Gravação em Studio/gravadora profissional

    Autor Mensagem
    Daya123
    Membro Novato
    # abr/21


    Boa tarde, queria muito tirar algumas dúvidas em relação à gravações da música completa em Studio.
    Sou compositora, canto e toco violão, recentemente decidi gravar minhas composições de forma profissional, fechei um projeto com um Studio para gravar 5 músicas com todas as etapas da gravação. No primeiro dia escolhemos o repertório, fizemos algumas alterações, e me pediram para já gravar a voz guia com as mudanças que tinham feito, e depois seria feito o arranjo em cima dessas guias. Agora eles me avisaram que tiveram que trocar o tom da música e regravaram com a voz de outra pessoa, me falaram para treinar com essa nova guia e que só vou voltar lá no dia da gravação oficial ao vivo com os outros músicos (sanfoneiro, baterista...) a minha grande dúvida é, eles não teriam que regravar as guias com a minha voz? Já que o meu timbre de voz é totalmente diferente da pessoa que regravou e a captação vai ser ao vivo com toda a banda, ou isso não vai interferir em nada ?
    Ah detalhe que foi a primeira vez que fui em um Studio então não conheço muito bem como funciona essa parte

    ejames
    Membro Novato
    # abr/21 · Editado por: ejames
    · votar


    No primeiro dia escolhemos o repertório, fizemos algumas alterações, e me pediram para já gravar a voz guia com as mudanças que tinham feito, e depois seria feito o arranjo em cima dessas guias
    Tudo certo.

    Agora eles me avisaram que tiveram que trocar o tom da música
    Não entendi... a música é sua, você que vai cantar, você que tá pagando e eles decidiram trocar o tom do nada, sem perguntar se você concordava, sem sequer avisar? Não faz sentido.

    e que só vou voltar lá no dia da gravação oficial ao vivo com os outros músicos (sanfoneiro, baterista...)
    Como assim "ao vivo"? Todo mundo junto, tocando na mesma sala? Faz menos sentido ainda, se gravam guias justamente para cada um fazer seu trabalho separadamente - fica mais fácil de gravar, já que cada um pode fazer quantos takes quiser e fica melhor de mixar e ajustar qualquer coisa que seja necessária, pois você elimina os vazamentos (o seu microfone captar o som da bateria, por exemplo).

    e a captação vai ser ao vivo com toda a banda
    Por qual motivo? Você quer assim, ou alguém decidiu assim por você?

    macaco veio
    Veterano
    # abr/21
    · votar


    Sou compositora, canto e toco violão, eita! registrou a música?

    Daya123
    Membro Novato
    # abr/21
    · votar


    Simplesmente me mandaram as guias regravadas com a voz de uma outra pessoa, que mudaram o tom para ficar "melhor" e que eu teria que me acostumar com a música desse jeito, argumentei que as guias teriam que ser regravadas na minha voz então para ver como ficaria nesse novo tom, mas me falaram que não seria necessário, e oque vale é a captação final. Tenho uma reunião marcada para debater sobre isso, porém não tinha certeza se realmente não era dessa forma que os Studios gravavam.
    Sobre a gravação ao vivo, me orientaram de que seria mais fácil gravar dessa forma, pois todos os músicos estariam lá, e o que não ficasse bom, já seria regravado no mesmo dia

    Daya123
    Membro Novato
    # abr/21
    · votar


    Registrei tudo antes de mostrar pra eles Registrei tudo antes de mostrar pra eles

    ejames
    Membro Novato
    # abr/21 · Editado por: ejames
    · votar


    Daya123
    que mudaram o tom para ficar "melhor"
    Melhor para quem? A música é sua e você vai gravar o vocal, quem decide o tom é você e mais ninguém. O produtor pode opinar, sugerir trocar por diferentes motivos, mas nunca dessa forma.

    me orientaram de que seria mais fácil gravar dessa forma
    Só se for mais fácil ($) para o estúdio, que economiza tempo. Até o seu vocal vai ser gravado ao vivo?

    AleHeus
    Membro Novato
    # abr/21
    · votar


    Isso aí não tá me cheirando bem não. Você assinou algum contrato?

    Daya123
    Membro Novato
    # abr/21
    · votar


    me orientaram de que seria mais fácil gravar dessa forma
    Só se for mais fácil ($) para o estúdio, que economiza tempo. Até o seu vocal vai ser gravado ao vivo?

    Tudo ao vivo, até a minha voz, só depois dessa gravação ao vivo que seria feito a edição, mixagem e masterização

    Daya123
    Membro Novato
    # abr/21
    · votar



    Isso aí não tá me cheirando bem não. Você assinou algum contrato?

    Assinei sim, o contrato fala basicamente que eles são responsáveis pela gravação, mixagem, masterização e distribuição da música. O valor total do projeto e o prazo

    ejames
    Membro Novato
    # abr/21 · Editado por: ejames
    · votar


    Daya123
    até a minha voz
    Gravar certos instrumentos ao vivo até é feito, mas voz não faz sentido nenhum. Acertar um take nem sempre vem de primeira, principalmente para quem não tem experiência em gravações. Quanto mais se repete, mais stress e nervosismo se acumulam e mais sua voz se desgasta, o que por sua vez exige ainda mais tentativas até sair um take ideal.

    Além disso, pela sua descrição são músicos contratados, então essa repetição de takes também faria com que o pagamento deles saísse mais caros - afinal, é mais tempo de trabalho a banda ficar lá repetindo diversas vezes do que cada um ir, gravar sua parte e ir embora. Mais uma pergunta: quem contratou os músicos, você ou o estúdio?

    Me parece que estão tentando fazer uma gravação overall (captar a banda toda junta "por cima" e o vocal separado). É uma prática que serve mais ou menos para demos, gravar ensaios, ou até pra galera que faz por diversão e quer ter algum tipo de recordação e etc, mas nunca para fazer uma material realmente profissional e com pretensões de distribuição. É complicado julgar o trabalho alheio com pouca informação assim, mas eu acho que tem bastante coisa errada aí. Pode ser amadorismo e/ou falta de estrutura do estúdio, mas pode também ser picaretagem.

    Tem certeza que você procurou um estúdio de gravação e não apenas um estúdio de ensaio?

    Ningen
    Veterano
    # abr/21 · Editado por: Ningen
    · votar


    Eu já acho que há mil maneiras de se trabalhar. Não existe certo ou errado.

    Não especificar exatamente como se gosta de gravar abre margem para esse tipo de coisa, infelizmente, imprevista.

    A mim, se eles ainda foram atrás de colocar outra pessoa para cantar, para ajudar, me parece que querem bem feito, estão fazendo o possível.

    Converse com o pessoal numa boa. Cantor precisa estar confiante na hora da gravação.

    E na próxima, discuta antecipadamente com detalhes os pormenores do serviço.

    Abraço.

    Daya123
    Membro Novato
    # abr/21 · Editado por: Daya123
    · votar


    Os músicos foram contratados pelo Studio, ainda não tive nenhum tipo de contato com eles. Fui em um studio de gravação mesmo, eles me mostraram alguns projetos que fizeram no meu estilo (sertanejo) me explicaram como seria as etapas da gravação e até então estava tudo ok, o problema mesmo foi terem regravado a guia com outro tom e outra voz, já que essa guia seria o único apoio que eu teria para gravar no ao vivo.

    macaco veio
    Veterano
    # abr/21
    · votar


    Geralmente a coisa é toda feita com um produtor musical que pode ser do proprio estudio (nem sempre). A tonalidade pode ser mudada um pouco acima ou um pouco abaixo para ajustar a facilidade dos arranjos ou execução dependendo do instrumental usado. Nem sempre gravar um por um dá bom resultado, as vezes grava-se as bases (sem solos) 3 ou 4 instrumentos juntos com uma voz guia, depois um por um adicionando os arranjos e detalhes. O ideal era te darem uma copia (mal mixada mesmo) para voce cantar em cima pra quando chegar na hora gravar de primeira. No meu tempo constumavamos a ouvir isso: "A primeira é a que fica", pode ate cantar e gravar em varios tracks mas no final acabam escolhendo a primeira. Mas eu sou do tempo da fita de rolo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação em Studio/gravadora profissional