direta com os Beatles.
Mas não podemos esquecer o Stevie Wonder, The Chilites, Frankie Vallie and the Four Seasons, e chegando ao fim da década Aretha Franklin, Mamas and the Papas, Bob Dylan, a lista não tem fim..... E o som é tão distinto! Quando ouvir uma música dos anos 60 é tão fácil para identificar a época. Nos anos 70 pode começar a ser confundido com 80 etc. (Acho que nasci dez anos tarde demais!)

Claudio Natureza
Veterano
# dez/04
· votar


Piper Music

caro Piper, eu só comentei o seu post na parte referente ao Rock por achar que a Folk americano e a surf music foi engolido pelo rock, pois ninguém hoje em dia chamaria um Bob Dylan de cantor folk, e sim de um dos ícones do rock.

quanto à Motow discos, teve grande importância artística e influenciou toda a música negra americana e até o pop atual, mas não teve uma repercussão social tão importante quanto o rock, talvez por questões raciais.

quanto aos Monkees, sequer eram uma banda de verdade, e sim um grupo de atores, que depois de fazerm sucesso com uma série de TV até tentaram lançar um disco, mas foi um grande fiasco. Quem fazia concorrência direta aos Beatles era Jerry e The Pacemakers, que disputavam as vendas de discos diretamente com eles.

o que diferenciou mais a música dos anos 70 da música dos anos 80 foi a psicodelia e alguns guitarristas pioneiros, como o mestre Jimmy Hendrix, que deu enfase à participação da guitarra solo nas composições, sendo copiado por bastante gente.

na década de 60 havia mais enfase no ritmo, e nos arranjos vocais, mas, quando todos viram o que a guitarra de Hendrix era capaz, passaram a compor e a incluir a guitarra solo com mais consistência, e com a influência das drogas lisérgicas, passou-se a uma música mais visceral, mais "viajante", em contraposição ãs musicas românticas e inocentes da década de 60. no meu ponto de vista uma banda que mudou muito a música foi the animals, que em 60 já se voltava para músicas mais introspectivas, com influência dos beatniks, que eram usuários de lsd e amantes do blues, ainda na Inglaterra.

na verdade, o Rock nasceu nos Estados Unidos, caiu quase no esquecimento na primeira metade da década de 60 e foi ressuscitado pelos ingleses na segunda metade daquela década, e incorporou influencias da música popular britânica, que posswia um ritmo parecido aos primeiros rocks americanos.

minha humilde opinião.

um abraço.

Grosskopf
Veterano
# dez/04
· votar


pois ninguém hoje em dia chamaria um Bob Dylan de cantor folk, e sim de um dos ícones do rock.
Apesar de entender claramente a razão que levou o Claudio Natureza a chamar de icone de rock, acho que deviamos saber separar melhor as coisas, pois´parece que tudo é ROCK, inclusive (agora tratando sobre o tema do tópico) a revista Super Interressante lançou (ou está lançando) umas 4 edições especiais que contam a história do rock brazuca (a primeira conta da década de 60, chegando a té a ultima edição que conta a história da decada de 90). Mas o mais me irritou foi o fato de musicos como Marcelo D2 (não estou falando mau dele agora) ter entrado numa história do Rock Nacional (já que ele está totalmente ligado ao movimento Hip Hop Mainstream), e esquecem banda como Patrulha Do Espaço!

FDG
Veterano
# dez/04
· votar


Marcelo D2 (não estou falando mau dele agora) ter entrado numa história do Rock Nacional (já que ele está totalmente ligado ao movimento Hip Hop Mainstream), e esquecem banda como Patrulha Do Espaço!

talvez tenha sido pelo Planet Hemp que tinha algo Fusion,mas realmente,fora disso,ele não tem nada relacionado a rock

MacCa
Veterano
# dez/04
· votar


Bandas que se destacaram nos anos 60? Beach boys, Beatles, The Who, The Byrds, The mamas and the papas, the Kinks, Rolling Stones, Bob Dylan, Jimmy Hendrix...

MacCa
Veterano
# dez/04
· votar


Janis Joplin...

MacCa
Veterano
# dez/04
· votar


Esse pessoal tinha influência de rock, folk, blues, R&B, country...

MacCa
Veterano
# dez/04
· votar


Putz, esqueci o Chuck Berry!

Piper Music
Veterano
# dez/04
· votar


É isso aí! Será que "Rock" é um rôtulo genêrico demais? Não é como "Pop"? Cada um deste genêricos tem seus segmentos não tem? Porque tudo cabe em Rock?

Piper Music
Veterano
# dez/04
· votar


Oi FSC,

Li o roteiro da peça. muito legal. Até eu esqueci alguns detalhes sobre a moda que vocês colocaram no roteiro. Vocês me fizeram pensar... Eu lembro roupas que usei nos anos 70 que hoje só palhaço use!! Mas naquela época era moda para morrer!
Uma coisa eu não gostei era o fato que alguem tinha uma vó que lembrava os anos 60... Será sou tão ancien assim!?!

Gostei..muito bom. E também aprendi sobre a música brasileira também. Obrigado.

Livin in Sin
Veterano
# dez/04
· votar


só durou 10 anos

Piper Music
Veterano
# dez/04
· votar


Oi Livin in sin,

Decadas têm este hábito!

bulldog
Veterano
# dez/04
· votar


Decadas têm este hábito! huahuahaua

Eu gosto dos anos 80 apesar de ster sido uma década bem superficial, mas eu era criança, pô...

Aliás a morte de John Lennon em 1980 acho que sepultou definitivamente o pensamento hippie de paz e amor, essas coisas, sei lá.

Quanto aos anos 60 ter sido a época em que mais aconteceu com a música, eu discordo. Acho que os anos 70 foram tão produtivos ou mais produtivos.

Piper Music
Veterano
# dez/04
· votar


Oi Bulldog,

Em qual maneira? Tudo bem foi o início de glam rock e be-bop-pop, mas em qual maneira mudou a cara da música. Quem foram os principais formadores de opinião? Quem eram os líderes na música?
Para mim os anos 70 eram lembrados de ser a época de glam rock (pelo menos na Inglaterra) enquanto lá nos Estados Unidos foi a vez de Donny Osmond, David Cassidy, um pouco black com Barry White, Stevie Wonder (mas ele veio dos 60s).
Não tinha aquele poder dos 60's. Mas é só minha opinião, claro.

Piper Music
Veterano
# dez/04
· votar


Em termos da música brasileira, acredito que foi o nascimento de MPB e aquele movimento meio político. Talvez aqui no Brasil para Brasil os anos 70 eram mais produtivo, mas como eu não estava aqui naquela época, realmente não sei. Pode me avisar?

Livin in Sin
Veterano
# dez/04
· votar


Piper Music
Que coisa naum?

Claudio Natureza
Veterano
# dez/04
· votar


Piper Music

os anos 70 no Brasil foram muito produtivos, com os festivais da canção, que eram o meio de divulgar novos talentos e novas composições, uma grande época, onde despontaram Chico Buarque, Elis Regina, Jair Rodrigues, Geraldo Vandré, Mutantes, Caetano, etc...

o Brasil usava a música para desafogar sua revolta contra uma ditadura militar assasina e repressora, e de forma inteligente os compositores conseguiam criticar o sistema sem serem censurados, com leras de duplo sentido que não eram entendidas pelos censores.

foi também a década da Tropicália, com Tom Zé, Gilberto Gil, etc...

também se fortalecia a bossanova de Tom Jobim, Vinícius de Moraes, etc...

na música comercial quem reinava absoluto era Roberto Carlos, que após a fase de roqueiro da Jovem Guarda (final dos anos 60) se voltava para a canção romântica.

Clapton_Page
Veterano
# ago/05
· votar


nos anos 60 surgiram beatles, rolling stones, the who, cream, jimi hendrix, led zeppelin, the doors, janis joplin, velvet underground, bob dylan, black sabbath... precisa falar mais alguma coisa???

jagger
Veterano
# ago/05
· votar


pq todo mundo lembra de beatles qdo se fala de '60s?? porra! os '60s foram dos STONES!! eles sim tinham o espírito rock n roll. os beatles eram uns engomadinhos q faziam música chata e sem graça.
por que durante esta época mais aconteceu com a música de que em qualquer outra década? pq foi nos '60s q o rock n roll começou a realmente desabrochar. elvis jah tinha feito algo parecido com isso nos '50s, mas foi nos '60s q as primeiras bandas começaram a se destacar...jefferson airplane, janis joplin, jimi hendrix experience. e qm pode esquecer daquele bonitinho tímido tocando guitarra com john lennon e keith richards no rock n roll circus dos stones?? era o eric clapton! e tbm foi a década dos hippies, contracultura, protesto etc.
tah, vou ficar até amanhã escrevendo. agora deu.

como eu queria ter vivido nos anos 60. =/

Luciano_the_rocker
Veterano
# ago/05
· votar


como eu queria ter vivido nos anos 60. =/
eu queria ter nascido nos anos 60

Sammy Page
Gata OT 2011
# ago/05
· votar


Eu queria ter vivido nos anos 60 tbm :(

Luciano_the_rocker
Veterano
# ago/05
· votar


Sammy Page
eu queria só ter nascido, pra ser jovem nos ans 70

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Os anos 60. Quando tudo Aconteceu. O que você sabe?