Duvida Harmonia (Avançada)

    Autor Mensagem
    josecelso
    Veterano
    # fev/18


    Olá amigos, tenho uma dúvida sobre harmonia (substituição de acordes), será que alguém pode me ajudar ?

    Sei que acordes com quinta aumentada podem substituir um acorde dominante.

    Exemplo: E7 pode ser substituido por E5+

    E também é fato que Ab5+ pode entrar no lugar de E5+ (inversão)

    Agora, será que é possível substituir E7 por Fm7+

    Tenho essa dúvida pois o Fm7+ "contém" o acorde de Ab5+

    Então seria possível a cadência:

    Fm7+ -> Am

    Como uma resolução tonal ?

    Alguém sabe dizer, ou indicar algum material que ajude nessa dúvida ? =)

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    Exemplo: E7 pode ser substituido por E5+

    bonitinho fica, mas não substitui, o charme do x7 é o trítono que causa a tenção que relaxa no próximo acorde
    o tritono nesse E7 está nas notas Sol# e Re que depois relaxa ou fechando ou abrindo esse intervalo geralmente
    de Sol# e Re para La e Do# no la maior

    LeandroP
    Moderador
    # fev/18
    · votar


    josecelso

    É bem comum substituir acordes devido a semelhança na formação. Nesse caso de acordes aumentados eles substituem um ao outro porque são simétricos, e se repetem a cada 2 tons.

    Eu gosto de utilizar acordes do tipo aumentado pra finalizar, por exemplo, um turnaround.

    josecelso
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    bonitinho fica, mas não substitui Saudações Fernando, obrigado pela sua resposta.

    Essa informação de que a tríade (5+) pode substituir um dominante eu obtive da wikipédia, pesquisando em inglês tem algumas outras fontes que dizem a mesma coisa.

    Texto original da wiki:

    "The augmented triad on the fifth scale degree may be used as a substitute dominant, and may also be considered as ♭III+,[7] for example in C: V+ = G-B-D♯, ♭III+ = E♭-G-B♮, and since in every key: D♯ = E♭."

    link fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Chord_substitution

    Eu sei que a tríade aumentada não possui trítono, mas ela é tensa sem dúvida devido a interação entre as três notas, é um acorde considerado ambíguo tonalmente pois pode resolver de várias formas diferentes, mas até onde pude pesquisar pode sim substituir o dominante primário sim.

    Agora minha dúvida original permanece... poderia o Fm7+ substituir Ab5+ ?...

    Não encontrei nada sobre isso especificamente.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/18
    · votar


    josecelso

    Seriam relativos um do outro. Dentro deste contexto, eu diria que sim.

    josecelso
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    É bem comum substituir acordes devido a semelhança na formação. Nesse caso de acordes aumentados eles substituem um ao outro porque são simétricos, e se repetem a cada 2 tons.

    Eu gosto de utilizar acordes do tipo aumentado pra finalizar, por exemplo, um turnaround.


    Oi Leandro, obrigado por responder.

    No caso você utiliza os acordes aumentados para finalizar turnaround mas eles tem função de dominante nessa finalização ? Ou está utilizando eles com outra função ?

    Compreendo que podemos utilizar as inversões de acordes aumentados para substituir, como C+ E+ Ab+

    Mas minha dúvida original permanece, poderia Fm5+ substituir um E+ dominante ?

    ou seja:

    Fm7+ A

    no lugar de

    E5+ A

    josecelso
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    Seriam relativos um do outro. Dentro deste contexto, eu diria que sim.

    Ok... vou tentar avaliar pelo som...

    LeandroP
    Moderador
    # fev/18 · Editado por: LeandroP
    · votar


    josecelso
    No caso você utiliza os acordes aumentados para finalizar turnaround mas eles tem função de dominante nessa finalização ? Ou está utilizando eles com outra função ?


    Dependendo da circunstância, eu uso o próprio dominante, e pra prolongar a sua duração eu aumento a quinta deste dominante. Aquele acorde que você deixa soar.

    Ouça o acorde tocado entre os 3 e 4 segundos desta música:
    https://www.youtube.com/watch?v=tTDtSF1bKPY

    Trata-se de um Mi aumentado, na tonalidade maior de Lá. O Mi é o dominante, no entanto ele optou por utilizar o acorde aumentado em vez de um simples E7. Esta quinta aumentada no acorde do Vº grau fica um semitom abaixo da terça maior do acorde do Iº grau, o Lá maior. A sonoridade é muito legal. Eu considero dominante porque é um movimento do Vº pro Iº grau, mesmo não tendo o trítono.

    Por semelhança, em vez de tocar um E(#5) - A, você pode experimentar um Am(7M) - A.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/18
    · votar


    josecelso

    Veja outro exemplo em que o acorde Vº grau é aumentado:

    Note entre 1'22" e 1'28" o acorde aumentado aparece pra prolongar o tempo do dominante: G7 - G7(#5).

    https://www.youtube.com/watch?v=_SpCtnEP9Us

    tenorleggiero
    Membro Novato
    # nov/19 · Editado por: tenorleggiero
    · votar


    Também tenho uma dúvida sobre harmonia,mas no meu caso é sobre nomenclatura: quando falamos sobre "compor uma música em harmonia de quintas", estamos nos referindo a compor uma música onde o acorde do quinto grau do campo harmônico é "martelado"(repetido inúmeras vezes ao decorrer da música)?
    Por exemplo,se eu quiser compor uma música na tonalidade de dó maior que tenha harmonia de quintas,significa que o acorde predominantes da música será o acorde de sol maior?

    No caso de uma música em dó maior com harmonia de nonas,significa que o acorde predominante será o de ré menor?

    Levenetz
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    Então seria possível a cadência:

    Fm7+ -> Am

    Como uma resolução tonal ?


    bem, vou destrinchar aqui na minha otica,

    F menor com setima maior?

    quando vejo isso me vem o Sexto Grau da Menor Harmonica, com a terca modificada para simular o efeito da propria dominante em si.

    se esse MI é E7(b9 b13), vualá. eis a origem do seu acorde

    LeBron James
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    Aproveitando esse tópico, vou postar aqui minha dúvida.

    Estou voltando (mais uma vez) a estudar harmonia. Dessa vez estou tentando analisar musicas que gosto, pra pegar o jeito e desempacar de vez desse negócio :D

    A música é um chorinho do Waldir Azevedo, "Pedacinho do Céu", em G maior. Digitalizei as páginas para facilitar aos amigos que forem corrigir essa cag... tentativa de análise.

    https://drive.google.com/open?id=1PDZMZt8cB-dytEgcKvq2h0_ymBgqQLwi

    LeBron James
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    Up

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    josecelso
    Pode ser que te ajude este artigo!
    https://michaelmachado.com.br/rearmonizacao-acordes-ocultos/

    guitar_joker
    Membro Novato
    # fev/20
    · votar


    vale as seguintes observações:
    ° nomenclatura: quando escrevo Fm7+ [isto pode ser interpretado como acorde menor com sétima maior] > o correto para acordes aumentados é utilizar um + ao lado do nome do acorde [F+];
    ° há necessidade de pensar em TRÍADES e TÉTRADES; temos tríades aumentadas e tétrades aumentadas, sendo que para tríades teremos como possível a formação 1 3 #5 [os graus] e para tétrades surgirá 1 3 #5 7 e 1 3 #5 7M [conforme a escala utilizada];
    ° acorde DOMINANTE por definição tem trítono e resolve no 4º grau deste; mas há acordes dominantes que resolvem fazendo outros caminhos, daí sendo chamados de DOMINANTES SUBSTITUTOS;
    °os acordes podem ser um VAMP sobre o qual se vai improvisar; mas, no mais das vezes, existem como parte de um campo harmônico, e isto fará toda diferença em sua construção e utilização.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/20
    · votar


    LeBron James

    Tentei acessar, mas:
    You need permission

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida Harmonia (Avançada)