Teoria Musical pós modos gregos

Autor Mensagem
Toyo
Veterano
# dez/04


Todos falam de modos gregos, mas poucos conhecem o que vem depois disso.......

Toyo
Veterano
# dez/04
· votar


Modo Menor Harmônico

É importante dominar o intervalo de 1T e 1/2 da escala.

adnz
Veterano
# dez/04
· votar


pq eu iria querer saber disso?

Pâmela Simon
Veterano
# dez/04
· votar


Toyo

Eu so Grega e conheço muito beim....

Reinaldo Camargo Filho
Veterano
# dez/04
· votar


+++ EDITADO PELO MODERADOR POR NÃO FAZER NENHUM SENTIDO +++

Reinaldo Camargo Filho
Veterano
# dez/04
· votar


:P AEUheaueaheuea

Pâmela Simon
Veterano
# dez/04
· votar


Reinaldo Camargo Filho
huahuahuihuahaui....gostei desse pqno resuminhu!!!

LeandroP
Moderador
# dez/04
· votar


Reinaldo Camargo Filho

Faltou você colocar o modo dos semitons inteiros aí.

Reinaldo Camargo Filho
Veterano
# dez/04
· votar


LeandroPanucci
Pâmela Simon

Esse texto não é meu, é do super ultra modesto e humildemente superior Beto Guedes. :p

deathmeister
Veterano
# dez/04
· votar


Modo Semi-dodecafônico


meu deus.

MacCa
Veterano
# dez/04
· votar


Temas teorias italianas...

MacCa
Veterano
# dez/04
· votar


Quem lê partitura sabe

Toyo
Veterano
# dez/04
· votar


Modos pós-gregos

Acho que peguei pesado neste tópico.

Vamos lá.

A explicação foi interessante, mas quantos entenderam?
Eu, que conheço, quando li achei difícil de entender.

Só uma questão de nomenclatura, para ficar fácil.

1 - tônica
b2/b9 - 2º menorou 9º menor
2/9 - 2ºmaior ou 9º maior
#2/b3 - 3ºmenor ou 2º aumentada
3 - 3ºmaior
4 - 4ºjusta
#4/b5 - 4ºaumentada ou 5ºdiminuta
5 - 5ºjusta
#5/b6 - 5ºaumentada ou 6ºmenor
6/bb7 - 6ºmaior ou 7ºdiminuta
#6/b7 - 6ºaumentada ou 7ºmenor
7 - 7º maior


Menor Harmônico – exemplo em Am7+

1º modo – harmônico menor ou harmoeólico
1-2-b3-4-5-b6-7
A-B-C-D-E-F-G#

Acorde – Am7+

2º modo – lócrio com 6º maior
1-b2-b3-4-b5-6-b7
B-C-D-E-F-G#-A

Acorde – Bº b2/6
3º modo – jônio aumentado
1-2-3-4-#5-6-7
C-D-E-F-G#-A-B

Acorde – C+

4º modo – dórico com 4º aumentada
1-2-b3-#4-5-6-b7
D-E-F-G#-A-B-C

Acorde – Dm #4/6

5º modo – frígio dominante
1-b2-3-4-5-b6-b7
E-F-G#-A-B-C-D

Acorde – Em b2/3 – vale ressaltar que é um escala menor com 3º maior

6º modo – lídio com 2º aumentada
1-#2-3-#4-5-6-7
F-G#-A-B-C-D-E

Acorde – FM #2/#4

7º modo – mixolídio diminuto
1-b2-b3-b4-b5-b6-bb7
G#-A-B-C-D-E-F

Acorde – G#º b2/b4/bb7 – lembrando que um acorde totalmente diminuto tem que ter a 7º diminuta.

Xm7+ (T) Xº7(b9) (ST) X+7+(b9) (T) Xm7(9) (T) XM7 (b9) (ST) XM7+(#9) (T ST) Xº bb7(b9) (ST).

(T) - intervalo de tom
(ST) - intervalo de semitom
(T ST) - intervalo de tom + semitom

Analisando em tríades, o campo da harmônica menor é composto de 2 acordes maiores, 2 acordes menores, 2 acordes diminutos e um aumentado.


Considerações finais.

Como podemos observar quando utilizamos um exemplo com notas, percebemos que é a mesma regra dos modos gregos, só partindo de uma escala que possui 1 ½ tom entre o VI e VII graus.

por: Toyo data:3/12/2004

Botelho
Veterano
# dez/04
· votar


depois de modos gregos?

pô cara, se vc aprendeu modos gregos você acabou o BÁSICO de teoria musical

tem muito, muito mais pela frente.

Toyo
Veterano
# dez/04
· votar


Galera,

Postem as dúvidas, a grande maioria faz o maior misterio ou dá esplicações que ninguem entende.

claudio5c
Veterano
# dez/04
· votar


eu tenho duvida em formação de acordes, tem uns que não dá pra entender.

_Hendrix_
Veterano
# dez/04
· votar


Reinaldo Camargo Filho
Meu Deus do Ceu...
vc sabe aplicar todos esses modos ai na vida real msmo ou tah soh copiando o texto????????
E quem eh esse Beto Guedes???

Toyo
Veterano
# dez/04
· votar


Esse texto foi feito por mim. Parte do que escrevi, aprendo na escola de música, parte são minhas conclusões pessoais. Como já falei, o pessoal complica as coisas simples.
Aplicar os modos e mistura-los, para isso é necessário saber todos os campos harmônicos, pois cada um tem seus modos, suas escalas e acordes. Esse que eu postei é o campo harmônico da escala menor harmônica, com seus 7 escalas e acordes básicos.

É o 2º campo harmônico que se estuda, o 1º é o grego, tem muito mais ainda.......

Quanto ao Beto Guedes, só conheço o cantor...........

Vou preparar um texto sobre montagem de acordes........

PigO
Veterano
# out/13 · Editado por: PigO
· votar


Galera, na escala menor os modos gregos são os mesmo da escala maior?
tipo, em C maior , o C é o primeiro grau e é o jônio, em Am ele é o terceiro grau e continua sendo o jônio.... ta certo?

o sistema de cadencia funciona igual pra todas as escalas?
(por exemplo, na escala maior um comum é I - V - IV ..... essa sequencia ficaria :
C7M - G7 - F7M
passando para a menor é so usar os mesmo grau?
Cm7 - Gm7 - Fm7 )

quais escalas geram modos alterados?

Filippo14
Veterano
# out/13
· votar


PigO
Alterações são as 2b, 2# e as 5#. As 4# tem gente que chama de alteração e outras que não as classificam assim.

Uma escala menor harmônica passa a ter seu primeiro modo como o antigo eólio ou relativo menor do jônio. O que muda dos modos gregos para ela é o fato de que ela possui a 7ª como 7ªM

Exemplo:

C-D-E-F-G-A-B -> escala de C maior

A-B-C-D-E-F-G -> escala de A eólio (relativo menor do C do caso anterior)

quem se altera é a sétima do Am ou seja, a sétima do relativo menor do antigo jônio. Ela se transforma em sétima MAIOR

A-B-C-D-E-F-G#

O ex-eólio passa a ser o primeiro grau da Escala Menor Harmônica

Para se chegar nos próximos modos deve-se apenas analisar os intervalos contidos nessa escala e transpor a partir de outras tônicas e ver os intervalos que formam a partir da nova tônica.

T - II - IIIm - IV - V -VIm - VIIM - > formato da menor harmônica a partir da tônica original da escala, ou seja,a tônica que antes era do relativo menor do jônio ou eólio.

Não vou dizer quais os modos originados dessa mudança na escala que possuem alteração, não uso muito a menor harmônica e nunca corri atrás dos modos dela de forma completa, sei me virar, mas nada muito complexo.

Um acorde alterado é um acorde DOMINANTE e que possua uma ou mais das 3 (podendo colocar a 4# (5b) como a quarta alteração) em sua formação harmônica.

Abraço

PigO
Veterano
# out/13
· votar


Filippo14

blz, entendi vlw


me surgiu outra duvida aqui, tipo, eu to treinando pra ver as sonoridade e caracteristica dos modos e gravei um loop com um C7M e deixei, ai fui tocando os modo maior (jonio - lidio e mixolidio) e depois fui pra Cm7 e toquei os modos menor (dorico, frigio, eolio e diminuto)... me corrijam se estiver errado...

mas dai se eu tiver uma base em C7M G7 Am7 F7M, e querer usar o modo lidio, eu aplico o C lidio sobre todos os acorde ou eu devo improvisar por acorde assim: no C, uso C lidio, no G uso G lidio, no Am uso eolio (ou outro menor) e no F uso lidio...... os dois jeitos tao certo?

Filippo14
Veterano
# out/13
· votar


PigO
Cara, acho que você cometeu alguns erros.

Após algum tempo de estudo, você vai reparar que tem certas notas que fazem com que você soe melhor ao repousar nelas. As notas são a tétrade do jônio quando for uma base comum como essa que você escreveu, ou a tétrade do relativo menor caso você queira algo mais triste, as duas vão soar comuns, mas não vão cagar nada, vão soar boas em cima de uma harmonia dessas. O lance de tocar modal e dar intenções de modos é justamente quando você repousa nas tétrades ou notas boas dos modos escolhidos. (a tétrade do lídio e a 4# dele; a tétrade do dórico e a 6 dele). Terão momentos que certas notas ficaram ruins, um acorde menor com 6, se você repousar na sétima dele pode acontecer da 6 chocar com a 7 devido ao intervalo existente entre elas (o intervalo de 2b sempre caga, mas o de 9b as vezes soa legal), tanto que um lídio geralmente se escreve com 13#, justamente para se evitar o choque com a 5. Bom, para que você faça isso, é preciso que a harmonia peça esses repousos, de forma que não soem ruim como antes soariam (se você repousar na quarta do jônio soa feio, não rola). Usar os bordões para utilizar baixos dos modos que você deseja é uma boa, como um C7M/F, esse acorde implora um lídio, como um F7M13# também. No exemplo do C7M estático que você deu rola de tocar o C jônio e o C lídio, mas não fica bom um C mixolídio porque ele não possui a 7M e sim a 7, vai chocar! A mesma coisa vale para o Cm7 no qual você toca um C lócrio, vai chocar as quintas. Naquela harmonia que você passou:

C7M - Am7 - G7-F7M

Você pode improvisar tudo em C jônio ou A éolio e vai soar bem, repousando ou na tétrade de um ou do outro vai ficar legal, agora, se você quiser soar diferente você tem algumas alternativas.

C7M - C jônio ou C lídio; A eólio ou A dórico (Am é relativo menor do C, então vai ficar bacana)

Am7 - os mesmos do item anterior, contudo os maiores não vão dar uma ideia muito bacana, vai ficar meio estranho. Nesse caso pode-se usar o A frígio

G7 - Aqui você pode usar milhares de coisas, mas para se manter nos modos gregos e pentas, você pode usar um G mixolídio ou uma penta menor de Gm7!!! Não lembro da ideia que explica esse funcionamento, mas rola bem, as terças não chocam, vai soar muito blueseiro.

F7M - F jônio ou F lídio; D eólio ou D dórico

Repare que haverão resoluções que manterão o centro tonal de C jônio, mas terão algumas que fugirão do tom original da música. Essas resoluções que fogem do centro tonal tornam a sua música mais dinâmica e original no fraseado, estilos como o jazz, fusion e rock progressivo levam muitas ideias dessas em suas músicas. As escolhas que você fizer vão depender da sonoridade que você quiser escolher.

Aconselho no começo que você se mantenha em centro tonais para que após esse desenvolvimento você possa escapar deles e criar fraseados melhores.

Vale ressaltar que arpejos rolam super bem. Em um acorde maior com 7M (como o F7M e o C7M da harmonia que você deu) fica super "cool" não só utilizar os arpejos deles mesmos e dos relativos menores, mas também o arpejo do dominante pensando nesses acordes como jônios ( no caso C7 e G7 respectivamente) e os dos anti-relativos principalmente. Os anti-relativos são os relativos dos dominantes ( nesse caso seriam o Am7 e o Em7 respectivamente).

As ideias da menor harmônica e melódica que você questionou quanto as alterações de acordes e tudo aquilo devem ser estudadas muito depois de ter tudo isso na cabeça e fluindo bem, essas ideias são muito teóricas para serem usadas no momento que você está. Relaxe, um passo de cada vez! Para que aquilo soe bem você precisa ter os modos perfeitamente encaixados dentro da sua cabeça, eles são a base da música ocidental e para que você possa desenvolver essa teoria de uma forma prática é preciso estudar e entender muito bem os Modos Gregos.


Abração

LeandroP
Moderador
# out/13
· votar


Mandou muito bem Filippo14!!!

Sempre leio suas explicações.

Filippo14
Veterano
# out/13
· votar


LeandroP

Poxa, um elogio vindo de um modera é sempre bom ganhar ahahahaha

PigO
Veterano
# out/13 · Editado por: PigO
· votar


Filippo14

uow cara, me abriu a mente, eu nem imaginava com esse negocio de chocar as nota rsrs pequeno descuido que pode estraga com tudo. Sempre procuro as T,3,5 ou 7 pra repousar, mas ótima dica essa ai de usar a tétrade da tônica em toda a harmonia em caso de não ter segurança ou não saber o que fazer, já sei por onde sair em casos de emergência agora.

consegui entender as possibilidades pra se usar naquela base que eu exemplifiquei, e percebi que so mais iniciante do que imaginava kkk
não sabia também sobre os anti-dominante!

eu perguntei isso pra saber o que eu devo estudar, pq eu começei um pouco na menor melodica e harmonica e no C.H das duas, também dei uma investigada nas penta m6 e 7M, mas pelo que vi, é bom eu estudar muito ainda na maior e menor e os modos antes de avançar pra essas parte....
vlw, agora rumo aos estudos..

só me diz ai essa parte da cadencia que eu perguntei la em cima:

o sistema de cadencia funciona igual pra todas as escalas?
(por exemplo, na escala maior um comum é I - V - IV ..... essa sequencia ficaria :
C7M - G7 - F7M
passando para a menor é so usar os mesmo grau?
Cm7 - Gm7 - Fm7 )


Filippo14
Veterano
# out/13
· votar


PigO
Nem tinha visto essa parte. Vou responder a mesma pergunta só que com outro exemplo pode ser? Existe uma cadência muito comum na música que é o IV-V-I

No caso que você colocou seria F7M -G7 -C7M correto?

O que um relativo menor é do correspondente? O relativo menor, pegando a tétrade tanto do relativo como do correspondente é possível reparar que ambos possuem 3 notas em comum, ou seja,na teoria eles são quase que o mesmo acorde, podendo ser substituídos pelo outro, contudo, na prática eles possuem leves mudanças sonoras. o C7M soa mais feliz que o Am7 mesmo eles tendo 3 notas em comum e por ai vai.

o fato deles terem mudanças sonoras não deixa de ser possivel que eles sejam substituídos pelos seus relativos, então esse IV-V-I pode ter várias variáveis, sendo o II - V - I o mais comum e tão usado quanto o IV-V-I.

Toda vez que você quiser se manter no mesmo tom, você tem que usar somente os acordes do campo harmônico desse tom (ideias como empréstimo modal e afins são mudanças de tonalidade para mim, você não muda totalmente, mas durante os acordes que foram pegos emprestados você está fora do centro tonal original). No caso desse exemplo, ficaria Dm7-Em7-Am7. O que você achava que seria na verdade é uma mudança tonal de 1,5 tom para cima, a tonalidade se torna Db jônio.

Outra ideia interessante é pensar o II - V -I no qual o I é o eólio, ou seja, essa cadência tem como base o eólio, portanto os acordes pensando em C jônio, que é o exemplo que estamos utilizando, fica

B meio dim - Em7 - Am7

II(meio dim) - V(m7) - I (m7)

Essa é uma outra ideia que ao invés de você substituir os acordes pelos seus relativos você usa o eólio como referência, fazendo com que o primeiro acorde da cadência vire um meio diminuto, dando uma ideia mais tensa e melancólica para a cadência

Ela ainda assim deveria ter uma melodia sobre ela dentro do centro tonal original, pois todos os acordes desse novo II -V - I ainda estão nesse C.H.

Outra dica que eu falo sempre aqui no fórum, mas esqueci de falar aqui é a de criar pentas dos modos. Essas pentas servem para te ajudar a enxergar os modelos e te ajudar a soar bem. Uma penta lídio teria a tétrade + a nota boa, portanto seria T - III -IV# -V -VIImaior. Note que quando você for usá-la, terá que ser em cima de uma harmonia que pede um lídio, mas você não terá o problema de choques, pois as 5 notas da penta são as 5 notas boas do modo, sendo a 9 e a 6 descartadas da penta, mas podendo ser usadas, contudo as melhores ntoas já estão presentes. Uma penta m6 seria um outro exemplo disso, contudo no lugar da sétima estaria a 6 e a quarta se manteria dentro do modelo dessa penta m6 por ser uma boa nota de passagem. A junção da penta m6 e da m7 em um dórico fica muito bom, usar tanto a 7 como a 6 soam bem legais. A do mixo possui a quarta tambem pela nota boa já estar na tétrade e a quarta ser uma boa nota de passagem. A penta frígio possui a tétrade mais a 2b. A do lócrio possui a tétrade mais a quarta, pois a nota boa é a 5b que já está na tétrade e por ai vai. Esses são alguns exemplos.
Todos facilitam a visualização dos modos. Vale ressaltar que essas quartas dos modos, com exceção do lídio são notas de passagem, não deve existir repouso nelas caso a intenção seja de soar como um determinado modo.

Abração, desculpe, dessa vez ficou mais confuso, é o sono

LeandroP
Moderador
# out/13
· votar


o sistema de cadencia funciona igual pra todas as escalas?
(por exemplo, na escala maior um comum é I - V - IV ..... essa sequencia ficaria :
C7M - G7 - F7M
passando para a menor é so usar os mesmo grau?
Cm7 - Gm7 - Fm7 )



A diferença é que o Gm7, mesmo sendo o Vº grau do Cm7, não tem a função dominante. Isso porque neste acorde (Gm7) não tem o trítono. Pra que este acorde tenha o trítono e assuma a função de dominante você deve elevar a terça menor em um semitom, transformando-a em terça maior, e logo terá um G7.

Cm7 - G7 - Fm7

Porém, este G7 terá alguns intervalos característicos, diferentes do G7 que está no Vº grau de Dó maior, isto porque a sua escala de origem é a de Dó menor.

Então a escala do G7 comum é: G, A, B, C, D, E e F.

A escala do G7 com origem na escala de Cm seria: G, Ab, B, C, D, Eb e F.

Note que as notas Ab e Eb caracterizam o G7, podendo formar um G7(b9) ou um G7(b13). Mesmo que esses intervalos não entrem na formação da tétrade G7, podem ser utilizados na frase.

Uma outra coisa mais legal ainda é que você pode "quebrar as regras" e utilizar um G7(b13) e preparar um Dó maior em vez do Dó menor, através da "magia" chamada "aproximação cromática", onde o Eb se liga cromaticamente com o E, a terça maior de Dó maior. Experimente: G7(b13) - C7M


e------------------
B----4--------5----
G----4--------4----
D----3--------5----
A-------------3----
E----3-------------
G7(b13) C7M


Rednef2
Veterano
# out/13
· votar


O texto do saudoso Beto Guedes diz tudo!!

Filippo14
Veterano
# out/13
· votar


LeandroP

Bem lembrado o lance do trítono. A troca do dominante pelo seu relativo (anti-relativo) é boa, mas se for para manter a ideia de um dominante não rola, tem que deixar o dominante quieto.

Outra coisa é que dá até para substituir um acorde pelo seu anti-relativo! Ele funciona como um acorde de substituição nesse caso também.

E-G-A-D -> Em7

C-E-G-B -> C7M

A-C-E-G -> Am7

Perceba como o Em7 que é o anti-relativo do C7M tem duas notas em comum com ele, o que o faz não ser tão parecido com o C7M quanto o próprio relativo menor dele, mas ainda assim é muito parecido. Se formos comparar com o relativo menor mesmo, é possível perceber que eles possuem 3 notas em comum, o que os torna bem parecidos na teoria e com uma sonoridade um pouci diferente.


Abração

PigO
Veterano
# out/13 · Editado por: PigO
· votar


Filippo14
B meio dim - Em7 - Am7

II(meio dim) - V(m7) - I (m7)

Essa é uma outra ideia que ao invés de você substituir os acordes pelos seus relativos você usa o eólio como referência, fazendo com que o primeiro acorde da cadência vire um meio diminuto, dando uma ideia mais tensa e melancólica para a cadência

blz cara, era essa resposta que eu queria rsrs

as penta ficaram meio confuso, a digitacao de uma penta Lídio que voce falou (T - III -IV# -V -VIImaior) fica assim: ???

e--------------------------------------8--12--------------
B-------------------------------8--12---------------------
G------------------------9--11----------------------------
D-----------------9--10-----------------------------------
A----------9--10------------------------------------------
E--8--12--------------------------------------------------


como eu posso chegar a esses tipo de penta?


LeandroP
entendi cara, mas é OBRIGATÓRIO ter um acorde dominante na cadencia??????
edit: vo da uma estudada nisso que achei

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Teoria Musical pós modos gregos