Spotfy normaliza volumes - possível começo do fim da loudness war?

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Artigo menos técnico sobre o tema, e as consequências sobre isso.

https://www.audioreporter.com.br/noticias/o-spotify-abaixou-o-volume/

Site da TC Eletronic sobre Loudness

http://www.tcelectronic.com/loudness/

sa6431683
Membro Novato
# jan/19
· votar


O que eu percebo, é que não adianta normalizar o volume, pois perde muita qualidade da música, é um quebra galho, mas o ideal seria vir da gravadora com uma masterização mais baixa e que fosse padrão em todas as gravadoras, no normal ainda dá pra curtir a música, mas no silencioso, ao contrário do que a própria empresa diz, perde-se muita dinâmica e qualidade da música, no barulhento ai perde-se ainda mais qualidade e nem dinâmica tem.

Ismah
Veterano
# jan/19
· votar


Não é bem do jeito que tens pensado jovem gafanhoto. O Spotfy, YouTube e algumas outras plataformas, adotaram a normalização que veio da TV Européia...

Se determinou que o valor médio de uma faixa deve ser de até X rms (é só o que importa praticamente), e TODAS as faixas tem esse valor. Assim, de uma faixa para a outra, não temos variação de volume
O que varia, é a amplitude dos picos. Estes não são sentidos como variação de volume, pois se tratam de tansientes de curta gravação.

Hoje, é usual mixar até, e masterizar de modo diferente para os diferentes meios de comercialização. A mix/master do CD, não é a mesma que no Spotfy, Deezer etc... E algo já mais antigo, as publicadas junto com vídeo - que tem qualidade de áudio bem inferior, já é uma mix paralela, pelo menos desde a década de 90.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Spotfy normaliza volumes - possível começo do fim da loudness war?