Parâmetros de avaliação subjetiva de um sistema de

    Autor Mensagem
    Psylocke
    Veterano
    # jul/04


    IMAGEM

    - Quando a reprodução sonora fornece dados suficientes para que nosso cérebro recrie a disposição tridimensional dos intrumentos presentes na gravacao original (dentro do possivel). Além da largura (disposição dos instrumentos no espaço entre um sonofletor e outro), a profundidade (mais perto, mais longe) deve ser observada.

    Em alguns sistemas, há quem alegue distinguir a altura relativa entre instrumentos, e até seu tamanho real. Na prática, entretanto, provavelmente deve-se mais a um efeito psicoacústico, quando o ouvinte recorda-se (inconscientemente) de ocasiões anteriores quando presenciou a execução real (ou apenas visual, pela TV) daquele intrumento. O cérebro "completa" a infomação faltante. De qualquer forma, esse efeito só se dá na presença de sistemas de reprodução de elevada qualidade.


    AMBIÊNCIA

    - Deve ser possível "ouvir" a sala (estúdio, teatro, etc) onde a gravação foi realizada). Os microfones utilizados naquele local, além de captar o som direto proveniente dos instumentos, também recebem os sinais relfetidos pelas paredes e demais obstáculos próximos e distantes. Esses sinais somam-se (atrasados e com conteúdo espectral alterado) ao original, dando ao cérebro consições de avaliar o tamanho e demais características acústicas do ambiente.


    FOCO

    - Semelhante ao que ocorre com imagens visuais, a imagem sonora deve ser nítida para poder ser corretamente interpretada. Ao se ouvir, por exemplo, a gravação de um coral, deve ser perfeitamente possível distinguir-se cada um dos intérpretes isoladamente, mesmo quando cantando todos em grupo.

    Numa orquestra, deve-se poder distinguir não apenas os diferentes naipes um do outro, mas os instrumentos individuais em cada naipe (por exemplo, saber quantos clarinetes estão sendo executados num dado instante). A imagem formada pelo nosso cérebro deve ser nítida como numa fotografia de alta definição, e nunca "nublada", como uma foto desfocada.


    DINÂMICA

    - É a diferença entre os níveis mínimo e máximo de pressão sonora presentes na gravaçào, e que devem ser reproduzidos com fidelidade pelo sistema em questão. Todo instrumento tem seus limites, quanto à diferença entre o som mais fraco e o mais forte que podem ser emitidos por ele. Isso também vale para todo e qualquer processo de gravação, armazenagem e reprodução sonora.

    Quanto maior a dinãmica de um sistema, melhor será sua capacidade de reproduzir com perfeição aquilo que foi executado pelos intrumentos durante a gravação.


    TIMBRE

    - Cada instrumento tem seu som específico e inconfundível. Este deve ser reproduzido com fidelidade pelo sistema. Um piano de cauda deve soar exatamente como tal, não como um piano de armário. Um sistema com timbre correto permitie o imediato reconhecimento de cada instrumento. Instrumentos elétricos ou eletrônicos (guitarras, baixos, sintetizadores) fogem a essa classificação.

    EQUILÍBRIO TONAL

    - O equilíbrio original entre instrumentos e - em especial - da intensidade relativa entre as diversas faixas de frequência (graves, médios e agudos) deve ser preservada pela gravação e corretamente reproduzida pelo sistema de reprodução. Não deve haver cortes ou reforços notáveis (intencionais ou não) na artificialmente na resposta.


    FAIXA PASSANTE

    - Cada instrumento pode emitir sons dentro de uma determinada faixa de frequências. Por exemplo, um piano de orquestra pode emitir sons entre 27,5 e 4186 Hz (Hertz), da primeira a ultima tecla. Na prática, porém, cada nota emitida pelo piano (e por qualquer outro instrumento) possui harmônicos (outras frequências mais altas, sobrepostas à original) que podem facilmente ultrapassar os limites de nossa audição.

    Nao pode haver a sensação de que está faltando algo nos limites extremos da faixa de frequências que percebemos, ou seja, o áudio não deve parecer "sem peso" (imite inferior restrito), ou "abafado" (limite superior restrito). Uma limitação muito grande nesse aspecto inlfui negativamente no timbre dos instrumentos.

    O sistema em audição deve ser capaz de reproduzir toda a gama de frequências percebida por nossos ouvidos, formalmente estabelecida entre 20Hz a 20000 Hz. Na prática, porém, como os harmônicos emitidos pelos instrumentos costumam ultrapassar esses limites, uma faixa passante maior pode ser necessária.

    FourSticks
    Veterano
    # set/04
    · votar


    procurando mais informações sobre faixa passante
    alguem indica algo?

    caíto
    Veterano
    # set/04
    · votar


    po mas que que é esse "sistema" que se repete no texto inteiro?

    caíto
    Veterano
    # set/04
    · votar


    ah tá, só pra saber

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Parâmetros de avaliação subjetiva de um sistema de