Formado em música... e agora?

    Autor Mensagem
    WormKrash
    Veterano
    # out/04


    Pessoal, tenho que fazer um trabalho para a escola e gostaria de saber se vocês têm algum material sobre como é o mercado do músico após sua formação. Algo como tipos de trabalho, estimativas salariais, etc. Pode ser algo bem simples, ou até depoimentos ;)

    anonimo_83
    Veterano
    # out/04
    · votar


    WormKrash
    Cara depende do sentido!?

    Musica é um dos campos mais amplos pra se seguir carreira,
    Vc pode ser instrumentista, pode lecionar, pode ser arranjador, compositor, trabalhar com musica de consumo, tais como jingles e etc, pode trabalhar como pesquisador, musico de estúdio e inúmeras possibilidades, eu costumo dizer que músico é uma das poucas profissões que não tem como ficar desempregado!

    Extrai do site da UNESP, na parte guia de profissoes uma resenha sobre a profissão de musica ed. artistica e artes cenicas! acho que pode te ajudar tb!!!


    Abraços!

    "Educação Artística, Artes Cênicas e Música

    O momento é bom, sobretudo para quem vai dar aulas. Mas há oportunidades, também, em museus, galerias, ONGs e projetos sociais.

    Aptos a lecionar em escolas públicas e privadas, de ensino fundamental e médio, e a atuar como multiplicadores culturais em ateliês, oficinas de arte, museus, galerias, eventos e projetos sociais, os arte-educadores vêm sendo cada vez mais reconhecidos pelo mercado. “A profissão atravessa um momento muito bom, principalmente para aqueles que se dedicam a dar aulas”, afirma a coordenadora de curso do Instituto de Artes (IA) da UNESP, campus de São Paulo, Luiza Helena da Silva Christov.

    Essa tendência, para a coordenadora do curso de Educação Artística da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac) da UNESP, campus de Bauru, Guiomar Josefina Biondo, é resultado de uma valorização mundial dos projetos de arte-educação. “A cultura e o conhecimento de arte, de modo geral, são cada vez mais vistos como requisitos para a formação de cidadãos”, diz.

    No Estado e no Município de São Paulo, há um grande leque de oportunidades. “A rede de ensino estadual estabeleceu, em 2003, a obrigatoriedade de arte-educadores atuarem na disciplina Educação Artística no ensino fundamental, enquanto a Prefeitura, com seus Centros de Educação Unificados (CEUs), também criou mais vagas”, esclarece Luiza Helena.

    Além disso, as escolas de ensino fundamental e médio, na esfera estadual paulista, ou pontual, em nível municipal, estão desenvolvendo projetos de ocupação durante o final de semana com diversas atividades coordenadas por arte-educadores. “Esse tipo de ação é altamente enriquecedor para os profissionais e de amplo significado social”, acredita a coordenadora do curso do IA.

    O mercado exige do arte-educador dois conjuntos de competências: saber ensinar técnicas de procedimentos artísticos – seja pintura, tecelagem, escultura ou música – e capacidade de aprofundamento de conceitos relacionados à formação de valores, como a ética. “O profissional precisa estar preparado para trabalhar a educação artística como um projeto para a educação e para a cidadania”, conclui Guiomar, da Faac.

    Na Unesp

    Para pintar e bordar

    A UNESP oferece cursos de Educação Artística na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac), campus de Bauru, e de Artes Cênicas e de Música no Instituto de Artes, campus de São Paulo. Todos formam arte-educadores capacitados a atuar como professores, no ensino fundamental e médio, ou como multiplicadores culturais, em museus, oficinas de arte, ateliês, projetos comunitários e centros culturais. Podem, também, desenvolver carreiras artísticas. Para ingressar nos cursos é preciso passar por uma prova de aptidão, na qual os candidatos são avaliados quanto ao seu domínio do desenho, do espaço, das artes cênicas, de texto e de música.

    Os alunos da Faac estudam, principalmente, conteúdos ligados às Artes Plásticas (única habilitação do curso), embora recebam também noções de Artes Cênicas e Música. Os alunos do IA devem fazer sua opção, já no vestibular, entre esses dois cursos. O estágio, supervisionado, é obrigatório para concluir os cursos.

    A Faac dispõe de ateliês de Pintura e Gravura, Modelagem e Escultura e de Tecelagem. Já os alunos do IA têm aulas práticas nos laboratórios de Artes Cênicas e de Música, entre outros. Ao longo dos quatro anos, tanto os alunos da Faac como os do IA participam de projetos artísticos em comunidades carentes. O IA oferece mestrado em Música."

    anonimo_83
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Tem tb alguma coisa na descrição sumária dos cursos de

    composição: http://www.eca.usp.br/departam/cmu/cursos/grad/frbachco.htm

    instrumento:
    http://www.eca.usp.br/departam/cmu/cursos/grad/frbachin.htm

    e regencia:
    http://www.eca.usp.br/departam/cmu/cursos/grad/frbachre.htm

    ambos cursos oferecidos pela usp!

    Alexandre Souza
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Nas revistas GuitarClass ou CoverGuitarra tem uma coluna chamada "Vivendo de Guitarra" pega umas edições e dá uma lida que ajuda...

    anonimo_83
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Alexandre Souza
    Acho legal a intenção mas acho que ele ta interessado em profissionais com graduação, se for assim ele tem que comprar um monte de revista pra achar um depoimento de quem é graduado! rs!

    WormKrash
    Veterano
    # out/04
    · votar


    valeu por todas as respostas! já é material suficiente para o meu trabalho :)

    Deathmage
    Veterano
    # out/04
    · votar


    vai a merda , saido pc e vai le uma enciclopedia

    Zedin
    Veterano
    # out/04
    · votar


    E sem diploma tem algum campo?

    MacCa
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Deathmage

    E você aprende a escrever....

    nFall
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Zedin
    tem sim, banda Punk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Formado em música... e agora?