Teste de QI Musical

    Autor Mensagem
    T-C
    Membro Novato
    # 15/jun/22 22:19 · Editado por: T-C


    Este teste é credível?

    https://www.themusiclab.org/quizzes/miq

    Deu-me 100.

    88 Percepção de Afinação.
    91 Percepção Melódica.
    120 Percepção de Batida.

    https://ibb.co/WFypWXt

    Wanton
    Veterano
    # 17/jun/22 02:29
    · votar


    T-C
    Este teste é credível?

    QI musical não existe, mas o teste é interessante.

    Schelb
    Veterano
    # 17/jun/22 09:05
    · votar


    Pra um teste psicológico ser validado é necessário muita pesquisa, testagem com muitas pessoas e várias padronizações. A maioria dos testes que aparecem na internet são baboseira. A ideia de inteligência musical é valida, porque existem teorias que propõe a existência de diversos tipos de inteligência, com certa independência entre si, mas é algo que precisa também ser muito bem definido e não é um consenso na área.
    Dito isso, o site parece ter alguma seriedade, cita várias faculdades em vários lugares e parece publicar vários documentos relacionados a estudos na área, mas num fiquei olhando a fundo também. Porém no próprio teste falta muita informação pra saber se ele é realmente um teste sério, como as referências que ele tem, que estudo é esse que da onde ele vem, em qual etapa ele está, quem são os pesquisadores e coisas assim.
    Fora tudo isso, ele pode até ser um teste bem feito, mas no mínimo ainda não está finalizado já que faz parte de um estudo ainda ...
    Enfim, pode ser interessante de fazer, mas é bom ter muitas ressalvas da validade dos resultados e do que realmente ele esta medindo.

    Por sinal, sou psicólogo (profissão que no brasil estuda os testes psicológicos), daí resolvi explicar um pouquinho pq tem muito teste fajuto aí na internet e o povo acredita né ..

    Schelb
    Veterano
    # 17/jun/22 11:03
    · votar


    Resolvi explicar mais um tequinho pra quem tiver interesse...

    Um grande problema nisso aí é o uso da palavra inteligência .. pq esse é um conceito muito confundido por aí e que tende a ser considerado algum tipo de status. E aí, é importante entender que o conceito de inteligência é uma ideia criada por nós pra tentar definir um tipo de competência cognitiva, mas que tem diversas formas de se definir e que hoje sabemos estar muito ligado a outros conceitos como atenção e memória, em que uma capacidade interfere na outra. Além disso, a inteligência, mesmo que muito bem delimitado dentro de uma teoria, não pode ser medida diretamente, só inferida através de testes.

    Daí vocês podem pensar assim que medir inteligência então é uma grande balela .. mas também não é assim, já que os testes variados que existem pra fazer isso, pra serem considerados "bons testes" precisam ter uma comparação entre si, ou seja, se um teste mede um valor alto, o outro deveria medir algo próximo. Mas o mais importante é que quem vai medir tem que conhecer muito bem o teste pra saber o que significa aquele resultado.

    Por isso, é melhor pensar nesse teste aí como uma forma de medir competência musical em alguns aspectos, como o quão bem você consegue interpretar estímulos de ritmo, por exemplo, dentro do que foi delimitado neste teste específico, que pode ter seus vieses.

    Uma coisa, por exemplo, a se pensar é: como uma pessoa que passou a vida toda ouvindo samba e como uma pessoa que sempre ouviu jazz interpretam ritmo, será que se desenvolvem diferenças? Uma pessoa que sempre sentiu o ritmo ligado ao corpo e a dança, será que desenvolve formas diferentes de sentir o ritmo se comparado a alguém que toca em uma orquestra com um maestro? O que será pode ser considerado o significado de suas notas no teste pensando no seus contextos? Enfim ... acho que deu pra entender que esses números não refletem coisas tão precisas assim, né?

    Wanton
    Veterano
    # 17/jun/22 16:45
    · votar


    Schelb
    A ideia de inteligência musical é valida, porque existem teorias que propõe a existência de diversos tipos de inteligência, com certa independência entre si, mas é algo que precisa também ser muito bem definido e não é um consenso na área.

    Não é consenso e espero que esse papo seja descartado logo. Se for para classificar os tipos de inteligência, que se baseiem nas pressões evolutivas que as selecionaram, e não em categorias obtidas por meio das produções da nossa cultura. A teoria do Gardner me remete aos colonizadores europeus dividindo o continente africano, considerando os limites da colonização e ignorando as relações entre os grupos étnicos que ocupavam o território.


    Por isso, é melhor pensar nesse teste aí como uma forma de medir competência musical em alguns aspectos, como o quão bem você consegue interpretar estímulos de ritmo, por exemplo, dentro do que foi delimitado neste teste específico, que pode ter seus vieses.

    Você fez observações importantes sobre os testes. O teste apresentado parece ser bem intencionado e sugere que houve esforço no intuito de conferir-lhe algum rigor. Mas não é científico, é claro. É um teste de Buzzfeed aprimorado.

    Gostei de fazer. Se ele não fornece números relevantes sobre o que se propõe avaliar, ao menos serve para provocar reflexões sobre as competências avaliadas.

    Schelb
    Veterano
    # 17/jun/22 18:19
    · votar


    Wanton
    Pois é .. o que acho mais complicado nessas medidas é justamente esses vieses culturais que você falou, além também da supervalorização que as pessoas dão para os resultados ... e música tem muito dessa coisa de supervalorizar uma cultura em detrimento da outra né .. música boa e música ruim e tal.
    Mas o povo adora fazer um teste e se achar mais esperto que os outros. Sem crítica para o amigo aí que apontou o teste ... claro, não era a intenção dele né. Eu só quis fazer a reflexão.

    T-C
    Membro Novato
    # 17/jun/22 18:20
    · votar


    Ou seja, vocês acreditam que os vários tipos de '' inteligência'' avaliados num teste de QI completo podem estar todos interligados? É que por exemplo falando pessoalmente, sou sobredotado em diversas áreas, sendo as de relevo inteligência lógica, raciocínio, pensamento criativo e linguística/verbal.
    Infelizmente não sou sobredotado noutras e fico muito aquém nalgumas como corporal/cinestesica , música ou relacionamento social. Fui considerado um prodígio quando era criança, aparecendo nas tvs e jornais do meu país,naquilo que podemos considerar a primeira fase (tive a segunda fase há uns meses por outros motivos, relacionados indiretamente). Agora a questão é a seguinte... Porque tenho tanta facilidade para aprender umas coisas e tanta dificuldade para aprender outras? Não há nenhum processo de aprendizagem que me permita ser mais equilibrado cognitivamente? Uma espécie de sinestesia da aprendizagem?

    Cloudkicker
    Veterano
    # 17/jun/22 19:02 · Editado por: Cloudkicker
    · votar


    e música tem muito dessa coisa de supervalorizar uma cultura em detrimento da outra né

    Bem isso, Schelb, concordo plenamente com você! Pegando instrumentos japoneses como exemplo: pra quem tá acostumado com referências ocidentais, o koto parece desafinado à beça. Imagina então uma nohkan, que é uma flauta dedicada a acompanhar a percussão, sendo até, de certa forma, uma espécie de "flauta percussiva" (descrição absurdamente simples e desconsiderando contextos históricos e culturais, pois conheço o básico do básico sobre o assunto, mas faz um certo sentido no contexto musical em que se propõe)...

    Isso porque a gente nem tá falando de microtons, aí o caldo entorna de vez pra entender (eu admito que não entendo praticamente nada do assunto, inclusive).

    Ramsay
    Veterano
    # 17/jun/22 22:49 · Editado por: Ramsay
    · votar


    T-C
    Vc conseguiu 100 pontos?
    Então prova, nos mostrando a imagem do resultado do teste.

    Schelb
    Veterano
    # 17/jun/22 23:11 · Editado por: Schelb
    · votar


    T-C
    Rapaz, eu não queria entrar muito a fundo nesse tema aqui, por dois motivos: uma que não é minha área de especialidade, outra por conta do contexto do fórum.
    Mas sim, as "inteligências" são interligadas, umas mais outras menos. O que acontece é que nosso cérebro funciona de forma interligada entre vários "núcleos" para cada função. Daí apesar de certos tipos de processos estarem bastante focados em uma área ou outra do cérebro, geralmente são dependentes de processamentos em outras áreas, que podem ser comuns. Então por mais que um músico use muito áreas ligadas à audição, enquanto um dançarino usará áreas muito mais ligadas a percepção cinestésicas, ambos vão usar áreas ligadas a emotividade e criatividade por exemplo. Por isso vão ter certos "tipos de inteligência", pra quem usa essa definição, mais interligadas e outras menos interligadas.

    Nosso cérebro é muito complexo cara e num sabemos muito bem ainda como muitas coisas funcionam e eu vou evitar falar do seu caso em específico tanto pelos motivos que já falei quanto por não conhecer direito seu caso e para não te expor também. Mas posso te dizer que é normal algumas pessoas terem mais facilidade com umas coisas do que outras, tanto por fatores genéticos/constitutivos tanto pelo que foram expostos nas idades mais cruciais no desenvolvimento neurológico. Agora, a gente sempre pode tentar desenvolver áreas menos desenvolvidas .. isso é saudável, mas pode ser frustrante também.

    Acho que valeu o parênteses mas podemos voltar pra música .. heheh

    Lelo Mig
    Membro
    # 18/jun/22 14:18
    · votar


    Fiz este teste há alguns anos atrás, e acho que já fiz mais de uma vez.

    Deu bons resultados, mas nada excepcional, sou uma pessoa comum, absolutamente mediana, e qualquer teste que eu faça, de "aptidão musical" a "raciocínio lógico" vai me colocar em algum lugar que não esta entre os gênios ou entre os retardados.

    Agora não fiz não... tô com preguiça. Acho estes testes meio chatos e, via de regra, não servem prá porra nenhuma.

    T-C
    Membro Novato
    # 18/jun/22 14:59
    · votar


    Ram Say...
    Mas isso já eu tinha colocado aqui.
    Está aí a imagem, só clicar.
    https://ibb.co/WFypWXt

    T-C
    Membro Novato
    # 18/jun/22 15:02
    · votar


    Schelb obrigado pela atenção! Sucinto e bastante explicativo!

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # 01/jul/22 03:07
    · votar


    QI Musical é 105 .
    Percepção de distorção : 112
    Discriminação melódica : 114
    Alinhamento de batida : 89
    preciso treinar com metrônomo.

    Wanton
    Veterano
    # 02/jul/22 15:29
    · votar


    Teste de QI musical: você gosta de alguma música do Gusttavo Lima?

    "sim" → QI musical = 0

    T-C
    Membro Novato
    # 06/out/22 20:04 · Editado por: T-C
    · votar


    Refiz o teste.

    Our estimate of your Musical IQ is 102. (Tinha tido 100 da primeira vez).

    You did as well as or better than 55.30% of people.

    Beat Alignment: 113 (Tinha tido 120 da primeira vez)
    Melodic Discrimination: 101 (tinha tido 91 da primeira vez)
    Mistuning Perception: 93 (tinha tido 88 da primeira vez)

    JJJ
    Veterano
    # 06/out/22 22:10 · Editado por: JJJ
    · votar


    Our estimate of your Musical IQ is 113.
    You did as well as or better than 80.69% of people.

    Beat Alignment: 103
    Mistuning Perception: 121
    Melodic Discrimination: 114

    De primeira, sem roubar.

    Drinho
    Veterano
    # 08/out/22 08:41
    · votar


    Quando fui preencher os dados para o teste informei que sou entusiasta de Malmsteen. O aplicativo deu nota máxima de imediato e me agradeceu por ter participado.

    T-C
    Membro Novato
    # 15/mai/23 16:22
    · votar


    Deu-me 100. 88 Percepção de Afinação. 91 Percepção Melódica. 120 Percepção de Batida. https://ibb.co/WFypWXt Como faço para melhorar os 2 primeiros de forma a vir a cantar ao nível do rap?

    qew
    Veterano
    # 16/mai/23 10:27 · Editado por: qew
    · votar


    Teste de QI Musical só ouço solos com mais de 180 rpm pois fritação >*abismo*> feeling

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teste de QI Musical