Radiohead processa Lana Del Rey por plágio de 'Creep'

Autor Mensagem
renatocaster
Moderador
# jan/18


Mais um daqueles casos de plágio entre famosos...

"Get Free", música da cantora americana, está no disco 'Lust for life', do ano passado. Ela nega ter se inspirado na banda britânica.

O Radiohead está processando Lana Del Rey por plágio. A banda britânica alega que "Get Free", de 2017, tem trecho que é um plágio de "Creep", de 1993.

"Mesmo que minha música não tenha sido inspirada por 'Creep', o Radiohead sente que tenha sido e quer 100% dos direitos autorais. Eu ofereci até 40, nos últimos meses, mas eles só aceitam 100. Os advogados deles foram implacáveis, então vamos lidar com isso no tribunal", disse a cantora americana em seu Twitter.

Fonte: https://g1.globo.com/pop-arte/musica/noticia/radiohead-processa-lana-d el-rey-por-plagio-de-creep.ghtml

Comparem e tirem suas conclusões:

Lana Del Rey - Get Free: https://youtu.be/yzP4kQhlPBY
Radiohead - Creep https://youtu.be/XFkzRNyygfk

entamoeba
Membro Novato
# jan/18
· votar


Ela nunca ouviu Creep e nem sabe o que é Radiohead. A explicação é que os astros estavam alinhados da mesma maneira nas ocasiões das composições de ambas as músicas.

ejames
Membro Novato
# jan/18 · Editado por: ejames
· votar


Por sua vez, o Radiohead já foi processado por causa da mesma música.



renatocaster
Moderador
# jan/18 · Editado por: renatocaster
· votar


E cá pra nós...se isso não é plágio, eu não sei mais o que é então. Tá muito na cara!

ejames

Por sua vez, o Radiohead já foi processado por causa da mesma música.

Putz! Uma verdadeira suruba "plagiônica", hehehe!

JJJ
Veterano
# jan/18 · Editado por: JJJ
· votar


Isso vai ser cada vez mais comum... é difícil criar algo que não tenha nada de parecido nas décadas e décadas de músicas gravadas.

Ainda mais com uma harmonia basiquinha dessas...

Se for assim, todo blues I, IV, V é plágio de um qualquer de 1940...

Wade
Membro Novato
# jan/18
· votar


Aquele mesmo caso de harmonia igual. Mas o que configura plágio é melodia.

Na moral, se fosse algo bem complexo e específico, ok. Mas é um G B C Cm. Em mais de meio século de música pop, é meio ingenuidade achar que pelo menos dois compositores não vão chegar à mesma sequência e querer alegar propriedade sobre isso.

"Ah, mas até o ritmo é parecido."

Mas é a batida da música que os dois, LDR e Radiohead, fazem: pop rock xoxo pra gente depressiva. Não tem muito pra onde correr.

Del-Rei
Veterano
# jan/18 · Editado por: Del-Rei
· votar


Vixe.... Esse lance de plágio é complicado.

Um tempo atrás descobri que a melodia de "Um lugar ao sol" do CB Jr. (2001) é MUITO igual a de uma música chamada "Crush Us All" do Seaweed (1995).





Um aceno de longe!!!

renatocaster
Moderador
# jan/18
· votar


Eu sei lá...para mim tá soando tudo muito igual...harmonia, melodia, batida...

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jan/18
· votar


Essa música do The Hollies é famosa. Já tinhas escutado diversas vezes.

Não acho que tenha nada a ver com Creep...

Já a música da cidadã aí acho MUUUUUUUITO parecida com Creep. Pode até não ser plágio, porque como disseram acima é uma progressão canônica.

Até um tosquera como eu faz uma música em 20 minutos em cima dessa sequencinha G B C Cm. Aliás eu mudaria a afinação e faria um powta Doom Metal, rsrsrs...

Mas que parece sacanagem parece...

E o que parece também é que o Radiohead andou tomando tanta traulitada que aprendeu o caminho das pedras e tá processando todo mundo.

E que pra evitar serem acusados de plágio eles andam fazendo música que ninguém entende, assim não tem como ser copiados... :)

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jan/18
· votar


Del-Rei

Caraca, copiaram o riff na caruda kkkkkkk...

Foda...

xmarhunterx
Membro Novato
# jan/18
· votar


Pra mim o radiohead não tem mais oque fazer e tá enchendo o saco. Imaginem se todo mundo for processado por fazer músicas parecidas?
Plágio não é quando a pessoa "copia" a música na cara dura?

xmarhunterx
Membro Novato
# jan/18
· votar


Felipe Stathopoulos
E que pra evitar serem acusados de plágio eles andam fazendo música que ninguém entende, assim não tem como ser copiados... :)


Comentário bem maldoso. Depois dessa você não vai mais pro céu kkkk

Ningen
Veterano
# jan/18
· votar


Pra mim... nenhum caso é plágio... achei bem diferentes... sic

renatocaster
Moderador
# jan/18
· votar


Felipe Stathopoulos

Já a música da cidadã aí acho MUUUUUUUITO parecida com Creep. Pode até não ser plágio, porque como disseram acima é uma progressão canônica.

Pois é, eu também fiquei com a mesma impressão. Tudo bem, sabemos das progressões manjadas, das melodias manjadas, das batidas manjadas. Isso não é novidade, é como no rock, existem riffs e licks de guitarra manjadíssimos, os caras basicamente mudam a tonalidade ou a afinação da guitarra. Tu ouve bandas diferentes, de épocas diferentes, de estilos diferentes, mas esses elementos manjados estão lá.

Mas tipo, ouvir duas músicas de artistas diferentes que soam iguais em PRATICAMENTE TUDO, não acho que seja tão normal assim. O ouvido denuncia logo, por isso acho que são coisas distintas. Existe o caso em que as melodias podem soar iguais acidentalmente, e existe a CÓPIA. Nesse caso aí da LDR, eu acho que foi cópia na cara dura mesmo, sinceramente.

Pé de chinelo
Veterano
# jan/18 · Editado por: Pé de chinelo
· votar


Esse negócio de direito autoral as vezes é muito louco, doo cara ter direito de propriedade sobre uma determinada melodia. Acho que isso deveria se aplicar à música como um todo, arranjo, instrumentação, mixagem, estrutura etc, ou então a um trecho maior da melodia, senão daqui a pouco vc faz um lick com 3 notas igual ao que alguém já fez e vai ser acusado de cópia

No caso dessa música, alguns pontos da melodia lembram mesmo, mas só esse aspecto não é suficiente pra mim pra que se caracterize plagio, a letra, estrutura e arranjo tem várias diferenças, a melodia não é igual o tempo todo também.

renatocaster
Moderador
# jan/18
· votar


Pé de chinelo

No caso dessa música, alguns pontos da melodia lembram mesmo, mas só esse aspecto não é suficiente pra mim pra que se caracterize plagio, a letra, estrutura e arranjo

Acho que o ponto principal é a melodia. A música "Creep" tem uma melodia marcante e conhecida, não importa se é simples ou complexa. Vc ouve essa música da Lana Del Rey e ela remete automaticamente a "Creep". Não tem como, eu pelo menos não consigo deixar de associar, hehehe.

Eu não sei bem quais são as regras que caracterizam um plágio, mas acho que não precisa ser a música inteira. A letra muito menos, acho que não tem como nem avaliar a letra nesse caso, sempre vai ser diferente. Até pq, copiar a letra também é a pessoa ser mais do que cara de pau.

Pé de chinelo
Veterano
# jan/18
· votar


renatocaster

É um tema muito polêmico e nunca vai haver consenso, tem diversos casos de músicas parecidas na história, esse não foi o primeiro nem será o último.

renatocaster
Moderador
# jan/18
· votar


Pé de chinelo

Totalmente polêmico, com certeza. E também deve ser aquele tipo de coisa que se arrasta por um bom tempo.

Mas o fato agora é que vão levar a questão ao tribunal, e como funciona isso? Quem analisa se é plágio ou não, um juiz "leigo"? Quais são os critérios de análise? Imagino que exista um tribunal específico para esse tipo de causa.

xmarhunterx
Membro Novato
# jan/18
· votar


Na play store tem um app interessantíssimo que te mostra centenas de progressões de acordes em modo maior e menor e em várias tonalidades. Se disponibilizam isso, quer dizer que usar uma progressão de acordes igual não é plágio.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jan/18
· votar


Del-Rei
Eu tinha me ligado nisso também huahuahuahua. Certeza que era influencia deles e da galerinha "descolada" da MTV. lembro que em 99 quando eles tocaram estava aquele babaca do Rafael que era VJ olhando feio pra todo mundo.

O Pavement pode processar 1/3 das bandinhas indies por ai.

renatocaster
Moderador
# jan/18
· votar


xmarhunterx

Mas aí vc tá dizendo que o caracteriza um plágio é simplesmente o fato de ter usado uma progressão de acordes igual. Para dizer que é plágio isso basta? Acho que não...

Del-Rei
Veterano
# jan/18
· votar


Acho que se não houvesse plágio musical, boa parte das musicas que conhecemos hoje não existiria.... rsrs...

Inspiração descarada da melodia de Whole Lotta Love, do Led Zeppelin, rs:




Um aceno de longe!!!

Releed
Veterano
# jan/18
· votar


Quem analisa se é plágio ou não, um juiz "leigo"? Quais são os critérios de análise? Imagino que exista um tribunal específico para esse tipo de causa.

A palavra final será dada pelo juiz. Mas com certeza ele nomeará um perito especializado para embasar sua sentença.

metal_ofender
Membro Novato
# jan/18
· votar


Del-Rei

Tem um tópico falando sobre o Led Zeppelin já, na verdade não é plagio, eles roubaram as canções mesmo.

São mais de 30.

Realmente LDR plagiou, até a forma que é tocada ta igual, não é só a progressão.

Sobre o do Charlie Brown Jr acho que está mais pra inspiração do que plágio.

Lelo Mig
Membro
# jan/18 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Muito similar...remete diretamente, lembra muito, mas tecnicamente não é um plágio.

A briga judicial vai ficar no campo da intenção e vai vencer quem bancar o melhor corpo de advogados.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jan/18
· votar


xmarhunterx

Comentário bem maldoso. Depois dessa você não vai mais pro céu kkkk

Kkkkkkkk... Mas falando sério, os últimos trampos do Radiohead são de doer... Pode ser harmonicamente fodástico, ritmicamente sensacional, inspiracionalmente animal, culturalmente vanguardista, etc...

Mas vai você tentar ouvir um CD inteiro deles sem dar dor no ouvido...

PS: sou fã pra caralho da banda. Mas sou mais fã da minha sanidade auditiva, musical e mental...

gpeddino
Veterano
# jan/18 · Editado por: gpeddino
· votar


Considerando que "Creep" é propriedade da Warner Music, hoje dona da antiga gravadora deles (a Parlophone), eu apostaria que foi ela que começou o litígio. Se tem alguém querendo faturar nessa história, imagino que seja a Warner.

Além do mais, duvido muito que a banda iria fazer uma acusação como essa, considerando que Creep já foi parte de um litígio quando foi lançada (e a banda perdeu, aliás). Sem contar que eles já deixaram essa fase pra trás e hoje fazem um som BEM diferente (eu particularmente gosto). Não me surpreendo se eles nem estiverem sabendo do processo.

Plágio ou não? A harmonia das duas músicas é idêntica (só muda a tonalidade, "Get Free" é uma terça menor acima) com exceção do refrão. A melodia é bem semelhante em muitos momentos, e o arranjo também tem uma estrutura parecida. Eu diria que a acusação é válida sim.

xmarhunterx
Membro Novato
# jan/18 · Editado por: xmarhunterx
· votar


Lelo Mig
É isso que eu estou tentando falar. Provar que uma música foi plagiada mesmo é bem difícil, já que isso depende de quem ouve as músicas pra alguns foi plágio, pra outros não, ninguém entra em consenso, e ainda por cima tens que os fanboys, com certeza os fãs da LDR vão defender ela. Ouvi bem a música e parece ser plágio. Mas eu acho que a maioria das acusações de plágio são mero equivoco.

entamoeba
Membro Novato
# jan/18
· votar


A Lana vai ter que vender o Del Rey para indenizar os cabeça de rádio.

renatocaster
Moderador
# jan/18
· votar


entamoeba

A Lana vai ter que vender o Del Rey para indenizar os cabeça de rádio.

Se for um Del Rey Ghia vale à pena.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Radiohead processa Lana Del Rey por plágio de 'Creep'