Qual a graça do thrash?

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Como já vi que tu não é chegado a pesquisar...
Trash, com altas doses dos anos 80 ainda...

www.youtube.com/watch?v=RVMvART9kb8


V_Chianca_V
Membro Novato
# set/17
· votar


Ismah
Já conhecia, não gosto da parte distorcida, a voz desse cara é uma merda

V_Chianca_V
Membro Novato
# set/17
· votar


Acho que não dá para eu gostar de thrash

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


E porque tu tem que "dar pra gostar" de trash?

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# set/17
· votar


Como é que as composições do Iron Maiden, 90% delas compostas naquela progressão Mi, Dó, Ré, de vez em quando um Si, pode ser sequer comparável, em termos de criatividade, com uma música como Master of Puppets, Ride the Lightning, The Unforgiven, ou Blackened??? E mais: riffs com dobra (normalmente terça ou quinta) de guitarra toda banda faz, e o Metallica mesmo fez um monte.

Nem a pau, não dá pra comparar.

Não tem nada que o Iron - com seis caras - faça que o Metallica não toque - em 4. Porém, pede para o Iron tocar uma To Live Is To Dye da vida?

S E M C H A N C E ! Não sai.

Convenhamos: o baixo do Harris é agradável, mas tirando uma ou outra coisa mais complexa, é tôsco. Tanto é que a maioria dos baixistas que curtem rock começam a aprender baixo tirando sons do Harris. Até o som do baixo é simplezão e não tem nada de mais: é um Precision sem nada de mais. O que é legal, funciona bem pro Iron, mas aquele baixo jamais tocaria em banda alguma do mainstream atual.

Não dá pra comparar com o baixo do Newstead, do Trujillo, e muito menos com o do Burton.

O Lars já tocou muito, mas muito mais que o McBrain. Tá certo, o cara tá velho, tá miguelando pacarayo, mas vida de baterista é isso aí: o próprio McBrain também já foi muito melhor e hoje toca que nem uma velhinha...

Na boa, posso estar falando uma heresia aqui para alguns, mas a guitarra do Iron que mais gosto é a do Gers. Acho os solos do cara animais. Já a do Smith acho previsível, e a do Murray, simplesmente chata. Tem suas mumunhas do ponto de vista técnico, mas no geral as guitarras do Iron são aquilo lá: legais pro Iron, mas não funcionariam em nenhuma outra banda.

Já o Kirk foi um gênio. Hj o cara tá véio e tb tá miguelando, mas alguns dos solos dele são imortais, e não me lembro de nenhuma música do Iron com um solo tão bonito como The Unforgiven, Nothing Else Matters, tão legais como And Justice, ou tão massacrante como One ou Orion.

Quanto ao vocal: comparar um barítono como o Hetfield com um tenor como o Bruce Dickinson é sacanagem. É que nem comparar violoncelo com violino: dois instrumentos diferentes. Mas é aquela coisa: se o Hetfield, hipoteticamente, resolvesse sair do Metallica, arrumaria emprego de vocalista em qualquer banda do mundo. Já o Bruce teria que tocar numa banda de metal mais classicão como o Iron.

E afirmo e reafirmo: o James canta várias músicas do Iron, e canta legal. Tenho severas dúvidas se o Dickinson cantaria bem alguma música do Metallica.

Agora, como diz o ditado, gosto é que nem c. Eu gosto das duas bandas, mas tenho total convicção que o Metallica é - ou pelo menos já foi - MUITO melhor que o Iron do ponto de vista técnico, mecânico, de composição, de criatividade, etc.

Mas também acho uma comparação meio banana com laranja. É que nem comparar Pearl Jam com Ramones. Nada a ver. Entendo o momento histórico que o Iron teve no rock. Como o que o Metallica teve.

Concluindo: quem não gosta de thrash deveria escutar o And Justice For All inteiro, do começo ao fim, duas ou três vezes.

Se depois de fazer isso realmente concluir que aquilo não é simplesmente bom pra caralho, e uma obra prima do rock and roll, então sim, a parada do sujeito realmente não é o thrash.

Vai escutar Guns, Iron e ACDC e já era...

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Fã boy detectado.

makumbator
Moderador
# set/17
· votar


Felipe Stathopoulos

To live is to die não é difícil e nem complexa (mesmo para os padrões do Metallica), apesar de concordar que é uma música bem legal. O baixo do Jason é bem legal (apesar dele ter sido sacaneado no AJFA).

Iron é realmente bem repetitivo harmonicamente. E concordo que Metallica é uma banda mais criativa que o Iron (mas eles também tem seus discos medianos e músicas repetitivas aqui e ali)

Mas discordo sobre o James ser um vocalista assim tão versátil que conseguiria cantar em várias bandas por aí. Aliás, pra mim os maneirismos do vocal dele são a coisa mais repetitiva do Metallica (aqueles finais de certas frases feitos de forma cantada/urrada é um tanto quanto caricato em alguns momentos)

davehetfield
Membro Novato
# set/17
· votar


Felipe Stathopoulos
Concordo com você, principalmente nesse trecho!!!

Concluindo: quem não gosta de thrash deveria escutar o And Justice For All inteiro, do começo ao fim, duas ou três vezes.

Se depois de fazer isso realmente concluir que aquilo não é simplesmente bom pra caralho, e uma obra prima do rock and roll, então sim, a parada do sujeito realmente não é o thrash.


Mas eu ainda acho o Iron melhor melodicamente que o metallica, mas é o que você disse, não da pra comparar... é questão de gosto. Eu acho o metallica muito mais direto, mais seco, mais objetivo, mais agressivo.

Mas não acho o kirk superior a NENHUM guitarrista do Iron! Aí eu discordo completamente de você. Kirk teve seus momentos, principalmente no Ride the Lightning e Master of Puppets... mas ele ta LONGE de ser um gênio.

Buja
Veterano
# set/17
· votar


davehetfield
O que pra mim torna qualquer guitarrista do Iron muito superior ao Kirk, é a capacidade de fazer isso ao vivo.

Comcerteza ja ouviram ao vivo um Hallowed Be Thy Name ao vivo.
Aquilo é uma obra, que merece ser gravada e arquivada na biblioteca de alexandria para a posteridade.

Ja o Kir, por mais que tenha solos incriveis, como ja varios citados ai, nunca vi conseguir fazer bonito ao vivo.
Lotado de bends errados, umas improvisações toscas, toca totalmente desleixado, nem o wah wah usa bem.
Pra tocar um solo do Metallica como ele toca ao vivo, qualquer banda toca.
Ademais, ja vi foi muita banda cover de metallica tocar ao vivo os solos muito melhor do que o kirk ao vivo.

Ja o Iron, o que voce escuta no disco, é bem perto do que escuta no show.
Os caras sobrem la pra tocar mesmo. Os guitarras, o Harris, o vocal.
Voce ve o show no DVD, ou no Youtube, e se sente ouvindo o Iron.

A unica pessoa que faz questão de tocar bem no metallica ao vivo, é o James. O resto so vai na tosqueira. Voce ouve o som ao vivo, e sente que ta muito longe daquele lindo and justice for all que voce ouve no mp3.

Nisso eu critico uma banda que eu gosto ainda mais, mais detesto o som deles ao vivo. O Megadeth.
Fui no show deles e deu vontade de falar assim: caras, se nao querem trabalhar, pra que vieram????
Mas mesmo o dave cantando mal pra caramba, no disco e ao vivo pior ainda, se nota que como guitarrista, ele toca com extrema facilidade, mesmo sem vontade.

É nesse tipo de coisa que eu considero qualquer guitarrista do Iron superior a muitos outros.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# set/17
· votar


Ismah, sou fanboy das duas bandas. Aliás, são as bandas que provavelmente mais ouvi na vida, seguidas de perto por Nirvana, Pearl Jam e Ramones.

Tenho todos os discos do Metallica até o BA, incluindo o Garage Days e algumas preciosidades gravadas ao vivo. Depois do Load parei de comprar material dos caras, só tenho o Death Magnetic.

Do Iron tenho todos os discos até o Fear of The Dark. Depois que o Dickinson saiu e voltou, só comprei o Brave New World.

O Black Album por exemplo ouvi até literalmente furar o disco. Idem para o Fear of The Dark. Ambos discos da minha época de adolescente.

Sim, acho que sou fanboy das duas bandas.

davehetfield
Membro Novato
# set/17
· votar


Buja
Exatamente! O Dave Murray e o Janick Gears improvisam bastante nos shows, mas é dentro do contexto, encaixa na melodia. O Kirk tocando ao vivo é extramente sujo, bends fora, wahwah tosco, uns ligados mal feitos... sei la, sou muito fã de metallica, muito mesmo, mas não curto o Kirk. O Hetfield, sem comentários, aquele cara é um deus!

Mas mesmo no estúdio, tudo que o metallica compõe, parte do Hetfield, ele sim é um monstro. No making off do Death Magnetic (se não me engano), o Kirk vira pra ele e fala: "Eu pensei num riff assim (e faz ele com a boca)", o James vai lá e põe na guitarra com uma maestria absurda.

davehetfield
Membro Novato
# set/17
· votar


Felipe Stathopoulos
Acho que a gente ia se dar bem, porque eu sou fanático por Iron Maiden e Metallica desde que eu comecei a ouvir música, tenho todos os albuns do maiden e todos do metallica até o reload hahaha

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# set/17
· votar


makumbator

"To live is to die não é difícil e nem complexa"

Caraca bro, pra mim é difícil bagaráleos, mas quem sou eu pra discutir com um cara que tem uma porrada de prêmios de "melhor guitarrista"? :)

davehetfield

"Mas não acho o kirk superior a NENHUM guitarrista do Iron! Aí eu discordo completamente de você. Kirk teve seus momentos, principalmente no Ride the Lightning e Master of Puppets... mas ele ta LONGE de ser um gênio."


Cara, num sei, num bato o martelo por causa do cara, mas o que ele fez na guitarra nos anos 80/90 foi meio que único, confesso ter dificuldades pra achar algum guitarrista que fazia solos tão rápidos e tão animais como ele, na época. Todo mundo que veio depois meio que copiou o cara.

Um cara que tava mais ou menos na mesma vibe era o Jeff Hanneman do Slayer. Mas sei lá, tirando os dois, confesso ter dificuldades de achar outros mais ou menos no mesmo style.

Buja

Eu particularmente não gosto de música ao vivo, então pra mim não faz muita diferença. Mas entendi o que vc disse e respeito.

Abçs

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Felipe Stathopoulos
Caraca bro, pra mim é difícil bagaráleos, mas quem sou eu pra discutir com um cara que tem uma porrada de prêmios de "melhor guitarrista"? :)

E ele tambem fez uma versao de To live is to Die, na minha opiniao, melhor que a original. Por isso, pra ele, é facil bagaráleos hehehe

makumbator
Moderador
# set/17 · Editado por: makumbator
· votar


Felipe Stathopoulos

Ficou meio pretensiosa minha opinião sobre a To live is to die...heheh, mas é sério, ela não me parece tão complexa mesmo nos padrões do Metallica. Mas é uma música muito legal mesmo. Pra mim a Blackned, and justice for all e frayed ends of sanity são mais intrincadas (pra ficarmos no mesmo disco).

Em compensação, o solo do James na To live is to die é o meu favorito do Metallica, e o acompanhamento desse solo é muito bonito também.

Buja

Hahha! É, eu gosto tanto da To live is to die que gravei a música. Legal que você gostou da versão!

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Vale lembrar que pra quem vem do erudito, quase qualquer coisa popular, parece muito mais fácil...

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# set/17
· votar


makumbator

Nada, de boa véio, entendi o que vc quis dizer e concordo. É que pra quem tá no sopé da colina tudo que tem na frente é montanha, rsrsrs...

Abç

Paludo756
Membro Novato
# set/17
· votar


E afirmo e reafirmo: o James canta várias músicas do Iron, e canta legal. Tenho severas dúvidas se o Dickinson cantaria bem alguma música do Metallica.
É sério isso? hahahaha
Achei as comparações meio toscas. Ah Metallica toca Iron mas Iron não toca Metallica, e daí? Não vejo esse tipo de comparação válido: "4 caras do Metallica fazem o que 6 do Iron fazem", só que não, o Metallica ao vivo não chega nem perto do Iron Maiden. Tocar músicas do Iron Maiden qualquer banda pode tocar, até do Metallica, mas isso não diz nada porque são covers, tocar uma música não é tudo isso, compor e dar existência a ela é.
Agora pra finalizar, se eu separar músicas assim como se separa feijão, bons de um lado e ruins do outro, eu fico com um punhado muito maior de músicas boas do Iron Maiden.

V_Chianca_V
Membro Novato
# set/17
· votar


Ismah
Pois todo mundo gosta de thrash.
Felipe Stathopoulos
Essa é a graça do maiden, a criatividade, coisa que o metallica não tem, é sempre a mesma coisa no E5 e com frígio ou lócrio o maiden com 3 notas fez muito mais coisa que o metallica com 14 notas, e quanto ao Kirk Hammet, eu acho o Rudolf Schenker do scorpions superior a ele.

V_Chianca_V
Membro Novato
# set/17
· votar


Gente, olhem a ''boiolisse'' dos fanboys, daqui a pouco vira São Paulino ou Fluminense e está escutando YMCA, kkkkkk brincadeiras a parte

V_Chianca_V
Membro Novato
# set/17
· votar


davehetfield
Amigo, apesar de eu não gostar do metallica, não vou ser hipócrita e dizer que o Kirk não toca bem, pois ele toca até legal. O problema é que ele ''erra'' muito ao vivo, deixando o som muito sujo, por isso falei que o Rudolf Schenker é melhor que o Kirk Hammet, o mr. Schenker nunca errou um solo e toca exatamente como foi no estúdio, tem gente que acha que é playback,

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


V_Chianca_V

Tua mãe não te ensinou, que tu não é todo mundo?

Mas esse todo mundo aí, eu desconheço...

davehetfield
Membro Novato
# set/17
· votar


V_Chianca_V
Então... os solos do Kirk são bons, no estúdio.
Ao vivo é uma coisa feia que só... nos shows do Metallica que eu já fui, todos os solos do Kirk soavam extremamente sujos, palhetada suja mesmo, ele dava uns bends desafinados, aquele wahwah em todas as frases...
Sei lá, sou muito fã de metallica. Maiden e metallica são minhas bandas preferidas, mas nunca gostei do Kirk ao vivo. Já o Iron é sensacional ao vivo e em estúdio, diria que até melhor ao vivo.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# set/17
· votar


V_Chianca_V

Ok cara, foda-se, gosto é que nem...

Paludo756
Membro Novato
# set/17
· votar


Já vi falarem que Iron maiden não é criativo aqui.

Já vi falarem que Metallica não é criativo aqui também.

Criativos devem ser vocês né? Que não devem conseguir fazer um riff que presta e ficam se mordendo pela fama dos outros. Vão estudar e parem de guardar rancor.
Ambas as bandas tem composições criativas pra cassete, é vergonhoso ler esse tipo de coisa: "é sempre a mesma coisa no E5 e com frígio ou lócrio "e "Como é que as composições do Iron Maiden, 90% delas compostas naquela progressão Mi, Dó, Ré, de vez em quando um Si, pode ser sequer comparável, em termos de criatividade, com uma música como Master of Puppets, Ride the Lightning, The Unforgiven, ou Blackened??? "

E pra quem ficar mordidinho comentando aí embaixo só vai mostrar que é verdade.

Lelo Mig
Membro
# set/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Se tem uma coisa que é dificil de entender é cabeça de mulher e de fanboy.

Não sou fã do Iron nem do Metallica. Gosto, de alguns albuns ou musicas, mas longe de pagar pau.

Mas, caralho!! Em que planeta vcs vivem? São duas puta bandas, grandes, importantes, influentes, consagradas... Porque diabos uma precisa "ter o pau maior" que a outra?

Se eu tivesse feito o Powerslave ou o Black Album eu tava aposentado e com umas 20 guitarras penduradas na minha parede.

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Lelo Mig
Porque diabos uma precisa "ter o pau maior" que a outra.

Porque o mundo e a humanidade gostar de comparar tudo e todos, mesmo que seja banana com maça.

Tambem penso como voce.
Acho as duas bandas incriveis.

Tem dia que quero ouvir Iron, tem dia que quero ouvir Metallica.
Nao to nem ai se eles sao no new wave british, tal, tanto faz.
Sao bandas extremamente diferentes, banana vs maça, mas sao dois sabores otimos.

Tem muita banda por ai meio feijao com doce de leite, outras tem gosto de figado com açai, tanto faz.
Nao tem nenhuma banda no mundo que todas as musicas sao perfeitas, e todas as musicas pessimas.
Numa musica ora o kirk vai tocar melhor, seja studio ou ao vivo, outra hora vai ser o adrian. E dai?
Tem dia que curto demais um the trooper, tem dia que aquele riffzinho irrita.
Tem dia que ouco um master of puppetz como niguem, tem dia que aquele "PÃÃÃ!...........Pã..Pã..Pãããã.." irrita.

Nao tem melhor nem pior.

V_Chianca_V
Membro Novato
# set/17 · Editado por: V_Chianca_V
· votar


Ismah
Todos os meius amigos falam por uma boca só ''METALLICA É FODA, MEGADETH É TOP, SLAYER É TÃO RÁPIDO E PESADO QUE MEU SACO VAI ABRIR E AS BOLAS VÃO SAIR PULANDO DE TÃO PESADO "
davehetfield
Concordo com tudo que você falou, o metallica é péssimo ao vivo se comparar com iron.
Felipe Stathopoulos
Desculpe, fiz você chorar fanboy?
---------------------------------------------------------------------- ---------------------------------
Gente, eu chorei de rir escutando raining blood sem os vocais, é rápido demais a mão direita...00000000000000000

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Cara vá rachar uma lenha... Desencana disso...

Paludo756
Membro Novato
# set/17 · Editado por: Paludo756
· votar


Deixa o cara

Eu to curtindo essa discussão toda, que graça teria o mundo se todo mundo gostasse da mesma coisa?

Vamos por um pouquinho de gasolina aqui:
É verdade, fã boy de Thrash é tão fanático por velocidade que quando o guitarrista Jeff Hanneman ficou com problema e não conseguia tocar na velocidade absurda que os BRUTAIS gostavam, ele teve que deixar a banda e ficar nos bastidores, porque se tirar a velocidade sobra o que né?

Eu concordo em muita coisa com ele. Não odeio o Thrash, mas acho muita coisa ridícula neste estilo, como o Kirk Hammet por exemplo, o fato de achar todas as músicas do Slayer iguais, e o Testament ser a pior banda ao vivo que já vi, se alguém tiver a caixa postal deles me passa pra mim mandar um metrônomo pros caras.

Minha banda de Thrash favorita é o Annihilator, que por ser uma banda de Thrash em que os caras tocam direito, o estilo foi apelidado de Technical Thrash Metal hahahaha

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Qual a graça do thrash?