CD demo x independente

    Autor Mensagem
    gustavo macaco
    Veterano
    # set/04


    qual a diferença?

    demo é o cdzinho que vc grava ao vivo em estudio mesmo e saci com 1 cdr na mao?

    e independente grava bonitinho por canal, gasta uma puta grana, imprime encarte e faz 1.000 copias?

    é isso? qual a definição de cada?

    ServeTheServants
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # set/04
    · votar


    gustavo macaco
    Olha, eu vou dar o meu pitaco nisso, mas basicament eeu acho que :

    CD demo é aquele que irá diretamente para as mãos de produtores, diretores artísticos, diretores de novos talentos, selecionadores de repertório, gerentes de divulgação, gerentes de vendas, pessoas "chave" das grandes gravadoras, selos e editoras, diretores musicais de novelas da TV Globo. Enfim, toda essa galera que você quer ter um contato, para que você não se torne um cd independente:

    A dificuldade de lançar um disco por uma grande gravadora leva a maioria dos músicos em início de carreira a gravarem um CD independente, que é bem isso que você falou. Do It yourself total.

    ServeTheServants
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # set/04
    · votar


    Ps : Um cd independente, teoricamente, pode ser um cd demo.

    Jeckyll e Hyde
    Veterano
    # set/04
    · votar


    demo é uma previa do trabalho da banda para demonstraçao!

    idependente é quando o cara lança o cd sem uma marca de gravadora!
    tipo ele grava em estudio caseiro....

    Claudio Natureza
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Jeckyll e Hyde

    não necessariamente, o cara grava um cd demo pra mostrar o trabalho, seja para gravadoras seja para empresários, produtores, donos de casa de espetáculo, etc. e não costuma ter mais que quatro músicas. Pode ser gravado em stúdio profissional, com produção caprichada, ou em home studio, com produção legal ou não.

    não é posto a venda.

    já o cd independente, o cara grava um cd para vender, e banca o trabalho, e ganha pela venda, fazendo ele mesmo a divulgação, marketing e distribuição. Ou seja, ninguém investe e tem contrato com o artista, o que torna o trabalho independente.

    resumindo, o cara não tem contrato com a gravadora para que ela grave, divulgue e distribua o produto, ficando o artista com uma percentagem das vendas, que raramente passa de 10%.

    Alguns artistas de grande vendagem recebem uma quantia só pra assinar com uma gravadora, tipo uma luva do futebol, ficando ainda com a percentagem das vendas.

    isso é muito raro hoje em dia, pois as vendas cairam muito.

    gustavo macaco
    Veterano
    # set/04
    · votar


    é por ai que eu pensava mesmo

    GuitarHouse
    Veterano
    # set/04
    · votar


    independente é aquele que a banda lança com proprios fundos, sem ter apoio de uma gravadora por tras, por exemplo. Sem um SELO.

    Zedin
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Tenho um CD Demo Independente para venda...
    Quem quiser dah uma conferida: www.miquelino.cjb.net

    Ronin
    Veterano
    # set/04
    · votar


    CD Demo é aquele do qual vc só se livra através de ritual de desencosto ou de exorcismo... CD independente é aquele que trabalha e ganha sua própria grana, não recebendo mesada dos pais. ;)

    Sem zuera agora... já foi dito. CD Demo, como o nome já diz, é um CD de demonstração do trabalho da Banda... não inportante se a gravação é boa ou ruim ou sabe-lá-deus o que... CD Independente é um CD comercial, para venda em lojas, bancas ou qualquer outro lugar, mas sem carregar o SELO de uma gravadora... ou seja, a banda (músico) banca a gravação do CD e em compensação fica com todo o lucro.

    Claudio Natureza
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Zedin

    e ai cara, gostei do som da sua demo, onde vc gravou? como foi a gravação? conta pra gente ai, também sou do Rio.

    um abraço.

    Zedin
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Claudio Natureza

    Diz kra, q bom q tu gostou... Vou dizer um pouco sobre como gravei:

    Tudo começou comprando a aparelhagem, sofwares e a placa de som (tudo bem simples por sinal) pra montar um home studio básico mesmo. Depois foi compor e gravar mesmo, um trabalho de 5 meses no total (e olha que são só 4 músicas). Fiz a arte gráfica tmb: a capa, contra capa, etc. E sem falar que no total usei 8 instrumentos (guitarra, violão, baixo, bateria, teclado, piano, flauta e trompete) além de orquestrações envovendo vários instrumentos. Tudo tocado em teclado sintetizado menos a guitarra, violão, baixo e o próprio teclado. Trabalhão monstruoso fazer tudo sozinhu, mas vale a pena ver o resultado mesmo sabendo que o instrumental é pouco valorizado e pouco vende.

    Claudio Natureza
    Veterano
    # set/04 · Editado por: Claudio Natureza
    · votar


    Zedin

    porra cara, meus parabéns, vc conseguir fazar um trabalho legal desses sozinho é de se elogiar.

    ainda mais se a gente considerar que vc é um cara bem jovem, e que não toca há tanto tempo.

    é isso ai velho, vá em frente.

    eu também estou com um trabalho em andamento, é um progressivo bem brasileiro, com temáticas regionais em algumas músicas e com temas mais profundos, envolvendo as relações pessoais e os sentimentos, mas sem cair no lugar comum.

    quando estiver com nossa demo, que deve ficar pronta até o fim do ano, eu te mostro.

    vamos fazer contato, eu sou lá da Tijuca, e vc?

    um abraço.

    gustavo macaco
    Veterano
    # set/04
    · votar


    e sendo demo pra mostrar som próprio vcs acham legal colocar qtas músicas?

    Claudio Natureza
    Veterano
    # set/04
    · votar


    umas quatro tá bom, aqui tem um estúdio que cobra 180,00 pela demo.

    é diferente de gravar ensaio, eu acho que os caras do estúdio dão uma editada, mixada, sei lá.

    a gravação de ensaio sai mais barato.

    um abraço.

    Zedin
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Claudio Natureza
    Sou tijucano tmb! Moro numa rua sem saída transversal à Uruguai. Vlw msm pelo apoio e quando sair essa sua demo me avise einh que quero ouvir o som de voçês, pelo jeito vai ficar um puta trabalho, adoro progressivo e música brasileira.

    Tu tem icq ? se sim ae vai o meu: 306233353
    Msn? heavy_mcmf@hotmail.com

    Um abraço!

    Zedin
    Veterano
    # set/04 · Editado por: Zedin
    · votar


    Opsss, post duplo ... corrigido.

    Bico
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Uma dúvida meio besta que sempre tive:
    O selo é a gravadora, uma sub-gravadora, distribuidora, algo terceirizado, ou o quê exatamente?

    Zedin
    Veterano
    # set/04
    · votar


    O selo é de gravadora mesmo..

    maggie
    Veterana
    # set/04
    · votar


    É isso que o pessoal disse, complementando:
    O selo define uma área de atuação da gravadora, de acordo
    com os gêneros musicais ou qualquer outro critério de
    classificação que ela queira fazer. Por exemplo, a WEA tinha
    (ou tem) um selo chamado Rodeio, que é só para música
    sertaneja. Existem selos só de novos talentos, clássicos
    etc.

    Seria mais ou menos como, nos livros, as séries e coleções.
    Companhia Editora Nacional, série Brasiliana, a gente sabe
    que só encontrará estudos sobre o Brasil. O editor da série
    é o responsável pela seleção dos títulos a serem publicados.
    O mesmo deveria acontecer com o diretor de cada selo, nas
    gravadoras.
    fonte

    gustavo macaco
    Veterano
    # set/04
    · votar


    a gente gravou nosso segundo ensaio, 100 reais 3 horas de estudio, qualidade mto foda

    mas como era o segundo ensaio só deu 2 musicas eheh, e com alguns erros ainda

    mas no final do mês a gente grava 3 covers pora mostrar nos bares de novo, agora sim tudo redondinho

    maggie
    Veterana
    # set/04
    · votar


    gustavo macaco
    Tem alguém equalizando o material e fazendo a mixagem? Isso é importante pra caramba.

    gustavo macaco
    Veterano
    # set/04
    · votar


    sim, o doido do estúdio manja, a ultima ficou boa a qualidade do som, tirando os erros ahah

    vc não ouviu? eu tinha postado aqui teve neguinho perguntando se era por canal

    Claudio Natureza
    Veterano
    # set/04
    · votar


    gustavo macaco

    grava o que vc acha que está melhor e sai pra luta, se vc não tiver o demo na mão fica difícil de mostrar. de repente vc conhece alguém num bar desses que pode te indicar outros e assim vai.

    Bico
    Veterano
    # set/04
    · votar


    maggie
    Valeu!

    Claudio Natureza
    Veterano
    # set/04
    · votar


    gustavo macaco

    quanto tempo vcs ensaiaram?

    gustavo macaco
    Veterano
    # set/04
    · votar


    desde aquela gravação deu cerca de 1 mes e meio acho, uns 10 ensaios talvez não sei. aquele tinha sido o segundo ensaio

    e continuamos tirando novos sons, de modo que as que começamos a tocar antes estão redondas agora, e as outras, caminhando para isos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a CD demo x independente