Essa harmonia tá quebrando minha cabeça

    Autor Mensagem
    pedrocarboni
    Membro Novato
    # dez/17


    Oi gente, tudo bem? tava sumido por um tempo, mas recentemente tava estudando uma harmona aqui de uma musica que eu tinha tirado, brincando de escrever a harmonia funcional dela. A musica chama Dolores Sierra, é do Nelson Gonçalves, música bem antiga, e tem uma harmonia bem jazz, a melodia é linda e encaixa perfeitamente com os acordes! Aqui estâo eles:
    [A]
    .Dmaj7|Ebdim|Em6| % | % |Bb13 A7(b13)|Dmaj7| % |
    .F#m7 | % |Em6| % |E7 | % | A7 |A13|
    .Dmaj7|Ebdim|Em6| % | % | % | F# | % |

    [B]
    .Gmaj7|Dbdim| D |D Db C| B |Em6| % | A7 |A13|
    .Gmaj7|Dbdim| D |D Db C| B |Em6|A7 |Dmaj7|A7 |

    A questão é, a música está em D maior, a harmonia da parte A eu super entendi, menos esse F# que não sei de onde veio, acho que não é empréstimo modal, já que seria o terceiro grau maior, que não tem em nenhum dos modos paralelos, os únicos que gerariam o acorde maior no terceiro grau (dórico, frígio e eólio) tem terça menor, então o acorde gerado seria o bIII, não o III. Quanto a parte B, acontece a mesma coisa, aquele si que aparece depois da descida cromática seria o sexto grau maior, e de novo, o acorde maior no sexto grau só poderia ser gerado pelo frígio, o eólio e o lócrio, mas essas três escalas tem a sexta bemol, o que geraria um Bb maior ao invés de um B. Enfim, não sei se tô errado ao analisar isso pelos empréstimos modais, talvez seja outra coisa que não tô sacando

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    pedrocarboni

    F# = dominante do VI só que vai para o IV fazendo uma cadência interrompida, já que temos um Bm dentro de G7M.

    pedrocarboni
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    F# = dominante do VI só que vai para o IV fazendo uma cadência interrompida, já que temos um Bm dentro de G7M.
    putz, não saquei essa, será que tem como explicar melhor?

    Synth-Men
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    pedrocarboni

    Espero esta contribuindo, caso eu não esteja, desconsidere o conteúdo.

    Também gosto de analisar harmonias. Eu ouvi a música. Não sei se está é a cifra original. Me pareceu que a música é transportada de um tom para outro, a partir do momento que os versos dizem que ela partiu para conhecer Dom Pedrito. Transporta-se singelamente de D para G. Há muitas passagens rápidas também.

    E pelas cifras, comparei aqui com o modo Lídio 7ª menor ( 1 2 3 4# 5 6 7b) em ambos os tons que são D e G. Mas foi grosseira e rapidamente. Pode ser que não.

    Creio também que os acordes acidentais e passagens, são apenas característica da baixaria de violão da época, que em uma levada mais lenta como está música, também era harmonizada com o acorde correspondente e tenha a simples função de fazer pontes de sustentação harmônica mesmo. Nada modal.

    Talvez o amigo possa estar analisando tudo, somente como um único tom.

    Já que você está nesta vibe, tem outras músicas de Nelson Gonçalves com estas características. Se liga no que o Jabijirous irá dizer.

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Tanto o F# quando o B são acordes de dominantes, são dominantes secundários!!

    O acorde de dominante não precisa da 7ª, apenas o acorde que prepara o IV que é o próprio acorde da tônica. Os demais podem estar sem sétima. O tom é ré e o acorde é F#. F# é V/VIm. Se tivesse a 7ª Seria F#7. O mesmo serve para o B, que é dominante do IIm.

    Outra coisa, o dominante não precisa resolver no acorde alvo, que no caso do F# é o Bm, ele pode preparar e não resolver. No caso ele interrompe o processo da resolução, por isso eu chamo de cadência interrompida!!

    xmarhunterx
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Jabijirous
    Valeu cara, isso era uma coisa que eu não sabia.

    LeandroP
    Moderador
    # dez/17 · Editado por: LeandroP
    · votar


    O dominante secundário, neste caso, cria uma expectativa de resolução, e somente isso. Como disse o Jabijirous, é uma cadência interrompida.
    Existem vários tipos de cadências e elas são classificadas. E entre elas estão a cadência interrompida, a meia-cadência, etc. É um assunto interessante pra estudar e ajuda bastante neste tipo de análise.

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    xmarhunterx

    Depois da uma olhada aí que tem bastante coisa pra estudar

    http://michaelmachado.com.br/blog/harmonia/

    pedrocarboni
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    ah,saquei! mas porquê ele usou a dominante do sexto grau menor? ele poderia ter feito essa cadência interrompida com qualquer dominante secundário?

    pedrocarboni
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Me pareceu que a música é transportada de um tom para outro, a partir do momento que os versos dizem que ela partiu para conhecer Dom Pedrito. Transporta-se singelamente de D para G. Há muitas passagens rápidas também.

    eu até tentei analisar a harmonia pensando na parte B como sendo em G maior, mas de novo o acorde não encaixaria no empréstimo modal, por isso que eu tava confuso.. acho que é isso aí mesmo de dominante secundário de uma cadência interrompida..

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    pedrocarboni
    ah,saquei! mas porquê ele usou a dominante do sexto grau menor? ele poderia ter feito essa cadência interrompida com qualquer dominante secundário?

    Aí só perguntando pro compositor hehehehehe

    Não existe regras pra escolha do acorde, você escolhe e pronto!

    LeandroP
    Moderador
    # dez/17
    · votar


    Jabijirous
    Aí só perguntando pro compositor hehehehehe


    O mais provável é que seja em função da melodia. Mas se a melodia veio depois da harmonia, não há como saber mesmo rsrs

    pedrocarboni
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Saquei gente!! valeuzão!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Essa harmonia tá quebrando minha cabeça