Como abaixar o som de intrumentos acusticos.

    Autor Mensagem
    xmarhunterx
    Membro Novato
    # dez/17


    Já ouvi dizer que alguns flautistas tocam dentro do carro com as.janelas fechadas pra não incomodar os vizinhos, mas e os violonistas como eles fazem? Colocam algo tapando aquele buraco no meio violão?

    xmarhunterx
    Membro Novato
    # dez/17 · Editado por: xmarhunterx
    · votar


    Redutor de ressonância (abafador) resolveria o caso?

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/17
    · votar


    xmarhunterx

    Abafadores reduzem bastante sim.

    De qualquer forma, com exceção de bateria, nenhum instrumento acustico produz um volume que não possa ser suportado. Dentro do horário permitido, quem reclama geralmente é gente chata.

    Passei a infância e adolescência vizinho de um violinista que estudava umas 6 horas por dia (hoje toca numa orquestra nos EUA).

    E, depois de adulto, fui vizinho de um Saxofonista que estudava todas as tardes.

    Nunca foram problema...

    JJJ
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Lelo Mig
    com exceção de bateria, nenhum instrumento acustico produz um volume que não possa ser suportado

    Já ouviu um pianão numa sala, Lelo? hehehe

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/17
    · votar


    JJJ

    Já ouvi sim.

    Não sei, acho que por viver numa casa onde se ouvia muita musica, ter vizinhos músicos... Instrumentos, mesmo treinando, fazendo estudos, nunca me incomodaram... pelo contrario.

    Engraçado, porque apesar de não ter musicos na familia (gerações anteriores, primos eu tenho), nasci e vivi numa rua onde:

    - a vizinha da esquina, muito amiga da minha irmã, tocava piano.

    - o vizinho de muro era violinista, hoje é musico profissional nos EUA.

    - o sr. da casa da frente tocava pandeiro e percussão num regional que chegou a gravar e ir em alguns programas de TV na minha infancia.

    - 3 casas acima, outro violinista, musico de igreja evangélica tradicional.

    - na casa da esquina um guitarrista, que era adolescente quando eu era criança e, que apesar de um gênio ruim do cão e sairmos na porrada algumas vezes, foi meu idolo por muito tempo.... acho que é até hj, apesar de eu não saber que fim levou. Tocava muito.


    Curioso, né?

    Ismah
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Bateria tem solução, as peles mudas somam muito nesse quesito, mas tem que tirar o escorpião do bolso, porque não dá pra ficar trocando de pele, logo precisa duas baterias...

    Talvez uma bateria de estudo

    xmarhunterx
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Mas bateria da pra treinar até em uma Tramontina®

    JJJ
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Lelo Mig

    Naquela época, tinha músico (ou pretendente a...) em todo canto mesmo!

    Comigo era assim também. Do meu lado, um baterista, com o qual comecei junto. No canto, um senhor, músico da OSB, que, depois de falecer, passou o ap pro hoje também finado Celso Blues Boy. No prédio da frente, o baixista da minha banda e mais outros.

    Onde fosse, tinha um músico...

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/17
    · votar


    JJJ

    "Onde fosse, tinha um músico..."

    "Tempo bão"... Hoje, onde for tem ladrão.

    JJJ
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Lelo Mig
    onde for tem ladrão.

    ou funkeiro...

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    geralmente instrumentos acústicos tenho algum recurso para abafar
    ou oficial ou na gambiarra

    piano tem um pedal que trava, esse pedal nos verticais desse um feltro entre o martelo e as cordas
    violino tem a surdina, um treco que se coloca no cavalete
    na boca do trompete também existe, ou é pra abafar ou para mudar a sonoridade


    resolve para estudar, mas a maioria muda e cortas as frequências
    não funciona igual em um teclado com volume baixo

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/17
    · votar


    fernando tecladista

    "geralmente instrumentos acústicos tenho algum recurso para abafar ou oficial ou na gambiarra"

    Sem contar a dinâmica natural, que em instrumentos acústicos é gigante e nos permite tocar muito baixo.

    Há um "limite natural" antes de começar a comprometer a técnica, mas não havendo outra alternativa, ainda permite muitos tipos de estudos.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Quando eu queria tocar bem baixinho mesmo, altas horas da madrugada e não incomodar ninguém, ao invés do violão, eu tocava com a guitarra desplugada.
    Hoje em dia, dá até vergonha o tanto que pego no violão ou na guitarra...

    Ismah
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    xmarhunterx
    Mas bateria da pra treinar até em uma Tramontina®

    Vai nessa! Rebote, dinâmica, técnicas específicas, etc...
    Bota um cara que só toca pra carvalho numa bateria eletrônica, numa bateria acústica pra ver se o cara toca duas vezes com mesma intensidade numa peça... E o cara pode ter a batera mais f... do mundo...

    Tocar bateria em tese é só bater, mas ninguém fala que em tese, é pra bater uma vez que nem a outra e isso é difícil de conseguir... Ninguém falar que tem de bater com uma intensidade no HH e com outra na SN...

    jorget
    Membro Novato
    # dez/17 · Editado por: jorget
    · votar


    Lelo Mig
    nenhum instrumento acustico produz um volume que não possa ser suportado
    Vá tocar corneta ou pistão de noite e verá a vizinhança chamando a polícia.

    fui vizinho de um Saxofonista que estudava todas as tardes. Nunca foram problema.
    Não foi porque voce gosta de música, mas peça isso pra um vizinho velho de idade ou uma mãe com criança em estudos...

    Ismah
    Bateria tem solução, as peles mudas somam muito nesse quesito
    Com todo respeito a bateristas, justamente os "recordistas" de reclamações, porque nunca mudam pra bateria eletrônica com fones, pelo menos nos treinos? Conheço muitos que preferem pegar "cana" que fazer isso, nunca entendi....

    xmarhunterx
    Redutor de ressonância (abafador) resolveria o caso?

    Não tem jeito: só com solução acústica, pois ate piano ou violão, se tocando todo dia, acaba se infernizando a vizinhança, nem tanto pelo volume mas por insistência psicológica (ouvir todo dia a mesma coisa: um piano tocar)

    Terá que gastar, não tem jeito, com forração acústica nas paredes (e se for apartamento, no piso e no teto/laje).

    Conheço gente que gasta mais de R$ 10mil num piano ou teclado e não é capaz de gastar R$ 2/3mil em forração. É claro que quanto maior o ambiente, maior o gasto, podendo passar de R$ 10mil, mas é melhor que pagar isso de indenização na justiça (ou o dobro) pro vizinho, fora advogado e risco de cadeia.

    E não adianta fazer como um amigo meu "mané" que forrou sua parede com caixa de ovos (cortiça) e acabou sendo processado via delegacia (inquérito) por perturbação do sossego à vizinhança (o barato saiu caro). Melhor investir bem e mandar um profissional (gesseiro) pôr divisórias de parede (drywall) espessas com enchimento dentro de 10cm de lã de rocha e mais janela e porta acústica. Sai caro mas te garante não ver nascer o Sol quadrado (rsrrsrsr) e economizar indenizações e brigas.


    Resumo: bom músico (não uma topeira), um educado, que não gosta de brigas/encrenca e polícia, é aquele que respeita os demais, faz o mínimo de barulho perto de vizinhança e detona/arrebenta o instrumento no palco.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como abaixar o som de intrumentos acusticos.