Rearmonização! O que é e como faço?

    Autor Mensagem
    Monstéra
    Veterano
    # mar/04


    Gostaria, se possível, que alguém me explicasse o que é uma rearmonização, bom pela palavra deve ser fazer uma outra harmonia com intervalos e tal para mesma melodia! mas gostaria de uma explicação mais concreta. E se vocês puderem sugeir uma rearmonização para esses acordes eu agradeço!

    G | Em | C | D |
    C | % | D | % |
    G | Em | C | D |

    Monstéra

    Monstéra
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    sobe!

    Punkster
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Depende do ritimo kra...
    Se for MPB, eu faria assim...

    G7M D7(9)| Em7(13) | C7M C7M(9)| D7(9) D7(m9)
    C7M | C7M(9) | D7(9) | D7 (m9)
    G7M D7(9)| Em7(13) | C7M C7M(9)| D7(9) D7(m9)

    Monstéra
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Punkster
    Valeu cara!
    Mas como se faz isso, vc toma o que como base pra colocar esses intervalos?

    Tripa Seca
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Eu não entendo muito deste assunto, talvez perguntando no forum de violão( principalmente para o pessoal que gosta de mpb, leia-se bossa nova) eles possam te ajudar melhor.

    mas a visão que eu tenho da re-harmonização é que normalmente se faz com as inversões dos acordes, ou emprestimos modais ou adição de nonas e etc.

    local22
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Monstéra

    é exatamento o que vc falou no começo é fazer uma harmonia diferente para uma música cuja melodia já foi harmonizada.
    não dá pra te sugerir uma rearmonização sem saber como é a melodia, porque vai depender das notas usadas em cada compasso para vc saber se um acorde ou outro "cabe"... ou seja, para vc fazer um acorde que acompanhe a tônica ou a terça, ou até pra fazer um efeito de suspensivo, etc... vc precisa mostrar quais são as notas da melodia...
    resumindo, primeiramente é preciso vc saber harmonização, sabendo isso vc consequentemente vai saber rearmonizar qualquer música, tomando por base as notas da melodia... vc vai precisar saber o que são notas de passagem, bordadura, apogiatura, escapada, etc.

    Monstéra
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Punkster
    local22

    Valeu por enquanto...
    Será que mais alguém tem alguma idéia?
    Obrigado!

    caíto
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Monstéra
    Então cara, é o que o local22 falou, tem que saber a melodia. Porque cada melodia vai se encaixar com uma harmonia.
    Quem sabe tu grava pra gente e o pessoal da uns toques. Ou dá a partitura.

    Zer071
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Monstéra oi camarada depende que efeito vc quer dar á sua melodia que cor por via de regra ai no caso você poderia trocar o G poe exemplo pode ser substituido por Em que é o relativo e o baixista poderia usar um pedal em E (puxando pro meu lado) G/B (1ºinversão)G/D (2ºinversão) e dependendo da melodia e qual os instrumentos da sua banda poderiam entrar outros acordes ai se tivesse asnotas da melodia poderia dar mais exemplos (almir chediak ) explica isso direitinho

    rbertani
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Bom, pessoal, meu trabalho de conclusão de curso foi a respeito deste tema e desenvolvemos um software musical que lida com rearmonização de partituras. Se vocês se interessarem segue o link para um resumo do projeto:
    http://ricardombertani.wordpress.com/2013/08/25/sonata-um-sistema-de-r earmonizacao-de-partituras/

    Sugestões e/ou críticas são sempre bem-vindas!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Rearmonização! O que é e como faço?