Função social da música

Autor Mensagem
Claudio Natureza
Veterano
# jul/04
· votar


de repente, se cada músico se dispuser a ensinar algum muleque pobre já é algo.

sandra
Veterano
# jul/04
· votar


Claudio Natureza
Teh parece... agora eu eh que pergunto "de que planeta vc eh?" (Pink Floyd = naum conheço = lembrou?) hehe
"Muleques pobres" nem mesmo tem acesso à música de verdade, eu sou professora de port/inglês e já lecionei pra crianças de família de baixa renda num projeto voluntário no semestre passado, e fui trabalhar música com eles, olha, os "ídolos" deles eram a Kelly Key e uma outra maluka desse tipinho que eu nem lembro o nome agora, aquela uma que canta "To nem aí...", sem deixar de mencionar Serginho & Lacraia e Cia Ltda. Eh isso que os irmão mais velhos deles "curtem", eh isso que eles vêem no "Domingo Legal" e é isso que eles ouvem na casa dos vizinhos!
Um músiko de verdade perderia seu precioso tempo preparando um moleque pra ser jogado nas mãos da mídia brasileira e ser contaminado por todo o lixo televisivo que a gente tem...
Olha, eu já dei o meu discurso sobre esse assunto àlgumas mensagens anteriores e naum vou fikar me repetindo, mas na minha opinião, a sua idéia é linda, no papel...mas no Brasil ela naum passaria de um mero sonho...
Esse projeto naum pode partir de "um por um", tem ser um conjunto, AMPLO...
Eu relamente acredito na educação como futuro do Brasil e também que sei que música seria o melhor meio de se atingir um povo que canta no lazer, no trabalho e no chuveiro...
Mas, infelismente, vai ter sempre um obstáculo em nosso caminho, a única coisa conhecida como "problema e solução" ao mesmo tempo: O DINHEIRO.
E naum é preciso nem começar a falar quando o assunto é liberação de fundos pra educação e cultura no Brasil...

Claudio Natureza
Veterano
# jul/04
· votar


calma, eu só dei uma ideiazinha, vc já fez muito mais do que eu (apesar de não conhecer o pink floyd...rere), afinal, vc saiu das palavras para a ação (trabalhou em projeto social), não seja pessimista, afinal, sai muito músico de escola de samba pra noite, pra tocar percussão até no exterior, não existe só o bundafunk.

a proposta é exatamente essa, fazer um som que combata essas baxarias de kelly quiquiqui e lacrais da vida, se houver atitude isso vai mudar.

ps. parabéns pela sua iniciativa.

CIERAIS
Veterano
# jul/04 · Editado por: CIERAIS
· votar


sandra
concordo com o q vc falou....
mas essas musicas como Kelly Key, Rouge, B´roz,Felipe Dylon,
Luka são feita pra crianças....ja o Funk...criança gosta o q esta na midia,é meio dificil de uma criança gostar de MPB ou Rock de "qualidade",Jazz enre outros.

o individuo escuta e canta o q ele vive....
se a pessoa sente-se feliz com esse tipo de musica q mal tem nisso?desde q não passe dos limites!

já os projetos sociais são uma arma de defesa para TODOS NÓS .

sandra
Veterano
# jul/04
· votar


Claudio Natureza
Não sou pessmista, embora pareça...não quis dizer que o mundo está perdido, pelo contrário, o povo brasileiro é um povo inteligente, inteligente porém fraco, os brasileiros se deixam levar pela mania do famoso "jeitinho" e são contaminados pela podreza que já existe, é mais fácil aprender a rebolar a bunda do que aprender a cantar...e também não c precisa investir e c fica famoso em menos tempo...
Eu amo a música e acredito em seu poder de mover e unir as nações. Outra coisa que os brasileiros adoram fazer, é criticar a música estrangeira, "que a gente naum pode deixar a música estrangeira tomar o lugar da música nacional", olha isso já aconteceu há muuuuito tempo, ateh a minha vó pegou o hit "Love me do" e ela mora lá pro interiorzão onde todo mundo ainda fala só alemão...
A música estrangeira vem junto com a cultura deles "inglês é idoma nacional"...Mas onde eu quero chegar? A CULPA É DOS BRASILEIROS!!! As nossas bandas nacionais, que mais aparecem na mídia não tem capacidade de compôr suas prórpias canções e fazem versões baratas de músicas internacionais, só a minha banda internacional favorita (que infelismente acabou), o Savage Garden, que lançou apenas dois cds aki no Brasil, "ganhou" pelo menos 4 versões de músicas pelos meninos do KLB e da duplinha Sandy & Júnior (que todo mundo conhece!!!!) Sacou onde eu quero chegar?
Daí o pessoal aki fica criticando que naum quer ouvir músicas que falem da realidade social...o pior cego eh akele que naum quer ver...o pessoal acha que O Rappa, Charlie Brown, CPM, não presta pra rock, e prefere ouvir Iron Maiden, Metallica (Pink Floyd, hehe), etc, e naum entende uma palavra sequer em inglês, mas usa calça bag e camiseta da banda e sai dizendo "Fuck you" por aí...
Por onde a gente começa a mudar o Brasil??????

sandra
Veterano
# jul/04
· votar


sandra
Ah, e antes que vc pergunte: sim eu sou chata assim mesmo!

sandra
Veterano
# jul/04
· votar


CIERAIS
Pois eh, quando eu era criança/adolescente, no lugar de Lacraia e serginho tinha "É o tchan" e "Mamonas", e eu sei que o pessoal da escola sabia todas de cor, daí eu cheguei em casa cantando "Segura o tchan" e a minha mãe me disse o que que era "o tchan" e "comer alguém" de verdade, e que era feio eu sair por aí cantando essas coisas...
C a minha mãe naum tivesse me dito isso, eu teria saído por aí dançando na boquinha da garrafa pros vovôs e vovós que estivessem alimentando os pombos nas praças...
Agora veja bem: vc disse que essas músikas são feitas pras crianças, mas o que eu quero dizer é que não concordo que ESSAS MÚSIKAS sejam ensinadas pras nossas crianças, exatamente porque sei como a música é influente na vida das pessoas, na minha opinião é bem melhor colocá-las pra escutar a Xuxa cantando aquelas infatilidades do que a Kelly Key chamando seus "cachorrinhos"...naum achas? Isso eh roubar a inocência das crianças!

Claudio Natureza
Veterano
# jul/04
· votar


né não, a gente começa a mudar o brasil por nós mesmos, sem preconceito contra música nenhuma, mas sabendo lutar contra o jabá.

O meu post se iniciou falando sobre dois muleques de 16 anos que fazem uma espécie de hip hop acústico, com letras enganjadas, e da dificuldade de fazer a Sony Music cumprir um contrato de gravação e 4 cds que firmaran com os caras.

primeiro eu livrei os caras da empresária vampira, que assinou o distrato ontem.

segundo eu pressionei a Sony na sexta passada numa reunião, e eles medraram de botar os caras na geladeira e chamaram o produtor do D2 pra uma reunião com os moleques hoje à tarde, pra acertar a data e os detalhes da gravação do cd.

vai ter coisa nova e diferente na mídia, acho que foi legal ajudar dois artistas com conteúdo a crescer.

quanto ao combate ao bundafunk, acho que marcamos um gol, pois esses caras podem ocupar esse espaço, quem sabe a mulecada não se espelha neles pra mudar a postura de só falar coisa escrota nas músicas?

como disse antes, atitudes, como a sua de trabalhar no social e coisas parecidas, é que vão mudar as coisas, ficar só reclamando e apontando não.

Claudio Natureza
Veterano
# jul/04
· votar


eu disse "né não" pro "eu sou chata" tá.

hell_
Veterano
# jul/04
· votar


po =\

CIERAIS
Veterano
# jul/04
· votar


Claudio Natureza
gostei da sua atitude

sandra
Veterano
# jul/04
· votar


Claudio Natureza
Como eh que eh? Naum entendi bem o que vc disse...desculpa mas eu to meio por fora do que vc faz, naum faz muito tempo que eu entrei nesses fóruns. D2, o Marcelo, o famoso? Sony, a gravadora famosa? vc tem influência lá na Sony? Apresente-se, please!
Quem são esses "muleques"?

Claudio Natureza
Veterano
# jul/04
· votar


sim, a reunião é com o produtor do último disco do Marcelo d2, eu sou advogado e compositor amador, e os garotos são filhos de um parceirão meu, que também tem sangue de mangue como eu (pernambuco é arte).

não tenho influência junto à sony, eu simplesmente ameaç~ei a sony de levar o caso pro Syro Darlan, juiz da infância aqui do Rio, pois meteram os garotos na geladeira por 1 ano e oito meses e a empresária nada fez.

parece que eles sentiram a pressão, pois no dia seguinte já chamaram pra acertar os últimos detalhes da gravação.

os garotos são bons, as letras deles são enganjadas e eles ganharam alguns festivais aqui no Rio, já tocaram com o CBjr no criança esperança e foram os únicos a colocar uma música própria no programa do márcio garcia, o gente inocente.

eles são considerados uma grande promesa por gente como ana carolina, zé ramalho, gente desse nível.

vamos ver no que vai dar. por que eles não vão se vender a fórmulas e preferem fazer um trabalho independente do que mudar para agradar.

o Rick Bonadio, produtor do CPM22, ex do CBRJ, atual do Rouge e do Broz, quer ser o novo empresário deles, estamos negociando, queremos que os garotos sejam donos do seu destino. e eles aceitam as dicas do pai e minha com muito respeito.

Philipius
Veterano
# jul/04
· votar


Claudio Natureza
como disse antes, atitudes, como a sua de trabalhar no social e coisas parecidas, é que vão mudar as coisas, ficar só reclamando e apontando não.

Bem dito! Esse é o ponto principal.

Todos sabem quais os problemas do país e quais as soluções.
Com isso, um bando de gente, que se acha inteligente e revolucionário, grita pelos quatro cantos do país que se deve investir na educação básica, em infra-estrutura, e bláblábla.
Todos sabem disso, sem exceção. Principalmente os governantes, que não são "tapados" como se imagina (no geral).

Por isso, precisamos e ação, e não de palavras ao vento. O vento já está cheio de frases demagogas, está na hora de agir.
Quero estudar muito para saber como ajudar na sociedade, mas sei que ajudar não é sinônimo de fazer passeata sem sentido para atrapalhar quem está no poder.


Analogia: o governo é um pintor contratado para pintar uma casa com uma certa cor e um certo pincel que ele não tem. Enquanto ele procura atingir essa cor, construir uma escada, arranjar esse pincel, estão os “reclamões” fora da casa gritando: “pega o pincel, mela na tinta, sobe a escada e pinta, seu pintor burro”. O pintor sabe o que faz. Em vez de reclamar, eles deveriam aprender a misturar as tintas, fabricar escadas e pincéis para ajudar o pintor.


Fazer músicas de protesto é um ótimo passo, mas parar por aí achando que pode "lavar as mãos" é um erro.


Parabéns pelo tópico e tomara que esses garotos possam mostrar a realidade.
Espero também que eles ajudem a tirar a água do barco que tanto afunda em vez de ficarem num bote salva-vidas reclamando do modo como tiramos a água, pois é assim que muitos fazem.

Claudio Natureza
Veterano
# jul/04
· votar


eu já estudei numa escola de música em Olinda/PE no final dos anos oitenta, que se chamava "orquestra dos pés descalços), onde um maestro canadense dava aulas pra garotada do bairro de graça, e ainda emprestava instrumentos!

pena que tive que viajar pra correr atrás de grana no rio, mas aquela iniciativa era muito legal, e lá a garotada ainda tem aquele trampo de guia mirim, mostrando a cidade propessoal, com a ajuda da igreja católica. acho que existe muita coisa boa sendo feita, é pena que exista tanta miséria que não é alcançada pelas pessoas de boa vontade.

engraçado, comecei a lembrar de muita coisa boa nesse brasil, será que não somos tão ruins assim...rs

Al Majíd
Veterano
# jul/04
· votar


sandra
A música tem uma função importantíssima na nossa vida, encontre um só brasilero que não goste dela...
Apóio completamente atitudes de bandas como O Rappa & cia ltda, não dá pra esconder a realidade, mas também não dá pra sair quebrando o cacete por aí...
Com certeza, é mil vezes preferível fazer música falando da realidade social do que fazer música pra ficar esfregando a bunda na câmera do "Domingo Legal" ou pra expôr aquelas "coisas" horrorosas tipo "Lacraias e Serginhos", "Cachorras preparadas", "Tchans" e todo aquele lixo dominical que a gente tem na televisão brasileira, que dá vontade de vomitar...sinceramente, eu acho que eu ganharia um infarto c tivesse que passar um domingo assistindo aquela enxurrada de merda da tv aberta...
O brabo é que hj no Brasil qualquer bestão que saiba gritar "vai lacraia", "vem meu cachorrinho (a puta da sua dona) tá chamando" e conseguir juntar R$1000 (muitas vezes ainda roubando) grava cd e se acha artista....
Isso me dá nojo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O mais pior de ruim de tudo são os brasileiros que se prestam a ir até o camelô comprar cd pirata das bandas de verdade.......
Ateh vou parar de escrever pq eu já me indignei demais por hora.....hehe



Heheheh....gostei do seu desabafo....penso o mesmo!!!!!!!!

sandra
Veterano
# jul/04
· votar


Claudio Natureza
Claro que naum somos ruins...o Brasil eh um país muito bacana, talvez um pouco mal organizado...
Muuuuuito legal sua atitude com os garotos, desejo tooooooda a sorte do mundo pra eles!! E parabéns pela força que vc deu à eles!
A duplinha já tem nome artístico? É hip hop que eles fazem? O hip hop é uma ótima opção pra todas as idades!
Fala pra eles que eu convidei eles pra virem aki pra Novo Hamburgo/RS, um dia, certo! (e eu vou cobrar essa visita!!)

sandra
Veterano
# jul/04
· votar


Al Majíd
Eh...eu me passei um pokinho akele dia...eu naum costumo falar essas coisas feias...hehe

Eduardo Henrique
Veterano
# jul/04
· votar


acho que muitas letras de musicas me fazem pensar bastante como VARIAS do "gabriel o pensador" que abrem os olhos das pessoas que prestão atenção nas letras

Claudio Natureza cara de tantos posts que eu ja li seu da hr seu jeito de pensar

sandra no seu primeiro post desse topico parecia que vc tava com uma revolta totall huaihahuia... acho que vc deve ser uma pessoa legal de se conversar

...o pessoal acha que O Rappa, Charlie Brown, CPM, não presta pra rock, e prefere ouvir Iron Maiden, Metallica (Pink Floyd, hehe), etc, e naum entende uma palavra sequer em inglês, mas usa calça bag e camiseta da banda e sai dizendo "Fuck you" por aí...

HUAIhaiuhauIhaUI o duro que é verdade! apesar de eu não saber o ingles fluente eu procuro saber as traduções das letras e tal mais não me prendo a estilo algum ouço td que me agrade (Rouge, B´roz,lacrais e por ai vai não me agradam huaihai) fuiz ;D

sandra
Veterano
# jul/04
· votar


Eduardo Henrique
ouço td que me agrade (Rouge, B´roz,lacrais e por ai vai não me agradam huaihai)[i][/i]
Putz, mas vc eh um caso perdido, entaum...hehehe, tô brincandu!!!
Eu respeito todos os gostos, só naum me agradam essas músikas de baixarias, eu devo parecer uma velha careta, mas só tenho 21 aninhos, mas eu posso ter a minha opinião, neh!
Kara, tah brincandu que vc curte "Gabriel o Pensador", eu aaaaaaamo de paixão ele desde que eu me conheço por gente, lembro que a primeira músika que eu conheci dele foi "Estudo Errado", ele é muito talentoso na minha opinião...são músikas que falam da realidade social, e, ainda, por vezes divertidas...
Ah, e quanto aeu ser uma pessoa legal de conversar, ah, eu sou mesmo (modéstia à parte, é claro!) hehehehe.....valeu

Claudio Natureza
Veterano
# jul/04
· votar


Eduardo Henrique
Membro


pô eduardo, legal que vc gostou do meu tópico, isso quer dizer que vc também é contra a baixaria e o jabá.

vamos dizer não ao jabá.

abaixo a pseudo-música que emburrece nosso povo!

Sandrinha, os moleques se chamam Keops & Raoni, e não é nome artístico, eles são gêmeos, e o que diferencia é que um é um branco rastafari e o outro é um branco de toquinha e rastafari, claro.

olha, amanhã vai ter a tal reunião que eu falei.

vou mandar notícia, e assim que sair o cd eu vou avisar á galera.

quem estiver precisando de um advogado dublê de compositor, eu estou às ordens.

pensa bem, eu tiro o carinha da rabuda, e ainda faço um show louco depois! rere!

Al Majíd
Veterano
# jul/04
· votar


O povão brasileiro não foi educado pra "degustar" a boa música. A verdade é que a música é um instrumento que poderia tirar muitas pessoas da marginalidade e portanto, da criminalidade. Mas pra isso, ela deveria ser introduzida a partir do ensino elementar, nas escolas, coisa que acontece em países de 1° mundo. Nos grupos, nós temos aula de educação física. Porque não de música? Com isto, o governo estaria dando emprego pra professores de música também.

Eu não julgo o povão brasileiro pelo que ele escuta (apesar de ter gostado do desabafo da Sandra, pois existem horas que a gente realmente fica "P" da vida).

Geralmente são pessoas que procuram a música apenas como válvula de escape. Então escutam músicas descartáveis, só mesmo pra balançar o corpo, degustando uma boa cachaça. Para que o panorama musical do Brasil mude, faz-se necessário a introdução da música no ensino básico para as crianças formando-se assim adultos mais exigentes na hora de comprar um CD. Com isto, todo este lixo musical que ouvimos por aí, terá que ser reciclado, pois não terão mais campo para a venda de seu produto musical.

Nossa história não foi das mais felizes. Viemos de uma colônia de exploração e nunca tivemos o privilégio dos Europeus. Nunca tivemos acesso à vários tipos de conhecimentos ligados aos vários tipos de artes. Isto hoje, atinge diretamente nosso modo de fazer arte.

Então, quando uma pessoa sai do seu serviço lá pelas 18:00, cansada (principalmente se for trabalhador braçal), suada, endividada, não vai chegar em casa e colocar um Beethoven, um Chopin. Não vai querer saber de analisar estruturas musicais, porque nem sonha que isto existe. Vai para um boteco beber um pouco, se espairar e acaba balançando o corpo aos acordes de "É o Tchan", "Lacraia" etc...E acaba gostando das músicas e comprando o CD (se é que tem som em casa).

Antigamente, somente a alta sociedade brasileira é que tinha mais acesso e até mesmo como entender a mensagem da bossa nova, da MPB, da música clássica, coisa que foi mudando aos poucos, pois hoje em dia, existem uns gatos pingados da classe baixa (não estou sendo pejorativo), que já gostam mesmo de música mais elaborada.

Isso é muito legal, pois o que é bom tem que ser desconcentrado da pequena parcela de eleitos, e mostrado a todos. Acho ótimo o estes programas de incentivo à formação de bandas, nas escolas de baixa classe.

Isto não quer dizer que aquelas pessoas irão seguir a carreira de músico, mas pelo menos, se sentem mais valorizadas. E na última das hipóteses, podem sobreviver tocando algum instrumento nas esquinas, ao invés de ficarem só pedindo.

No Brasil existem ótimos músicos, a maioria desconhecidos. Eu fiquei pasmo ao comprar um CD do Paulinho Nogueira por R$ 7,90, enquanto que ao lado, o CD da Lacraia estava R$ 18,00. Se a Lacraia está mais cara do que Paulinho Nogueira, é porque ela possui um público maior. Em Viena, eu garanto que ela não venderia tanto e o preço seria baixíssimo. Porque lá, o governo se preocupa com a boa música. Mas vou parar de sonhar um pouco, porque eu estou no Brasil.

Só quero dizer que tudo ser resume em educação. Educando nossas crianças, teremos adultos mais conscientes.

Não podemos voltar atrás e fazer um novo começo, mas podemos começar agora e fazer um novo fim.

Amplexos

Al Majíd
Veterano
# jul/04
· votar


Claudio Natureza

Parabéns pelo apoio que você está dando aos garotos!!!

niredsystalaringologista
Veterano
# jul/04
· votar


otimo topico. depois vou contribuir.


...o pessoal acha que O Rappa, Charlie Brown, CPM, não presta pra rock, e prefere ouvir Iron Maiden, Metallica (Pink Floyd, hehe), etc, e naum entende uma palavra sequer em inglês, mas usa calça bag e camiseta da banda e sai dizendo "Fuck you" por aí...

ne bem assim. primeiro acho q o rappa presta. segundo naum tenho sequer uma camiseta de banda. nem mando ninguem se fuder, e procuro ver tb a tradução das letras. mas pa falar a verdade. não ligo para a parte "poetica" da musica. curto mais o som mesmo. mas gosto de muitas letras do gabriel pensador, mpb, algumas do rock e outras.

do q a sandra falou so discordo disto, ela falou muita coisa interressante, mas acho q generalizou nessa parte. embora saiba q ela naum tenha tido essa intenção, naum da pa naum evitar dizer q nem todo mundo q prefere metallica iron e floyd e daquele jeito


Eu respeito todos os gostos, só naum me agradam essas músikas de baixarias, eu devo parecer uma velha careta, mas só tenho 21 aninhos, mas eu posso ter a minha opinião, neh!

entaum tb sou um velho careta de 17.

sandra
Veterano
# jul/04
· votar


Claudio Natureza
Olha eu também adorei o tópico!!!
Eu avacalhei de montão neh...hehe
Eu vou comprar o cd dos garotos com certeza!
Vamos torcer pelos nossos novos talentos!
Pô, sabe que às vezes eu também dou uma compositora quando eu estou inspirada, mas às vezes sai cada coisa mais horrorosa que vai direto pro lixo...huahuahua
Eu amo cantar e tocar violão, capaiz que naum vai dar uma febrezinha de compositora uma hora ou outra!!
Quem sabe um dia a gente ainda forma uma banda!!!hehehehe

sandra
Veterano
# jul/04
· votar


niredsystalaringologista
Naum liga, às vezes eu me passo um poko...realmente naum tive a intenção que acabou parecendo...
Falou velhinho!
Hugs

sandra
Veterano
# jul/04
· votar


Kara, eu levantei poeira aki, daqui a poko vão mandar eu me explodir! acho melhor eu parar! hehehe
Mas eu adorei o tópico e tive que "contribuir"! hehe

niredsystalaringologista
Veterano
# jul/04
· votar


hehehehe

daqui a poko vão mandar eu me explodir! acho melhor eu parar

q nada!

Claudio Natureza
Veterano
# jul/04
· votar


Mas eu adorei o tópico e tive que "contribuir"! hehe

legal que vc gostou, vamos trocar mais idéias sobre música, letra, sobre participação, atitude, e espalahr uma postura crítica contra o lixo que as gravadoras aliadas aos gugus da vida espalham pras nossas crianças e pro povão.

pora, eu tenho direito de ver os caras feras do meu país e do mundo na televisão! cadê o egberto gismonti? cadê o lobão/ cadê o hermeto? o lô borges? o milton nascimento?

por que a globo por exemplo nunca mostra as bandas alternativas? enuquanto isso mostram o neto do renato aragão com uma bandinha de iniciante ocupando um espaço cultural importantìssimo.

como é que o povão vai gostar de coisas mais elaboradas se só empurram lacraia pra galera?

depois as gravadoras reclamam da desonestidade dos cds piratas, quando eles é que criaram o jabá pra vender milhares de cópias de antimúsica pro povão.

o jabá é a semente da pirataria, quem é desonesto não pode reclamar de um coitado camelô que vende cópia de música merda que eles mesmo lançaram.

fui.

sandra
Veterano
# jul/04
· votar


niredsystalaringologista
Hehe, olha que vc naum sabe o que está falando quando diz "q nada!"
Deixa o meu vizinho chegar do trabalho de novo e colocar o bonde do tigrão pro bairro inteiro, e vc vai ver isso aki chegar a umas trocentas páginas....huahuahua
Tô brincandu, vamos respeitar os gostos (urhg..embora seja difícil em se tratando do bonde do tigrão)!
hehehe, eu sou normal assim mesmo, naum liga...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Função social da música