“Se você não tem talento acaba tocando numa banda de rock” Buddy Rich

    Autor Mensagem
    Mykeleaomachado
    Membro Novato
    # nov/17


    Essa frase é realmente dele? Se sim, Será que ele mudou de ideia quando as bandas de rock progressivo começaram a surgir?

    Ningen
    Veterano
    # nov/17 · Editado por: Ningen
    · votar


    Mykeleaomachado

    Só uma ressalva: na frase "original" (e está entre aspas pois não posso confirmar se ele disse isso mesmo) a palavra é "ability", ao invés de "talent" or "gift". Particularmente, não traduziria como talento, mas algo como habilidades técnicas gerais.

    "If you don't have ability you wind up playing in a rock band"

    Se sim, Será que ele mudou de ideia quando as bandas de rock progressivo começaram a surgir?

    +1 pro Lelo

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/17
    · votar


    Mykeleaomachado


    Se voce analisar no contexto da época, ainda que a frase soe ofensiva e politicamente incorreta, ele estava certo.

    No periodo aureo em que despontou como um baterista fenomenal, cheio de técnica, velocidade, e principalmente swing, a grande maioria dos bateristas de rock eram uma merda.

    O mesmo "chá com pão", 4 x 4, pobre e sem swing algum.

    Mykeleaomachado
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    É, talvez ele tenha dito isso do rock dos anos 50, 60 que eram bem simples.

    Ismah
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Lelo Mig

    Até hoje, rock com swing não combina... Principalmente na bateria...!
    O Lisciel Franco postou esse final de semana, sobre coisa parecida... Comecei a entender muitos dos problemas que eu tinha na mix que to trabalhando.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Ainda bem que Neil Peart e John Bonham não deram bola pro que ele falou...

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Ismah
    Aquela sacada do chimbal antes da caixa me deu um puta "adianto" aqui em casa.

    Mykeleaomachado
    O Lelo tem razão, dentro do contexto estava corretíssimo. E que venham os butthurt/ofendidinhos. No mais, além de baterista ele era um tremendo piadista também, o cara era super bem humorado. Quando alguém faz uma piada potencialmente ofensiva (normalmente quando tem um fundinho de verdade, ou é parcialmente verdade, como nesse caso), sempre tem gente que não interpreta direito como piada e se sente ofendido de verdade.

    Mykeleaomachado
    Membro Novato
    # nov/17 · Editado por: Mykeleaomachado
    · votar


    Achei uma entrevista interessante do Buddy Rich e é dos anos 80. Ele fala bem de alguns bateristas de jazz-rock como o Steve Gadd (esse cara reamente é fera, ouçam a música “Aja” do Steely Dan, além do mais, ele tocou com o Chick Corea no Return to Forever e tocou na banda Weather Reporter), Bobby Colomby (Blood, Sweat and Tears), Danny Seraphine (California), Harvey Mason (ele tbm tocou com o Chick Corea, George Benson, Herbie Hancock dentre outros).
    Nessa mesma entrevista, o Buddy ainda dá uma cutucada nos bateristas daquela época dizendo que “se você botar seis discos pra tocar hoje, o mesmo baterista poderia ter tocado em todos os seis. Não há variação de som. Todos os baterista soam exatamente iguais. Todos eles tocam os mesmo licks estúpidos. Quando você encontra um baterista que faz só um pouquinho de ”algo” a mais ele se torna excepcional.”

    Segue o link da entrevista: https://www.moderndrummer.com/article/december-1980-january-1981-buddy -rich-revisited/

    moisesbodani
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Já que se focou tanto em bateras, vocês conhecem o Matt Garstka, do Animals as Leaders?

    Mesmo sendo metal, o cara tem um groove absurdo. Aliás, toda a banda é fenomenal... o Tosin Abasi deve ser conhecido por muitos aqui, mas o outro guitarrista, Javier Reyes, também é incrível. Tem, inclusive, gravações com violões de nylon, com uma sonoridade da música mais tradicional latina.

    JJJ
    Veterano
    # nov/17 · Editado por: JJJ
    · votar


    Não muito a ver, mas lembrei de Street Fighting Man... "what can a poor boy do, except to sing for a rock and roll band?"

    O prog foi um capítulo à parte na história do Rock (embora eu me amarre). Mas, na essência, o rock and roll é simples mesmo. O grande lance é fazer algo simples ser bom. E não foi muita gente que conseguiu isso, levando em conta o número de bandas que já existiram.

    Às vezes eu penso que não gosto de Rock, gosto de algumas poucas bandas de Rock. Uma dúzia ou pouco mais que isso.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    moisesbodani

    Por causa do animals eu acabei conhecendo outra banda chamada Chon (não é metal). O batera dessa banda manda muito bem. Outro que eu gosto é um que tocou com o Polyphia, acho que foi o primeiro.

    Gabezorx
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    moisesbodani
    acabaramosnicks

    Não quero generalizar (por ser burrice), até mesmo porque curto e ouço djent, mas todos os bateras parecem soar iguais pra mim, dentre os que eu curto e acho enfadonho depois de um tempo, Anup Sastry.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Não é questão de bom ou ruim, pior ou melhor, facil ou difícil é, essencialmente, uma questão de estilo.

    Mesmo que ele curtisse e soubesse apreciar bateristas de outros estilos, ele iria "alfinetar" e zoar. Ele foi um ícone do jazz, principalmente nos estilos mais Be Bop e Swingados, é uma referência, então, essa "dureza e retidão" do Rock é o oposto do que ele consagrou.

    "Ainda bem que Neil Peart e John Bonham não deram bola pro que ele falou."

    Neil Peart com certeza deu bola pro que ele falou sim, afinal ele é o baterista favorito do Peart. Peart sempre toca standards dele nos shows do Rush e esta a frente da Buddy Rich Big Band no memorial Buddy Rich Center quase todos os anos. E detalhe, a primeira vez que assumiu o posto, foi a convite da filha do Buddy.

    PguitarMaxx
    Veterano
    # nov/17 · Editado por: PguitarMaxx
    · votar


    Essa música tem um swing legal principalmente se comparado a outras músicas de rock


    Insufferable Bear
    Membro
    # nov/17
    · votar


    Sei lá, a maioria dos jazzistas que conheço nem curte o Buddy Rich, é tipo jazz pra roquista.

    Mas de qualquer forma, nego de uma área da música quando tenta falar de outra sobra a qual não tem domínio quase sempre acaba falando besteira, e em metade dos casos é só pra trollar mesmo.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Lelo Mig

    O que eu quis dizer é que Neil Peart não "seguiu" o que o Rich disse: “Se você não tem talento acaba tocando numa banda de rock”, já que o Peart é ultramegamasterblaster talentosíssimo e acabou tocando numa banda de rock. Assim como o Bonham.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/17
    · votar


    Beto Guitar Player

    Sim, sem duvida, eu entendi.

    Só escrevi no sentido de que Peart, inteligente, não se ofendeu, pelo contrario, não só toca numa banda de rock, como é fã do Buddy.....rs.

    Mykeleaomachado
    Membro Novato
    # nov/17 · Editado por: Mykeleaomachado
    · votar


    Por falar no Neil, que eu acho, junto ao Carl Palmer, o melhor baterista da história do rock, o que os senhores acham dele tocando jazz?



    Lelo Mig
    Membro
    # nov/17
    · votar


    Mykeleaomachado

    Neil Peart é um baita músico, muito acima da média. Não é limitado a um estilo, toca jazz com propriedade, até porque ele gosta muito do estilo e estuda.

    Ian Paice do Deep Purple também é um baita batera de jazz.

    Obs: se você ler a biografia, quase 90% dos grandes bateras do rock anos 70 são fãs e ouvintes de jazz. A batera subiu de nivel no rock 70 justamente porque eles foram beber na fonte do jazz, ja que no blues, as bateras são muito quadradinhas e limitadas.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Lelo Mig
    se você ler a biografia, quase 90% dos grandes bateras do rock anos 70 são fãs e ouvintes de jazz. A batera subiu de nivel no rock 70 justamente porque eles foram beber na fonte do jazz,
    Todos os grandes bateristas do rock estudaram o jazz e eram fãs de Buddy Rich, Genne Kruppa, etc...
    Caras como Charles Watts, John Boham, Ian Paice, Barriemore Barlow, Phill Collins, Carl Palmer, Bill Brufford, etc todos eles estudaram com afinco o jazz e pode-se perceber isso com clareza em seus trabalhos.
    Abç

    Julia Hardy
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Essa frase é realmente dele? Se sim, Será que ele mudou de ideia quando as bandas de rock progressivo começaram a surgir?

    E daí? O cara já virou comida de minhoca mesmo.

    Mykeleaomachado
    Membro Novato
    # nov/17 · Editado por: Mykeleaomachado
    · votar


    Essa frase é realmente dele? Se sim, Será que ele mudou de ideia quando as bandas de rock progressivo começaram a surgir?

    E daí? O cara já virou comida de minhoca mesmo.


    É, mas ele continua relevante.

    Mykeleaomachado
    Membro Novato
    # nov/17 · Editado por: Mykeleaomachado
    · votar


    Todos os grandes bateristas do rock estudaram o jazz e eram fãs de Buddy Rich, Genne Kruppa, etc...
    Caras como Charles Watts, John Boham, Ian Paice, Barriemore Barlow, Phill Collins, Carl Palmer, Bill Brufford, etc todos eles estudaram com afinco o jazz e pode-se perceber isso com clareza em seus trabalhos.
    Abç


    O Neil, acho que nos anos 90, começou a pegar aulas de jazz com um baterista de jazz que eu esqueci o nome. Ele até começou a usar o “Traditional Grip” em algumas músicas que antes ele não usava.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/17
    · votar


    Mykeleaomachado

    "um baterista de jazz que eu esqueci o nome"

    Freddie Grubber.

    Peart, conta num DVD que passou um tempão só estudando caixa com ele.

    moisesbodani
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    acabaramosnicks
    Chon Polyphia

    Escuto (pouco) dessas duas bandas, mas gosto do que vem deles no geral. Na real, eu praticamente não ouço mais rock com tanto peso, excetuando-se alguns poucos exemplos.


    Gabezorx
    Não quero generalizar (por ser burrice), até mesmo porque curto e ouço djent, mas todos os bateras parecem soar iguais pra mim

    Eu concordo que a grande maioria soa mais do mesmo, mas a meu ver, o Matt Garstka (do Animals as Leaders) e o Matt Halpern (do Periphery) tem uma sonoridade muito superior aos demais.

    Julia Hardy
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Mykeleaomachado

    Pode ser. Ele falou mal da música country também.



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a “Se você não tem talento acaba tocando numa banda de rock” Buddy Rich