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      Nova exigência dos Correios (Nota Fiscal ou Declaração de Conteúdo) e o Mercado Livre

      Autor Mensagem
      Felipe Stathopoulos
      Membro Novato
      # 08/jan/18 19:19
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      ogner

      Pq, cara?? Acha muito burocratico???


      Pq boa parte do e-commerce é feito entre pessoas físicas, que não possuem empresa, CNPJ, etc. Essas pessoas poderão ser enquadradas pela Receita, PF, MPF, etc. por sonegação (evitar que o Estado te roube). Logo, irão preferir outro meios para negociar, como por exemplo mandar por caminhoneiro, sei lá, alguma outra forma.

      Del-Rei

      Bem, tecnicamente falando os Correios já estão quebrados. Uma empresa que só dá prejuízo a, sei lá, cinco anos, já está quebrada...

      Mas como a necessidade é a mãe da invenção jajá surge alguma solução pra burlar os Correios e as grandes transportadoras, que são obrigadas a exigir nota fiscal até de guitarra véia vinda da China via Paraguai.

      Aliás, se eu tivesse grana eu montava um "Uber" de entregas, só pra ver a cara de tacho dos Correios, do Estado e seus acólitos, rsrsrs...

      Se é que já não existe...

      jorget
      Membro Novato
      # 08/jan/18 19:43 · Editado por: jorget
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      Del-Rei
      "Em tese, a nova exigência visa verificar com mais eficiência o recolhimento de tributos.."

      Pois é: o governo faminto por impostos depois que o Temer torrou 60bi do dinheiro do povo pra comprar votos dos deputados contra seu impeachment. E vem aí mais impostos e tirar direitos do povo com a Previdência, aguarde.

      "Então dei uma pesquisada na internet e percebi que ninguém preenche esse campo de valor DC, permanecendo em branco mesmo.."

      Só tem uma utilidade: caso queira pagar seguro. Pra Receita Estadual (ICMS) só paga quem emitir NF que não é seu caso. É claro que se eu enviar 500 camisetas pra alguém pelo correio, fica claro que é venda comercial (comerciante e não particular) e a RE numa batida retém pra averiguação. Mas um produto só, não, nem perdem tempo. Há um limite de R$ 80mil/ano de vendas sem pagar impostos, ou R$7mil/mes, valendo pra anônimo ou MEI, micro-emprendedor-individual que pode se cadastrar e pagar pequenos impostos e ter CNPJ. Nas averiguações, muitas vezes deixam passar muita mercadoria (atacado) e aproveitam pra fazer visita ao remetente, esse é o perigo.

      "Minha dúvida é se em algum momento terei que recolher ICMS...."

      A única forma de pagar ICMS é via NF e cadastrado na Junta Comercial do seu Estado, além de ter Inscrição e CNPJ. O que significa ter firma.

      "Agora os bandidos que roubarem encomendas dos correios poderão até fazer uma triagem dos produtos que desejarem..."

      Isso não muda nada, pois os Correios sempre foram roubados, isso há décadas, daí a se negarem a irem a bairros perigosos. Quando roubam uma perua/van, levam o estoque todo e depois verificam, não ao contrário.

      "E os Sex Shops vão falir... rsrs... Acho que pouca gente irá ter coragem de comprar produtos de "saliência" pela internet agora, já que todos saberão o que tem dentro...."

      Há sempre opção de pôr na descrição do produto, só a marca e seu código, tal qual se faz na NF. Alias, o DC e NF vai FECHADA, dobrada com adesivo, nunca aberta pra se ler em público.

      Felipe Stathopoulos
      "Se essa moda pegar, os Correios irão quebrar de vez. As pessoas vão passar a mandar encomendas por outros meios, e o único serviço deles que ainda dá lucro vai perder pra concorrência."

      Os correios já estão quebrados, falidos pelas dividas que tem com os empregados, pelo Postalis falido, da previdencia dos funcionários onde o Lula desviou via diretores nomeados bilhões pra Venezuela e Cuba e nunca mais voltou esse dinheiro (além da falência do Petros, Previ, etc) e ate agora ninguém foi preso. Mas lembre-se que os Correios é semi-privado-público, uma estatal e já se pensa em privatizar e depois abrir mercado pras estrangeiras (Fedex, UPS, DHL, etc), que só fazem entregas restritas.

      Del-Rei
      Veterano
      # 08/jan/18 19:47 · Editado por: Del-Rei
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      Felipe Stathopoulos
      Uber já fez um lance de delivery, mas não sei se vingou.
      De toda forma, torço pra que haja concorrência o quanto antes, pra melhorarem as opções. Mas não sei se isso vai rolar... Pelo menos, tão cedo, acho que não rola.

      jorget
      Verdade....


      Um aceno de longe!!!

      Ismah
      Veterano
      # 09/jan/18 00:20
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      Del-Rei
      Não sei ao certo como seria isso, e provavelmente um processo lento.

      Não, o extorno do ML para o comprador é rápido. Me deram prazo de 24 a 48hs caso minha última encomenda não chegasse. O vendedor deve ser a mesma coisa.

      Mesmo não sendo envio decorrente de venda pelo ML, creio que ainda dê pra fazer envio com seguro, pagando por ele. Mesmo quando não for envio de transação comercial.
      Uma coisa é a exigência de DC/NF, que tem fins fiscais. Outra é a contratação de seguro, pra resguardar o remetente em caso de extravio/roubo. Vejo como coisas diferentes. O valor da DC não necessariamente precisa ser o mesmo do declarado no seguro.

      Possível obviamente é. Talvez eles não sejam tão burros assim, e adquirir o seguro só seja viável com base no valor da NF/DC, da mesma maneira que o seguro nativo contra extravios. Ou seja, quer seguro é com base na NF/DC anexa, ou nada.

      Uber já fez um lance de delivery, mas não sei se vingou.

      Na prática a pergunta é delivery de quê do Uber? Comida rola, e até de " bicicreta ", sem falar que o serviço de bike courier, bikeboy e motoboy, devem ganhar bastante espaço, ao menos nos postais rápidos dentro das grands cidades...

      Del-Rei
      Veterano
      # 09/jan/18 00:55
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      Ismah
      Não, o extorno do ML para o comprador é rápido. Me deram prazo de 24 a 48hs caso minha última encomenda não chegasse. O vendedor deve ser a mesma coisa.

      Então melhorou bastante.... Eu já tive um problema com o ML sobre uma encomenda que não chegou, e o ML se limitou a fazer reclamação junto aos Correios e me repassar o prazo de resposta. Passou o prazo dos Correios, e nada. Então eu reclamei novamente no ML e eles fizeram uma segunda reclamação nos Correios.... Nesse prazo, o próprio vendedor resolveu me devolver o dinheiro e eu encerrei a reclamação. Não sei como ele se acertou com o ML depois. Mas isso foi em 2015.

      Esse foi o caso mais demorado que tive no ML sobre esse assunto.

      Já comentei aqui em algum lugar. Em agosto do ano passado mandei um produto via SEDEX pelos Correios, por fora do ML - por minha conta. O produto chegou MUITO depois do prazo.

      Em 04 de Setembro entrei com uma reclamação nos Correios pra indenização por atraso... Me deram prazo, mas cagaram, claro. Reclamei novamente, e me deram novo prazo... Igualmente ignorado... Fiz uma reclamação na Ouvidoria dos Correios... Completamente ignorado novamente (e o pior é que o prazo da Ouvidoria é de 30 dias, demorado pra cacete!). Então reclamei na Ouvidoria Geral da União, e foi aí que resolveu.

      Quando recebi o e-mail da indenização era 07 de dezembro.... Sobre uma reclamação iniciada em 04 de setembro. É surreal demais. Muita esculhambação.

      Sobre o Uber, aqui no RJ existe a categoria Uber Eats, que entrega comida. Mas nunca usei.

      Tem uma galera que usa o serviço do Uber pra fazer entrega. E já vi que é bem comum, até conversei sobre isso com motoristas já. Sem a burocracia do Estado (NF/DC) e muito mais rápido - claro, entregas geralmente dentro de uma distância razoável.... Se é confiável ou seguro, aí já não sei. Mas os Correios também não são 100% seguros, né....

      Um aceno de longe!!!

      Ismah
      Veterano
      # 09/jan/18 01:06
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      Realmente, muita coisa mudou, principalmente com a política do Mercado Envios! Muita coisa não compensava comprar on-line, porque o preço do frete já incluía a "caixa da embalagem" que custava 50 reais - pois o valor do frete, não era (e não é) comissionado para o ML...

      Eu ainda to esperando o Uber Eats aparecer em PoA pra ver qual é. Não dá para ganhar rios de dinheiro. Só que dando pra paçoca e coca-cola que como no treino, talvez algum pneu furado ou pequena manutenção que eu mesmo não consiga fazer, já me parece mais viável que ficar tirando do bolso pra treinar.
      Alguns lugares dos EUA e Europa, sei que a parada é bem comum... Principalmente, porque tem locais onde é proibido o tráfego de automotores, ou tráfego é muito congestionado (NY por exemplo). Porém de bike rola, porque dá pra cortar caminho, etc... A hype das bikes fixas, nasceu principalmente em San Francisco, Londres e Pais, entre os couriers... É uma bike que quase não dá manutenção, é leve, e funciona bastante bem nas circunstâncias que ali se apresentam...

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