Montar um Estúdio Próprio

    Autor Mensagem
    Ed_Vedder
    Veterano
    # nov/04


    Olá Pessoal

    Seguinte, estou pensando seriamente na hipótese de montar um estúdio, queria saber se alguem teria informações, dicas, ou até mesmo experiencias para me passar.

    Adianto que minha experiencia, é basicamente como usuário, nunca estive do outro lado :-D

    Resumindo, tenho 10 Mil pra um investimento inicial, é claro que com essa grana nao espero montar um senhor estudio, mas gostaria de otimizar o maximo meus recursos, e comprar o mais acertadamente possivel.

    Bom, conto com a ajuda de vcs...

    Um Abraço

    Filipe

    Piper Music
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Oi Ed_Vedder,

    A primeira coisa para definir é se seu estúdio de gravar seria para uso particular, ou commercial. Se fosse commercial, faça uma pesquisa para ver se tem outros estúdios em sua região. Veja sua concorrência.
    Acho que R$10 mil seja pouco para montar um estúdio. Mas este vai depender de que tipo de estúdio você está querendo realizar em termos de infra-estrutura. De qualquer forma, ter certeza que você tem dinheiro suficiente para completar seu projeto. Se você só realiza a metade, você vai levar um prejuízo.
    Não esqueçe, construíndo é uma coisa. Você vai precisar pensar em montar sua empresa, o marketing, administração, impostos etc.
    É bom para sentar e fazer um plano detalhado de que você está querendo fazer, e também analise bem os problemas que você pode econtrar durante sua ventura, metas etc.
    Eu digo isso porque eu tenho certeza que seus R$10,000,00 não foram fáceis de encontrar, mas um conselho, são bem fáceis para perder.

    De qualquer forma, boa sorte.

    Ed_Vedder
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Piper Music

    primeiramente obrigado pela sua ajuda, respondendo sua pergunta, seria para uso comercial... quanto a pesquisa.. minha cidade tem aproximadamente 400 mil habitantes, e possui um unico estudio, de pessima qualidade. e fica a menos de 5 km da capital (Porto Alegre)

    Estes 10 mil seriam apenas para investimento em equipamentos, o local e infra-estrutura ja estao definidos, e os custos tb já. na verdade tenho duvidas é justamente se com esses 10 mil eu consegueria montar o suficiente para um estudio de ensaio (ainda nao estou pensando em gravação).

    Algumas coisas eu já possuo... microfones, pedestais... e um cubo para baixo muito bom.

    Marketing é algo que eu ainda nao me preocupo muito, primeiramente quero focar meus esforços na conclusao do empreendimento.

    Mais uma vez obrigado pela ajuda.

    Piper Music
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Oi Ed,

    Se você é o único estúdio em sua cidade e realmente tem demanda (o que será o futuro imediato e no prazo longo em termos de músicos em sua cidade?) você está numa situação boa. Será que os músicos ficarão em sua cidade e não vão para Porte Alegre para ensaiar? O que você deve fazer para manter eles aí?

    As vezes você precisa viajar um pouco para atingir o que você quer. Pense em equipamentos usados, mas bons, procure em revistas especializadas e visite outros estúdios fora de sua "area" para procurar informações pessoalmente. Os donos dos demais estúdios devem ofereçer você boas informações e dicas de seu empreendemento.

    É lógico que você não vai gastar todo seu dinheiro viajando o Brasil procurando informações mas acredito Porte Alegre deve ter estúdios de ensaios.

    gustavo macaco
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    troque uma ideia com musicos da regiao, e analise os pontos fortes e fracos dos estudios que eles conhecem

    analise as opinioes, veja se há oportunidades para vc, algum nicho que tem potencial mas não está sendo explorado, por ex

    Piper Music
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Oi Gustavo,

    É isso aí!

    gustavo macaco
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    PFOA simplificada ehe

    Ed_Vedder
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    gustavo macaco

    beleza gustavo, na verdade a minha idéia é exatamente pegar esse pessoal que sai da minha cidade para ensaiar em Porto alegre, aqui em Porto Alegre tem estudios pra todos os gostos... tenho bastantes conhecidos de outras bandas, nao só da minha cidade, mas em Porto Alegre tambem.

    Sempre que tenho oportunidade de conversar com essa galera que encontro entre um ensaio e outro, procuro "pescar" deles o que eles esperam de um estudio.

    Acho que é quase unanime, a falta de conforto que eles oferecem, principalmente para quem nao está tocando, poucos tem ante-salas, poucos oferecem algo para beber, ou comer, ou alguma outra alternativa (uma mesa de sinuca por exemplo) e na maioria deles quem esta de fora quase nem enxerga quem esta tocando, muito menos ouve.

    Quero fazer algo diferente, quero oferecer um estudio nao só para os musicos, mas tambem para seus acompanhantes.

    Quanto a aquisição dos aparelhos... esta ao meu ver vai ser minha maior dificuldade... na verdade esse dinheiro que consegui é a minha recisao... estou saindo do meu emprego... onde fiquei 5 anos trabalhando com informatica... mas chegou um ponto que nao estou mais conseguindo trabalhar nesta area, porque apesar de ter competencia, nao me dá o minimo prazer.

    maggie
    Veterana
    # nov/04
    · votar


    Ed_Vedder
    Tu já tem computador pra fazer o trabalho?
    Senão, só pra ele seria um investimento de uns 2 mil. Fora isso é legal tu comprar aquelas forrações especiais, que realmente isolam acusticamente. Mas isso faz com que o locar fique quente, então provavelmente precisarás de um ar-condicionado...

    Dá uma olhada no que já foi postado sobre isso aqui:
    http://forum.cifraclub.com.br/busca.php?q=est%FAdio&f=9&t=1

    http://forum.cifraclub.com.br/busca.php?q=est%FAdio&f=3&t=1

    http://forum.cifraclub.com.br/busca.php?q=est%FAdio&f=10&t=1

    E boa sorte.
    No que precisar, estamos aí :)

    meiomundo
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Ed_Vedder
    mas chegou um ponto que nao estou mais conseguindo trabalhar nesta area, porque apesar de ter competencia, nao me dá o minimo prazer
    Eu tô na mesma. Estou bem cansado de trabalhar com programação, banco de dados, blabla. Motivação zero.

    Mas vou te dizer uma coisa, estúdio é uma chateação também. Um dono de estudio me disse uma coisa uma vez que me fez parar de pensar em ter estúdio: "Quer parar de tocar? Monta um estúdio". Ele disse que a maioria dos músicos que montam estúdio acabam largando o instrumento. Não é regra evidente, mas me fez pensar.

    Mas fora essas coisas, a idéia de ter um bar junto com estúdio é boa. Um possível inconveniente é ter bêbados tocandos no teu equipamento, o que é sempre uma temeridade (apesar de eu ter feito isso várias vezes). Onde é a tua cidade? Canoas? Sou de POA e acho que aqui está meio saturado de estúdios. Precisa de um diferencial, o que custa caro.

    Com esses 10 mil imagino que tu consiga montar um bom estúdio de ensaio, garimpando alguns bons preços nos equipos. O problema e a parte da infraestrutura, sala, técnica, isolamento acústico, etc. Isso é difícil de calcular e sai caro.

    Minha intensão não é te desmotivar, por favor, mas mostrar alguns inconvenientes.

    Ed_Vedder
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    meiomundo

    Blz velinho, é sempre bom ouvir a opiniao de caras como vcs...

    eu moro em canoas e trabalho em Porto Alegre, realmente concordo contigo que Porto Alegre talvez nao tenha mais espaço para um outro estúdio... quanto a questao que vc mencionou no inico... realmente ja ouvi muita gente falar a mesma coisa, mas sei nao... eu tenho tanto tesao em cantar com a minha banda que nao consigo imaginar...

    com oqualquer trabalho, ter ou trabalhar em um estudio tem os seus problemas tambem... sempre vai ter aqueles bateras vickings que arrebentam a sua batera, aqueles guitarristas surdos que colocam o volume da guitarra nas alturas... mas isso de certa forma é normal.

    estou bem consciente de que com essa grana curta, nao posso fazer grande coisa, na verdade seria apenas um pontapé inicial, quanto a infra-estrutura, nao havia mencionado antes, mas um camarada meu entraria com a casa, e eu ficaria encarregado de montar a sala.

    Ed_Vedder
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    maggie

    na verdade o plano inicial era apenas um estudio de ensaio, sem gravação... mas de qualquer forma disponho de um computador, pra quando estiver no momento de iniciar a gravar.

    Ah e obrigado pelas dicas (links)

    meiomundo
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Ed_Vedder
    Sobre isolamento/tratamento acústico vou te indicar as últimas edições da Audio e Tecnologia. Nas últimas 6 ou 7 edições eles têm tratado disso. O tema é bastante extenso e complexo. E pode ter certeza que se não te atentar para isso, os vizinhos do estúdio o farão. Se não conseguir as revistas me ofereço para te emprestá-las. Não tenho todas, mas algumas eu tenho.

    Ed_Vedder
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    meiomundo

    Obrigado pela ajuda... na verdade a idéia está apenas amadurecendo, e vai levar um tempo ainda... estou vendo o melhor local ainda, e pesquisando equipamentos e tal, meu e-mail é filipe@viacaoouroeprata.com.br e meu msn é filipe_st@hotmail.com... espero nao perder contato contigo, pois aredito que vou precisar das tuas revistas RS*

    mais uma vez obrigado pelas dicas

    melleka_gyn_bass
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Uma dica que aprendi com estabelecimentos e comercio:
    Amizade acima de tudo, amizade com cliente, mais amigos do cliente, mais amigos dele pode ser mais amigos seus, que trara mais e mais amigos.UM desconto de vez em qnd, uma ajuda pode render muito.

    meiomundo
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Te mandei um email com os meus contatos.

    Ed_Vedder
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    melleka_gyn_bass

    concordo contigo, até por experiencia propria, tem varis estudios que eu nao piso mais, nem tanto pela qualidade do estudio e sim, pq tem muito dono de estudio otario pra caralho.

    FLAVIOHUBRA
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    isolei meu studio com caixas de ovo isolou o suficiente para não incomodar ninguem

    mauroalve
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Ed_Vedder

    Olá entra em contato comigo. posso lhe dar umas dicas. estou sempre à noite no msn: mauroalve@hotmail.com
    Um abraço,
    Mauor

    www.flogao.com.br/studioaudiotech

    InfeX
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: InfeX
    · votar


    pra isolamento.............tipo na empresa onde eu trabalho, é uma sala onde as paredes , teto, portas são revestidas por uma camada de lã de vidro............fica um bom isolamento, so acho q deveria ter alem disso mais uma parde de gesso, na frente da lã, so q com algum espaço,....e esqueci no chão tem tapete.
    e pra equipamento compra tudo de marca marshall, fender.....q tudo mundo acha q so pq é marshall...é bom

    Dave Grohl
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Ed_Vedder
    seria para uso comercial
    pessoas grunges como eu terão desconto nos ensaios ??

    batera doidao
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Olá pessoal, sempre leio sobre os assuntos os tópicos mas nunca postei nada, por isso ainda sou novo aqui, rs.
    Bom o seguinte, estou montando um estúdio com a minha banda, as paredes e a vedaçaõ do som já está senod providenciada e não devemos gastar com isso, pois o local fica próximo de terra e o isolamento já acontece por natural e claro vmaos tomar alguns outros cuidados.Queria saber de vocês sobre os equipamentos que vou adquirir se vcs tiverem algum dica, opinião, desde já agradeço. O estúdio no início será para nos mesmos e depois iremos abrri para ensaios para outras bandas e posteriormente gravações.

    Os Equipamentos:
    Para a gravação:Um pc pentium 4 se não me engano 1.8ghz com placa AUDIOPHILE 2496 SYS COMPLETA:R$575,40
    Outros Equipamentos:
    Combo Meteoro GS100 ELG GUITARRA: R$885,90
    Combo Staner BX200 Contra-Baixo:R$887,70
    Mesa de 8 Canais Ciclotron MXS08/MXS08II:R$325,90
    2 Caixas AC. Antera CP10.1:R$510,00 (cada)
    Amplificador Oneal 0P1000/1600 220W:R$425,90
    2 Microfones Shure Lyric 8700:R$103,90 (cada)
    2 Pedestais RMV PSU0135:R$56,90 (Cada)
    Bateria RMV Street com kit de pratos Octagon série Groove com 9 peças (a batera já temos)
    Ai galera é isso, se puderem dar algumas dicas ai valeu!

    E aproveitando, para responder a pergunta ai, pq devo gastar mais ou menos uns 5 mil.
    Valeu

    fulanno
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    eu fiz um estudio provisorio em uma casa alugada e gastei em torno de 2000 com isolamento e tratamento, visto que não ergui paredes de concreto e tal. mas pretendo fazer um totalmente isolado, com concreto blocos e pedra, e ai sim, vai ficar uma fortaleza. hehehe
    mas se vc já tem o local só vai gastar mais com os equipos.

    scar of guitar
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    me ajudou mto esse tÒpico!!!

    Monsfogueri
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    aproveitando o tópico desenterrado, auehiauaeh

    eu queria saber como se isola um comodo (mais especificamente o chão) em que ele é no segundo andar. Pra explicar, meu pai e eu (só eu e ele! :P) tamo reformando nossa casa, fazendo um sobrado, e eu convenci ele a fazer um 'estudio' em cima da garagem, mas é construção de primeira, não é puxadinho não, auheiaueh. Só q esse quarto foi feito sem nenhum isolamento estrutural, tipo paredes de concreto, etc..

    Mas sendo o comodo no segundo andar, como faço pra isolar? Madeira e Carpete?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Montar um Estúdio Próprio