Registro de Musicas - Biblioteca Nacional

Autor Mensagem
blinnk
Veterano
# mar/07
· votar


naum sei se eh verdade... mas me flaram q da pra vc comprovar q uma musica sua assim:

vc grava sua musica em um cd, dai vc coloca ese cd em uma caixa, e se quiser coloca a partitura junto tmb, dai vc vai no correio e manda pra vc msm esa caixa, e qnd receber a caixa eh soh naum abrir, e dexar ela lacrada

funciona assim, tipo, faz de conta q uma pessoa acusa vc de plagio (mas vc q fez a musica) dai vc vai no tribunal, ou juiz, ou advogado (sei la qm eh exatamente, naum entendo disso) e leva a caixa q vai ta lacrada, com a data q foi enviada, assim ele vai abrir a caixa e ver q vc ja tinha gravado esa musica antigamente

agora se eh verdade eu naum sei......

hoyos
Veterano
# jul/07
· votar


compus uma musica em cima ddo ritmo boogie woogie,aquele de blues,
como eu faço pra registrar essa musica.

Aninha Boteri
Veterano
# jun/08
· votar


Hellooooo... tem um site pra registrar músicas por 5 reais.... e as 3 primeiras são free! Pedi pro meu irmão analisar porque ele é advogado de Direito Autoral e ele disse que o negócio é sério... vale no Brasil e também em mais de 150 países.

O cara aí escreveu uma bíblia!!!! kkkkkkkk... muito boa bíblia por sinal, mas pra registrar música já tem opção melhor.

Ah... claro... o site é: www.musicasregistradas.com

Aproveitem e escutem minha linda voz na música "Doesn't Love Make You Feel Alright"... rsrsrsrsrs..

bjnhus pra todos.......

Aninha Boteri
Veterano
# jun/08
· votar


vc grava sua musica em um cd, dai vc coloca ese cd em uma caixa, e se quiser coloca a partitura junto tmb, dai vc vai no correio e manda pra vc msm esa caixa, e qnd receber a caixa eh soh naum abrir, e dexar ela lacrada

blinnk,

Fica ligado porque este jeito é furado, é muito fácil de forjar este lance de correio...

bj

El_Cabong
Veterano
# jun/08
· votar


Será que alguém já tentou fazer isto ???

Por exemplo. Alguém quer gravar um CD com 10 músicas, mas não tem dinheiro para pagar 10 registros.

Pegar todas estas músicas do CD e emendá-las como se fosse um longo concerto (uma longa peça), e registrar esta "música gigante" com o nome do CD ?

Será que é possível ??

fulanno
Veterano
# set/08
· votar


ae pessoal ressuscitando o tópico. alguem sabe se esse site aqui é confiavel? deem uma olhada bem

e o registro vale como o da biblioteca?

http://www.clubedoscompositores.com.br/registro1.htm#

kairi
Veterano
# mai/09
· votar


Tópico muito importante, Add. aos favoritos.

Abraços.

o/

Taiandyr
Veterano
# ago/09
· votar


fulanno
e ai jah descobrisse

levitaonline
Veterano
# abr/10
· votar


eu registro as músicas no http://www.registrarmusica.com.br achei interessante pois ele registram com certificação digital um documento eletronico com todos os dados embutidos inclusive o áudio mp3(da até pra ouvir) não é pdf é uma aplicação executavel mesmo...

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/18 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


Algumas duvidas:
1)Costumo criar minhas musicas direto na DAW. é possivel o registro sem a forma escrita (partitura) da musica?

2) eu posso registrar como autor um instrumental que eu fiz, pra me resguardar, ai colaborar com um cantor pra criarmos uma letra e ele uma melodia vocal encima da minha musica, e depois fazer um re-registro colocando ele como coautor?

Em síntese, adicionar uma nova linha na musica já registrada e adicionar o terceiro que fez a linha como coautor?

makumbator
Moderador
# nov/18
· votar


rhoadsvsvai
1)Costumo criar minhas musicas direto na DAW. é possivel o registro sem a forma escrita (partitura) da musica?

Não. Para o registro formal tradicional precisa de partitura.

2) eu posso registrar como autor um instrumental que eu fiz, pra me resguardar, ai colaborar com um cantor pra criarmos uma letra e ele uma melodia vocal encima da minha musica, e depois fazer um re-registro colocando ele como coautor?

Até onde me lembro você pode registrar e depois alterar dados da mesma música (como co-autoria), Mas precisaria checar a documentação. Tem isso no site da divisão de música da Biblioteca nacional

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/18
· votar


Para o registro formal tradicional precisa de partitura.
existe outro tipo de registro?

Lelo Mig
Membro
# nov/18
· votar


rhoadsvsvai

A linha melódica principal (aquela que assoviamos ou cantamos) é a que tem validade para proteção.

No meu tempo era uma partitura simples, com essa linha melodica e os acordes (indicação harmônica). Bem simples.

Se não mudaram não tem outro método. Contudo, um CD oficialmente lançado, valia no caso de proteção caso não houvesse registro anterior.

Porque a linha melódica ou você tem escrito ou gravado. Não creio que as regras mudaram.

Daqui a pouco o makumba aparece e atualiza a informação

Beto Guitar Player
Veterano
# nov/18 · Editado por: Beto Guitar Player
· votar


rhoadsvsvai

Respondendo suas duas perguntas de uma vez, é possível registrar sem partitura e somente o instrumental, caso queira.
A maneira mais rápida, fácil e desburocratizada é fazer o registro por um site que faça registro de arquivos digitais.
O melhor exemplo e mais confiável que eu conheço é pelo https://musicasregistradas.com

Por lá, a única coisa que você precisa fazer é transformar a música em um arquivo mp3 e NUNCA modificar esse arquivo, inclusive, nem mudar o nome, nada. Cada arquivo digital gera uma chave, uma inscrição única que nunca se repete e é justamente essa chave que é registrada no site. Daí, se você precisar "comprovar" que a música é sua, basta apresentar o registro e o arquivo original em juízo.

No entanto, existem algumas informações importantes que você precisa saber. O registro, nada mais é que uma declaração sua de que aquela música é inédita, ou seja, que não copiou de ninguém. Não existe prova definitiva de que uma música é sua de fato. Se houver um processo de plágio, ganha quem comprovar a anterioridade da música, ou seja, quem declarou primeiro que a música é de sua autoria, portanto essa declaração pode ser obtida, inclusive, se você postar sua música na internet e tiver como comprovar somente por essa postagem.

JJJ
Veterano
# nov/18
· votar


As minhas foram registradas na Escola de Música da UFRJ, mais ou menos do jeito que o Lelo Mig falou. A harmonia e a linha melódica (vocal e riffs) na pauta, sem muito rococó.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Registro de Musicas - Biblioteca Nacional