Notícia: Tributos imbutidos no $ de uma banda

    Autor Mensagem
    Errol
    Veterano
    # set/04


    Essa notícia saiu na Folha de São Paulo, cardeno "Folha Dinheiro" e fala sobre os impostos pagos quando compramos um instrumento:

    Veja os tributos embutidos no preço de uma banda (em R$):
    Bateria
    4.257 (2.575 sem tribtutos)
    Baixo
    595 (354 sem tributos)
    Guitarra
    561 (335 sem tributos)
    Saxofone
    6.789 (3.974 sem tributos)
    Piano
    8.350 (4.947 sem tributos)

    Uma banda com:
    1 guitarra 1 bateria 1 saxofone 1 baixo 1 piano
    Gasta na compra dos instrumentos: R$20.552
    Sem impostos, gastaria: R$12.185
    Uma diferença de: R$8.367
    41% dos preços ao consumidor desses instrumentos são impostos.
    - Os instrumentos são nacionais
    - Fonte: Instituto Brasileiros de Planejamento Tributário

    Claudio Natureza
    Veterano
    # set/04
    · votar


    cara, esse país tem uma das maiores cargas tributárias do mundo. também, com uma dívida externa monstruosa que tem que ser paga todo mês, o povo é sangrado até a alma.

    agora, o cara gastar 8.350,00 num piano e 561,00 numa guitarra, que banda pianeira é essa? hehe..

    um abraço.

    Alexandre Souza
    Veterano
    # set/04 · Editado por: Alexandre Souza
    · votar


    Noticia sobre a redução do ICMS no Estado de São Paulo, inclusive sobre instrumentos musicais.

    21/09/2004 - Governador lança Programa São Paulo Competitivo (Notícias Governo do Estado de São Paulo)
    Com o objetivo de aumentar o poder de competição das empresas paulistas, o governador Geraldo Alckmin lançou nesta terça-feira, dia 21, o programa São Paulo Competitivo, que inclui a redução do Imposto Sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) dos seguintes setores produtivos: autopeças, cosméticos, perfumarias e produtos de higiene; medicamentos, alimentos, vinho, atacadista de couro, instrumentos musicais

    Claudio Natureza
    Veterano
    # set/04 · Editado por: Claudio Natureza
    · votar


    Alexandre Souza

    e vc acha que os lojistas vão repassar a redução pros preços finais? é ruim hein.

    Alexandre Souza
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Claudio Natureza
    Normalmente leva uns 6 meses pro repasse, mas o agravante é que os instrumentos musicais importados sofrem tributação na importação também, então é dificil esperar uma redução nos preços finais...

    Claudio Natureza
    Veterano
    # set/04 · Editado por: Claudio Natureza
    · votar


    eu acho que a gente deveria fazer uma espécie de tutorial aqui pra gente se orientar de como trazer instrumento de fora, qual a tributação, etc...

    Alexandre Souza
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Claudio Natureza
    Ótima idéia, eu naum manjo muito de importação, mas quem entende e trabalha na área poderia ajudar, explicando a tributação, parte de alfândega etc...

    local22
    Veterano
    # set/04
    · votar


    A minha guitarra eu trouxe de uma viagem... o limite que eu poderia trazer era de 500$... tive que pedir ao dono da loja pra me fazer uma nota mais baixa... só pro caso de me pararem... nem pararam... passei direto...

    O dono de um estúdio que eu conheço trouxe 800 kilos de material lá de fora... depois de um ano fora do pais você não tem limite para trazer mercadoria...

    Para importar o instrumento... como indivíduos penso que não valeria a pena... o preço unitário não compensaria (estou especulando)... o ideal é conhecer alguém de uma importadora/distribuidora e comprar direto na fonte...

    Claudio Natureza
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Alexandre Souza

    eu entendo um pouco, pois dei uma olhada no site da receita federal.

    pra trazer mercadoria até 500 dólares, vc paga a taxa de importação de 50% direto no correio, sem nenhuma burocracia.

    já para produtos acima de 500 dólares, vc paga numa guia de importação, tem que entrar no sistema da receita e imprimir, e a alíquota também é de 50%.

    preciso analisar a questão do IPI, que incide sobre o produto mais o imposto de importação e o icms, que também é cobrado.

    eu sei que até 500 dólares não paga nada mais do que essa taxa de 50%

    eu acho que dá para comprar e pedir para remeter para cá, ou pedir a algum amigo para comprar, o que é mais seguro.

    mas tem que ter a pessoa lá para pedir claro.

    eu até mandei um email pra uma loja de instrumentos lá e me responderam tipo um span, ou seja, não me responderam.

    legal seria ligar pra lá e trocar uma idéia.

    mas meu inglês é zero.

    Claudio Natureza
    Veterano
    # set/04
    · votar


    local22

    como assim depois de um ano não tem limite? eu conheço uma mlhe que vem agora de Miami e vive lá há anos, ela pode trazer material acima da quota permitida por viajante sem pagar impostos?

    Alexandre Souza
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Claudio Natureza
    Mas essa taxa de 50% é sobre o preço do produto importado?
    Tipo se eu pagar U$ 400,00 em uma guita, teria de pagar U$ 200,00 de taxa?

    Claudio Natureza
    Veterano
    # set/04
    · votar


    isso, mas compensa, desdeque o frete não seja muito caro.

    normalmente os importados costumam custar mais que o dobro aqui no lojista.

    local22
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Claudio Natureza

    ela pode trazer o quanto quiser, o cara trouxe 800kg de material pro estúdio dele... o cara tocava em navios de luxo com uma banda de jazz e tal... quando voltou para o brasil, com a grana que ele juntou , comprou o material e montou um puuuuuta estúdio...

    local22
    Veterano
    # set/04
    · votar


    qualquer coisa confirma lá com a polícia federal... ou alfândega...

    isso foi o que ele me disse... acredito que não tenha motivos para mentir... sei lá...

    Claudio Natureza
    Veterano
    # set/04
    · votar


    tem uma parada assim, tipo quando o cara vai voltar para o país de vêz e já tá lá há mais de um ano, eu vi no site da receita.

    é verdade.

    Soulface
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Claudio Natureza
    Qnto à idéia de um tutorial sobre o preço a ser pago no caso de importação de instrumentos, já tem um tópico aqui no fórum bastante detalhado. Vou dar uma procurada, e se achar, eu posto aqui.

    E qnto ao caso de a pessoa passar mais de um ano fora e trazer consigo seus bens adquiridos no outro país, é permitido desde q seja "comprovado" q é pra uso próprio. Coloquei entre aspas pq ninguém passa anos fora do Brasil e traz 1 aparelho de som pra revender, por exemplo. Sendo em uma quantidade convincente de q é só para o próprio uso, não tem problema.
    Mas acontece q mesmo na alfândega, junto com a PF, tem seus FDP! Que qrem tirar uma casquinha dos mais desinformados.
    Um conhecido meu detonou uma filmadora digital zerada no chão, na frente do policial qndo eles encrencaram. Jogou no lixo e falou: "Se não fica comigo, com vc é q não vai ficar!"
    Teve outro tb q fez o policial borrar nas calças qndo disse q iria ligar pro advogado dele pra ver se a bagagem dele passa ou não.
    Eu nunca tive problema com alfândega, mas conheço alguns macetes! hehehehe

    Soulface
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Ufa!!! Aqui está:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/48018/

    Claudio Natureza
    Veterano
    # set/04
    · votar


    dei uma lida, e realmente não é tão simples quanto parece, eu já tinha olhado no site da Receita Federal e na parte que fala sobre a mudança de volta para o Brasil de residente no exterior, após estar residindo lá por mais de um ano, realmente há como trazer sem pagar impostos.

    e não acho que tenha que provar que está voltando definitivamente para o Brasil, pois não há como fazer isso.

    uma hipótese: eu volto pra cá após um ano e trago meus instrumentos, que são meu hobby, e digo que estou voltando definitivamente para o Brasil. Quem vai provar o contrário? eu sou brasileiro, é um direito meu voltar a viver no meu país. e se amanhã eu fico desempregado ou resolvo por qualquer motivo voltar ao exterior e viver lá?

    eu acho que dá para fazer na boa.

    quanto ao envio pelo correio, eu acho que é viável trazer coisas até 500 dólares, pois é uma taxa só, paga no próprio correio e o instrumento vai sair mais barato que aqui.

    uma hipótese:

    trago uma guitarra de 500 dólares, gasto 100 dólares de correio, pois não deve passar disso, e pago 360 dólares de taxa, ficando o instrumento em 960 dólares.

    esse mesmo instrumento, segundo as projeções do tópico que vc mostrou, vai sair no mínimo 50% mais cara aqui, mesmo sendo trazido direto de fábrica, e não comprado numa loja.

    eu vou continuar tentando, até já pedi uma guitarra pela internet, que estavam torrando numa loja numa promoção, vamos ver se respondem e quanto vai sair.

    um abraço.

    local22
    Veterano
    # set/04
    · votar


    será que o preço final aqui é mais caro que se você correr atrás pra trazer de fora... difícil acreditar...

    pega um modelo de guitarra como exemplo e faz as contas... é o mais certo!

    Fabricio Magalhães
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Claudio Natureza

    E ai cara?!
    Tua guita chegou!?!?!?

    timeisonmyside
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Só que sem imposto a gente se fode...
    Mas tem que reduzir....
    Agora uma pergunta que faço: Vocs acreditam que se fosse reduzido os impostos o preço ia cai? Nem fodendo se tirarem por exemplo metade dos impostos os comerciantes vão repassar uma redução de no maximo 25% por cento...
    Gente o emprezariado brasileiro é FDP.....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Notícia: Tributos imbutidos no $ de uma banda