Eleita pela Billboard, Engenheiros do Hawaii é a banda mais inteligente do mundo

Autor Mensagem
Beto Guitar Player
Veterano
# nov/17


Calma, calma... Antes que alguém venha me xingar, eu sei que essa notícia é falsa, é uma baita de uma trollagem...

Essa notícia fake saiu há algum tempo atrás e parece que agora divulgaram novamente...
A notícia diz que eles ganharam inclusive do Bob Dylan, kkkkkk


Mas o que quero aqui é saber a opinião de vocês, letras inteligentes tem espaço na mídia hoje?
Vocês acham que as letras do Humberto são realmente inteligentes?
Se houvesse uma eleição do tipo, o Engenheiros teriam realmente alguma chance?


Discorram sobre o assunto.


https://whiplash.net/materias/biografias/274103-engenheirosdohawaii.ht ml

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Beto Guitar Player
Fim do mundo....
Até porque a notícia é falsa...
Close topic.

Lelo Mig
Membro
# nov/17
· votar


Beto Guitar Player

Eu até simpatizo com o Humberto, mas pra ser honesto sempre achei os Engenheiros bem fraquinhos, disfarçados de inteligentes.

Uma espécie de Oswaldo Montenegro do rock.

Hoje em dia, que o Carlos Maltz virou (sic) astrólogo... só reafirmou minhas suspeitas.

Wade
Membro Novato
# nov/17
· votar


Exatamente igual a qualquer outra "banda clássica" no planeta: um intelectualismo forçado que as vezes convence e as vezes não. Em relação a letras e conceitos, não deve NADA pra qualquer outra banda consagrada de fora. Qualquer um que conhece A FUNDO a banda (e não apenas o que tocou nas rádios dos anos 80) sabe disso.

Beto Guitar Player
Veterano
# nov/17
· votar


Hoje em dia, que o Carlos Maltz virou (sic) astrólogo...
Lelo Mig

Dessa eu não sabia... Acho que é por influência do Raul...

as vezes convence e as vezes não
Wade

Penso assim também... Gosto bastante de Engenheiros, mas as vezes as letras ficam realmente forçadas...
Eu gosto de alguns jogos de palavras que o Humberto costuma usar, acho que nisso ele é muito bom.

Lelo Mig
Membro
# nov/17
· votar


Beto Guitar Player

"Dessa eu não sabia... "

Fiquei sabendo faz pouco tempo... foi até engraçado. Vi uma propaganda na TV, divulgando umas palestras que ele ia dar aqui na região de Campinas - SP.

Eram palestras de auto ajuda/psicologia/astrologia........estas coisas.

Ai até fui ao site dele conferir e o cara é astrólogo de dar consulta, fazer mapa astral e estas coisas........

Wade
Membro Novato
# nov/17
· votar


Ele sempre foi muito ligado nessas paradas metafísicas desde o início da banda. Toda a parada de simbologia que o Enghaw usou por décadas (principalmente na era GL&M) era coisa dele.

Viu a banda ruir e decidiu entrar de cabeça nisso. Certo ele. Segundo o Humberto é isso que ele realmente curte fazer.

hdab
Membro Novato
# nov/17
· votar


sempre tive a impressão de que a banda queria se afirmar no brasil como o rush nacional... não creio que tenham conseguido, ainda que algumas faixas do fim da década de 80 e início dos 90 tenham emplacado.

agora... a piada continua sendo engraçada: "tudo na vida tem um lado bom, menos o vinil dos engenheiros, onde os dois lados são ruins." huahuahuahuah! \m/

Ismah
Veterano
# nov/17 · Editado por: Ismah
· votar


Eu conheço o Gessinger pessoalmente. É uma pessoa excêntrica, mas sem dúvida o cara que é amigo para todas as horas, Culturalmente é bastante acima da média, e muito acima de quem frequentaria atualmente um bar underground de rock - nem vamos a coisas extremas...

Dali para a banda mais inteligente... Sem comentários...
Eles curtiam um baseado, tocar um violão, alguma viagem de vez em quando... Apenas repetindo a receita dos Beatles...

Regionalmente, eles representaram mui. Junto com DeFalla do Edu K, TNT e Cascavalletes, Garotos da rua e Replicantes (ainda na ativa, e os velhos dão um pau em gurizada nova) são o alicerce do rock gaúcho...
Quem quiser uma lasca extra... https://www.youtube.com/watch?v=Z3vqtvQnV2I

Beto Guitar Player
Veterano
# nov/17
· votar


Eu conheço o Gessinger pessoalmente.

Ismah

Caramba cara, que bacana. Eu o considero um puta músico.
Acho que as pessoas tem muita marra dele por causa das polêmicas sobre elitismo e tal.
Mas como ele mesmo diz "falem mal, mas falem de mim".

Ismah
Veterano
# nov/17
· votar


NOTA Cometi um grande equívoco acima, ao não citar a Bandaliera (grafado assim mesmo) como parte do alicerce do rock gaúcho. Não tem a fama das anteriores, mas tem várias composições de peso para a cena local, e quando as citadas eram gurizada nova, o Alemão Ronaldo já era macaco velho...

E poxa, os únicos que estão realmente firmes e fortes na ativa, é o Nenhum de Nós que é de 86, mas sem os anteriores, não teria tido voz...

Talvez tenha mais gente, mas que eu esteja esquecendo.
______________________________

Pô Beto, eu to na mesma cena que o cara, e a um bom tempo já... Conheço as mesmas casas de Porto Alegre que ele conhece, toco em algumas que ele toca... É difícil nunca ter se encontrado...

Da mesma maneira que conheço ele, conheço uma penca de gente que é de PoA, e da região metropolitana. Pergunta pra quem é de Sampa, pra ver se não conhece a cena artística (não só músicos) local...
É uma tendência que parece estranha, mas é assim. Não parece sentido, mas se pegar gente de Hollywood da época do Gun's, tem com certeza mais gente que deu errado artisticamente, do que gente que deu certo... Se facilitar, eles recebem a visita dos caras, pra tomar café, comer um churrasco...
Sinceramente, as pessoas em geral não se tocam, que antes de ser famoso, todos foram pessoas comuns, e normalmente não deixam de lado os velhos amigos, os velhos hábitos... hehehe

Tem gente aqui do fórum, que cresceu com gente que temos como referência musical, e alguns de fora também os tem de referência...
Tem gente no fórum, que viu o Legião (e toda a cena rock de Brasilia na real) surgir, estourar, e "morrer"...

Lelo Mig
Membro
# nov/17
· votar


Ismah

"...ao não citar a Bandaliera"

e ao não citar o Bixo da Sêda!!!!! Porto Alegre....início dos 70.



Ismah
Veterano
# nov/17
· votar


Não sei até onde HOJE eles influenciam. Pessoalmente, não conheço nada deles - o que não significa que não tenham valor. Vou dar uma garimpada!

Beto Guitar Player
Veterano
# nov/17
· votar


citar o Bixo da Sêda!!!!!

Lelo Mig

Caramba, o som eu achei muito bom. Influencia bem clara dos Stones.

Lelo Mig
Membro
# nov/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Ismah

O vocalista e principal compositor do Bixo da Seda era o Fughetti Luz, que é uma lenda do Rock Gaucho dos 70. Taranatiriça e Bandalieira são duas bandas que gravaram músicas dele e são diretamente influenciadas por ele. Claro que as bandas recentes não são influenciadas diretamente, mas são indiretamente.

Ele ficou por décadas fora do cenário, por uma aposentaria que se auto impôs, mas fiquei sabendo por fontes confiáveis que ele estava preparando um álbum para seus 50 anos de carreira (ele deve ter uns 70 anos já) e a "nata" do rock gaúcho estava presente no projeto.

Sei que, entre outros, estão no bonde...Marcelo Truda, Duca Leindecker, Márcio Petracco, Duda Calvin, e etc. Inclusive o Luiz Carlini, que é paulista mas tá no projeto e é outra lenda dos 70.


Beto Guitar Player

A galera dos 70 era mais rock´n´roll que a dos 80.

O rock nacional dos 70 não é tão "abrasileirado", é mais clone das bandas inglesas e americanas, mas, é mais visceral e marginal. Inclusive as letras, que nesta canção por exemplo, tá claramente falando de maconha em plena ditadura militar.

Essa turma dos 70 são o, "rockeiro brasileiro sempre teve cara de bandido", como muito bem descreveu a Rita Lee se referindo a essa galera, incluindo ela mesma.


"Bicho da seda, me deixa enrolar
Toda essa gente que me olha, sem me enxergar
Bicho da seda, quero voar com você
Dentro dessa gente maneira, que consegue ver
Não dizendo nada demais
Não dizendo nada demais, yeeeh"


xmarhunterx
Membro Novato
# nov/17
· votar


Ai até fui ao site dele conferir e o cara é astrólogo de dar consulta, fazer mapa astral e estas coisas........
Lelo Mig
Tava querendo fazer um despacho pra yemanjá? Kkk

sandroguiraldo
Veterano
# nov/17
· votar


Gessinger

Tive a oportunidade de ir num show dos Engenheiros, pelo que me consta foi o último show antes da pausa (Foi na Red Eventos em Jaguariúna se não me engano).

O domínio que ele tem sobre suas músicas, tanto instrumentalmente falando quanto no vocal são incríveis de se ver.

Na época, o Aranha estava tocando guitarra com eles e fez um solo majestoso em Dom Quixote.

Wade
Membro Novato
# nov/17
· votar


sandroguiraldo
o Aranha estava tocando

Essa foi minha terceira formação favorita. Mas o Fernando toca pra caralho mesmo.

Pra constar:

GL&M > Gessinger, Granja e Adal > Gessinger, Paulo, Aranha, Bernardo e Glaucio.

sandroguiraldo
Veterano
# nov/17
· votar


Wade
Tem um vídeo no making off do DVD acústico que aparece o Aranha brincando com o violão... pela mor... o cara toca muito!

Wade
Membro Novato
# nov/17
· votar


sandroguiraldo
Sim. E o cara entrou na prorrogação.

Tocou tão bem que o Paulo (que era o guitarrista "oficial") saiu e ele ficou haha.

Ismah
Veterano
# nov/17
· votar


Lelo Mig
Duca Leindecker
Duda Calvin

São dois novatos, contra os demais... hehe
A banda aqui é muito próxima do Duda, eu sou mais ligado ao baixista dele, que foi inicialmente roadie da banda.

nesta canção por exemplo, tá claramente falando de maconha em plena ditadura militar.

Não sei bem quem puxou quem, mas é fato que o "comissa" que julgava a música apropriada ou não, não era o mesmo "cana", que estava na rua... Logo não estava inteirado com as gírias de "maconhoso"... Por isso passava... hehe

O rock nacional dos 70 não é tão "abrasileirado", é mais clone das bandas inglesas e americanas, mas, é mais visceral e marginal.

É! E o Sossego tem uma baita culpa no cartório! hehehe
Até o surf rock era mais marginal, que o rock atual... De verdade mesmo, o rap e funk não-tosco e sexualizado, são as únicas vertentes que ainda tem um pouco dessa pegada, e ganham voz e vez...

Beto Guitar Player
Caramba, o som eu achei muito bom. Influencia bem clara dos Stones.

Não sei se tanta influência de Stones, mas de quem influenciou Stones também... hehe

Lelo Mig
Membro
# nov/17
· votar


Ismah

"sou mais ligado ao baixista dele..."

Se trombar com ele por aí, pergunta se ele sabe algo desse projeto (acho que é de 1 ano, 1,5 ano atrás).... gostaria de saber se rolou, se saiu.

Fiquei sabendo pelos lados do Carlinni, mas não cruzei mais, sei que tá por aí com o Guilherme Arantes.

"não estava inteirado com as gírias de "maconhoso"

Acontecia bastante isso mesmo...

Ismah
Veterano
# nov/17
· votar


Pra esse ano acho que não. Tequila lançou música nova esses dias, e tá numa agenda frenética desde que trocaram de produtora.

Mas vou dar uma perguntada pelo povo de PoA... Vou pra lá sábado.

SkyHawk
Membro
# nov/17
· votar


Banda muito fraca, chata e regional. Da minha geração é a que nunca consegui sequer achar razoável. Como diria o Chaves: "Que burro dá zero pra ele" !!!!!

entamoeba
Membro Novato
# nov/17
· votar


Beto Guitar Player
Vocês acham que as letras do Humberto são realmente inteligentes?

Inteligente é falar menos e dizer mais.

Esses caras que querem encher as músicas de "trocadilhos geniais" acabam sendo extremamente chatos.

Lelo Mig
Membro
# nov/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Beto Guitar Player

"Vocês acham que as letras do Humberto são realmente inteligentes?"

Olha, quem sou eu para dizer se suas letras são ou não inteligentes. O Humberto é gente boa, é um cara bacana e não é arrogante, apesar de parecer.

Mas, eu acho que ele força as vezes. Concordo em partes com o entamoeba, seu excesso de "trocadilhos geniais" enchem o saco, força a barra demais. É nesse sentido que ele me remete ao chato do Oswaldo Montenegro suas letras com simbolismo de "bailarina gorda".

Uma coisa é fato... se alguém quer um texto realmente inteligente, no sentido, literário e linguístico, vai ter de passar longe do rock nacional.

Na verdade, neste campo, Caetano Veloso é arrogante e pretensioso, mas é um dos poucos com a cultura da língua portuguesa para compor algo no nível de "O Quereres". Arrogante ou não é um dos poucos que se banca neste sentido... conhece a língua portuguesa, gramaticalmente e literária profundamente.

Por favor, não estou dizendo que não existam letras boas e inteligentes no rock nacional. Eu tô falando em "inteligente, no sentido, literário e linguístico", aí o nível é outro.

Beto Guitar Player
Veterano
# nov/17
· votar


Uma coisa é fato... se alguém quer um texto realmente inteligente, no sentido, literário e linguístico, vai ter de passar longe do rock nacional.

Lelo Mig

Essa questão é interessante e acho bem subjetivo.
Lembro que quando era criança, ouvia Skank e mesmo gostando das músicas, eu não entendia muitos dos termos que eles colocavam nas letras. E realmente eles usavam uma linguagem um pouco mais "cult".
No caso do Gessinger, acho que ele se preocupa muito com a estética da letra, com os trocadilhos e jogos de palavras.

Mas, será que essas letras tem algo a dizer?
Existe um contexto por trás de tudo isso ou são apenas palavras jogadas ao vento?

Outra situação que acho bem interessante é o fato de existirem letras inteligentes com linguagem chula, como as músicas do sertanejo raiz, por exemplo.

E o que falar de Raul Seixas? Como descreve-lo?

sandroguiraldo
Veterano
# nov/17
· votar


No caso do Gessinger, acho que ele se preocupa muito com a estética da letra, com os trocadilhos e jogos de palavras

Acho muito legal o verso "Aerodinâmica num tanque de guerra... vaidades que a terra um dia há de comer"...

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# nov/17
· votar


As letras dos Engenheiros são letras que Luis Felipe Pondé chamaria de "inteligentinhas": uma grande atenção à forma; quase nada de atenção ao conteúdo... O famoso "bonitinho e ordinário".

Não obstante não é uma banda ruim. Mas passa bem longe de ter as melhores letras, mesmo em se tratando de rock nacional.

Tem muuuuuita gente melhor na frente deles, a começar pela Legião Urbana.

Lelo Mig
Membro
# nov/17
· votar


Felipe Stathopoulos

"Tem muuuuuita gente melhor na frente deles, a começar pela Legião Urbana."

Não entrando no mérito de melhor versus pior, são estilos totalmente diferentes. E olha, com a permissão do trocadilho à la Gessinger; o Renato Russo era uma "Montanha Russa"... alternou letras brilhantes com outras que pareciam redação de pré adolescente.

Beto Guitar Player

"Essa questão é interessante e acho bem subjetivo."

Sim, é bastante subjetiva. Eu sou um dos que pregam que a letra de uma música deve servir a música, não é "literatura".... pode ser simples. Mas, o diferencial é ser inteligente, não no sentido culto, no sentido criativo.

É aqui que eu acho que o Gessinger força as vezes. Na necessidade de que seus versos tenham "trocadilhos geniais", ele as vezes fica chato, ou encaixa um verso genial e depois rima Ana com Sacana.

Mas, claro, é subjetivo... EU, me incomodo, as vezes. Só que ele não compõe prá "EU"... e respeito isso, sempre. É um cara e uma banda a ser respeitada. Carreira sólida, honesta.

"E o que falar de Raul Seixas? Como descreve-lo?"

Raul nunca foi de letras "intelectuais", pelo contrário, ele zoava a turma da MPB e seu ecletismo.

No entanto, Raul era muito inteligente, sabia escrever/contar histórias e abordou temas muito interessantes.

Escrever letras de cunho esotérico, como Gita, por exemplo, sem cair no ridículo, é bastante difícil. O mesmo acontece com as letras de humor. Uma letra como "Sessão das Dez" é eternamente boa, a piada não perde a graça como acontece com as músicas dos Mamonas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Eleita pela Billboard, Engenheiros do Hawaii é a banda mais inteligente do mundo