Stanley Clarke, Al Di Meola, Jean-Luc Ponty

    Autor Mensagem
    Praxis
    Veterano
    # out/04


    No ano de 1995, três monstros sagrados do jazz-rock e do fusion uniram forças em um projeto acústico-instrumental, tornando em realidade um disco que gerou enormes espectativas entre os amantes do gênero. Não poderia ser diferente, tratando-se de Al Di Meola, Jean-Luc Ponty e Stanley Clarke juntos de forma inédita.

    A intenção foi abandonar totalmente as sonoridades elétricas do fusion, deixando de lado também bateria e percussão, centrando o trabalho exatamente no som acústico e nas cordas: uma ensemble de guitarra acústica, violino e contrabaixo. O resultado foi The Rite Of Strings, um disco bastante introspectivo, repleto de erudição, capaz de refletir o talento, a devoção e a paixão destes três gênios pela música.

    As músicas:

    O disco abre com Indigo, uma música de cadência tranquila, tangida por melodias místicas e indescritivelmente belas na guitarra de tinturas latinas de Al Di Meola, mas principalmente no violino de Ponty e um solo magnífico de contrabaixo.

    Renaissance é introduzida por um série de harmônicos criando uma sonoridade parecida com um som de harpa. Esta é uma faixa bem mais alegre, dançante e inspiradora, em seguida surge o contrabaiso pulsante e costurado, predominando o som do violino dobrando melodias com a guitarra.

    Dedicada a John Coltrane e com colaboração de Chick Corea, Song To John alterna um início bastante introspectivo com passagens vibrantes e de grande riqueza rítmica, um groove fantástico assumindo que exceto as batidas de Di Meola e Clarke, não há percussão.

    Chilean Pipe Song é uma das minhas favoritas no disco - todas são ótimas-, repleta de improvisos, nesta a guitarra reina suprema. Lembra momentos das faixas contidas nos discos lançados por Di Meola no trio com John McLaughlin e Paco De Lucia.

    A próxima faixa, Topanga, é uma das mais belas, tranquilas e introspectivas do disco, é fácil deixar-se levar por esta faixa, viajar e esquecer do mundo. Excelente para ouvir durante um passeio de carro pela orla marítima...

    Al Di Meola tem certa fixação pela cultura árabe/mediterrânica e da África setentrional, mas apesar do nome, Morocco não tem o caráter étnico que poderia ser esperado. Como destaque, traz saborosos solos capazes de aliar indizível beleza e virtuosismo.

    Uma faixa que merece destaque é a próxima, Change Of Life, a temática introduzida pelo violino de Ponty é sensacional e inspiradora.

    Em La Canción de Sofia, surge novamente um tema bastante introspectivo, uma música suave, delicada, bela, trazendo ainda boa dose de paixão e romantismo. Na metade da música surge um ritmo contrastante e alegre, um groove que convida a dançar e parece dizer: 'baila!'. Os solos são sempre magníficos!

    Memory Canyon fecha com chave de ouro, confirmando todos os adjetivos e elogios que podem ser concedidos a este disco: magnífico, rico, sofisticado, maduro, denso, genial, arrebatador, também como uma obra-prima inesquecível para quem tiver o prazer de escutá-lo. Quem aprecia jazz, fusion ou música erudita merece ouvir pelo menos uma vez na vida este disco!

    Praxis
    Veterano
    # out/04
    · votar


    _http://planeta.terra.com.br/arte/thelema/

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Ressucitei!

    Algém conheço o trabalho de Jean-Luc Ponty?
    Não consigo achar a discografia Individual Choice para baixar. Se algém tiver poderia me passar?

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # jan/07
    · votar


    Bela resenha! =)

    Sir Cam
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Thiago Yoshiki
    Não tenho cara, mas que Jean Luc-Ponty é foda demais é, pega o Aurora se você não tem.

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Sir Cam

    Eu quero o Individual Choice! Tenho o cd original (todo fodido, nem lê mais nada), e o LP (mas não tenho a agulha nem um amplificador e nem pré).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Stanley Clarke, Al Di Meola, Jean-Luc Ponty