Eleita pela Billboard, Engenheiros do Hawaii é a banda mais inteligente do mundo

Autor Mensagem
Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# nov/17
· votar


Lelo Mig

"E olha, com a permissão do trocadilho à la Gessinger; o Renato Russo era uma "Montanha Russa"... alternou letras brilhantes com outras que pareciam redação de pré adolescente."

Talvez. A diferença entre as bandas talvez esteja na proporção:

Legião: a maioria das letras brilhantes, algumas medíocres.

Engenheiros: algumas letras brilhantes, a maioria medíocres.

E não acho que sejam "estilos" diferentes não. Pra mim ambas compõem/compunham canções de rock´n roll cantadas em português (a maioria das letras), vulgo "rock nacional" (se é que isso existe).

Lelo Mig
Membro
# nov/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Felipe Stathopoulos

"ambas compõem/compunham canções de rock´n roll cantadas em português

Não acostume a analisar de forma tão superficial. Principalmente se você for compositor.

Se for generalizar poderemos dizer que Bob Dylan e Cannibal Corpse são rock americano. (tá, forcei, mas só prá exemplificar)

O que quero dizer é que a temática é outra. A linguagem é outra, a poética é outra.

O Renato tinha um estilo poético romântico, as vezes era bem "descritivo", sem nem se preocupar muito com rimas... "Faroeste Caboclo", "Eduardo e Mônica". Sua poesia é direta, objetiva, vai direto ao ponto.

O Humberto não faz este tipo de letra, ao contrário, ele usa as palavras mais pela sonoridade, pelas rimas e sentidos. Não é quase nunca "descritivo", sua poesia é simbólica, pode ser interpretada de diversas maneiras.

Repito, não estou comparando melhor vs pior....... apenas estilos.

Acho que a própria escolha acadêmica deles, os define.

Renato - Jornalista - O gosto por comunicar, informar.

Humberto - Arquitetura - O gosto pela forma, estética.

sandroguiraldo
Veterano
# nov/17
· votar


Lelo Mig
Acho que a própria escolha acadêmica deles, os define.

Renato - Jornalista - O gosto por comunicar, informar.

Humberto - Arquitetura - O gosto pela forma, estética.


Muito bem colocado!

Beto Guitar Player
Veterano
# nov/17
· votar


Renato - Jornalista - O gosto por comunicar, informar.

Humberto - Arquitetura - O gosto pela forma, estética.


Lelo Mig

Puts, nunca pensei por essa perspectiva, simplesmente perfeito.

Ismah
Veterano
# nov/17
· votar


Beto Guitar Player
Lembro que quando era criança, ouvia Skank e mesmo gostando das músicas, eu não entendia muitos dos termos que eles colocavam nas letras. E realmente eles usavam uma linguagem um pouco mais "cult".

Ainda bem! Já pensou tu olhando Xuxa nos anos 90 e ouvindo TNT - Eu quero te comer rsrs

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# nov/17
· votar


Lelo Mig

Essas categorias são sempre arbitrárias, de modo que cada um faz a sua.

Eu por exemplo diferencio metal de rock. Pra mim não são estilos iguais de música.

Canibal Corpse é metal. Aí tem que ver que tipo de metal é (death? splatter?).

Bob Dylan pra mim nem rock é. É folk.

De qualquer maneira acho uma besteira esse tipo de "classificação". Cada um escuta música de um jeito...

Mas o que pra mim é um fato insofismável é que Engenheiros e Legião é tudo rock nacional. Que é beeeeem diferente do rock mundial, mesmo naquela época (80s/90s).

Raimundos por exemplo é diferente de Skank; Velhas Virgens é diferente de Capital Inicial.

Mas Ira difere bem pouco, em termos de estilo musical, de Nenhum de Nós.

Claro que cada banda tem suas peculiaridades, essa é a graça da coisa, e a gente que já tem alguma idade e experiência no meio sabe diferenciar as coisas, mas se vc perguntar prum moleque de 15 anos de hoje a "categoria" de Legião e Engenheiros ele vai dizer que é tudo rock nacional (e provavelmente vai acrescentar que é "coisa de velho" ou algo do tipo...).

Abç

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/17
· votar


Felipe Stathopoulos
Eu gosto ainda de colocar uma subcategoria em rock nacional: pop rock nacional, para as bandas menos "pauleira" hehe daí vc pode dizer que nenhum de nós é pop rock nacional, bem diferente do raimundos, que é rock nacional. Na verdade eu classificaria como punk ou hardcore junto com matanza e afins, mas a gente chama de rock nacional só pra colocar no mesmo saco, mas acho que deu pra ilustrar o que eu to dizendo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Eleita pela Billboard, Engenheiros do Hawaii é a banda mais inteligente do mundo