sou um fracassado!

Autor Mensagem
    gordim
    Membro Novato
    # 20/jun/24 15:08

um cara que nunca teve talento com nada, pode aprender musica?
    comprei um violão e uma harmonica, mas sou ruim em ambos, e isso me desanima.
    alguém tem algum conselho?

Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # 20/jun/24 15:26
    · votar

gordim
    Estudar direito, de maneira sistemática, com paciência e, de preferência, com um bom professor. A maior parte das pessoas se frustra por não saber estudar sozinha, mas se compara com alguém que aprendeu assim - e se acha incompetente. Cada um tem seu tempo e seu jeito, e a melhor maneira de explorar isso, é com acompanhamento.

De qualquer maneira, envolve dedicação, disciplina e persistência. Se a motivação para aprender não estiver muito clara para você, é bem difícil conseguir encontrar qualquer uma destas coisas.

Lelo Mig
    Membro
    # 20/jun/24 16:48 · Editado por: Lelo Mig
    · votar

gordim

Mano, a base de tudo, de todos, é uma combinação de genes, que a galera costuma confundir e chamar de "dom", "talento", "dom de deus" e outras merdas...

Na real, o que você precisa entender, é que independente de esforço, disciplina, método, mérito e oscarái... alguns possuem mais facilidade.

Entendendo isso, você faz à sua parte sem se espelhar em ninguém, porque se você curte e te dá prazer, você, principalmente se bem orientado por um professor, vai acabar fazendo direito. Poderá não ser um "gênio", mas vai fazer à contento. E mesmo que não faça, se continua te dando prazer, foda-se os outros.

Agora, se não curte, acha chato, não consegue superar, a parte ruim é maior do que a boa, repense: É isso mesmo que tu quer? Com base no quê?

Se perceber que "não nasceu prá coisa" vai fazer outra. Há milhares de coisas bacanas no mundo e tocar um instrumento é apenas uma delas.

Essa conversa de que "todo mundo consegue basta querer" é o papo mais pau no cu que eu conheço.

gabrissk
    Veterano
    # 21/jun/24 11:05
    · votar

Pra mim é uma mistura de dom e esforço.

Na minha opinião, quando parece ser difícil demais (a não ser os primeiros, sei lá, 3 meses), é porque a parte do dom tá pegando mesmo e a pessoa realmente não leva jeito.

Mas tocar, nem que seja mal, creio que todo mundo com plenas capacidades motoras consegue.

Wanton
    Veterano
    # 21/jun/24 16:55
    · votar

gordim
    comprei um violão e uma harmonica, mas sou ruim em ambos, e isso me desanima.

Comprou quando?

gordim
    Membro Novato
    # 22/jun/24 19:44
    · votar

@Wanton, comprei já tem um tempo, mas, eu fiquei parado de praticar a muito mais tempo ainda, eu não tenho professor, e quando não consigo avançar, eu me desanimo e paro de tentar.

Lelo Mig
    Membro
    # 22/jun/24 20:14
    · votar

gordim

"eu me desanimo e paro de tentar."

Você mesmo já têm a resposta... O conselho é: Insista!

Mas sem professor, meu amigo, a vida é bem mais dura.

Wanton
    Veterano
    # 23/jun/24 00:46
    · votar

gordim
    eu fiquei parado de praticar a muito mais tempo ainda

Toco guitarra há quase 30 anos e sou péssimo. Falta talento? Não vejo assim. Falta tempo de dedicação, falta estudo sistematizado, faltam metas para medir a evolução. Sair da estagnação é chato, envolve repetições, envolve se expor ao desconforto de realizar algum movimento novo, ou de tentar ser mais preciso, ou mais rápido.

Acho que o que empaca as pessoas é o aborrecimento.

Simonhead
    Veterano
    # 01/jul/24 15:11
    · votar

Wanton
    Acho que o que empaca as pessoas é o aborrecimento.

Ou aquela sensação de que você parece não evoluir no instrumento musical.

freitas_silva
    Veterano
    # 25/ago/24 11:55
    · votar

Sempre quando se vai aprender algo novo é importante pensar no quanto você vai colocar tempo e dedicação. Não importa se é música, programação, dirigir um carro, falar em público... Desenvolver uma habilidade requer passar por um processo, processo esse que, dependendo da pessoa, pode ser mais ou menos difícil.

Pense na quantidade de coisas que você consegue fazer e o quanto você demorou para chegar no nível de fluência que tem hoje. O mesmo será para a música, mas começar falando "eu não tenho talento", é a forma mais errada de encarar essa situação.

O fato de você nunca ter tocado um instrumento e não ter nenhum envolvimento anterior em produzir música não o faz inapto. Você apenas não desbloqueou (ainda) as funções cognitivas e motoras que o farão um instrumentista.

E claro, não tem muito mistério: ESTUDO!

O primeiro passo é ter o instrumento à disposição (o que você já tem). O segundo passo é parar de ver conteúdos ou aulas aleatórias e procurar um bom professor para te orientar numa jornada sistematizada, onde você vai aprender os fundamentos e começar a tocar suas primeiras músicas.

Fique pelo menos uns 6 meses sendo acompanhado por um professor e tenha horários de estudo ao longo da semana. Encare a jornada com prazer e não desanime quando seus dedos começarem a doer ou quando a pestana não quiser sair (pois isso vai acontecer...rs).

Quando sentir que já consegue tocar algumas músicas e entender o básico de leitura de cifras, comece a estudar teoria musical para ampliar s entendimento sobre como as coisas funcionam por debaixo dos panos.

E para além disso: TOCAR! Tocar muito. De tudo. Escuta, pega a cifra, tenta acompanhar. Toque sozinho. Toque com outros músicos.

Seu processo pode durar as alguns meses ou anos, mas será o seu processo. Relaxa e curta a jornada.

Se precisar de ajuda, conta comigo (freitas0129@gmail.com)

HarkinsW
    Membro Novato
    # ontem às 03:37
    · votar

Não desanimes! Na música, tudo vem com a prática. O mais importante é desfrutar do processo.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a sou um fracassado!