Uso de softwares para a aprendizagem

    Autor Mensagem
    caeliphera
    Membro Novato
    # fev/18 · Editado por: caeliphera


    Estou estudando música sozinha em casa. Essa semana descobri um software chamado MuseScore 2, onde posso transcrever partituras e ouvi-las com o andamento que eu quiser, e com o instrumento que eu quiser.

    Até então, eu tava tocando o que tá na pauta e descobrindo como são as músicas (porque não sei prever as notas), e colocando toda uma dedicação pra transcrever as partituras dos estudos do método pro meu caderno, usando lapiseira, régua, e aí tocando com o metrônomo bem lento, depois aumentando alguns bpm, e sentindo os andamentos e tal...

    Usar esse software como apoio vai reduzir muito do meu esforço, sendo um caminho mais fácil... minha dúvida é: esse atalho pode deixar meu aprendizado menos intenso, ou facilitar as coisas pro ouvido é bom?

    (Na minha opinião, quase todo aprendizado é intensificado quando se tem menos recursos pra facilitar... mas, 1- minha opinião pode estar errada, 2- música lida com o ouvido, o que deve fazer uma diferença enorme, e 3- quase todo não é todo...)

    LeandroP
    Moderador
    # fev/18
    · votar


    caeliphera

    Você está certa em explorar os recursos que possui para o aprendizado.

    Ismah
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    Seu aprendizado em que? Piano? Leitura de partitura a primeira vista?

    renatocaster
    Moderador
    # fev/18
    · votar


    caeliphera

    Usar esse software como apoio vai reduzir muito do meu esforço, sendo um caminho mais fácil... minha dúvida é: esse atalho pode deixar meu aprendizado menos intenso, ou facilitar as coisas pro ouvido é bom?

    Eu acho que com o tempo vc mesmo vai descobrir se precisa de mais intensidade ou não nos estudos, independente do método ou ferramenta que esteja utilizando. Pode chegar um momento que essa ferramenta não mais seja suficiente, e que vc precise buscar outros recursos.