Review de Cd dos Led Zeppelin

    Autor Mensagem
    Steve Gadd
    Veterano
    # set/04


    Led Zeppelin

    Titulo:
    The Soundtrack From The Film The Song Remains The Same

    CD Duplo.

    Ano:
    1976

    Tracklist:
    CD1
    1.Rock and Roll
    2.Celebration Day (3:43)
    3.The Song Remains The Same(6:00)
    4.Rain Song (8:24)
    5.Dazed and Confused(26:53)

    CD2
    1.No Quarter(12:30)
    2.Stairway to Heaven (10:58)
    3.Moby Dick (12:47)
    4.Whole Lotta Love (14:24)


    Banda:
    Voz Robert Plant
    Baixo John Paul Jones
    Bateria John Bonham
    Guitarra Jimmy Page


    Este trabalho dos Led Zeppelin é para mim um dos expoentes máximos da carreira da banda, tem tudo aquilo que um Álbum ao vivo pode e deve ter, eles eram uns animais de palco e o próprio John Paul Jones disse mais tarde esta celebre frase… "To me the records were just a starting point, the most important thing was always the stage show. So many great nights. At our worst we were still better than most. At our best we could just wipe the floor with the lot of them. It was just a very good live band."

    Foi o primeiro álbum ao vivo gravado pela banda, alias só mais dois foram lançados.
    Este álbum foi gravado em três noites diferentes, 27, 28 e 29 de Julho de 1975, esperavam gravar mais umas cenas mas devido ao acidente que o Robert Plant teve em Agosto desse ano não o conseguiram fazer, na minha modesta opinião, seria difícil fazer melhor do que isto!
    Alguns de vocês deve de estar a a pensar porque raio este álbum tem este nome?
    A explicação é simples, a banda sempre foi conhecida por ter uma aversão aos jornalistas, ou seja, existem poucos registros de actuações dos Zeppelin ao vivo, nunca foram muito fotografados e entrevistas contam-se pelos dedos.
    O novo DVD lançado este ano, é quase um resumo de tudo que existe gravado dos Led Zeppelin, e quem vê as entrevistas que eles davam percebe que não estavam tão confortáveis como por exemplo o demonstravam em palco. O antípodas dos seus “concorrentes” da época, os Beatles .
    Dai eles quererem lançar um filme com a tour de 75, o filme saiu e existe ainda hoje e este duplo CD não é mais do que a Banda Sonora do mesmo!
    As excepções são duas musicas que estão no filme e não figuram no CD, Black Dog e Since I’ve Been Loving You .

    Uma das pérolas, ou um extra como preferirem, deste duplo CD é um texto que o acompanha escrito pelo famoso critico musical da epoca Cameron Crowe, sim, esse mesmo que voçes estão a pensar, o mesmo que realizou filmes como Jerry Maguire. Vanilla Sky e o Almost Famous! Pois este rapaz já foi um celebre escritor da revista Rolling Stone, e escreve um texto muito interessante no “livrinho” deste CD.

    Voltando a música propriamente dita, vou ter o prazer de degustar este CD musica a musica…

    Disco 1

    Rock and Roll

    Parece de propósito, os Led Zeppelin são conhecidos também por terem criado um estilo inovador para a época, o que agora se chama de Heavy Metal, Rock ou Hard Rock…foram eles que inventaram! Vínhamos da época do Rock and Roll meio ao jeito do Twist, todo “cocó” cheio de “com licenças” , tudo apertado e estilo “vira o disco e toca o mesmo”, esta primeira musica não é mais do que uma dessas musicas virada ao avesso! Acelarada, cheia de vida e com acordes muito mais arrojados! Era o virar de uma era, e eles começam este CD com esta musica, como dizia antes…parece de propósito! Os 4 magnificos começam a aquecer…

    Celebration Day

    Sem paragem para esta segunda musica, arranca o Dia da Celebração!
    A ideia parece-me que é, ok! Chega de Rock and Roll, vamos a musica a sério e por isso este é um dia especial vamos comemorar, Jimmy Page começa a distorcer, John Bonham começa a abrir, deixa-se de ouvir a tarola com som a Banda Filarmónica, pratos de choque abertos?!??!??!Na altura meus amigos era impensável em bandas de Rock. John Paul Jones cria linhas de baixo que ate então eram desconhecidas e o Robert Plant abre literalmente as goelas e manda as urtigas aquela maneira simplória de cantar!

    The Song Remains the Same

    Uma musica fantástica com uma letra cheia de sentimento, evocando o próprio Martin Luther King, ouve-se “I have a dream…”!
    Energia aos rodos e a banda toda a curtir, Jimmy Page esta imparável na sua guitarra.
    A banda começa a preparar o publico para o que vem nas próximas musicas.


    Rain Song

    Uma musica cheia de alma/soul com uns acordes lindos do Page, ouve-se as cordas..perdao o teclado tão bem tocado por John Paul Jones que ao mesmo tempo cria o som de baixo.Uma musica calminha ate que de repente…Bummm!
    Ai estão eles a subir, subir e o Bonham esta fantástico!
    O Plant esta com a voz no extremo…Fantástico!!!!
    Uma musica de altos e baixos, carregada de emoção.

    Dazed and Confused

    26 minutos de pura loucura e adrenalina!!!!!!
    Começa o baixo e pratos de choque, baixinho. Uma cadencia um pouco louca…entra o Page de mansinho, ouve-se o gongo e os timbaloes, mas tudo com uma calma de morte…vem o Plante e diz “Been dazed and confused for so long it's not true
    Wanted a woman, never bargained for you
    Lots of people talkin', few of them know
    Soul of a woman was created below,
    Lindo! Mal ele acaba de o dizer e eles ficam doidosssssssss e começa o show, impressionante!
    Quando já começamos a ficar loucos com a cadencia a musica “rebenta” e ta tudo a abrir, três gajos dos instrumentos dão um show fantástico, musica pura e dura, uma simbiose entre músicos difícil de alcançar.
    Pelo meio há uns solos do Jimmy Page arrepiantes, repito, arrepiantes! Inovador! Um Messias do instrumento.
    O homem era um senhor!!!!

    Disco 2

    No Quarter

    Eu sou louco por esta música! Louco!!!!!!!
    Uma das minhas preferidas, mas é muito difícil para mim falar deste disco 2, isto porque para mim é um símbolo da musica bem tocada, da entrega e personifica o que para mim uma banda deve de ter como objectivo maior, tocar como um todo! Ser uma banda na verdadeira acepção da palavra!
    Esta música é brutal, tem de tudo, harmonia, técnica e muito bom gosto.
    Começa com o John Paul Jones nos teclados…brilhante o que ele faz, mas não pensem que é algo de muito complicado, não, é super simples. Dai a beleza.
    Ouve-se de seguida o Bonham a tocar nos Tímpanos que sempre o acompanhavam.
    Um groove calminho e uns brakes suaves mas com um feeling fabuloso.
    Entra o Mr. Guitar e …parte a loiça! Acho que as minhas colunas em casa estão meio queimadas no canal direito por causa dele!!
    Acaba de mansinho!


    Stairway to Heaven

    Mas que raio vou eu dizer sobre esta música?
    Sinceramente não sei! Juro que não sei.
    É tão bela, tão simples, tão musical que não sei o que dizer…
    Posso apenas acrescentar apenas que é a versão mais “rockeira” que conheço desta musica. O solo do Page com o Bonham por trás é alucinante, ouço esta musica a mais de 20 anos e ainda hoje se estiver sozinho e concentrado a ouvi-la arrepio-me.
    Começa com uma frase do Plant…”this is a song of Hope”. Depois é sempre a melhorar.
    Quando entra a bateria começa a subir e só para quando eles já não dão mais.
    É por estas e por outras que amo tanto a musica.

    Moby Dick

    Bonzo! Era a alcunha dele, do John Bonham.
    Esta musica é dele, quase toda porque dura 12:47 e a banda só toca 1 minuto e meio no total.
    A musica é conhecida por ser o solo do Bonham, mas eu não olho para ela assim dessa forma, porque de solo so mesmo o facto do gajo estar sozinho, de resto não é o habitual solo de bateria cheio de técnica e velocidade para impressionar o pessoal, não, é mesmo musica.
    Ele é com as baquetas, ele é com as mãos, ele é com timbaloes, congas, tímpanos etc…vale tudo!
    Começa com um grito do Plant…”John Bonham, Moby Dick…dick…dick…dick…dick”
    Entra os três durante 45 segundos e depois deixam o homem sozinho, ele começa o show e é impressionante!
    Primeiro com as baquetas, depois com as mãos e depois …bem e depois só visto ou ouvido! Qual pedal duplo qual carapuça!!!!!!Ate dói!!A rapidez dele aliada a musica faz com que a bateria parece um instrumento de Orquestra!!
    Esta musica é muito difícil de descrever…têm que ouvir!
    Termina como começou…
    Robert Plant a dizer “ John Bonham, John Henry Bonham on drums”
    É o delírio no publico.

    Whole Lotta Love

    Se isto começou bem, acaba melhor!
    De longe a melhor versão de sempre deste clássico!
    Genial, e eu acho que sei o peso que esta palavra tem…Genial!
    A musica é um sobe e desce constante, chega a vez do baixo brilhar, ouçam com atenção e vão “ver” o baixo “la no fundo” a fazer maravilhas!
    Começa o uso de maquinas, de sons estranhos no palco, delays, distorções e afins, depois admiram-se quando se diz que eles tinham poderes satânicos!!Hehehe!
    Com estas musicas era de prever que na altura os achassem discípulos do Belzebeu! Eu ainda acho que foram e são!
    Ninguém muda a musica como eles o fizeram sendo uns comuns mortais.
    Uma musica fantástica que por duas vezes nos engana e pensamos que vai acabar…mas não, continua!
    Muito, muito bom!

    É um clássico obrigatório, se nunca o ouviram sigam o concelho deste vosso companheiro musical…ouçam! Mas rápido, mal acabem de ler este testamento, vão comprar, peçam a um amigo ou ate…roubem o CD, mas ouçam!
    Se já o conhecem, não preciso de vos dizer nada…já estão agarrados de certeza!

    Steve Gadd


    [b][/b]

    John Johns
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    O unico q prestava no led era o Borrao

    Mera
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Eu assisti ao DVD "The Song Remains The Same" e sinceramente, nunca vi uma banda tão inspirada par fazer um show. Eh simplesmente fantastico, Page eh um show a parte e todas as musicas foram extremamente bem tocadas com improvisações perfeitas de todos os membros da banda.

    No Quarter

    Eu sou louco por esta música! Louco!!!!!!!
    (2)
    Essa musica então, eh a perfeição da perfeição!

    aratohendrix
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: aratohendrix
    · votar


    eu comprei o the song remais the same esses dias, ja assisti um monte de vezes ahha.


    bom, pra mim não ha um disco perfeito, pois eu gosto de tdos, apesar de não ter eles em cd mesmo, só tenho mp3, mas planejo comprar tdos os cds.
    Digo q é impossivel escolher um pq o 1º disco ja é mto com, com communication breakdown, q curto mto, tem de outros discos, tem as acusticas lindas como babe i´m gonna leave you(é assim q se escreve? ahah)

    Depois q conheci o led, mudei mto meu conceito sobre guitarra, sobre musica, acredito q seja a banda q eu mais gosto, reuniu tdo q eu gosto, peso, um guitarrista bom, um baixista fera, baterista q toca com vontade, e um vocalista fora do comum.

    É isso, falow

    aratohendrix
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    eu comprei o the song remais the same esses dias, ja assisti um monte de vezes ahha.


    bom, pra mim não ha um disco perfeito, pois eu gosto de tdos, apesar de não ter eles em cd mesmo, só tenho mp3, mas planejo comprar tdos os cds.
    Digo q é impossivel escolher um pq o 1º disco ja é mto com, com communication breakdown, q curto mto, tem de outros discos, tem as acusticas lindas como babe i´m gonna leave you(é assim q se escreve? ahah)

    Depois q conheci o led, mudei mto meu conceito sobre guitarra, sobre musica, acredito q seja a banda q eu mais gosto, reuniu tdo q eu gosto, peso, um guitarrista bom, um baixista fera, baterista q toca com vontade, e um vocalista fora do comum.

    É isso, falow

    diego gr
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: diego gr
    · votar


    Cara, a versão de estúdio da Rain Song é de dar arrepios
    Nunca ouvi acordes como aqueles

    Mas nada tirará Van Halen do topo da minha lista

    MMJr
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    O unico q prestava no led era o Borrao

    Me desculpe mas nao faz o menor sentido essa afirmacao....

    O LED.. quer queira ou nao.e,e sempre sera,uma das maiores bandas da historia da humanidade..

    Acredito que voce nao estava de bom humor no dia em que escreveu isso....

    paz....

    diego gr
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: diego gr
    · votar


    MMJr
    dexa ele falando sozinho, não dá pilha...

    Queria que voltasse o tempo em que shows de rock eram verdadeiros espetáculos
    Atualmente ainda temos alguns bons exemplos de interatividade com o público, como Paul Gilbert, por exemplo

    Thio
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    O antípodas dos seus "concorrentes" da época, os Beatles .

    Não entendi.

    John Johns
    O unico q prestava no led era o Borrao
    \o/

    diego gr
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Alguém sabe se existe alguma versão ao vivo de When The Leeve Breaks?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review de Cd dos Led Zeppelin