Moises app e demais aplicativos de "desmixar"

    Autor Mensagem
    Ismah
    Veterano
    # 16/ago/22 22:26 · Editado por: Ismah


    Não tem muito o que falar. Ele processa uma track, divide em melodia, harmonia, bateria e baixo. Permite adicionar metrônomo ainda. Tudo pode ser exportado como track solo - e por tabela, dá pra importar num Melodyne ou semelhante, e transformar em Midi, tab e afins...
    Também permite trabalhar pan e volumes individuais.

    Muito não na roda, pra qualquer um, porém baixistas e bateristas, tem muito a ganhar. Operário da música, que tem toda semana música pra tirar, então nem se fala. Ainda mais porque no cenário mainstream atual, tem uma série de virtuoses, e a maioria dos artistas cover querem nota a nota tudo.

    Conheci numa propaganda do Shavo Odadjian (System of a down). E vi que tem uma legião de músico de ponta que realmente curte. Vide o Eloy Casagrande (Sepultura) abaixo...

    Ismah
    Veterano
    # 16/ago/22 22:27
    · votar




    makumbator
    Moderador
    # 16/ago/22 22:45
    · votar


    Eu uso tem muito tempo o rip n`mix, a função de unix do Spectralyers e o Spleeter (esse último grátis). No IOS tem também o Ruffio.

    Todos fazem relativamente bem, mas alguns se dão melhor com determinadas mixes que outros. varia um pouco.

    JJJ
    Veterano
    # 17/ago/22 09:43
    · votar


    Grande Ismah!

    Uso o spleeter há algum tempo. Esse daí é free também?

    JJJ
    Veterano
    # 17/ago/22 09:47
    · votar


    A impressão que eu tenho é que todos esses apps e programas são baseados no mesmo algoritmo...

    _JCM_
    Veterano
    # 17/ago/22 09:48
    · votar


    Ismah

    Bom dia! ja utilizei este app. Achei muito bom. Fiz uma BT para o filho de um amigo meu, que toca bateria. Muito legal.

    makumbator
    Moderador
    # 17/ago/22 11:00
    · votar


    JJJ

    A maioria é. Os free por exemplo é tudo implementação do esquema desenvolvido pela Deezer.

    As exceções são com certeza o Rip n mix (que tem resultados bem diferentes dos demais) e em menor grau o Izotope.

    Pra baixo (que é o meu foco) acho o rip n mix melhor que todos os outros. Ajuda pra caramba pra transcrever linhas e criar versões sem baixo de músicas comerciais.

    LeandroP
    Moderador
    # 17/ago/22 12:01
    · votar


    Eu uso o OuvideX e o OrelheX.
    Preciso de um app desse.

    makumbator
    Moderador
    # 17/ago/22 19:38
    · votar


    Pra quem não conhece, segue o link do SpleeterGui (que é basicamente a implementação da ferramenta grátis desenvolvida pela Deezer em uma interface gráfica para windows).

    https://makenweb.com/SpleeterGUI


    O interessante, é que essa ferramenta surgiu da necessidade em identificar as músicas de maneira mais precisa e rápida (para fins de copyright).

    Aqui a ferramenta no Github (pode-se usar ela como linha de comandos no Linux, Windows ou Mac OS):

    https://github.com/deezer/spleeter

    Inclusive por lá dá pra ver que ela é a base da maioria dos softwares dessa área:

    iZotope in its Music Rebalance feature within RX 8
    SpectralLayers in its Unmix feature in SpectralLayers 7
    Acon Digital within Acoustica 7
    VirtualDJ in their stem isolation feature
    Algoriddim in their NeuralMix and djayPRO app suite

    E aqui o rip n mix (que é um algoritmo diferente, sem relação com o da Deezer):

    https://hitnmix.com/remix-software/

    Ningen
    Veterano
    # 17/ago/22 19:59 · Editado por: Ningen
    · votar


    makumbator

    Pois é makumba... eu havia lido seus comentários anteriores e tava com a nítida impressão que o iZotope também usava do código do Spleeter, o que é bem doido pelo fato de os softwares da iZotope não serem dos mais baratos hehehe.

    Eu me atrevo a chutar que a galera do RipX/hitnmix também deve usar...
    Esse último, inclusive, concordando com você, é o melhor... Fico encabulado com a capacidade que ele tem de não só isolar os vocais mas permitir que você isole uma de, por exemplo, duas vozes que estejam fazendo uma harmonia com certa facilidade (processo manual porém incrivelmente satisfatório), por exemplo. Bruxaria!

    Você chegou a usar o RX9? Eu parei no 8 e naquele momento o RipX me soou melhor. Será que a versão nova melhorou essa parte?

    Edit: Quando comecei a usar esses programas eu achava que o fato de, por exemplo, ao separar vocal de instrumental (2 tracks), nas partes onde havia um vocal, o instrumental parece falho, distorcido, corroído, mas a questão é que quando você mixa tracks, parte do som acaba sumindo mesmo.. então é natural que não exista separação perfeita simplesmente porque aquela informação não existe mais... Como se você tirasse um sujeito de uma foto... Você pode até chutar, mas é bem difícil saber o que exatamente havia atrás da pessoa.

    fernando tecladista
    Veterano
    # 17/ago/22 21:12 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    fora ele tem alguns tutorias no youtube como retirar vocal de músicas
    procedimento simples, em qualquer DAW, audacity o que for

    se consiste em algo como deixar um dos L / R com fase invertida e a voz some na maioria das vezes
    a voz precisa estar centralizada na track, o que é gravado hoje geralmente é assim, então o valor 1 na track de um lado se junta ao -1 na track do outro lado e assim dá 0... e some
    os outros instrumentos geralmente nunca vem centralizado o PAN então não ocorre essa coisa de 1 e -1
    serve para quando a pessoa precisa de algum playback tem que pesquisar algum tutorial básico no youtube mostrando
    sempre tem algum vazamento, algum efeito que foi trabalhado em stereo, alguma voz que ficou com o pan para mais de um lado...

    ---------------------------------------------------------

    quanto ao moises
    as vezes uso para limpar algum áudio meu

    por exemplo, esse vídeo de 1900 e VHS... tinha uma pessoa narrando em alto e bom tom uma biografia, era uma formatura
    o moises retirou a pessoa narrando, mas deixou uma sujeira, que parece que há várias pessoas ao fundo falando, mas não há pessoas falando...
    como é um vídeo que eu queria tocando essa música na época serviu bem


    -------------------------------------------------
    nesse outro, eu gostei da música de abertura de um VHS
    mas tb a música tinha uma narração, tentei fazer a iverção de fase não deu, então consegui copiar alguns trechos repetidos, mas alguns não tinham como o final, resolvi no moises
    se percebe levemente o trecho que saiu a voz, da uma leve fanhada no aúdio mas passa


    esse é o original
    https://youtu.be/ip8ewUY9_I4

    o trecho narrado tá ali nos 1:30

    Lelo Mig
    Membro
    # 18/ago/22 02:00
    · votar


    Ismah

    Já usei bastante o spleeter.

    Ismah
    Veterano
    # 18/ago/22 19:35
    · votar


    É, tô meio (sic) por fora do assunto. Meu notebook pifou, então decidi investir num bom smartphone, pela praticidade - afinal estava mais na estrada que em casa. O que reflete a ausência do fórum também.

    A magia pra mim, está em ser um aplicativo de celular, que permite usar URL ou upload. Devido ao Copyright, não comporta streaming - que obviamente é contornável.

    Na versão paga (17 reais/mês ou 165 reais/ano) o Moises se comporta melhor. O metrônomo e a cifra "automática" ajuda. Sinto falta de identificar harmonias mais elaboradas, mas é longe de ser um problema.

    Como escrevi acima, isso ajuda e muito quem tem demanda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Moises app e demais aplicativos de "desmixar"