Como ligar a guitarra em varias caixas?

    Autor Mensagem
    Futebol234
    Membro Novato
    # abr/18


    Olá pessoal,sou novato na area de som.É o seguinte,toda vez q vou tocar em algum lugar vejo que tem varias caixas em diferentes lugares,eu queria saber como posso ligar minha guitarra nessas caixas,eu preciso de varios cabos pra interligar meu amplificador com essas caixas ou preciso de alguma coisa diferente?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Futebol234
    De que caixas vc está falando?
    O que vc tem que ter é um combo dedicado.
    Abç

    ejames
    Membro Novato
    # abr/18
    · votar


    Isso é o PA - o som sai da mesa e é distribuído nessas caixas.

    eu preciso de varios cabos pra interligar meu amplificador com essas caixas ou preciso de alguma coisa diferente?
    Não. Você precisa fazer com que o sinal da sua guitarra vá para a mesa - isso pode ser feito microfonando seu amp ou plugando em linha, através do line out (caso seu amp o tenha) ou usando alguma simulação.

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/18
    · votar


    Futebol234

    Mano, na boa, essa pergunta não faz o menor sentido... Tu toca onde?

    Liga uma ponta do cabo na sua guitarra e dá a outra ponta do cabo pro técnico de som... Por ora, é o suficiente!

    LeandroP
    Moderador
    # abr/18
    · votar


    Futebol234

    Essas caixas espalhadas pelo palco são as caixas do P.A.

    O sinal de toda banda é captado através de ligação direta por cabo ou por microfones. Este sinal vai pra um mixer, uma mesa de som, que vai ajustar cada volume captado de forma independente, distribuído em canais (canal 1 pro cantor, canal 2 pra guitarra, canal 3 pro baixo, canal 4 pro teclado, canais 5, 6, 7 e 8 pra bateria, por exemplo). Depois de mixados e as suas frequências ajustadas (equalizador de graves, médios e agudos) este sinal vai pra uma potência e depois enviados pras caixas. Essas caixas são direcionadas para o público e para o palco, para que os músicos possam ouvir um ao outro (caixas de retorno). Basicamente é isso.

    Futebol234
    Membro Novato
    # abr/18
    · votar


    Obrigado pelas respostas,tenho um aplificador da Marshall.O correto a se fazer então é plugar o cabo na minha guitarra,plugar um no Marshall e depois vou plugar do Marshall para um mesa de som onde o tecnico de som vai distribuir o som para os P.As correto?

    Futebol234
    Membro Novato
    # abr/18
    · votar


    Tenho uma banda,normalmente tocamos em colégios e faculdades,mas não tenho muita experiencia com som,o que faço é colocar meu amplificador no fundo á direita do baterista,coloco o baixo á esquerda do baterista,e o microfone em uma caixa de som,esse método esta correto ou devo fazer algo diferente
    (Na maioria dos lugares não tem mesa de som,apenas um rack com varias entradas)

    ejames
    Membro Novato
    # abr/18 · Editado por: ejames
    · votar


    Futebol234
    é plugar o cabo na minha ,plugar um no Marshall
    Até aí correto.

    l e depois vou plugar do Marshall para um mesa de som onde o tecnico de som vai distribuir o som para os P.As
    Sim e não. É uma possibilidade, se o seu amp possuir saída adequada para tal e se for necessário de acordo com o ambiente - ou se não houver a possibilidade de microfonar o amplificador.

    Cara... não seria mais fácil você perguntar tudo isso pro tal técnico de som?

    Tenho uma banda,normalmente tocamos em colégios e faculdades
    Você toca em colégios e faculdades ou no seu colégio/na sua faculdade? Tem uma diferença bem grande aí.

    Cada lugar é um lugar, não tem como dar uma resposta genérica para tudo, principalmente quando você não esclarece as coisas.

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/18
    · votar


    Futebol234

    "depois vou plugar do Marshall para um mesa de som onde o tecnico de som vai distribuir o som para os P.As"

    Não necessariamente! O cara pode ligar em linha, pode microfonar....

    Tua responsabilidade vai até ligar a guitarra no ampli, além daí é da técnica. Ele que tem que cabear e etc. Não se preocupe com isso.

    Em muitos casos nem teu ampli vai usar....

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/18 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    Futebol234
    Cara, me espanta o fato de vc ter uma banda e tocar "por aí" e não saber esse básico... Mas... Vamos lá...
    Em 1º lugar em 90% dos casos vc não precisa ligar seu combo em mesa alguma, desde que ele tenha um tamanho e uma potência adequada e dependendo do lugar. Combos de 10/15WRMS e falante de 8 pol. no máximo servem para estudar em casa e não para ensaiar ou tocar "ao vivo"...
    Se vc tem um amp desses, pouco adiantará ligá-lo (via saída Line Out ou microfonado) à mesa do lugar. A não ser que o equipo de P.A. da casa seja PROFISSIONAL, com retornos dedicados de qualidade. Ou seja: Você tem que ter um combo com + ou - 50WRMS e falante de 10 ou 12pol. Menos que isso... fica difícil... dependendo do lugar.
    O baixista de sua banda tem que ter, no mínimo um amp de 150/200WRMS (ou mais) e falante de 15pol ou 2X12 ou 4X10...
    O que se liga no P.A são as vozes, o bumbo e o "overall" da bateria...
    Só se vc for tocar em um palco grande, em lugar aberto e para centenas de pessoas é que o seu amp e o do baixo vai precisar ser ligado ao P.A vía mesa. Para um show em um local fechado (ou mesmo em local aberto para pouca gente e sem palco) não tem, no mais das vezes necessidade disso.
    Abç

    Futebol234
    Membro Novato
    # abr/18
    · votar


    Olha,eu toco em colegios diferentes,não apenas no meu,o negocio é que a maioria das apresentações eu apenas coloco os ligo os amps e toco,muitos colegios não tem nem mesa e nem tecnico de som,minha maior duvida é saber o que posso fazer para melhorar o som.
    Ambos amplificadores,baixo e guitarra,tem a mesma potencia,50 watts,o fato é que como a maioria dos lugares não tem tecnico de som então eu fico um pouco perdido,claro devido a falta de experiencia pois como mencionei eu normalmente só ligo os amps em seus respectivos lugares e toco,pelo o que eu entendi a voz tem que ficar nos P.As,e cada amplificador pode ser microfonado e levado á mesa,minha questão é a seguinte:eu posso deixar a voz nos P.As,os amps ligados,sem ir pra mesa de som ou algo do tipo,dessa maneira,posso usar esse método para tocar ao vivo,até ter condições de comprar microfones para microfonar os amps ou talvez contratar alguem q cuide do som da banda?Ultimamente é muito dificil encontrar alguem q tenha paciencia de explicar alguns assuntos q estou com duvida,aqui no fórum sei q é um dos meus ultimos recursos para adquirir conhecimento sobre esse assunto,novamente sou grato pela ajuda,paciencia e respostas do pessoal.

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/18
    · votar


    Futebol234

    Amigo, te garanto que ninguém aqui no FCC tem preguiça ou má vontade de explicar.

    Acontece, que com relação a sua dúvida, não há uma resposta que possa te atender.

    As situações são diversas e as possibilidades de ligações inúmeras.

    A idéia é sempre buscar a forma que resulte na melhor qualidade possivel para o público.

    Você pergunta sobre microfonar os amplis, isso não é uma regra. Se os amplis dão conta de serem ouvidos sem ligar em nada, em tese, não precisa ligar em nada... Nem linha, nem microfonar.

    Mas você não vai encontrar aqui, nem em lugar algum, uma resposta que encaixe para todas as situações.

    Não só você, mas toda a banda, tem de aprender, na prática, montando, fazendo testes, sentindo as situaçoes específicas.

    Olha, te sugiro uma experiência: Na sua próxima apresentação, descreva o equipamento disponível, como e o que ligaram, o que ficou ruim e o que ficou bom. Ai relate aqui pra nós podermos ajuda-lo melhor.

    Lembre de deixar um amigo na platéia, para ouvir como esta o som lá na galera.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Futebol234
    Ambos amplificadores,baixo e guitarra,tem a mesma potencia,50 watts,
    Erro nº 1.
    O amp de baixo tem que ter, no mínimo 150% à mais de potência que o de guitarra.
    minha maior duvida é saber o que posso fazer para melhorar o som.
    Compre um equipamento de voz adequado. Ou um conjunto de 2 caixas amplificadas mais uma "escrava", ou um Multi-uso de grande potência onde vc liga apenas as vozes.
    eu posso deixar a voz nos P.As,os amps ligados,sem ir pra mesa de som
    Pode.

    Cara, eu tenho DÉCADAS de experiência em tocar "ao vivo" e tenho uma banda atuante. O que temos é o seguinte:
    1) Cada músico tem o seu amplificador, na proporção que lhe demonstrei acima (o amp de baixo TEM QUE TER 150% à mais de potência que os de guitarra).
    2) O vocalista da banda tem um conjunto de mesa e 2 caixas de 3 vias amplificadas (uma com power amp e outra "escrava").
    3) Dada a nossa experiência (todos na banda são muito experientes), não precisamos de técnico de som. Muitas vezes os lugares em que tocamos tem um mini P.A. - utilizamos ele e MAIS o nosso equipamento.
    3) O Lelo Mig deu "a real". Mas vocês tem que investir. Ponto.
    Abç

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # abr/18 · Editado por: Felipe Stathopoulos
    · votar


    Galera, aproveitando o tópico para uma dúvida parecida, porém diferente:

    Eu tô montando um projeto novo e, a princípio (pelo menos), irei ser o único guitarrista. Mas na sala do estúdio em que ensaio tem amplificadores sobrando, um Peavey Bandit (que eu já uso normalmente) e um Fender Frontman (e/ou eventualmente um Hiwatt).

    Porém, como estarei na única guitarra, gostaria de testar o som de minha pedaleira em dois amplis diferentes ao mesmo tempo, aproveitando que os dois amplis que tenho à disposição são bem distintos em termos de timbre. Não por uma questão de volume, mas sim de soma de timbres.

    Que tipo de equipamento (simples/barato) eu preciso para "duplicar" o sinal de minha pedaleira (só tem um output), para que ele vá para dois amplis diferentes ao mesmo tempo?

    Alguém já testou tocar assim? Sabe se "melhora" o som, em geral?

    Tenho uma interface UR22-MkII da Steinberg. Será que teria algum jeito de usá-la para duplicar o sinal da minha guitarra (sem que seja ligando ela em mesa)?

    Desde já agradeço.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # abr/18 · Editado por: Beto Guitar Player
    · votar


    Felipe Stathopoulos

    Será que isso resolveria a situação?
    Eu nunca testei, então não tenho certeza, mas pelo preço, talvez compense testar.

    Se der certo, você plugaria o P10 macho na saída dos seus pedais e plugaria dois cabos nos jacks femeas do adaptador. Cada cabo iria para um amplificador diferente.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # abr/18
    · votar


    Beto Guitar Player

    Boa! Talvez resolva, se é que não "dividirá" a força do sinal que sai da pedaleira. Vou tentar encontrar aqui na quebrada (preciso pra hj...).

    Abç

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Felipe Stathopoulos

    Se você testar, posta pra gente aí suas impressões. Talvez ajude outros com uma dúvida similar.

    Abç.

    Futebol234
    Membro Novato
    # abr/18
    · votar


    Agradeço pelas respostas,minha duvidas ja foram respondidas,caso tenha uma duvida irei postar aqui novamente,desde já agradeço as respostas.Abraços.

    Ismah
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Felipe Stathopoulos

    O nome é um tanto óbvio: signal splitter... Basicamente 1 entrada com buffer e quantas saídas tu quiser... Já via alguns que tem saídas com impedâncias reguláveis, níveis de saída mesuráveis com voltímetros e blá blá blá... Muito recurso mais aplicável para indústria e laboratório...

    Alguns são vendidos como Y-Box também.

    http://efxpedais.com/loja/produtos/outros/buffer/
    https://www.jhspedals.com/products/bass-pedals/buffered-splitter/
    http://www.palmer-germany.com/mi/en/Splitters_Mergers.htm
    http://n-audio.net/products

    Teria que ver com os artesãos, se não tem mais gente que faz... Eu só lembro destes...

    Sua questão sobre o sinal se dividir com o cabo Y... Tem fundamentos, e merece preocupação sim... O sinal se divide, isso é fato. Bastaria aumentar o volume do último pedal ou da multiFX, e pronto... Porém a saída não pode fornecer corrente infinita, logo existe chance de queimar essa saída... Honestamente, split sem buffer, eu não acho tão interessante assim...
    Se for fazer, leia bem os manuais dos equipamentos, e veja a carga mínima aceita, a Zin de cada amp, e como irá ligar as cargas...

    Wade
    Membro Novato
    # abr/18 · Editado por: Wade
    · votar


    toco em colegios
    amplificadores,baixo e guitarra,tem a mesma potencia,50 watts

    Uma ponta do cabo na guitarra e a outra no amp de guitarra.
    Uma ponta de outro cabo no baixo e a outra ponta desse cabo no amp de baixo.
    Bateria faz barulho sozinha.
    Voz vai numa caixa separada, das que o colégio com certeza vai ter. Qualquer escola tem uma caixa de som.

    Pronto. Toque seus roque e conquiste o mundo!

    Se você for tocar em um lugar que precise mais do que isso, é porque o lugar é grande/importante o suficiente pra ter uma aparelhagem adequada e um técnico de som que é pago justamente pra se preocupar com tudo quanto é ligação. Você só toca, bebe e pega as cocotinha no final do show.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # abr/18
    · votar


    Ismah

    Boa Ismah, valeu! Vou ver se arrumo esse buffer da EFX.

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Futebol234
    ,o que faço é colocar meu amplificador no fundo á direita do baterista,coloco o baixo á esquerda do baterista,e o microfone em uma caixa de som,esse método esta correto ou devo fazer algo diferente
    se está saindo algo agradavel esta correto

    Não precisa microfonar nada, talvez o proximo caminho aumentando a tralha seja ter um mini P.A. com uma mesinha de us 6 8 canais, com efeito interno e duas caixas amplificada pra empurrar a voz pra fernte, ou uma de frente e outra de retorno, ou ate duas novas pra frente e essa que voces já tem como retorno tem banda que as vezes nesse mini pa.a microfona o bumbo da batera

    Se você sonha em microfonar a guitarra, ai vai ter que jogar tudo pra frente em um p.a. maior

    Claro que depende da qualidade das caixas não adianta microfonar tudo e as caixas ficarem peidando o show inteiro
    Oi subir todos os volumes e o som ficar insuportavel no ambiente


    Felipe Stathopoulos
    Porém, como estarei na única guitarra, gostaria de testar o som de minha pedaleira em dois amplis diferentes ao mesmo tempo, aproveitando que os dois amplis que tenho à disposição são bem distintos em termos de timbre
    Alguém já testou tocar assim? Sabe se "melhora" o som, em geral?
    Liga também um radio AM, uma caixa de abelha, e um radio amador um megafone ... junta tudo e depois de perder o tempo do ensaio tentando regular joga tudo pela janela

    O que eu usaria e uns amigos meus guitarristas doidos por amplis tentariam talvez usar seria um pedal A/B para timbrar os amplis diferentes com o estilo da música, eu tive uma banda de rock onde o repertório variava de kiss, deep purple, creedence, ac/dc.... Então eram timbragens diferentes onde talvez seriam interessante amplis com propostas diferentes

    Ismah
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    fernando tecladista

    Já inventaram simulação pra fazer isso, não sei se te avisaram... rs

    Futebol234
    Ambos amplificadores,baixo e guitarra,tem a mesma potencia,50 watts
    O amp de baixo tem que ter, no mínimo 150% à mais de potência que o de guitarra.

    Não sei 150% a mais, mas tranquilamente se faz um show com 50 W na guitarra, e 200 W para o baixo, talvez 300 W...
    E para guitarra 2x12" é mais que o suficiente, quando para o baixo eu optaria por 4x10" ao menos.
    Usar 1x15" é uma opção para baixo, no entanto a tendência é haver um reforço de médio-grave que pessoalmente, não me agrada nenhum pouco - ainda mais destacado a uma certa distância do amp...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como ligar a guitarra em varias caixas?