mesa de som;.. o q isso ajuda?

    Autor Mensagem
    LeSPaUl
    Veterano
    # mai/04


    ja usei a busca primeiramente.. e naum achei nada q me esclarecece essa duvida.. pra q diabvos serve a mesa de som?? pra dividi os instrumentos qndo se usa o msm amp?? e se cada instrumento tiver um amp para o proprio no q a mesa de som vai ajuda??(to falanu essas baratrinhas).. e o retorno no q me ajuda?? um retorno eu posso usar em show pequenos e grrandes?? valew galera

    GrungeMan
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    o retorno eu sei .... o retorno é pra vc ouvir o som que a galera da plateia ta ouvindo... qdo vc ta no palco .. vc mal ouve sua guita e a batera soh .. com o retorno vc ouve o som completo da banda.. ajuda tb a nao se perder na musica..
    jah a mesa de som eu nao sei naum.
    =)

    LeandroP
    Moderador
    # mai/04
    · votar


    LeSPaUl

    A mesa de som tem um monte de recursos. É lógico que se cada um tem um ampli, dá pra rolar um som. Mas se você microfonar as caixas, ou usar a saída de linha caso o amplificador tenha, você pode misturar os intrumentos, jogar essa mistura numa potência e distribuir numa casa de shows, num gravador de som, enfim, existem várias outras formas de se usar a mesa de som. Você ainda pode montar um rack com equipamentos que dão um acabamento, com filtros, uqualização, reverb, etc, tudo isso ligado depois da mesa.

    LeSPaUl
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    tipo vamos supor q eu tenmhu um amp de 200 wats.. nem a pau preciso microfona ele.. a abteria naum presisa de microfonaçao tbm.. o baxo tem um cubo la q tbm da conta do recado.. eu ligo os cubos na mesa ou naum?? e no caso dos microfones eu posso joga os 3 no caso em uma soh caxa e naum embolar?? a mesa de som faz isso??

    marcioazzarini
    Veterano
    # mai/04 · Editado por: marcioazzarini
    · votar


    LeSPaUl

    A mesa de som permite que vc mixe os vários instrumentos, incluindo os microfones para compartilhar da mesma fonte de amplificação (uma potência por exemplo)...

    Esqueça ensaios, imagine num palco grande... Todos os instrumentos microfonados ou ligados em linha (guita, baixo, batera, teclado, vozes, etc) vão para uma mesa de som, de onde o som geral vai ser equalizado e mandado para o PA (o som para o público) e para o retorno. E muitas vezes existem 2 mesas de som. Uma para o PA (q fica de frente para o palco, atrás do publico) e a mesa de retorno (q fica em cima do palco)

    Retorno é o q vc vai ouvir da banda em cima do palco. Por exemplo, em minha banda o mapa de palco é dividido em 9 vias de retorno. Uma para cada integrante (7) e 2 de sides. Então cada integrante pode pedir o q quiser, independente e sem atrapalhar os demais. Por exemplo, eu sempre peço em meu etorno um pouco de bumbo, guitarra e voz (sou baixista), q são os instrumentos em q eu tenho q me "escorar", e assim por diante. Os amplificadores no palco, lógicamente, servem para VOCÊ ouvir seu instrumento, e nada mais.. Se vc achar q não é o suficiente, vc pode pedir para o técnico jogar um pouco mais de seu instrumento na sua via de retorno. AMPLIFICADORES NÂO SERVEM PARA O PÙBLICO OUVIR SEU INSTRUMENTO (Com execçao de shows em lugares pequenos, como barzinhos, por exemplo)
    Os sides são os "retornos" q ficam nas laterais do palco, virado para os músicos, onde se ouve todos os instrumentos, é o som mais próximo do q está saindo para o PA.

    Espero ter ajudado.

    Abraços!
    ___________________
    Marcio Azzarini
    http://www.marciobasspage.cjb.net
    http://www.polosopostos.cjb.net
    http://www.basspoint.cjb.net

    MARCIO GUERRA
    Veterano
    # set/04
    · votar


    LeSPaUl
    Imagine que voce está na plateia e não no palco, que o palco é grande e que você está do lado esquerdo do palco. À sua frente está o guitarrista e lá na outra ponta à sua direita está o baixista. No meio tem o vocalista. Nesse caso, se não tem mesa, voce vai ouvir muito mais a guitarra, a voz quase nada e o baixo não vai dar pra ouvir mesmo.Com a mesa, você coloca todos os instrumentos equilibrados e saindo numa unica caixa de som (P.A.) que está alí do seu lado e você ouve todos os instrumentos por ela. Do outro lado do palco tem uma caixa igual para que as pessoas que estão do lado de lá poderem ouvir tudo tambem.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a mesa de som;.. o q isso ajuda?