Notificações Amigos pendentes

Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Duvida Harmonia (Avançada)

Autor Mensagem
      josecelso
      Veterano
      # 10/fev/18 21:49

Olá amigos, tenho uma dúvida sobre harmonia (substituição de acordes), será que alguém pode me ajudar ?

Sei que acordes com quinta aumentada podem substituir um acorde dominante.

Exemplo: E7 pode ser substituido por E5+

E também é fato que Ab5+ pode entrar no lugar de E5+ (inversão)

Agora, será que é possível substituir E7 por Fm7+

Tenho essa dúvida pois o Fm7+ "contém" o acorde de Ab5+

Então seria possível a cadência:

Fm7+ -> Am

Como uma resolução tonal ?

Alguém sabe dizer, ou indicar algum material que ajude nessa dúvida ? =)

fernando tecladista
      Veterano
      # 10/fev/18 22:13
      · votar

Exemplo: E7 pode ser substituido por E5+

bonitinho fica, mas não substitui, o charme do x7 é o trítono que causa a tenção que relaxa no próximo acorde
      o tritono nesse E7 está nas notas Sol# e Re que depois relaxa ou fechando ou abrindo esse intervalo geralmente
      de Sol# e Re para La e Do# no la maior

LeandroP
      Moderador
      # 11/fev/18 01:38
      · votar

josecelso

É bem comum substituir acordes devido a semelhança na formação. Nesse caso de acordes aumentados eles substituem um ao outro porque são simétricos, e se repetem a cada 2 tons.

Eu gosto de utilizar acordes do tipo aumentado pra finalizar, por exemplo, um turnaround.

josecelso
      Veterano
      # 13/fev/18 10:12
      · votar

bonitinho fica, mas não substitui Saudações Fernando, obrigado pela sua resposta.

Essa informação de que a tríade (5+) pode substituir um dominante eu obtive da wikipédia, pesquisando em inglês tem algumas outras fontes que dizem a mesma coisa.

Texto original da wiki:

"The augmented triad on the fifth scale degree may be used as a substitute dominant, and may also be considered as ♭III+,[7] for example in C: V+ = G-B-D♯, ♭III+ = E♭-G-B♮, and since in every key: D♯ = E♭."

link fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Chord_substitution

Eu sei que a tríade aumentada não possui trítono, mas ela é tensa sem dúvida devido a interação entre as três notas, é um acorde considerado ambíguo tonalmente pois pode resolver de várias formas diferentes, mas até onde pude pesquisar pode sim substituir o dominante primário sim.

Agora minha dúvida original permanece... poderia o Fm7+ substituir Ab5+ ?...

Não encontrei nada sobre isso especificamente.

LeandroP
      Moderador
      # 13/fev/18 12:06
      · votar

josecelso

Seriam relativos um do outro. Dentro deste contexto, eu diria que sim.

josecelso
      Veterano
      # 13/fev/18 18:08
      · votar

É bem comum substituir acordes devido a semelhança na formação. Nesse caso de acordes aumentados eles substituem um ao outro porque são simétricos, e se repetem a cada 2 tons.

Eu gosto de utilizar acordes do tipo aumentado pra finalizar, por exemplo, um turnaround.

Oi Leandro, obrigado por responder.

No caso você utiliza os acordes aumentados para finalizar turnaround mas eles tem função de dominante nessa finalização ? Ou está utilizando eles com outra função ?

Compreendo que podemos utilizar as inversões de acordes aumentados para substituir, como C+ E+ Ab+

Mas minha dúvida original permanece, poderia Fm5+ substituir um E+ dominante ?

ou seja:

Fm7+ A

no lugar de

E5+ A

josecelso
      Veterano
      # 13/fev/18 18:09
      · votar

Seriam relativos um do outro. Dentro deste contexto, eu diria que sim.

Ok... vou tentar avaliar pelo som...

LeandroP
      Moderador
      # 13/fev/18 21:46 · Editado por: LeandroP
      · votar

josecelso
      No caso você utiliza os acordes aumentados para finalizar turnaround mas eles tem função de dominante nessa finalização ? Ou está utilizando eles com outra função ?

Dependendo da circunstância, eu uso o próprio dominante, e pra prolongar a sua duração eu aumento a quinta deste dominante. Aquele acorde que você deixa soar.

Ouça o acorde tocado entre os 3 e 4 segundos desta música:
      https://www.youtube.com/watch?v=tTDtSF1bKPY

Trata-se de um Mi aumentado, na tonalidade maior de Lá. O Mi é o dominante, no entanto ele optou por utilizar o acorde aumentado em vez de um simples E7. Esta quinta aumentada no acorde do Vº grau fica um semitom abaixo da terça maior do acorde do Iº grau, o Lá maior. A sonoridade é muito legal. Eu considero dominante porque é um movimento do Vº pro Iº grau, mesmo não tendo o trítono.

Por semelhança, em vez de tocar um E(#5) - A, você pode experimentar um Am(7M) - A.

LeandroP
      Moderador
      # 14/fev/18 13:29
      · votar

josecelso

Veja outro exemplo em que o acorde Vº grau é aumentado:

Note entre 1'22" e 1'28" o acorde aumentado aparece pra prolongar o tempo do dominante: G7 - G7(#5).

https://www.youtube.com/watch?v=_SpCtnEP9Us

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Duvida Harmonia (Avançada)

305.760 tópicos 7.895.637 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2018 Studio Sol Comunicação Digital