Harmonia, Polifonia, Homofonia?

    Autor Mensagem
    Maycon xavier
    Membro Novato
    # jan/18 · Editado por: Maycon xavier


    Olá bom dia, então dei inicio ao estudo da Teoria Musical só que estou com uma dúvida...
    Entendi que harmonia são duas ou mais notas tocadas em conjunto simultaneamente, se eu tocar todas notas do acorde C simultaneamente foma a harmonia ok, Aprendi que homofonia é quando a melodia é acompanhada junto a acordes que dão forma a harmonia, e por fim Polifonia é quando 2 ou mais melodias são tocadas simultaneamente de forma organizada (claro kk) então se eu tenho uma flauta e um violão tocando uma melodia cada um, formam uma polifonia Ok.
    Agora oque eu quero saber se homofonia e polifonia são uma forma de harmonia ou são coisas distintas polifonia/homofonia não tem relação com o sentido de harmonia? Bom oque eu entendi é que se duas ou mais notas são tocadas em conjunto é harmonia, então como a polifonia existe se tem 2 melodias ou mais em conjunto é uma forma harmoniosa e o homofonia o mesmo.
    Bom não sei se é uma pergunta obvia ou não mas na dúvida e melhor perguntar, espero respostas agradeço quem entenda e possa me responder obrigado !!!

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    polifonia
    é somente o fato de uma música não ter todo mundo cantando a mesma nota ao mesmo tempo
    a polifonia se ouve em um coral, em uma dupla sertaneja, em um duo, dueto... cada pessoa ou parte do naipe, grupo, tipo de voz cantando uma nota diferente

    harmonia é como essas combinações se conduzem, se regem...
    ----------------------------------------

    embora se você usa softwares como VST, ou toca teclado você vai se deparar com o termo polifonia se referindo a quantidade de notas que um teclado ou VST reproduz ao mesmo tempo sem estourar o processamento
    ---------------------------------------
    homofonia nunca ouvi falar, procurei no google de curiosidade e apareceu o termo usado em outras áreas não na música

    e eu tocar todas notas do acorde C simultaneamente foma a harmonia ok
    na verdade você fez só tocar o acorde
    o desenvolvimento disso que de C vai pra G volta pra C depois vem um C7 e vai pro F... isso se chama harmonia

    makumbator
    Moderador
    # jan/18 · Editado por: makumbator
    · votar


    fernando tecladista
    Maycon xavier


    Música homofônica é aquela que se caracteriza pela presença clara de uma linha melódica principal e de acompanhamento (vozes secundárias). Boa parte da música popular é homofônica. Antigamente o termo também era usado para o que hoje se chama de monofonia (que é a música com apenas uma linha sonora ou várias em uníssono)

    Uma coisa importante de se diferenciar é o termo polifonia de quando se fala de vozes ou partes de um coral, de um acorde, de um naipe, etc... e música realmente polifônica (que é aquela caracterizada por contraponto e multiplicidade de vozes principais independentes (mas que se relacionam))

    Música polifônica obviamente é algo bem amplo. Pode ser uma fuga de Bach a uma peça tradicional de música do Gamelão.

    Synth-Men
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Putzs!

    Um coral pode ser homofônico. E dentro de um coral, uma pessoa (solista pode ser monofônico) em alguns momentos da música , porém o solista junto com o restante pode ser polifônico também. Eita!

    São as texturas musicais.

    Esse vídeo, complementa as duas explicações que foram dadas:



    Ken Himura
    Veterano
    # jan/18 · Editado por: Ken Himura
    · votar


    Maycon xavier
    Agora oque eu quero saber se homofonia e polifonia são uma forma de harmonia ou são coisas distintas
    Harmonia é o efeito de sons diversos acontecendo ao mesmo tempo.

    Polifonia, polirritmia, homofonia, homorritimia, bifonia, monofonia, heterofonia etc etc, são arquétipos de textura. Os campos da textura, do timbre e da densidade do som são dos que mais cresceram no século XX e, agora, com a música eletroacústica (em especial, o espectralismo), temos uma gama de arquétipos que transcendem estes mais tradicionais. Vale a pena dar uma olhada (e uma ouvida também).

    Maycon xavier
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    Eae galera muito obrigado por me responderem, caraca realmente resolvi minhas dúvidas e descobri coisas novas pra estudar (kkkk), mas muito obrigado muita sorte e som na caixa pra vcs!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Harmonia, Polifonia, Homofonia?