Qual a diferença entre Hard e Heavy e quais as pri

Autor Mensagem
Dogs
Veterano
# fev/04
· votar


Sgt_Peppers
concordo.. soh nao acho q black sabbath seja hard... aff, vai sabe!!

É sim, só que é um hard mais antigo. O Ozzy mesmo falou: "Eu odeio heavy metal. O que a gente faz é hard rock".

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar


Antes do heavy metal, existia o rock n' roll e o pop. Antes deles, existia o blues. E, muito antes de tudo isso, existia a música erudita (ou clássica). Foi da mistura de todos esses estilos que o metal começou a moldar sua cara já no início da década de 70. Aliás, você já se perguntou qual a origem do termo "heavy metal"??


O nosso bom e velho termo 'heavy metal' tem sua origem um pouco obscura. Existem várias hipóteses sobre isso, mas a mais plausível é que este termo tenha sido usado por um repórter da revista Rolling Stone, em 1967, para definir o som de Jimmy Hendrix; ele teria dito que ouvir Hendrix era como "ouvir metal pesado caindo do céu" ("...is like listening to heavy metal falling from the sky"). Outra hipótese muito discutida é que, na verdade, o termo teria sua origem na música "Born to be wild", do Steppenwolf ("I like smoke and lightning, heavy metal thunder").

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar


Isso aí em cima foi tirado de um site de Rock!!!

Dogs
Veterano
# fev/04
· votar


fernando canuto
Outra hipótese muito discutida é que, na verdade, o termo teria sua origem na música "Born to be wild", do Steppenwolf ("I like smoke and lightning, heavy metal thunder").

Deve ser daí mesmo que surgiu.

Sgt_Peppers
Veterano
# fev/04
· votar


Dogs

nem sabia hehehehe

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar


E esse site, pra mim, não é confiável, pois tudo é heavy-metal e parecem eles q fizeram o bagulho lá, não entender nada!!!

Lá tudo acaba sendo heavy!!!!

Muito doido!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

bocao
Veterano
# fev/04
· votar


o termo teria sua origem na música "Born to be wild", do Steppenwolf
Putz, essa música é uma clássico, ehhehhehh.

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar


Saiba mais sobre o Heavy Metal
Publicidade

da Folha de S.Paulo

- A origem do termo heavy metal é um tanto nebulosa. Reza a lenda que ele teria sido retirado dos versos "I like smoke and lightning, heavy metal thunder" [Eu gosto de fumaça e raios, trovão de metal pesado, em inglês], da famosa "Born to Be Wild", da banda californiana dos anos 60 Steppenwolf.

- O escritor Mike Jahn, crítico de rock do jornal "New York Times" na época, diz ter sido o primeiro a escrever a expressão. "No fim dos anos 60 e no começo dos 70, muitas bandas usavam o imaginário metálico ou de equipamentos pesados em seus nomes: Led Zeppelin, Iron Butterfly, Grand Funk Railroad e MC5 (Motor City Five) . Eu os descrevi citando a frase "heavy metal thunder", do Steppenwolf".

- O nome de outro crítico também aparece como pai do metal: Lester Bangs teria inventado o termo quando trabalhava na mítica revista "Creem", nos anos 70.

- Uma origem menos provável é a de a expressão ter sido retirada do romance beat "Almoço Nu" (1959), de William Burroughs (1914-1997).

- O fato é que, em química, muitos dos metais pesados, como o mercúrio, são venenosos. E a imagem do metal envenenando a juventude é quase tão velha quanto o gênero.

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar


Heavy Metal para leigos

Um dos piores males de nossa sociedade é a desinformação/ignorância. Isso é ainda mais evidente quando falamos de música. Só são aceitos pela grande maioria da população os segmentos musicais simples e de fácil assimilação, sem muitos pormenores e ramificações, como o pop, o reggae, o romântico, etc., fator este que deixa a música erudita meio de escanteio, exatamente por sua complexidade e riqueza instrumental, tornando-se assim não tão facilmente digerível aos ouvidos acostumados a melodias pobres e constantes. No caso do heavy metal, isso é ainda pior, pois o senso comum transforma-o em "barulho", seja qual for seu estilo. Digo estilo porque, ao contrário do que muita gente pensa, o heavy metal não se trata de "barulho", mas sim um segmento musical de extrema riqueza, comparado até mesmo com a música erudita, visto que a cada dia que se passa estes dois segmentos se tornam cada vez mais unidos. Da mesma maneira que dentro da esfera erudita podemos encontrar a música barroca ou a moderna, no heavy metal existem várias subdivisões, cada uma com suas características bem definidas, que são:

Tradicional - é a música pesada em toda sua essência. Som agressivo, vocais fortes, ritmo compassado, impactante e com poucas variações. É a partir desta fórmula que futuramente surgiriam as outras ramificações. Exemplo: Black Sabbath.

Speed - é um conceito muito abrangente, pois trata-se dos elementos do heavy metal tradicional, mas com um número maior de batidas por minuto, e agressividade mais evidente. Pode se afirmar que qualquer música de todos os segmentos do heavy metal com ritmo rápido é speed metal, desconsiderando as outras características. Exemplo: Megadeth.

Thrash - também reúne todos os elementos do metal tradicional, mas com mais velocidade, agressividade e técnica. Os vocais podem ser tanto graves quanto agudos, até mesmo rasgados. Exemplo: Testament.

Melódico - tentativa de unir a agressividade instrumental do heavy metal com a sutileza vocal dos estilos musicais mais acessíveis. Foi através do metal melódico que o heavy metal tornou-se algo mais compreensivo para o gosto comum. A positividade lírica também foi um divisor de águas em relação ao metal tradicional, que procura seguir uma linha oposta. Exemplo: Iron Maiden.

Glam - o nome vem de "glamour", nome dado ao estilo justamente pelo aspecto pomposo e controverso dos músicos, como vastas cabeleiras, roupas extravagantes e poses inusitadas para divulgação fotográfica. Com certeza foi o glam que deu ao heavy metal uma identidade visual bem marcante às massas. Quanto à sonoridade, é o metal tradicional executado com influências do hard rock, tendo melodias vocais suaves e de fácil assimilação. Exemplo: Poison.

Death - batidas rápidas, linhas de baixo e guitarra frenéticas, vocais guturais, agressividade elevada a níveis altíssimos, temática eticamente controversa. Exemplo: Cannibal Corpse.

Power - versão turbinada do metal melódico. Uso intensivo de ritmos rápidos e constantes. Suas características principais são o uso de bateria com pedal duplo e vocais extremamente agudos, além das características do metal melódico supracitadas. Exemplo: Stratovarius.

Progressivo - une o peso do heavy tradicional com os elementos do rock progressivo, ou seja, composições longas, complexas, conceituais e que requerem um alto handicap para serem executadas. Exemplo: Dream Theater.

Gótico - melancolia, peso, composições ricas e de muita influência erudita, além dos vocais "a bela e a fera" (voz feminina suave em dueto com voz masculina gutural), presentes em grande parte das bandas do estilo. Exemplo: Tristania.

Black - o máximo de agressividade a que pode se chegar uma música, tanto pelo uso extremo dos instrumentos como pelos vocais rasgados/gritados. Leva esse nome por sua temática lírica, que quase sempre envolve ciências ocultas e satanismo, surgindo assim a lendária e tola idéia de que o "rock é do diabo". Exemplo: Dark Funeral.

White - o completo oposto do black, pelo menos no aspecto lírico. Letras espirituais, centradas na ética cristã. Quanto à instrumentalidade, pode conter elementos de qualquer um dos segmentos acima. Exemplo: Stryper (que musicalmente se encaixa no glam).

Vale frisar que estas são as divisões básicas do heavy metal. Dentro de cada um destes estilos ainda há outros mais, usando-se como critério tanto a instrumentalidade quanto o lirismo. Se você é um desses que acha que tudo isso é "barulho", espero que esta pequena explicação tenha lhe expandido os horizontes. :)


Não concordei com Poison como heavy uma vez que eles seguem os padrões dos Gun`s e surgiram na mesma época!!!

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar


Obs: Não concordei com Poison como heavy uma vez que eles seguem os padrões dos Gun`s e surgiram na mesma época!!!

Dogs
Veterano
# fev/04
· votar


huehaueaiohaieh coitado do Poison, sempre é pego de exemplo.

crowley666
Veterano
# fev/04
· votar


Agente Smith
boa explicação

Dogs
num sei naum, achu q black sabbath eh british rock (soh pra ter mais um estilo pra v6 ficarem discutindo)

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar


crowley666

Mas, por aqui já está mais definido os estilos e já estão bem separados e pelo menos as origens do heavy já estão por aqui, e ao contrário do q vc penso eu acho legal isso...

Dogs
Veterano
# fev/04
· votar


fernando canuto
idem

Bloodbringer
Veterano
# fev/04
· votar


Nossa mãe!!!!
Esqueçam as diferenças e vão curtir a vida ao som d um bom Hard ou Heavy!!!

Agente Smith
Veterano
# fev/04
· votar


fernando canuto, o q eu quis dizer é o seguinte, hard Rock de raiz, no inicio, com deep purple e tal, se diferencia do "heavy metal" simples e unicamente pq as bandas de hard rock tem um pe no blues, jah as bandas q eu considero de "hard/heavy Rock"(ponto do meio) tem um pé no hard Rock e oma mão no rock progressivo.Mas as bandas q eu considero "heavy metal" mesmo, são aquelas que são influenciadas pelas bandas mais pesadas do hard/Heavy Rock, mas perderam a influencia indireta do blues e do Rock progressivo.

Agente Smith
Veterano
# fev/04
· votar


crowley666, avleu...mas vamos esquecer esse negocio de estilo e curtir
Rox Forever!!!

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar


Agente Smith

Entendi.... Valeu

Barbara Jolie
Veterano
# fev/04
· votar


GuitarHouse
por exemplo, no game Rock n roll racing soh rola hard rock
Esse game eh de PC? Tem como baixar?

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar


Barbara Jolie

Não sei dizer...

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar


Prefiro desses o Hard e o Grunge!!!

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar


Hard e Grunge!!!

spirit of flames
Veterano
# jul/05
· votar


nao sei a diferença , mais na minha opniao heavy e 1000 vezes melhor que hard, hard rock, e so um bando de machista , tipo * garotas so para aparecer nos clipes , o resto nos fazemos * .

LiU_AnJiNhA
Veterano
# jul/05
· votar


Na boa galera, Led ta mais pra heavy do q pra hard, apesar d achar q ele toca os 2 estilos

lucas 666
Veterano
# jul/05
· votar


Pra mim Led sempre foi hard e o Sabbath é um heavy metal mais clássico diferente das músicas do Ozzy que são heavy metal puro.

Clapton_Page
Veterano
# jul/05
· votar


concordo com o lucas 666. mas digo tambem (acho) que o hard rock, como o led zeppelin, eh o limite de peso que o rock chega. ao passar disso, vira quase q automaticamente heavy metal, pq, me diga alguma banda de rock q toque mais pesado que o led (no caso, black sabbath, pq ninguem sabe se o sabbath eh rock ou metal). mais pesado que isso, soh metal mesmo

Jotta
Veterano
# jul/05
· votar


Não existe uma fronteira bem definida, mas podemos afirmar que o heavy metal nasceu como radicalização do hard rock inglês dos anos 60. O nome quer dizer literalmente rock duro, mas ficou conhecido no Brasil como rock pesado ou rock pauleira. A origem está em bandas como Kinks-seu primeiro hit, "You Really Got Me" (64), talvez inaugure o estilo-e The Who, além de guitarristas que eletrificaram o blues ao máximo: Jimi Hendrix, Eric Clapton, Jeff Beck. Os Rolling Stones criaram uma escola hard à parte, com seguidores como Aerosmith, Faces e Black Crowes. Enquanto o hard rock costuma ser mais cru e contido, o metal não teme exessos nem exageros: os vocalistas gritam mais e as guitarras também, com solos mais longos e efeitos pirotécnicos. Outra tendência é o hard cantar os prazeres do sexo, da cerveja, dos carros e das motocicletas, enquanto o metal prefere climas soturnos e temas ocultistas. Por esse critério, porém, o Deep Purple-baluarte do metal-seria classificado como hard rock! O fato é que algumas canções desse grupo e de outros extremamente populares (caso do Kiss, do Van Halen e do Guns N' Roses) estão bem na fronteira dos estilos, com um pé em cada lado.

Esse texto foi publicado no livro Rock! dos jornalistas José Augusto Lemos e Andrés Nigoul, dois dos maiores estudiosos brasileiros de rock.

lucas 666
Veterano
# jul/05
· votar


Jotta

Então nesse caso bandas como AC/DC também seriam classificados como metal.

Jotta
Veterano
# jul/05 · Editado por: Jotta
· votar


lucas 666
Exatamente

lucas 666
Veterano
# ago/05
· votar


Então o que leva a pensar que o metal é uma vertente do rock? O fato das bandas terem formações semelhantes (vocal-guitarra-contrabaixo-bateria)? Até os instrumentos são distintos, bandas de heavy não usam guitarras Fender ou Gibson, indiscutivelmente as melhores do mundo para tocar rock’n’roll, preferem guitarras Jackson ou semelhantes com seus timbres tão horríveis quanto sua aparência. O rock realmente tem várias vertentes como o punk-rock, o rock psicodélico e inúmeros outros subgêneros. Uma destas vertentes do rock’n’roll seria o hard rock, um som mais pesado que teve como seu maior expoente o Led Zeppelin, seguido por ícones como o Deep Purple e o Black Sabbath, estes sim serviram de inspiração para a criação do gênero heavy metal. Então se conclui que o metal é no máximo um subproduto criado a partir de uma das vertentes do rock e que tem independência e adoradores de sobra para seguirem sem pegar carona no transatlântico do rock’n’roll.

Este é o trecho de um texto retirado do Whiplash.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual a diferença entre Hard e Heavy e quais as pri