Quero fazer um som completamente portátil (show ao vivo na rua) o que me indicam?

    Autor Mensagem
    blackfarrapo
    Veterano
    # mai/21


    Seguinte pessoal,
    Eu tenho feito centenas de shows em bares mas meu equipamento é muito pesado e estou com problemas de dor crônica já. E nesse período de pandemia seria MUITO bom se eu otimizasse os equipamentos para tocar em qualquer lugar que não dependesse só do que os bares estão pagando (mixaria).
    Vamos aos problemas:
    1) tocar na "rua" eu teria que trocar todo sistema 220/110w como, pedaleira, loop, pedal voz, mesa de som e LUZES.
    2) o som portátil não tem tanta pressão quanto as caixas que tenho (2 de 15 polegadas de madeira Attack). Mesmo sendo shows pequenos para 20.. 50 pessoas no máximo, acho que em lugar aberto já fica difícil as pessoas ouvirem a uma distancia de sei lá, 10 metros..
    3) Que tipo de amplificadores vocês acham que me atenderia para show externo até 50 pessoas com bateria externa que dure 4h de evento?
    4) Que tipo de pedais de voz (q faz duas vozes), pedais de loop que tem bateria (sem tomada) pra indicar?
    5) pra eu nao precisar refazer todo meu SET de pedais e mesa e LUZEs de show, que tipo de BATERIA externa (tipo aquelas de caminhão sei lá) me indicam? Tem alguma bateria tipo de carro, caminhão que valha a pena comprar para poder tocar ao vivo em qualquer lugar?
    Músicos aí que já tocam nas ruas há muito tempo, fico grato se derem uma luz. (gosto de fazer som violão e voz, com loops e segunda voz nos pedais)

    AleHeus
    Membro Novato
    # mai/21 · Editado por: AleHeus
    · votar


    tocar na "rua" eu teria que trocar todo sistema 220/110w como, pedaleira, loop, pedal voz, mesa de som e LUZES
    Não necessariamente.

    Que tipo de pedais de voz (q faz duas vozes), pedais de loop que tem bateria (sem tomada) pra indicar?
    Vc vai usar uma bateria né. Bateria é a mesma coisa que fonte. Crie plugs para ligar seus pedais na bateria.

    pra eu nao precisar refazer todo meu SET de pedais e mesa e LUZEs de show, que tipo de BATERIA externa (tipo aquelas de caminhão sei lá) me indicam? Tem alguma bateria tipo de carro, caminhão que valha a pena comprar para poder tocar ao vivo em qualquer lugar?
    Bateria de chumbo ácido. Você vai precisar também de um carregador específico ou alguém que preste esse serviço para você.

    Quanto ao resto de seu equip, além dos pedais, vá removendo o que você de fato não precisa.
    O ideal é você ter o seu som da forma mais simples possível e seus efeitos funcionando.
    Iluminação se for algo bem básico mesmo.
    Vá fazendo o msm esquema que os pedais, compre plugs, não lembro se nos pedais são p4, e vai adaptando pra bateria.
    O que não der pra adaptar, ligue num inversor de onda senoidal pura.

    Ah, a bateria é pesada.

    E um aterramento temporário seria bem vindo.

    HortaRates
    Membro
    # mai/21
    · votar


    blackfarrapo
    Cara, eu não acho que bateria é a melhor opção pra esse tipo de coisa não. A maioria das bandas que eu já vi tocar na rua, eles usam um gerador. O gerador segura a banda inteira, caixas ativas, amplificadores de guitarra e de baixo. Antes da pandemia, todo domingo havia várias bandas tocando na Paulista, em São Paulo, e pelo que eu reparei todas usavam gerador.

    AleHeus
    Membro Novato
    # mai/21
    · votar


    HortaRates
    Gerador é bem mais em conta $$$$

    LeandroP
    Moderador
    # mai/21
    · votar


    Quero fazer um som completamente portátil (show ao vivo na rua) o que me indicam?


    Uma rua :)

    (brincadeira rs)

    Juquinhaa
    Membro Novato
    # mai/21
    · votar


    https://www.roland.com/br/products/mobile_cube/

    Tem essa caixa da roland, ja vi funcionando na rua fala alto e funciona com pilhas.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/21
    · votar


    Juquinhaa

    Cara, animal essa caixinha!

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/21
    · votar


    vi que você gosta de levar coisas, eu sou assim
    então enxugue pensando na praticidade onde você até possa levar tudo em uma viagem até onde está o carro

    enxugue pensando se precisar recolher tudo correndo por chuva, tumulto, fiscal chegar chegando e pedir para parar logo....

    então a caixinha acima é linda, tem entrada pra mic, instrumento e até alguns efeitos
    manual fala que um jogo de pilha dura até 15 horas, então são vários shows até precisar trocar
    se não curtir por ela no chão tem alça e encaixe para pedestal

    pelo que li você gosta de pedal de loop

    então de tralha toda você fica com:
    -caixa de som
    -pedal de loop na bateria de 9v
    -talvez pepal de delay, depende do seu som, mas se não for tão necessário
    evita
    -mic
    -pedestal de mic
    -violão/guitarra
    -estante de partitura (caso use)
    -uma bag

    e como dizem aqui, só não inventa moda (eu fiz um set enxuto, quano vi já estava com escaleta, sanfona, pedal... isso pra tocar teclado


    em uma bag um pouco grade você enfia tudo nela: a caixa, os cabos o mic e o pedal e estante de partitura
    na outra mão carrega o violão/guitarra e o pedestal de mic

    -------------------------------------------------

    limar os pedais vai ficar agradável ao ponto de ser igual ao som que você faz em local fechado... não
    mas você vai estar na rua, ônibus passando, caminhão, sirene, carro....vendedor ambulante... então
    chega uma hora que desencana da qualidade extrema que você sonha e toca o terror no meio dessa barulheira
    você não precisa tocar muito alto, quem quer te ouvir para ali próximo e faz uma rodinha, se tocar alto comerciante reclama

    Djrafahh
    Membro Novato
    # mai/21
    · votar


    blackfarrapo
    Review de um colega sobre a caixinha rolando.

    https://forum.cifraclub.com.br/forum/10/188785/

    O nosso saudoso Willian Lee usava uma caixa multiuso com uma bateria de 12v de carro num carrinho de feira.
    Procura no YouTube

    Sugiro uma pedaleira tipo G1On que usa 2 pilhas . Simulacao de gabinete sempre ativada e Sempre use pilhas alcalinas ou recarregáveis sony

    O seu pedal de loop use uma bateria 9v mesmo.
    E tera uma infinidade de opções a facil transporte.

    A caixa multiuso tem entrada microfone e aux para a pedaleira.

    Sugiro caixas com falante de 12pol as mais baratas e que eu acho Boa de qualidade são as ecopower.
    Elas já tem bateria interna . Da pra tocar sem energia auxiliar e tem uma entrada 12v para a externa de carro caso precise de mais energia.

    AleHeus
    Membro Novato
    # mai/21
    · votar


    Djrafahh
    Você acabou de me lembrar de umas multiuso da Oneal, da linha recente.
    Tenho uma de 6 polegadas, curti bastante o som dela e a potência nem se fala.
    Tem borne para ligar bateria de 12v na traseira, existem outros modelos com bateria inclusa.

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/21 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    blackfarrapo

    A galera já falou o que precisa. Concordo bastante com o fernando tecladista.

    Só queria reforçar 2 coisas:

    Você escreveu: "5) pra eu nao precisar refazer todo meu SET de pedais e mesa e LUZEs de show"

    Esquece essa parada de luzes... não rua não servirão prá nada além de tralhas prá carregar e consumir energia.

    e também: "as pessoas ouvirem a uma distancia de sei lá, 10 metros.."

    Esquece isso. Você não vai soar alto e distante ao ar livre com equipamento portátil e a bateria. Tá cheio de sanfoneiro, violeiro, saxofonista e etc, com seus instrumentos acústicos tocando na rua. Você não precisa soar mais alto que isso, quem curtir seu som vai se aproximar.

    Enxugue ao máximo o que puder. Na rua os imprevistos são enormes, desde os citados pelo fernando tecladista até uma caganeira repentina. Qualquer coisa a mais que o necessário é um problema a mais para administrar.

    Boa sorte!

    Juquinhaa
    Membro Novato
    # mai/21
    · votar


    "as pessoas ouvirem a uma distancia de sei lá, 10 metros.."
    essa mobile cube vai varrer uns 2 metros no máximo, tipo uma 15-20 pessoas na tua frente

    AleHeus
    Membro Novato
    # mai/21
    · votar


    Dá uma olhada nessa aqui. É bem potente e tem bateria interna.
    http://www.oneal.com.br/produtos/detalhe/1033
    Só não sei dizer o quanto a bateria aguenta, a minha é sem bateria.

    Djrafahh
    Membro Novato
    # mai/21
    · votar


    AleHeus
    Cara eu sou dj a muitos anos. E agora entrei na moda do reduzido, tenho 2 mini lines de 6 polegadas que são o meu chodó. São 300wrms em 2 falantes de 6 cada line e 1 titanio de 80w. . Acompanham 2 subs de 15 pol de 500wrms cada. Cara. Dao conta de evento pra 250 pessoas tranquilo.
    O negócio é potabilidade nos dias de hoje...

    dicq
    Membro Novato
    # mai/21
    · votar


    Esquece tudo sobre amps….
    Basta usar uma caixa passiva(de até 4x 12) e um irig nano amp que conecta no ios(ipad ou iohone) para usar timbres do amplitube. Esse nano amp usa 3 pilhas AA que duram muito. Ele tem uma saida para caixa passiva, cosegue empurrar um sonzao. Tem tambem o irig micro amp, usa 6 pilhas e conecta ios ou pc(mac ou windows). Tenho ambos, Sai som correspondente ao falante.

    Veja o video, a partir de 01min https://youtu.be/Z5xBIRubxzM

    https://www.ikmultimedia.com/products/irignanoamp/?L=PT

    O micro amp:

    https://youtu.be/m4KDFitnkjM

    https://www.ikmultimedia.com/products/irigmicroamp/

    O nano amp vc acha mercado livre, em torno de 700,00.
    Espero que te ajude.

    lamas92
    Membro Novato
    # mai/21
    · votar


    Tem esse cubo Roland voltado para apresentações nas ruas, com baterias:

    Amplificador Roland Multiuso Portátil Cube Street EX Stéreo 50W

    glass
    Membro Novato
    # mai/21 · Editado por: glass
    · votar


    roland tem vários equipos para esse fim. Já vi pessoalmente, soa muito bem e é muito prático

    SpotlightKid
    Membro Novato
    # jun/21 · Editado por: SpotlightKid
    · votar


    Para esse tipo de uso a melhor opção seria emular tudo, desde que tu tenha um laptop razoável.

    Hoje em dia existem VSTs como BIAS FX, que permitem que tu simule dezenas de amplificadores, gabinetes e pedais num programinha de 500mb, e os resultados não são ruims.

    Tu poderia até usar isso em conjunto com uma DAW tipo o Ableton Live e implementar outros instrumentos, backing tracks, efeitos, etc. na tua apresentação.

    Além do software, você só precisaria de uma interface para conectar os instrumentos no PC, o que se encontra em qualquer faixa de preço. Paguei 400 pela minha.

    Não é para todo mundo, mas vale consideração.

    blackfarrapo
    Veterano
    # jun/21
    · votar


    obrigado pelas respostas, gostei de uma caixa portatil ROLAND, não vi se ela tem entrada XLR... parece que é só P10, mas seria já muito boa, pena que nao da pra botar mesa de som, já que a mesa tmb teria que ser portátil, mas da pra botar um violao um mix dinamico e ela já tem REVERB é show, e cabe tudo numa sacola.. Só que não vi em nenhum lugar pra vender ela..

    Será onde comprar? Esses tempos de dólar tá foda

    MateusJMDG
    Membro Novato
    # jun/21
    · votar


    blackfarrapo a BOSS lançou semana passada se não me engano uma caixa voltada pra tocar na rua, bem portatil mesmo e fácil de carregar. Agora eu não sei quanto tá o preço. É o "cube street II".

    https://youtu.be/1JGoKfnsoec

    Aí o vídeo de apresentação dele, é coisa nova, não sei se já tem a venda

    MateusJMDG
    Membro Novato
    # jun/21 · Editado por: MateusJMDG
    · votar


    blackfarrapo
    Aqui algumas informações dele;

    SEJA OUVIDO EM QUALQUER LUGAR!

    Onde quer que você toque, um som de alta qualidade com ótima projeção é essencial para capturar os ouvintes e se destacar do grupo. Com o CUBE Street II portátil ao seu lado, você tem as ferramentas de que precisa para transmitir sua mensagem com confiança em qualquer ambiente móvel, desde apresentações musicais na rua até eventos para falar em público.

    Evoluído do best-seller Roland CUBE Street - e recentemente rebatizado com o nome BOSS - esta casa de força movida a bateria fornece som estéreo rico para busking e outros shows móveis. Os canais duplos permitem que você conecte microfones e instrumentos e tenha um som excelente imediatamente, sem nenhum equipamento extra para carregar. Uma função de harmonia vocal, looper e efeitos também estão disponíveis para melhorar suas apresentações e impressionar o público.

    E com o Adaptador Dual Bluetooth® Audio MIDI (BT-DUAL) opcional, você pode transmitir faixas de backup sem fio e controlar as funções do CUBE Street II de seu telefone ou tablet.

    Parece ter evoluído da caixa da Roland, se bobear até a que voce esta olhando

    MateusJMDG
    Membro Novato
    # jun/21 · Editado por: MateusJMDG
    · votar


    blackfarrapo Sobre a caixa ROLAND, não sei se é exatamente esse que procura, mas o cara desse vídeo, nos comentários, diz que em breve terá dela para vender

    https://www.youtube.com/watch?v=33iGC7Xsa-k

    TAMBÉM TEM NO MERCADO LIVRE POR 5300

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quero fazer um som completamente portátil (show ao vivo na rua) o que me indicam?